terça-feira, 4 de abril de 2017

Lição 2 — Uma herança incorruptível, por dois autores



Para 1 a 8 de abril de 2017

Nossa lição nos dá um esboço geral do que precisamos saber sobre os objetivos de um livro na Bíblia — primeiramente qual foi o público-alvo. Em segundo lugar, e talvez ainda mais importante, saber precisamente a razão pela qual o livro foi escrito. Que problema específico o autor quis abordar? E, tanto quanto possível, o seu contexto histórico e "o que podemos aprender com elas"? (*Bem, esta é a redação da CPB. O original da lição em inglês não citou todas esta indagações e ainda indaga quem é o autor).
Nesta introspecção, vamos nos concentrar em uma "mensagem", a mensagem da justiça de Cristo dada a nós na era de 1888 (*Veja Testemunhos Para a Igreja, págs. 91 e 92).
Ellet J. Waggoner, um dos "mensageiros" de 1888, nos fornece um profundo significado do título da nossa lição: "Uma herança incorruptível". Ele escreve: "A palavra do Senhor é a semente pela qual o pecador nasce de novo." Lemos que "toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, ... Segundo a Sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das Suas criaturas" (Tiago 1:17, 18).
"E o apóstolo Pedro diz: "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amais-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptivel, mas da incorruptivel, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre" (1ª Pedro 1:22, 23, Almeida Fiel). Assim aprendemos que, enquanto aqueles que são de Cristo nascem do Espírito, a palavra de Deus é a semente a partir da qual eles se desenvolvem em novas criaturas em Cristo. A palavra, então, tem poder para dar vida.
"Com o conhecimento de que a palavra de Deus é a semente pela qual os homens são gerados para uma nova vida, e que o esconder da palavra no coração nos mantém afastados do pecado, podemos facilmente entender 1ª João 3: 9: "Ninguém Que nasce de Deus, pratica o pecado, porque a sua descendência permanece nEle, e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Veja quão simples é!"1
O tema da nossa lição de segunda-feira é "Eleitos". Este talvez seja um dos temas mais mal compreendidos e mal interpretados da mensagem de 1888.
Embora nós, como adventistas do sétimo dia fizemos pouco ou nenhum esforço para pregar a visão de 1888 para o mundo católico e protestante, esta resolve o conflito centenário entre calvinismo e arminianismo. Concorda com o Calvinismo em que a obra de justificação de Cristo realizada em Sua cruz foi eficaz, realizando o que Ele determinou fazer. Discorda da "expiação limitada" do calvinismo confinada apenas aos "eleitos".
Essa "expiação limitada" é uma sutil negação da "mui preciosa" verdade (*TM, pág. 91 e 92). Isso significa que Cristo não morreu por cada um de nós, mas apenas por aqueles poucos que são "eleitos". Em contraste, "1888" vê que Cristo comprou o dom da salvação para "todos os homens" e deu-lhes o dom "em Si mesmo". Ele quer que todos sejam salvos, e antes da fundação do mundo predestinou a todos para serem salvos. Mas alguns de nós admitirão apenas que o Salvador tenha "oferecido" o dom a "todos os homens", mas não o tenha dado, até que eles façam algo primeiro para crer e aceitá-lo. Em outras palavras, nossa salvação é, em última instância, devida à nossa própria iniciativa. Mas "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados" (2ª Coríntios 5:19) — tudo isso realizado na cruz, antes que você e eu existíssemos.
Cristo "provou a morte  [a segunda]  por todos" (Heb. 2: 9), o que só pode significar que Ele pagou o preço total para salvar "todo homem". Isso foi além do adventismo popular de seu tempo e de nosso dia, declarando que Cristo não só ofereceu a salvação a todos, mas que de fato deu o presente, colocando-o na mão de cada homem, por assim dizer. Ele Se tornou "o Salvador do mundo" (João 4:42), "o Salvador de todos os homens, principalmente dos que crêem" (1ª Tim. 4:10).
É uma ideia de tirar o fôlego, e chocante, mas é a Bíblia. Aqueles que estão perdidos finalmente fizeram seu verdadeiro nome ser "Esaú". Ele tinha a "primogenitura", não precisava fazer nada para obtê-la, mas "desprezou" e "vendeu" o que Deus havia colocado em suas mãos (Gênesis 25:34). Esta é uma expiação livre e completa dada num sentido legal a "todos os homens". A única alternativa é uma "expiação limitada". Se Cristo realmente não salvou você quando Ele "salvou o mundo", então você foi trocado desvalorizadamente por uma expiação limitada!
Wagoner disse claramente: "Por um só ato de justiça, veio a graça (*o dom gratuito) sobre todos os homens para a justificação de vida" (Romanos 5:18). Não há exceção aqui. Como a condenação veio sobre todos, então a justificação vem sobre todos: Cristo provou a morte para cada homem, Ele Se entregou a si mesmo por todos, e Ele Se entregou a cada um: o dom gratuito veio sobre todos: o fato de ser um dom gratuito é prova de que não há exceção. Se vier apenas sobre aqueles que têm alguma qualificação especial, então não seria um dom gratuito."2
Waggoner também deixou claro que a visão de 1888 da justificação não é a heresia do Universalismo:
Você quer ensinar a salvação universal? Alguém pode perguntar, queremos ensinar exatamente o que a Palavra de Deus ensina - que "a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens". (Tito 2:11, o grego sustenta esta interpretação]. Deus operou a salvação por cada homem e deu-a a ele, mas a maioria a rejeita e a joga fora, o julgamento revelará o fato de que a salvação completa foi dada a cada homem e que os perdidos deliberadamente jogaram fora a sua posse de direito de primogenitura."3
"A dádiva é nossa para conservarar, se alguém não tiver essa bênção, é porque ele não reconheceu o dom, ou deliberadamente o jogou fora".4
Mas por que essa verdade é tão importante? Recuperando as verdades tanto do calvinismo como do arminianismo enquanto rejeitando seus erros, "1888" redescobre a verdade original da cruz de Cristo de uma maneira que nenhum dos reformadores conseguiu em seus dias comprender, embora fossem honestos.
A conclusão: Deus confiou aos adventistas do sétimo dia uma compreensão única da cruz que, com Sua bênção, ainda está para iluminar a terra com glória. Isto não pode ser apreendido senão à luz da purificação do santuário.
Quando um coração honesto reconhece esta verdade última do que aconteceu na cruz, "o amor [Ágape] de Cristo constrange" (motiva) a alma a viver "doravante" apenas para Aquele que morreu nossa segunda morte por nós. Os resultados, no plano de Deus, são fenomenais: toda motivação egocêntrica do velho concerto, é transcendida (*superada).
A alegria que Jesus experimentará será ilimitada. As bodas longamente adiadas de dois personagens que se amaram profundamente é uma ocasião de grande alegria aqui na terra; Pense em um casamento cósmico! Quatro grandes corais entoando Aleluia, acompanhados pelas orquestras sinfônicas do céu em corais reunidos, todos. "Disse-me o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: 'Estas são as verdadeiras palavras de Deus'" (Apocalipse 19: 9).
Você está convidado; Agora "fazei cada vez mais firme a vossa vocação e eleição" (2ª Pedro 1:10).

Extraído dos escritos de Ellet J. Waggoner e Robert J. Wieland
Notas:
1) Ellet J. Waggoner, "The Indwelling Word" (A Palavra Habitando no Interior) The Signs of the Times, July 14, 1890. Os textos bíblicos são da Almeida Fiel

2) Waggoner na sua obra “Romanos”, pág. 5.101 (itálicos acrescidos).

3) Ellet J. Waggoner, The Glad Tidings, (As Boas Novas) págs. 13, 14 (CFI ed., 2016).

4) Idem, pág. 66                                                 
_________________________

Notas:
Veja, em inglês, esta 2ª lição do 2º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/wESK0Vsc_Oc

Esta lição está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
_________________________

A Biografia do autor Ellet J. Waggoner está no nosso blog Ágape Edições. Na coluna da direita abaixe o cursor até o ano de 2017. Depois clique em fevereiro. A biografia é o oitavo item de cima para baixo

Biografia do autor, Pastor Robert Wieland:
O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.
Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Associação Geral:
1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e
2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White.
38 anos depois, em 1988, a Associação Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888.
Esta série de 4 volumes dos Materiais de Ellen g. White sobre 1888, em português, está sendo impresso pelo irmão Severino Kull. Reserve já o seu exemplar: silverinokull@gmail.com, coordenador do IAGE Campestre (“Instituto de Agricultura e Evangelismo”) iage.vidanocampo@gmail.com 037 9 9931 1844 (vivo)
Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido

_________________________