terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Lição 3 — A divindade do Espírito Santo, por Paulo E. Penno



Para 14 a 21 de janeiro d3 2017

Como sabemos que o Espírito Santo é Deus? Porque a mensagem de 1888 nos ajuda a ver o Divino amor do Espírito Santo. Siga o Ágape e você logo concluirá que o Espírito Santo é Deus.
Ágape deriva do mais elevado Ser Inteligente no universo, que só pode ser Deus. O Espírito Santo é Aquele que derrama o amor de Deus em nossos corações (Romanos 5: 5). Portanto, Ele administra o amor de Deus. Ele nos dá a justiça pela fé, que é Ágape pela fé. A muito aguardada chuva serodia do Espírito Santo é um derramamento sem precedentes de Ágape.
O Espírito é uma Pessoa que ama. Paulo implora aos membros da igreja em Roma "pelo nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito", para orar por ele (Rom. 15:30). Só uma pessoa pode amar. O Pai é uma Pessoa, e Ele nos ama (ver João 3:16); o Filho é uma Pessoa, e Ele nos ama (ver João 13: 1). Como uma pessoa, o Espírito Santo também nos ama.
Se você ama, você ama para sempre, pois como Abraão Lincoln disse: "O amor é eterno". O amor tem sua fonte em Deus, pois a Bíblia diz que "Deus é amor" (1ª João 4: 8), e Ele é eterno.
O novo concerto que Deus prometeu a Abraão foi a bênção do Espírito Santo (Gálatas 3:14). Abraão creu na promessa de Deus e "isto lhe foi imputado como justiça" (vs. 6). O Espírito Santo foi o agente ativo para tornar Abraão justo. Justiça é poder moral. É viver direito. A justiça é Ágape, e o Espírito Santo "põe" este amor Divino em corações receptivos como o de Abraão
No Livro de Hebreus o Apóstolo escreve que o Espírito é o Senhor [Jeová] que pronunciou o novo concerto em Jeremias 31:33. "Também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois haver dito: Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: porei as Minhas leis em seus corações, e as escreverei em suas mentes" (Hebreus 10:15, 16). O Espírito Santo, Jeová, prometeu que iria inscrever "as Minhas leis" nos corações de Israel. O ponto a ser notado é que as leis derivam do Espírito.
Um astrônomo ateu que estuda o universo é capaz de descobrir certas leis que o governam. Mas nunca reivindicaria para o cosmos um atributo moral. O ateu jamais diria que o universo é benevolente e amoroso. Ele estaria mais inclinado a dizer que as leis descobertas do universo estão ali e que é melhor trabalhar com elas e não contra elas ou sofrer as consequências.
O Espírito Santo não pode ser apenas uma força, influência ou lei operacional do universo procedente de Deus. O Espírito é lei. O Apóstolo Paulo escreveu sobre "a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus" (Romanos 8: 2). Somente a Inteligência Divina pode fazer a lei moral e particularmente a lei com uma base de Ágape. Jesus reconheceu o Ágape como a base da lei moral. "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo é semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Mat. 22: 37-39).
Está fora da lógica pensar que frios, duros, fatos da lei da física poderiam "colocar" o amor da justificação pela fé do Espírito Santo nos corações humanos. Portanto, seguindo o Agape, concluímos que o Espírito Santo é Deus.
O plano de salvação para redimir pecadores é, por toda a extensão, Ágape através planejado por três pessoas. É Ágape que faz a Divindade (*ser) um. É Ágape que motivou o Pai a reconciliar o mundo Consigo mesmo através de Jesus Cristo. É Ágape que motivou Cristo a servir a humanidade e, em seguida, sofrer e morrer em Sua cruel cruz, a fim de salvar o mundo. E é Ágape que move o Espírito Santo para convencer o mundo do pecado, da justiça [justificação] e do juízo (João 16: 8-10).
O Espírito Santo nos ama tanto que Ele inicia a convicção de nossa necessidade pela justiça de Jesus. Cristo é a fonte da justiça porque imediatamente após a palavra "justiça" Jesus disse, "porque vou para o Meu Pai" (João 16:10). O Espírito Santo está tão intimamente unido a Cristo que Jesus disse: "Ele há de receber do que é Meu, e vo-lo anunciará" (João 16:14).
Quando Jesus foi recebido pelo Pai, após Sua ressurreição, Sua vida sem pecado e perfeito sacrifício foram uma demonstração de Ágape para os pecadores de que a aprovação do Céu foi expressa pela concessão do Espírito de uma maneira até então sem precedentes no Pentecostes. O pentecostes foi um cumprimento da promessa do novo concerto que foi "a bênção de Abraão" (Gálatas 3:14). O Espírito concedeu a justiça de Jesus ao mundo. O perdão de Deus para todo o mundo pecador foi concedido. E, para aqueles que apreciam este dom do amor Divino, dado a tão grande custo, eles são "considerados" justos, assim como seu pai Abraão foi feito justo (Gálatas 3: 6).
O amor do Divino Espírito Santo realizou a expiação do coração pecaminoso com Deus. A fé foi ativada. Os corações dos Apóstolos e de milhares de outros crentes foram tão reconciliados com Deus de modo que não podiam mais viver para si mesmos, mas (*somente) para Aquele que morreu por eles. Foi o amor do Espírito Santo que fez isto. E a unidade dos crentes com Deus foi manifestada pela obediência a todos os mandamentos baseados no amor de Deus. Os Dez Mandamentos tornaram-se para eles como tantas novas promessas da aliança do Espírito Santo. Seus corações humanos foram espontaneamente movidos a obedecer.
Assim, é o Espírito Santo cujo amor pela igreja e pelo mundo realizou a doação da justificação — o grande perdão de Deus do mundo, literalmente, de livramento do inferno, que é a segunda morte. O Espírito revela que "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados" (2ª Coríntios 5:19). É o Espírito que escreve as [Minhas] "leis em seus corações e em suas mentes" (Hebreus 10:16), em cumprimento do novo concerto.
Como tal, esta é a verdade da purificação do santuário. O Espírito Santo na mensagem de 1888 aponta o caminho para uma compreensão mais clara da coerência entre a justificação pela fé e a verdade do santuário. A mensagem de 1888 é a única compreensão da justificação pela fé que é paralela e consistente com a purificação do santuário, e está em harmonia com a lei de Deus. A mensagem de 1888 é o único evangelho que não anula ou diminui a lei de Deus.
Ao abrir nossos corações para apreciar esta verdade do santuário, temos uma experiência inteiramente diferente. Deixe o Espírito Santo guiar sua mente e coração para essa compreensão mais clara da verdade do santuário do evangelho. Seguir o Ágape do Espírito Santo nos leva à conclusão de que Ele é uma das três pessoas da Divindade, juntamente com o Pai e o Filho Jesus Cristo.

Paul E. Penno
_________________________ 


Notas:                                                                                                                                                     
Veja esta lição, em inglês, ampliada e em claro e bom tom, na internet no sitio https://youtu.be/1NGVbw0Km_E

O video do Pr. Paulo Penno, em inglês, pode ser recebido semanalmente. Solicite a inclusão do seu e-mail na lista do sitio: sabbathschooltoday@1888message.org
_______________________

Os textos bíblicos são da Edição Almeida Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original.
_______________________
Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 42 anos e foi jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________