Para 1 a 8 de abril de
2017
Nossa lição nos dá um esboço geral do que precisamos
saber sobre os objetivos de um livro na Bíblia — primeiramente qual foi o
público-alvo. Em segundo lugar, e talvez ainda mais importante, saber
precisamente a razão pela qual o livro foi escrito. Que problema específico o
autor quis abordar? E, tanto quanto possível, o seu contexto histórico e "o
que podemos aprender com elas"? (*Bem, esta é a redação da CPB. O original
da lição em inglês não citou todas esta indagações e ainda indaga quem é o
autor).
Nesta introspecção, vamos nos concentrar em uma
"mensagem", a mensagem da justiça de Cristo dada a nós na era de 1888
(*Veja Testemunhos Para a Igreja,
págs. 91 e 92).
Ellet J. Waggoner, um dos "mensageiros" de
1888, nos fornece um profundo significado do título da nossa lição: "Uma
herança incorruptível". Ele escreve: "A palavra do Senhor é a semente
pela qual o pecador nasce de novo." Lemos que "toda a boa dádiva e
todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, ... Segundo a Sua
vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como
primícias das Suas criaturas" (Tiago 1:17, 18).
"E o apóstolo Pedro diz: "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à
verdade, para o amor fraternal, não fingido; amais-vos ardentemente uns aos
outros, com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptivel,
mas da incorruptivel, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre"
(1ª Pedro 1:22, 23, Almeida Fiel). Assim aprendemos que, enquanto aqueles que
são de Cristo nascem do Espírito, a palavra de Deus é a semente a partir da
qual eles se desenvolvem em novas criaturas em Cristo. A palavra, então, tem poder para dar vida.
"Com o conhecimento de que a palavra de Deus é a
semente pela qual os homens são gerados para uma nova vida, e que o esconder da
palavra no coração nos mantém afastados do pecado, podemos facilmente entender
1ª João 3: 9: "Ninguém Que nasce de Deus, pratica o pecado, porque a sua
descendência permanece nEle, e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Veja quão simples é!"1
O tema da nossa lição de segunda-feira é "Eleitos".
Este talvez seja um dos temas mais mal compreendidos e mal interpretados da
mensagem de 1888.
Embora nós, como adventistas do sétimo dia fizemos pouco
ou nenhum esforço para pregar a visão de 1888 para o mundo católico e
protestante, esta resolve o conflito centenário entre calvinismo e
arminianismo. Concorda com o Calvinismo em que a obra de justificação de Cristo
realizada em Sua cruz foi eficaz, realizando o que Ele determinou fazer. Discorda
da "expiação limitada" do calvinismo confinada apenas aos
"eleitos".
Essa "expiação limitada" é uma sutil negação da
"mui preciosa" verdade (*TM, pág. 91 e 92). Isso significa que Cristo
não morreu por cada um de nós, mas apenas por aqueles poucos que são
"eleitos". Em contraste, "1888" vê que Cristo comprou o dom
da salvação para "todos os homens" e deu-lhes o dom "em Si mesmo".
Ele quer que todos sejam salvos, e antes da fundação do mundo predestinou a
todos para serem salvos. Mas alguns de nós admitirão apenas que o Salvador
tenha "oferecido" o dom a "todos os homens", mas não o
tenha dado, até que eles façam algo primeiro para crer e aceitá-lo. Em outras
palavras, nossa salvação é, em última instância, devida à nossa própria
iniciativa. Mas "Deus estava em
Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados"
(2ª Coríntios 5:19) — tudo isso realizado na cruz, antes que você e eu
existíssemos.
Cristo "provou
a morte [a segunda] por todos" (Heb. 2: 9),
o que só pode significar que Ele pagou o preço total para salvar "todo
homem". Isso foi além do adventismo popular de seu tempo e de nosso dia,
declarando que Cristo não só ofereceu a salvação a todos, mas que de fato deu o
presente, colocando-o na mão de cada homem, por assim dizer. Ele Se tornou "o Salvador do mundo" (João
4:42), "o Salvador de todos os
homens, principalmente dos que crêem" (1ª Tim. 4:10).
É uma ideia de tirar o fôlego, e chocante, mas é a Bíblia.
Aqueles que estão perdidos finalmente fizeram seu verdadeiro nome ser
"Esaú". Ele tinha a "primogenitura", não precisava fazer
nada para obtê-la, mas "desprezou" e "vendeu" o que Deus
havia colocado em suas mãos (Gênesis 25:34). Esta é uma expiação livre e
completa dada num sentido legal a "todos os homens". A única
alternativa é uma "expiação limitada". Se Cristo realmente não salvou
você quando Ele "salvou o mundo", então você foi trocado desvalorizadamente por uma expiação limitada!
Wagoner disse claramente: "Por um só ato de justiça, veio a graça (*o dom gratuito) sobre
todos os homens para a justificação de vida" (Romanos 5:18). Não há
exceção aqui. Como a condenação veio sobre todos, então a justificação vem
sobre todos: Cristo provou a morte para cada homem, Ele Se entregou a si mesmo
por todos, e Ele Se entregou a cada um: o dom gratuito veio sobre todos: o fato
de ser um dom gratuito é prova de que não há exceção. Se vier apenas sobre
aqueles que têm alguma qualificação especial, então não seria um dom gratuito."2
Waggoner também deixou claro que a visão de 1888 da
justificação não é a heresia do Universalismo:
Você quer ensinar a salvação
universal? Alguém pode perguntar, queremos ensinar exatamente o que a Palavra
de Deus ensina - que "a graça de
Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens". (Tito
2:11, o grego sustenta esta interpretação]. Deus operou a salvação por cada
homem e deu-a a ele, mas a maioria a rejeita e a joga fora, o julgamento
revelará o fato de que a salvação completa foi dada a cada homem e que os
perdidos deliberadamente jogaram fora a sua posse de direito de primogenitura."3
"A dádiva é nossa para
conservarar, se alguém não tiver essa bênção, é porque ele não reconheceu o
dom, ou deliberadamente o jogou fora".4
Mas por que essa verdade é tão importante? Recuperando as
verdades tanto do calvinismo como do arminianismo enquanto rejeitando seus
erros, "1888" redescobre a verdade original da cruz de Cristo de uma
maneira que nenhum dos reformadores conseguiu em seus dias comprender, embora
fossem honestos.
A conclusão: Deus confiou aos
adventistas do sétimo dia uma compreensão única da cruz que, com Sua bênção,
ainda está para iluminar a terra com glória. Isto não pode ser apreendido senão
à luz da purificação do santuário.
Quando um coração honesto reconhece esta verdade última
do que aconteceu na cruz, "o amor
[Ágape] de Cristo constrange"
(motiva) a alma a viver "doravante" apenas para Aquele que morreu
nossa segunda morte por nós. Os resultados, no plano de Deus, são fenomenais:
toda motivação egocêntrica do velho concerto, é transcendida (*superada).
A alegria que Jesus experimentará será ilimitada. As
bodas longamente adiadas de dois personagens que se amaram profundamente é uma
ocasião de grande alegria aqui na terra; Pense em um casamento cósmico! Quatro
grandes corais entoando Aleluia, acompanhados pelas orquestras sinfônicas do
céu em corais reunidos, todos. "Disse-me
o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do
Cordeiro. E disse-me:
'Estas são as verdadeiras palavras de Deus'" (Apocalipse
19: 9).
Você está
convidado; Agora "fazei cada vez
mais firme a vossa vocação e eleição" (2ª Pedro 1:10).
—Extraído dos escritos de Ellet J. Waggoner e Robert J. Wieland
Notas:
1) Ellet J. Waggoner, "The Indwelling Word" (A Palavra Habitando no Interior) The Signs of the Times, July 14, 1890. Os textos bíblicos são da Almeida Fiel
1) Ellet J. Waggoner, "The Indwelling Word" (A Palavra Habitando no Interior) The Signs of the Times, July 14, 1890. Os textos bíblicos são da Almeida Fiel
2) Waggoner na sua obra “Romanos”, pág. 5.101 (itálicos acrescidos).
3) Ellet J. Waggoner, The Glad Tidings, (As Boas Novas) págs. 13, 14 (CFI ed., 2016).
4) Idem, pág. 66
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Notas:
Veja,
em inglês, esta 2ª lição do 2º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno,
na internet, no sitio: https://youtu.be/wESK0Vsc_Oc
Esta
lição está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
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A
Biografia do autor Ellet J. Waggoner está no nosso blog Ágape
Edições. Na coluna da direita abaixe o cursor até o ano de 2017. Depois clique
em fevereiro. A biografia é o oitavo item de cima para baixo
Biografia
do autor, Pastor Robert Wieland:
O
irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário
na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor
editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo
na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95
anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.
Ele
é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele
e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias
deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Associação Geral:
1º)
que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e
2º)
que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua
mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White.
38
anos depois, em 1988, a Associação Geral atendeu o primeiro pedido, o
que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas
tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888.
Esta série de 4 volumes dos Materiais
de Ellen g. White sobre 1888, em português, está sendo impresso pelo
irmão Severino Kull. Reserve já o seu exemplar: silverinokull@gmail.com, coordenador do IAGE Campestre
(“Instituto de Agricultura e Evangelismo”) iage.vidanocampo@gmail.com 037 9 9931 1844 (vivo)
Quanto ao segundo
pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido
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