segunda-feira, 27 de março de 2017

Lição 1 — Conhecendo Pedro, por Paulo Penno



Para 25 de março a 1º de abril de 2017


Embora Pedro não tenha escrito tanto quanto os três maiores escritores do Novo Testamento — Paulo, Lucas e João — ele é, no entanto, um dos personagens bíblicos mais destacados. Agressivo, ambicioso, seguro de si, ousado, mas um pouco vacilante, Pedro tinha contudo, uma devoção e lealdade subjacente. Jesus percebeu essas qualidades quando conheceu Pedro e viu seu potencial sob a disciplina da graça.1
Simão, de sobrenome Pedro, era filho de Jonas ou João (Mat. 16:17), e veio da comunidade pesqueira de Betsaida (João 1:44), onde parece ter vivido com sua esposa, sua mãe e André, seu irmão (Marcos 1: 29-31). Os irmãos tinham parceria profissional com Tiago e João, os filhos de Zebedeu (Lucas 5: 7-10).
O tremendo avivamento sob João Batista começava com a confissão dos pecados e terminava com uma declaração da presença do Filho divino, em quem só o perdão e a expiação podiam ser encontrados. Pedro ouviu-o em Bethabara, e sua alma ficou em chamas.
"A exigência quanto à confissão de pecado parecia nova e assustadora".2 A declaração "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29) foi surpreendente e reconfortante. No entanto, João, André e Simão estavam prontos, "movidos de irresistível impulso", para aceitar a presença do Messias.3
Pedro demonstrou uma fé vacilante e uma confissão impressionante (Mat. 14: 22-33). "manda-me ir ter contigo por cima das águas" (*vs. 28, ú.p.). Pedro sabia que era Jesus Se aproximando. A fúria da tempestade havia reduzido os discípulos à impotência, "anelavam a presença de seu Senhor". Quando Pedro pisou as águas, ele não estava sendo presunçoso, porque seguia a ordem de Cristo. "Olhando para Jesus, Pedro caminha firmemente, como satisfeito consigo mesmo, porém, volta-se para os companheiros no barco, desviando os olhos do Salvador." Um mar de dificuldades pode nos assaltar hoje, mas podemos estar seguros se mantivermos os olhos em Jesus.4
Pedro foi o primeiro a encontrar palavras para expressar a corajosa fé que tinha suas almas haviam abraçado quando Cristo perguntou a Seus discípulos, dizendo: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" (Mat. 16:13). Não só este homem era maior do que todos os profetas; Não somente Ele era o Messias há muito esperado; "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo", Pedro confessou corajosamente (Mat. 16:16). Jesus elogiou a fé de Pedro, mas rapidamente advertiu-o contra o pecado de supor que merecia crédito por isso: "Bem-aventurado és tu, Simão BarJonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas Meu Pai que está nos céus" (Mat. 16:17).
Agora que os discípulos estavam completamente convencidos de Sua divindade, Jesus estava preparado para iluminá-los sobre Sua morte. Ele disse claramente, e sem rodeios, que Ele devia ser rejeitado e morto: "Desde então começou Jesus a mostrar aos Seus discípulos, que convinha ir a Jerusalém, e pader muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia" (Mat. 16:21).
Simão, que havia sido o primeiro a confessar o Filho de Deus, foi o primeiro a negar Sua cruz. Então Pedro, tomando-O de parte, começou a repreendê-Lo, dizendo: "Senhor, tem compaixão de Ti; de modo nenhum Te acontecerá isso" (Mat. 16:22). Cruzes são para os criminosos, não para Aquele que é o Filho de Deus!
A ideia da cruz era algo tão original, tão aleio às doisas domundo, que só poderia ter surgido na mente de Deus. A cruz é tanto a "sabedoria" quanto o "poder" de Deus (1 Cor. 1: 24 e 18). É uma estratégia divina de guerra espiritual de sublime habilidade. Mas a reação de Pedro ao deslumbrante anúncio do Salvador foi a mesma que as pessoas de todos os lugares e épocas experimentariam. Ele estava expressando os pensamentos de nossos próprios corações, ainda hoje, ao tratar como tolice repugnante a própria ideia de ser crucificado.
Jesus revelou esta introspecção em Sua repreensão a Pedro: Tu “Me serves de escândalo, porque porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens" (Mat. 16:23). Pedro era simplesmente um homem, ele estava apenas sendo ele mesmo. Ele não podia entender "as coisas que são de Deus" o suficiente para discernir o significado da cruz.
Jesus colocou Seu dedo de reconhecimento na praga da oposição da humanidade à cruz: "Voltando-se, disse a Pedro: Para trás de Mim, Satanás, que Me serves de escândalo" (Mat.  16:23).
Ele, inconscientemente, deixou-se ser um instrumento nas mãos de Satanás ao tentar afastar Jesus de Seu propósito de sacrifício. Essa tentação era real para Jesus! A atitude de Pedro em relação à cruz refletia perfeitamente a atitude do próprio Satanás.
O Velho Concerto, claramente trazida à nossa atenção por E. J. Waggoner, um dos mensageiros de 1888, faz promessas a Deus.5 Na última ceia, Pedro prometeu a seu Senhor: "Ainda que todos se escandalizem, nunca porém, eu" (Mar. 14:29). O versículo 31 indica asserção contínua — "da forma mais veemente". Veemência tem seu lugar, mas nem sempre é prova de lealdade duradoura. A trágica negação de Pedro três vezes foi igualmente veemente, Luc. 22: 54-61. O tempo, muitas vezes, transmite pungência à nossa veemência, como quando o pobre "Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, ... Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes". Era como se uma espada estivesse presa em seu coração, e "Saindo Pedro para fora, chorou amargamente" (vs. 62).
Se você ou eu fizermos promessas a Deus, isso de imediato é o Velho Concerto. É Pedro prometendo que ele nunca negaria a Cristo, mas depois o faria antes que o galo cantasse na manhã seguinte. É "todo o povo" prometeu no Monte Sinai: "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos!" (Êxo. 19: 8); E depois curvando-se ante um bezerro de ouro em poucos dias. O problema é simples: nós humanos não cumprimos nossas promessas; Na verdade, não podemos, porque não temos justiça própria. É por isso que muitas resoluções de Ano Novo vão ralo abaixo após apenas poucos dias.
Alguém pode dizer: "O que há de errado em fazer boas promessas a Deus, mesmo que as venha quebrar?" Várias coisas: Deus mesmo nunca lhe pediu para fazer isso; E mais adiante, Paulo diz que fazer e quebrar promessas a Deus te leva à "servidão" espiritual (Gál. 4:24). "O conhecimento de vossas promessas violadas e dos votos não cumpridos enfraquece a confiança em vossa própria sinceridade, levando-vos a julgar que Deus não vos pode aceitar ..."6
Foi o início de séculos de triste história israelita que finalmente os levou para a "escravidão" do cativeiro estrangeiro e, em seguida, ao final, a crucificar o seu Messias. Aqueles que pensam que o velho e o novo concertos são a mesma coisa estão confundindo a liberdade com a escravidão.
Quando Deus faz a promessa, você tem o novo concerto. E acreditar na promessa é liberdade, não escravidão. Ele sempre cumpre Sua promessa. "Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração" (Salmo 37: 4). Você pode dizer: "Essa é uma boa nova — mal posso acreditar que Ele fará isso por mim!" Pedro também não podia acreditar, até que se arrependeu de sua incredulidade. Você também pode se arrepender. Essa é a boa notícia!

--Paul E. Penno
Endnotes:
1) Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 139: “Os olhos de Jesus pousaram nele (*Pedro), lendo-lhe o caráter e a história. Sua natureza impulsiva, o coração amorável e compassivo, a ambição e confiança próprias, a história de sua queda e arrependimento, seus labores e a morte de mártir - o Salvador leu tudo, e disse: "Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (quer quer dizer Pedro)”.

2) ibidem, pág. 133;                                                      

3) Ibidem, pág. 138;                                            

4) Ibidem, págs. 381, 382. Em meio das tempestades da tentação, (*Pedro) só podia andar em segurança, quando, desconfiando inteiramente de si mesmo, descansasse no Salvador. Era no ponto que mais forte se julgava, que Pedro era fraco; e enquanto não discernisse sua fraqueza, não poderia compreender quanto necessitava de confiar em Cristo. Houvesse aprendido a lição que Jesus lhe buscou ensinar naquele incidente no lago, e não teria fracassado quando a grande prova lhe sobreveio.
Dia a dia instrui Deus a Seus filhos. Pelas circunstâncias da vida diária, prepara-os para a parte que têm de desempenhar naquele mais vasto cenário que Sua providência lhes designou. É o resultado de sua diária prova que determina a vitória ou derrota deles na grande crise da vida.
Os que deixam de compreender sua contínua dependência de Deus, serão vencidos pela tentação. Podemos entender agora que nosso pé se acha firme e jamais seremos abalados. Podemos dizer com confiança: "Eu sei em quem tenho crido; coisa alguma pode abalar minha confiança em Deus e Sua Palavra." Mas Satanás está planejando aproveitar-se de nossos traços de caráter hereditários e cultivados, e cegar-nos os olhos para nossas necessidades e defeitos. Unicamente compreendendo a própria fraqueza e olhando firmemente para Jesus, podemos caminhar com segurança” (final da pág. 382).

5) Por exemplo, veja Ellet J. Waggoner, The Glad Tidings, pág. 71 (CFI ed., 2016).

6) Ellen G. White, Caminho a Cristo, pág. 47.


Notas:
https://www.leaver.com/em/t/33ojgeBg3my51cMtfUQmXQ/FNrZ2BiEPULTjFnek1qdcA
Veja, em inglês, esta 1ª lição do 2º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: 
 https://youtu.be/9sHmc0ZJrG0

Esta lição está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
____________________________