quarta-feira, 12 de abril de 2017

Lição 3 — Sacerdócio real, por Paulo Penno



Para 8 a 15 de abril de 2017

Se você acredita, como muitos evolucionistas, que você é apenas um animal e não um "filho de Deus", então você não tem respeito próprio. Nem você tem nenhuma esperança real. Você vai viver na miséria e sujeira (como milhões de pessoas) e em vez de fazer algo sobre isso para melhorar sua vida, você vai "esquecer" sobre a sua "miséria" por beber (*ou, por crer no erro). Isso é exatamente o que está acontecendo com milhões de pessoas. Contentam-se em beber (*ou crer) mais profundamente na "pobreza e infelicidade".
O verdadeiro ensinamento bíblico mostra que em Cristo todos os homens e mulheres são "reis". Antes de sua queda, Adão era o rei da terra e foi chamado "o filho de Deus" (Lucas 3:38). Mas por seu pecado ele perdeu sua exaltada honra e decaiu a uma condição de servidão. Todos nós, seus descendentes, caímos "em Adão", através do pecado.
O ponto importante é que Deus não nos deixou naquela posição baixa. Cristo redimiu o que estava perdido e reconquistou aquele "primeiro domínio, o reino" (Miquéias 4: 8). Ele venceu a Satanás e tirou o senhorio dele. Ao fazê-lo, Cristo teve de Se tornar um de nós, um homem. Ele é, portanto, nosso irmão e Ele compartilha a realeza conosco. "Em Cristo", portanto, todos nós somos reis. Isso imediatamente oferece uma tremenda sensação de autoestima para quem acreditar nesta verdade.
É por isso que Pedro diz que somos "o sacerdócio real" (1ª Pedro 2: 9). O Senhor prometeu a cada indivíduo israelita que cada um deveria participar desse dom da realeza: "Vós Me sereis um reino sacerdotal" (Êxodo 19: 6). João diz que Cristo "nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai" (Apocalipse 1: 6). Aqueles que crêem nas boas novas viverão e reinarão com Ele, Apocalipse 20: 4.
Especialmente proveitosa é a Sua promessa de que se nós que somos tão fortemente tentados venceremos: sentar-nos-emos com Ele no Seu trono, "assim como Eu venci, e Me assentei com Meu Pai no Seu trono" (Apocalipse 3:21) . Não é que seremos "reis" algum dia; agora somos reis e "co-herdeiros com Cristo" (Romanos 8:17). "Se sois de Cristo, então sois ... herdeiros segundo a promessa", isto é, "herdeiros do reino que prometeu aos que O amam" (Gálatas 3:29, Tiago 2: 5).
Não importa o quão indignos nos sintamos, ou quantos erros nós cometemos, a glória de Deus é que Ele ama e honra pecadores sem valor. "Aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16) e a "vida eterna" não é a da escravidão eterna ou da servidão, mas a dos reis que dividem o "primeiro domínio" perdido. "Eles herdarão a terra" (Mat. 5: 5).
Como um "sacerdócio real" de Deus, um "co-herdeiro" com Cristo, você é importante. Sua posição exaltada já lhe confere responsabilidade e influência. Alguém está olhando para você em busca de orientação e exemplo. Já, como um filho de Deus, Sua palavra é "lei" para Satanás e seus anjos maus, pois "em Cristo" você tem autoridade sobre o mal. "Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4: 7), porque você é um "rei" "em Cristo". "Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente" (Salmo 91:13). Você já pode exercer sua realeza e sacerdócio real, salvando alguém através da palavra de Cristo.
Nossa lição levanta a questão da aliança (*concerto) — um tema-chave da mensagem de 1888. O povo de Deus nos tempos do Velho Testamento tinham que viver sob o velho concerto? Era toda essa horrível apostasia no antigo Israel algo necessário, porque as pessoas estavam vivendo no momento errado? Será que Deus lhes reteve alguma coisa que mais tarde cedeu, e então deu-lhes o novo concerto? Pobre povo! Estava Deus sendo justo com eles?1
Essas são questões que agitam as igrejas católica, protestante e adventista. Nunca a Igreja Cristã pode iluminar a terra com a glória de uma mensagem final de boas novas (como Apocalipse 18: 1-4 fala), a menos que este problema da antiga aliança com respeito à nova aliança seja esclarecido. A confusão paralisa a melhor igreja da terra.
Mornidão, apostasia, retrocesso, são impossíveis para uma igreja que está vivendo no conhecimento e experiência do novo concerto. Demasiado forte para dizer? A menos que isso seja verdade, o evangelho é forçado logicamente a se tornar uma contradição em termos — confusão, um fracasso.
A razão é que o evangelho do novo concerto é "o poder de Deus para a salvação" (Romanos 1:16), não um programa de fracasso ou apostasia. A apostasia é devida ao fato de que 90% do velho concerto é transmitido ao coração e o novo concerto (*a nova aliança) apenas assim em 10 %, o que resulta em fracasso.
Não, o antigo Israel não estava programado para o fracasso. Seu começo era "o pai de todos nós", Abraão (Romanos 4:16). Deus deu-lhe o novo concerto naquelas sete promessas em Gên. 12: 1-3. Todos os seus descendentes deveriam ser "filhos da fé" como Isaque. Eles se tornariam a maior nação da terra, sempre a cabeça, nunca a cauda, Deuteronômio 28:13, sempre "um reino de sacerdotes", ou seja, uma nação de gênios espirituais, Êxodo 19: 6. Eles seriam a nação missionária de Deus através da qual seriam “benditas todas as famílias da terra" (Gên. 12: 3).
Eles iriam evangelizar o mundo! Mas eles se prenderam sob o velho concerto em Êxodo 19: 3-8. Essa mentalidade continuou vindo à tona ao longo de sua história.
A verdadeira teologia é o simples ensinamento de Jesus como encontrado na Bíblia. Pegue qualquer ser humano pecaminoso, egoísta, mundano e lascivo e acrescente-lhe esse ensinamento puro e verdadeiro de Jesus, e o resultado é uma pessoa pura, altruísta, amável, honesta e amorosa (desde que, claro, acredite neste ensino — salvação é pela graça através da fé).
A igreja é muitos desses crentes formando uma corporação de fé, o que Jesus está satisfeito em reconhecer como Seu "corpo" na terra. Sua intenção é que Sua igreja escape “da corrupção que pela concupiscência há no mundo" (2ª Pedro 1: 4), "guardados na virtude (poder) de Deus pela fé" (1ª Pedro 1: 5). Seus membros devem ser "santos em toda a maneira de viver" (estilo de vida) (vs. 15). A igreja inteira, e não apenas seu clero, é "uma geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido (peculiar) ... honesto entre os gentios" que não terá nenhum "relatório" mau da mídia de qualquer tipo contra eles (2: 9, 12). O clero deve ser "exemplo ao rebanho", totalmente leal ao "Sumo pastor" (5: 3, 4). A verdadeira teologia em uma igreja produz esse resultado.
--Paul E. Penno
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Nota do tradutor:
1) A diferença entre o velho e o novo concertos é quem faz a promessa. O povo vivia no velho concerto porque estava sempre prometendo obedecer: “Tudo que o Senhor tem falado faremos” (Êxodo 19: 8) e “Tudo que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos” (Êxo. 24: 7). Deus nunca nos pede para prometermos nada a Ele, porque sabe que não podemos cumprir — não temos poder para tal. No novo concerto é Deus que faz as promessas (Veja as 7 promessas de Deus a Abraão em Gên. 12) e simplesmente espera que creiamos nelas, assim como fez Abraão: “E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça” (Gên. 15;6). Veja no nosso bolg  Ágape Edições um artigo sobre a diferença entre as duas alianças, para a lição 3, terça-feira – O povo da aliança de Deus, postado nesta semana.

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Notas:                                                                 
Veja o vídeo em inglês desta 3ª lição do 2º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/-zZKtixqhco

Esta lição em inglês está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
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Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
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