terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Lição 4 — A personalidade do Espírito Santo, por Arlene Hill



Para 21 a 28 de janeiro de 2017

Num recente concurso televisivo americano, os concorrentes foram obrigados a identificar o termo pneuma hagios. Dois não tinham ideia do que significava, mas o terceiro acertou. Pneuma hagios é o termo grego para Espírito Santo (ver Mateus 1:18 e muitos outros). Era uma questão difícil, e provavelmente muitos cristãos talvez não soubessem a resposta. Ele aponta o quão pouco a população de um país que se chama cristão sabe sobre a Bíblia. A menos que compreendamos quem é o Espírito Santo e Seu papel no plano da salvação, nunca entenderemos o evangelho.
Uma das alegrias da mensagem de 1888 é a compreensão de que é fácil ser salvo e difícil de se perder ... mas há um "se". Tanto A. T. Jones quanto E. J. Waggoner entenderam o "se" de uma maneira única. Eles argumentaram que, uma vez que todas as propostas de Deus são habilitações, a afirmação acima é verdadeira se alguém entender e crer na verdade completa do evangelho.
A justiça é pela fé, totalmente, e não pelas obras. Então a "fé" é a nova "obra" que devemos desempenhar? "A verdade do evangelho" é uma frase encontrada duas vezes no livro de Gálatas. Ela está relacionada com "a fé de Jesus", que foi motivada pelo Seu amor. Portanto, é fácil ser salvo e difícil de se perder se compreendermos o que custou ao Filho de Deus morrer por você na cruel cruz. Ele morreu nossa segunda morte. Qualquer entendimento de "fé" menos do que isso se torna "obras".
O resultado é que não precisamos mais olhar para a lei de Deus como um conjunto de padrões impossíveis, que mais cedo ou mais tarde vamos quebrar, fazendo com que nos percamos. Muitas pessoas jovens (e mais velhas também) temem que tenham cometido o pecado imperdoável, então por que tentar ser bom. Eles acreditam que já estão perdidos.
Saber mais sobre a personalidade do Espírito Santo pode nos ajudar a compreender que Deus não desiste de nós, a menos que essa seja nossa decisão persistente, deliberada e definitiva. A maioria conhece o texto que nos diz: "Não entristeçais o Espírito Santo de Deus", mas não entende o significado do restante do mesmo texto que diz, "no [literalmente "em"] qual estais selados para o dia da redenção" (Efé. 4:30).
Isto dá uma tremenda visão sobre o trabalho do Espírito Santo, e como Ele se sente quando Seus esforços são rejeitados. Para aqueles que estão preocupados que Deus tenha desistido deles, precisam apenas olhar para a história de Israel para ter certeza de que Deus, por meio de Seu Espírito, é muito paciente e gracioso conosco durante toda a nossa vida. Com o Espírito Santo pessoalmente interessado em nossa salvação, podemos sempre saber que Deus nunca desiste enquanto O permitimos trabalhar conosco.
Em Deuteronômio, Moisés adverte a Israel que ele se afastará de Deus (ver Deuteronômio 32:15 e segs.), Mas Ele fornece a solução: "Porque o Senhor fará justiça (*vindicará) ao Seu povo, e se compadecerá de Seus servos; quando Ele vir que o poder deles se foi ...” (Deuteronômio 32:36). Em outras palavras, uma vez que eles percebam que todos os seus esforços para melhorar-se por sua própria força falharam, Ele pode enviar Seu Espírito.
Ao longo de sua turbulenta história, Israel continuou vagando, seguindo deuses pagãos porque ele achava que cumpririam todas as suas necessidades e desejos. Como indivíduos hoje, podemos fazer a mesma coisa. Suponhamos que Deus nos deixe cada vez que damos as costas a Ele. Nós pensamos que nós fomos tão maus, que mesmo Deus tem desistido de nós. Às vezes não reconhecemos Deus nos pensamentos calmos que vêm em nossas mentes. Nós nos lembramos de uma pessoa ou uma situação de há muito tempo que nos encoraja. É assim que o Espírito opera. Às vezes Deus traz adversidades para nos ensinar o erro de nossos caminhos. O que é importante é que Deus não nos deixou, mas está levando-nos suavemente mais perto dEle. Nosso Deus não desiste de nós facilmente, o que torna "difícil nos perdermos".
Quando o tabernáculo foi dedicado no deserto, Deus manifestou Sua aprovação e presença pela luz do Shekinah. Essa Presença estava lá continuamente até que o templo construído por Salomão foi destruído quando Israel foi levado cativo pelo exército babilônico. Isso aconteceu depois que Deus advertiu Israel repetidamente para se arrepender de seu pecado. Finalmente, Ele teve que enviá-los para o cativeiro para fazê-los parar de seguir deuses pagãos. Mesmo assim, Ezequiel recebeu uma visão do Shekinah da partida lenta e relutante do templo, e chamou-a de "a glória de Deus" (veja Ezequiel 10: 4,18,19, e 11: 22-23). Após a destruição do templo, o Shekinah nunca mais foi exibido a Israel sob a forma de luz. Mesmo com o cativeiro e os ciclos de apostasia após o retorno e reconstrução de Jerusalém, Deus ainda estava guiando Israel, tentando levá-los a ouvi-Lo. Apesar de Israel ter escolhido não crer, Deus estava enviando Seu Espírito Santo para tornar difícil para Seu povo escolher se perder.
Finalmente, Ele enviou o Seu Filho, esperando, como o proprietário da terra na parábola (veja Marcos 12: 1-12), que eles O ouvissem. Em vez de ouvirem, mataram o Seu Filho. Mesmo depois de pronunciar as sete desgraças (*ai de vós ...) sobre a liderança de Israel em Mateus 23: 13-27, Jesus sofreu por ter que desistir deles. Nos versos 37-38, clama: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não não quiseste. Eis que a vossa casa vai ficar desolada!”
Mesmo depois que Israel O rejeitou, Jesus relutou em desistir deles. Somente depois que Israel obstinadamente persistiu em pedir que Deus desistisse deles, Ele honrou sua escolha. Quando eles disseram, "não temos outro rei senão César", durante o julgamento de Jesus, eles corporativamente fizeram uma séria escolha. Mesmo assim, a destruição de Jerusalém demorou muitos anos. Foi depois que Estevão foi apedrejado que a decisão foi final. Todos nós podemos concordar que ao longo da história de Israel, o Espírito Santo estava trabalhando nos corações, tentando dificultar a escolha deles contra Deus.
O que aconteceu com Israel? Após o retorno do cativeiro, tornaram-se zelosos para proteger e observar a lei de Deus até que isto se transformou em um ídolo pior do que qualquer imagem esculpida. O que começou como um desejo de agradar a Deus por amor e prazer em Sua lei, foi transformado em legalismo sem vida. Eles chegaram a acreditar que o ato de trazer um sacrifício lhes valeu o favor de Deus, esquecendo-se do simbolismo apontando para o sacrifício final de Cristo.
Como a igreja em Éfeso, Israel perseverara na proteção da lei e não toleravam aqueles que não a respeitavam, mas perderam seu primeiro amor por ela. Nosso amor pela lei de Deus deriva de ver quão pecaminosos somos comparados à Sua lei de amor. Nós queremos guardar a lei porque percebemos que é um reflexo do caráter de Deus, e queremos ser como Ele. Mas muitas vezes confundimos a sequência. Não podemos mudar nossos corações pelo que pensamos que é "guardar" a lei. A verdadeira guarda da lei vem de um coração mudado pela operação do Espírito Santo.
Tanto a igreja de Éfeso como o antigo Israel eram zelosos por guardar e proteger a lei de Deus, mas tinham elevado a guarda da lei em vez de Jesus como seu salvador. A menos que retornassem ao seu primeiro amor pela lei como ilustração do Deus de amor, o candelabro dos efésios seria removido. Que triste coisa para um povo que realmente amou o caminho de Deus para a justiça que leva à genuína guarda da lei, mas que se desintegrou em um ritual formal. Os judeus ficaram tão cegos que se recusaram a ver que o seu castiçal tinha sido tirado. Nós também podemos estar em perigo de tornar-nos tão entusiasmados com a guarda da lei, que acreditamos que temos o direito de ser mesquinhos, dogmáticos e legalistas ao tratar aqueles que, na nossa opinião, não estão à altura.
Jesus inclui a todos nós em Sua exclamação: "Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura: 'rios de água viva correrão de seu ventre.' E isto disse Ele do Espírito que haviam de receber os que nEle cressem..." (João 7: 37-38). As pessoas não hesitam em dizer aos outros que estão com sede, mas nunca pensarão em admitir que anseiam pela vida de Deus. É por isso que poucos se tornam cheios de justiça. É mais fácil acreditar que podemos conseguir nossa própria água do que admitir a dependência de Jesus, a fonte de água viva.
"Jesus disse da água que Ele deu, que era o Espírito Santo, para que fosse em nós um poço de água que brota para a vida eterna, João 4:14; Compare com João 7: 37-39. Ou seja, a vida espiritual que agora vivemos na carne pelo Espírito é a garantia do corpo espiritual a ser concedido na ressurreição quando teremos a vida de Cristo manifestada em corpos imortais" (Ellet J. Waggoner, na sua obra Waggoner Em Romanos, página 8.131).
Nossa carne estará sempre em guerra com o Espírito, mas quando morremos diariamente para a carne pela força do Espírito, nós e o Espírito não seremos entristecidos, mas experimentaremos a maior alegria possível, estando com nosso Senhor Jesus.

Arlene Hill


_______________________

Notas:                                                                                                                                 
Veja, em inglês, esta lição 4 exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet no sitio https://youtu.be/BuAnSvR6LbU;

O video do Pr. Paulo Penno, em inglês, pode ser recebido semanalmente. Solicite a inclusão do seu e-mail na lista do sitio: sabbathschooltoday@1888message.org
_______________________

Os textos bíblicos em português são da Edição Almeida Corrigida e Revisada, Fiel ao Texto Original.
_______________________
Biografia da autora, Arlene Hill:
A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street, Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642. Ela também foi oradora do seminário “Elias, convertendo corações”, realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia, telefone: +001 XX 760-749-9524
Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
_______________________