quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Lição 8 — Os Dons do Espírito Santo, por Paulo E. Penno



Para 18 a 25 de fevereiro de 2017


O Espírito Santo tem sido impedido de manifestar a plenitude de Seus dons, porque em grande medida a mensagem do santuário/justificação pela fé trazida à igreja durante a era de 1888 foi substituida por uma versão evangélica da justiça pela fé. O Espírito Santo não pode operar na "plena capacidade" se Sua igreja não estiver disposta a cooperar com seu Mestre de Justiça. As proporções da chuva serôdia do derramamento do Espírito trarão reforma e avivamento à Igreja de Laodicéia. Até agora, na história da igreja, isso não ocorreu apesar de uma infinidade de programas e batismos em certas regiões do mundo.
O objetivo final da Igreja Adventista do Sétimo Dia é preparar um povo para a trasladação na segunda vinda de Jesus. O que faz exatamente isso é a redação do Espírito da (*mensagem da justificação pela fé, que é a) "terceira mensagem angélica em verdade"A. Qual será a aparência dos dons do Espírito quando se desencadear na eficiência da Chuva Serôdia?
Ao invés de especular sobre o que faremos com a igreja, ou como o mundo pode reformá-la em outra imagem, vamos perguntar o que o Senhor diz que Ele fará. Ele é a cabeça da igreja. Nem todos os demônios no inferno podem parar o que Ele (*Se) propõe fazer.
Ele enviará reavivamento e reforma. Tão certo como Seu caráter é amor, Ele visitará Seu povo: "venham os tempos de refrigério pela presença do Senhor" (Atos 3:19). "Em visões da noite, passaram perante mim representações de um grande movimento de reforma entre o povo de Deus. ... Viu-se um espírito de intercessão tal como se manifestou antes do grande Dia de Pentecostes. ... Os corações eram convencidos pelo poder do Espírito Santo, e manifestava-se um espírito de genuína conversão. ... O mundo parecia iluminado pela influência celestial. ... parecia haver uma reforma como a que testemunhamos em 1844."1
Ele realizará esse objetivo através de uma mensagem especial. "Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mateus 24:14). O evangelho é "verdade ", Gálatas 2: 5, 14). “Em meio aos gritos confusos, ‘Eis aqui o Cristo! Eis ali o Cristo!’ será dado um testemunho especial, uma mensagem especial de verdade apropriada para este tempo, mensagem esta que deve ser recebida, crida, e posta em prática”.2 Tão certo quanto o dia se segue à noite, tal mensagem virá. O arrependimento pela rejeição da era de 1888 de tal mensagem trará uma aceitação de coração de sua renovação.
Esta mensagem será o derramamento da chuva Serôdia. Trará um refregério espiritual e preparará a igreja para a questão final da marca da besta: "Filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vosso Deus, porque Ele vos dará em justa medida (*moderadamente, na KJV)B a chuva temporã, e fará descer a chuva temporã e a serôdia. ... E restituir-vos-rei os anos que comeu o gafanhoto" (Joel 2: 23-25). "Ouvi os que estavam vestidos da armadura falar sobre a verdade com grande poder. ... Fora-se todo o receio de seus parentes, e somente a verdade lhes parecia sublime. ... Perguntei o que havia operado esta grande mudança. Um anjo respondeu: ‘Foi a chuva serôdia, o refrigério da presença do Senhor, o alto clamor do terceiro anjo’".3
A chuva serôdia será uma revelação mais clara do evangelho da justiça pela fé do que já tenhamos descoberto. O significado da frase hebraica em Joel 2:23 é "um mestre de justiça", ligando a chuva serôdia à mensagem de justiça pela fé. Aqui está a verdade fundamental que é quase totalmente ignorada hoje os chuveiros iniciais da chuva serôdia foram manifestados na "mui preciosa mensagem"C de justiça pela fé que o Senhor enviou a este povo em 1888.4 Outras precipitações adicionais da chuva serôdia devem incluir uma recuperação dessa mensagem, porque a intenção do Céu nunca pode ser derrotada.
Esta verdadeira revelação do evangelho será tão poderosa que polarizará a igreja em aqueles que a aceitam e aqueles que a rejeitam. Assim, a sacudidura final resultará do "testemunho direto" da pura verdade do evangelho, em oposição a toda aparência de legalismo. "porém ainda ficarão nele alguns rabiscos (*uvas, na KJV), como o sacudir da oliveira, duas ou três azeitonas na ponta mais alta dos ramos, e quatro ou cinco nos seus ramos mais frutíferos, diz o Senhor Deus de Israel" (Isaías 17: 6). A luz brilhante do evangelho que deve iluminar a terra com glória fará com que "esses ambiciosos sejam separados do grupo de crentes".5
Com esta recuperação do puro evangelho de Cristo, os peneirados e purificados da Igreja Adventista do Sétimo Dia, estarão prontos para levar um testemunho final ao mundo. Através da providência de Deus, isso se tornará o alto clamor do anjo de Apocalipse 18: "Vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória" (vs. 1). Esta mensagem final será de graça, graça que abunda muito mais do que todo o pecado abundante que o inferno pode inventar nos últimos dias.
O grande "anjo" de Apocalipse 18: 1-4 proclamará a mensagem que "iluminará a terra com glória" (vs.1-4). A mensagem será enfim demonstrada como "o poder de Deus para a salvação" (Romanos 1:16). Servos de Deus, dotados de poder do alto, com seus rostos iluminados e brilhando com santa consagração, irão proclamar a mensagem do céu. Um poder atraente moverá os honestos de coração. Deus estará na obra e todo santo será destemido de consequências e seguirá as convicções de sua própria consciência e se unirá com aqueles que guardam todos os mandamentos de Deus. O temor de parentes ou de angústia econômica será impotente. Um grande número tomará sua posição em preparação para a vinda de Cristo.
Quando a Terra for iluminada com a glória da mensagem que "começou" em 1888, o honesto vai superar todos os obstáculos para unir-se àqueles que detêm a "mensagem do terceiro anjo em verdade"A e encontrar com eles comunhão. Isso, naturalmente, será uma mudança de nosso "evangelismo" a tanto tempo (*adotado); Por que a diferença? Ellen White explica: "Ouvi os que estavam vestidos com a armadura [da justiça de Cristo] falar sobre a verdade com grande poder. Isto produzia efeito. Muitos tinha sido tolhidos; algumas mulheres pelos maridos, e crianças por seus pais. Os honestos, que tinha sido impedidos de ouvir a verdade, agora avidamente a ela aderiam. Fora-se todo o receio de seus parentes, e somente a verdade lhes parecia sublime. Estavam famintos e sedentos de verdade, esta lhes era mais querida e preciosa do que a vida. Perguntei o que havia operado esta grande mudança. Um anjo respondeu: ‘Foi a chuva serôdia, o refrigério da presença do Senhor, o alto clamor do terceiro anjo’".6
O reenviado "Elias, o profeta", chegará "antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E ele converterá ... corações" (Mal. 4: 5, 6). A obra do Senhor será finalmente aperfeiçoada, precisamente equilibrada, poderosa, do modo que o que o povo de Deus quis ver por dois milênios virá.
O clímax da história mundial será "as bodas do Cordeiro" (Apocalipse 19: 7). Este clímax glorioso do evangelho preparará a igreja para crescer até a medida da estatura da plenitude de Cristo, preparada para ser Sua Noiva. A agenda de Cristo para esta igreja inclui aquele crescimento espiritual e maturidade — a fruição do Seu ministério final no Santíssimo do Santuário Celestial. "E ouvi como a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como a voz de grandes trovões, que dizia: 'Aleluia! Pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Regozije-mo-nos e alegre-mo-nos e, e demos-Lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já Sua esposa se aprontou’" (vss. 6 e 7).
O fator que a torna pronta, que nunca foi plenamente efetiva anteriormente, é uma verdadeira compreensão da justiça pela fé. O próximo versículo diz: "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos", tornada possível somente por uma fé mais clara, mais brilhante e mais madura.
Esta é a agenda de Cristo para Sua igreja. Ela deve realizar a tarefa designada por ela por Aquele que morreu por ela. Sua vindicação reclama que ela vença como Ele venceu. Este cenário é a boa nova muito melhor que deve emergir.

—Paul E. Penno


Notas finais,
Atenção: as numeradas são de Ellen G. White as marcadas com letras maíúsculas são do tradutor:

A) “Vários me escreveram, indagando se a mensagem da justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e tenho respondido: ‘É a mensagem do terceiro anjo, em verdade.’” Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 372, e Eventos Finais, pág. 200).

1) Testemunhos para a Igreja, vol. 9, p. 126.

2) Review and Herald, 13 de outubro de 1904, e Primeiros Escritos 271.

B) A propósito da expressão “moderadamente” da versão KJ, relaltiva à cruva temporã, Ellen G. White disse que a chuva serôdia será com 10 deves mais intensidade e poder do que a chuva temporã, e acumuladas com esta. (Sermão 7 de A. T. Jones, pregado na Assembléia da Associação Geral de 1893). Se você desejar poderá acessar esta mesma lição no blog Ágape Edições, ou simplesmente requisitá-lo a nós que, com alegria, responderemos seu e-mail e enviaremos o texto e a fonte aonde foi publicado este importante texto do Espírito de Profecia.

C) Testemunho para Ministros pág. 91. O termo “mui” se encontra na edição em inglêse, e foi omitido na edição em português.

3) Primeiros Escritos, pág. 271.
 
4) Special Testimonies (Testemunhos Especiais) Series A, nº. 6, pág. 19.
Apresentamos a você aqui o texto integral não só da pág. 19 mas também um parágrafo da pág. 20:  “Alguns sentiram-se irritados com essa efusão, e as suas próprias disposições naturais foram manifestadas e diziam, ‘Isto é apenas emoção; não é o Espírito Santo, não são os aguaceiros da chuva serôdia do céu’. Havia corações cheios de
incredulidade, que não beberam do Espírito, mas que tinham amargura em suas almas.
”Em muitas ocasiões, o Espírito Santo operou; mas os que resistiram ao Espírito de Deus em Mineápolis estavam esperando por uma chance de percorrer o mesmo terreno outra vez, porque o espírito deles era o mesmo. Depois disso, quando tiveram evidência sobre evidência, alguns foram convencidos, mas os que não foram abrandados e subjugados pela operação do Espírito Santo, colocaram a sua própria interpretação sobre cada manifestação da graça de Deus, e perderam muito. Eles declararam em seu coração e alma e palavras que esta manifestação do Espírito Santo era fanatismo e ilusão. Permaneceram como uma rocha; as ondas de misericórdia estavam fluindo sobre e em torno deles, mas recuaram por seus corações duros e maus, que resistiam à obra do Espírito Santo” (Special Testimonies, Série a, No. 6, pp. 19, 20).
("Todo o universo celestial testemunhou o tratamento descaridoso de Jesus Cristo, representado pelo Espírito Santo. Tivesse Cristo estado perante eles, teriam-nO tratado de modo semelhante àquele em que os judeus trataram a Cristo" ibidem, pág. 20).

5) Testemunhos para a Igreja, vol. 9, pág. 126.

6) Primeiros Escritos, pág. 271.

Notas:
O vídeo do pastor Paul Penno sobre esta lição está na Internet em:
https://youtu.be/i7Euxxkbrhs

"Sabbath School Today" está na Internet em: 1888message.org/sst.htm

___________________________