terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Lição 1 — O Espírito e a Palavra, por Paulo Penno



Para 31 de dezembro de 2016 a 7 de janeiro de 2017

Estamos entusiasmados com o tema bíblico de estudo para este novo trimestre sobre o Espírito Santo. Nosso guia de estudos tem adequadamente coberto o papel do Espírito na revelação, inspiração e iluminação com respeito à Bíblia. Uma função vital do Espírito é como a de um Mestre. Nossa pergunta é: qual é o papel do Espírito Santo em revelar a verdade presente do evangelho na mensagem de 1888? A igreja recebeu o evangelho; ou tem a justiça pela fé à luz da nossa singular da verdade da purificação do santuário sido colocada em suspenso? 
O que precisamos entender claramente é que a igreja está ensinando a justiça pela fé, mas é a compreensão evangélica da justificação. Acaso Jesus conserta pessoas tortas com apenas um perdão legal? A crença em Jesus corrige um problema de auditoria com relação aos registros celestiais do pecador? Os evangélicos ensinam que pelo crer, uma pessoa é legalmente justificada e os pecados são perdoados. Então, distintamente a esse início de vida cristã ocorre a santificação, que nunca será completada até a segunda vinda. Assim, a justificação e a santificação são separadas. Os adventistas do sétimo dia devem ensinar o que os não-adventistas ensinam sobre justiça pela fé? É isso que está sendo ensinado?
O que foi resistido em 1888 e até os nossos dias é a "chuva serôdia". É significativo que nestas doze lições sobre o Espírito Santo nem uma é dedicada à "chuva serôdia". O que a igreja mais precisa é pouco compreendido se não inteiramente negligenciado.
A chuva serôdia, na perspectiva de 1888 é o mais claro evangelho finalmente compreendido nos tempos finais. "As grandes verdades que foram ouvidas e contempladas desde o dia de Pentecostes, resplandecerão da Palavra de Deus em sua pureza original. Aos que verdadeiramente amam a Deus, o Espírito Santo revelará verdades que desapareceram da mente, e também revelará verdades inteiramente novas."1
"A verdade do evangelho" é uma compreensão da justificação pela fé que é consistente com e paralela à verdade da purificação do santuário celestial. O que Jones e Wagoner apresentaram uniu justificação e santificação como uma coisa só. Em outras palavras, uma apreciação do amor de Cristo ao justificar todo o mundo em Sua cruz, torna-se o grande motivador para a fé cooperar com o Espírito Santo na perfeição do caráter cristão. A justificação realizada na cruz produz justificação pela fé, que, por sua vez prepara a pessoa para a segunda vinda.
Ellen White confirma que essa percepção "da chuva serôdia" do evangelho foi objeto de oposição na era de 1888. Houve "oposição manifestada em Minneapolis contra a mensagem do Senhor através dos Irmãos [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones. Excitando aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes.O inimigo impediu-os de obter a eficiência que poderiam ter tido em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia de Pentecostes. Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a terra com a sua glória [Apocalipse 18: 1] e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo.”2
Estamos em busca do que o Espírito Santo está nos ensinando com respeito às boas novas à luz da "chuva serôdia". A palavra "justificação" ou "justiça" significa endireitar o que é torto. Qual é a boa nova transformadora do coração que pode mudar a alienação e resistência que o povo de Deus revela para com Ele? Qual é a nossa compatibilização com a mensagem?
O que é "a chuva serôdia" do Espírito Santo? Existem alguns fatos simples e claros que, pelo menos, começarão a esclarecer nossa perplexidade:
A história da "chuva temporã" (veja Joel 2:23) ajudará a explicar o que é a "chuva serôdia". Foi no Pentecostes que o verdadeiro povo de Deus (aqueles que creram em Cristo) recebeu o derramamento do verdadeiro Espírito Santo de Deus. Agora, depois de dois milênios, esperamos que o dom do Espírito Santo seja novamente dado como o complemento da bênção “anterior”.
A "chuva temporã" foi a luz da verdade dada como um dom — a percepção da verdade que o professo povo de Deus tinha rejeitado, assassinado e crucificado o Senhor da glória. Essa bênção não foi tanto um forte barulho como uma luz brilhante: Pedro proclamou que aquelas pessoas ali presentes haviam crucificado o Messias, o Filho de Deus. "Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo. E ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração" (Atos 2:36, 37).
A chuva serôdia será, portanto, um dom do Espírito Santo que trará a verdadeira e última convicção do pecado que somente Ele pode trazer aos corações humanos: a culpa da crucificação de Cristo é o nosso pecado. Mas essa é uma verdade que ainda não compreendemos claramente. Quando o povo de Deus compreender essa realidade, haverá o maior arrependimento dos séculos (Zac. 12:10 a 13: 1).3 Ela se tornará a experiência "final" de reconciliação com Cristo, algo conhecido como "a expiação final".
Isso tornará possível um movimento, um segundo “Pentecostes”, uma mensagem a ser proclamada em todo o mundo que “iluminará a terra com a sua glória” (*Apoc. 18;1) e preparará um povo para o retorno de Cristo.
Você pergunta se a chuva está caindo agora. De acordo com o que lemos na Escritura, quando a chuva vem e quando ela é aceita, a obra será concluída na mesma geração. Nossos líderes há mais de um século têm dito que a chuva está caindo (tempo verbal presente); ainda que o trabalho não tenha sido concluído e na maioria esses líderes já estejam mortos. Grandes batismos não são um sinal da chuva serôdia.
A chuva serôdia prepara o grão para a colheita. Embora seja verdade que o Senhor pode estar trabalhando de maneira que não reconhecemos, também é verdade que “em grande medida” a chuva serôdia e o alto clamor foram resistidos e rejeitados nos anos seguintes a 1888.4 A importante pergunta é: O Senhor renovará o derramamento da chuva serôdia quando não há arrependimento por rejeitá-la quando Ele a enviou? Será que Ele enviará aos judeus um novo Messias quando eles não se arrependerem do que lhes fora enviado cerca de 2.000 anos atrás?
A promessa é: “Ele vos dará em justa medida (moderadamente, na KJV) a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia” (Joel 2:23). “A chuva temporã” no Pentecostes é identificada com um “mestre de justiça” (ver margem, KJV). Assim, a chuva temporã foi claramente especificada como uma mensagem de justiça pela fé. A promessa “da chuva serôdia” é paralela à “chuva temporã” — uma mensagem de justiça.
 “Enquanto Cristo está no santuário ... a ‘chuva serodia’, ou o refrigério da presença do Senhor, virá, para dar poder à grande voz (*o alto clamor) do terceiro anjo ...”5 O Espírito Santo é o nosso Mestre de justiça.
--Paul E. Penno
Notas Finais:
                                                                                                        
1) Fundamentos da Educação Cristã, pág. 473

2) Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 234 e 235

3) “Mas sobre a casa de Davi (*a liderança da Igreja Adventista) e sobre os habitantes de Jerusalém (*os membros da igreja) derramarei o Espírito de graça e de suplicas; e olharão para Mim a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como que pranteia pelo (seu) filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo (seu) primogênito ...Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de Davi (*a liderança da igreja adventista) e para os habitantes de Jerusalém (*os membros da igreja), para purificação do pecado e da imundícia.”

4) Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 234 e 235

5) Ellen G. White, Primeiros Escritos, págs. 85, 86.

 Notas:                                                                                            
O video do Pr. Paulo Peno desta lição está, em inglês, na Internet em https://youtu.be/CMAAHd6CxBU
Esta lição, em inglês, está na internet em: 1888message.org/sst.htm
Os textos bíblicos em português são da Edição Almeida Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original e os colocamos em itálico.
_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 42 anos e foi jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________