quarta-feira, 19 de abril de 2017

Lição 4 — Relações sociais, por Arlene Hill



Para 15 a 22 de abril de 2016

            A lição desta semana diz respeito às relações sociais. Pedro é geralmente considerado o mais gregário e impulsivo de todos os doze discípulos. Essa impulsividade é algo que a maioria de nós pode se relacionar, e, como Pedro, a maioria de nós sofreu as consequências de falar ou agir precipitadamente. Nossa lição analisa vários tipos diferentes de relacionamentos e usa a instrução de Pedro para nos guiar no relacionamento com os outros.
Em vez de pensar nas cartas de Pedro como manuais de conduta, vamos examinar os princípios subjacentes que Pedro está tentando ilustrar.
É impossível apreciar o valor que o céu coloca em outro ser humano sem uma compreensão do que Jesus realizou para todos em Sua cruz, e o que Lhe custou fazer isso:
1. Cristo "derramou a sua alma na morte" (Isaías 53:12).
2. Ele não poderia ter Se esvaziado mais. Como quando se vira um copo de cabeça para baixo para drená-lo até sua última gota, Ele Se comprometeu a drenar-Se de tudo o que é caro, até a vida, Filipenses 2: 5-8.
3. Ele suportou a maldição de Deus, que é a condenação total do Céu, Gálatas 3:13.
4. Experimentou (a segunda ou última) morte por todos, Hebreus 2: 9.
5. Ele Se entregou por nossos pecados, nada poupando para isso, Gálatas 1: 4.
6. Ele foi para o inferno em nosso favor para nos salvar, Salmo 16:10, Atos 2: 25-27.
7. Ele nos mostrou o amor genuíno, o auto-esvaziamento Ágape, para que pudesse ser manifestado em nós, de modo a que pudéssemos demonstrar o amor de Deus ao mundo, 1ª João 4: 9-14.
A questão permanece: este sacrifício foi suficiente para redimir a raça humana? Simplesmente mostrar como Deus é altruísta não faz nada para a raça humana, porque sem o derramamento de sangue não há remissão para o pecado. Em certo sentido, uma demonstração do amor Ágape de Deus é um efeito colateral da cruz. O verdadeiro propósito da cruz era resgatar a raça humana das consequências de nossa escolha de se rebelar contra o amor de Deus. Todo o auto-sacrifício descrito acima foi necessário para qualificar Jesus para Se tornar nosso Salvador e Redentor.
Há aqueles que procuram limitar a expiação que Cristo realizou. Ensinam que Cristo não pretendia morrer por todas as pessoas. Chegam a alegar que Deus não quis dizer o que Jesus disse a Nicodemos: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito ..." (João 3:16), mas o que realmente significava era Deus amando uma certa porção de pessoas. Essas pessoas têm que ter a sorte de nascer em uma classe "eleita", ou ter feito algo especial para ganhar a atenção de Deus.
Mas, a Bíblia apoia essas idéias? É o evangelho uma boa nova para aqueles que não nascem entre os "eleitos", ou não conseguem fazer algo notável o suficiente para obter a atenção de Deus para ganhar Seu favor? Vamos ver o que a Bíblia diz.
A última página da Bíblia contradiz esta visão distorcida: "O Espírito e a esposa dizem: ‘Vem!’ E quem ouve diz: ‘Vem!’ E quem tem sede venha. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida" (Apocalipse 22:17). Esse "quem" inclui você e eu! A única condição é que devemos "ouvir" o Espírito e a Noiva. A escolha mais triste na terra é quando alguém deliberadamente escolhe simplesmente não ouvir.
Jesus prometeu: "O que vem a Mim, de maneira alguma o lançarei fora" (João 6:37). Deus realmente escolheu cada ser humano para ser salvo, mas alguns não estão dispostos a receber o Seu dom incrível.
Isaias 45:22 nos diz, “Olhai pra Mim, e sereis salvos, vós todos os termos da terra!” Isto significa cada um na terra que esteja desejoso de olhar a Jesus e ser salvo.
Isso soa bom demais para ser verdade? Parece que todo mundo será salvo. Sabemos que a Bíblia não ensina isso, então quem será perdido? "Quem não crê já está condenado ... E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz" (João 3: 17-19).
Paulo nos diz algumas das melhores boas novas em Efésios capítulo 1: "O Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, ... nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, ... e nos predestinou para a filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade, ... em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, o remissão das ofensas (pecados), segundo as riquezas da Sua graça, que Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência" (Vss.3-8).
O que todas essas fabulosas boas novas têm a ver com as relações sociais? Tudo. Somente quando compreendermos que o evangelho, inteiro e completo, é livremente dado a todos, poderemos entender o valor de todos os seres humanos. Nossos relacionamentos com todos, desde estranhos até nossos mais íntimos membros da família devem ser guiados por esse conhecimento. Se o céu nos valoriza tanto assim, esse é o único padrão pelo qual devemos nos relacionar com os outros.
Quando Paulo usou a palavra "amor" no famoso "capítulo do amor" em 1ª Coríntios 13, ele estava usando a palavra grega Ágape. Quando entendermos a grande demonstração dessa palavra que Cristo nos deu em Sua Cruz, entenderemos que ela é um conceito muito específico, que não deve ser confundido com a palavra geral universal "amor". Também devemos entender que Ágape é um conceito muito altruísta para nos reunirmos por conta própria, porque nascemos com uma natureza egocêntrica que só pode ser superada pelo poder do Espírito Santo. Isso se aplica à pessoa mais bonita e altruísta que você já conheceu. Todos os bons dons vêm de cima, e o maior desses dons é genuíno Ágape.
Não importa o quão desesperado pense que seja seu caso, a bela mensagem dada à igreja no ano de 1888 (*e nos que se seguiram) foi que Deus através de Seu Espírito é capaz de transformar um coração de pedra em maciez, ternura e amor. Uma vez que isso aconteça, ele transbordará livremente tal como Cristo o deu a você em todas as suas relações sociais, sejam eles governo, social, igreja ou família. Deus pode curar tudo. Se nos lembrarmos disso, podemos ser pacientes e humildes ao trabalhar com aqueles que ainda não descobriram esta maravilhosa verdade.
Arlene Hill

Notas:                                                                 
Veja o vídeo em inglês desta 4ª lição do 2º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/JZjTpMW_ECg

Esta lição está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm

Biografia da autora:

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street, Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642. Ela também foi oradora do seminário “Elias, convertendo corações”, realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia, telefone: +001 XX 760-749-9524
Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
___________________________________