terça-feira, 7 de março de 2017

Lição 10 — O Espírito Santo, a Palavra e a Oração, por Paulo Penno



Para 4 a 11 de março de 2017


        
É bom ler a Bíblia, orar e testemunhar, mas fazer essas coisas como obras não é o caminho para obter a salvação. Se é verdade que Deus toma a iniciativa em nossa salvação, é igualmente verdade que Ele mantém essa iniciativa.
Uma vez que você começa a vida cristã, o Senhor não some da sua vista como um vendedor de carro quando você comprou o seu carro, deixando-o a lutar depois disso por conta própria. O Bom Pastor ainda toma a iniciativa de procurar Suas ovelhas perdidas. Ele ainda bate à porta do coração. E "Aquele que em vós começou uma boa obra, a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1: 6). Nunca devemos pensar que nosso Amigo divino Se torna indiferente para conosco.
Como Jesus, em Sua humanidade, manteve sua proximidade com Seu Pai? Ele era humano; Ele tinha apenas 24 horas por dia, como temos; Ele estava ocupado como nós, e Ele precisava dormir como nós. Ele nos dá uma visão surpreendente de Sua vida devocional: o Pai manteve a iniciativa. Falando de Sua oração e vida de estudo da Bíblia, Jesus diz na profecia:

“O Senhor Deus me deu
Uma língua erudita,
Para que eu saiba dizer
A seu tempo um boa palavra aoque está cansado:
Ele desperta-me todas as manhãs,
Ele desperta-me o ouvido para que eu ouça,
Como aqueles que aprendem”.
(Isaías 50: 4).

O Senhor promete alimento nutritivo a todos os que "têm fome e sede de justiça" (Mat. 5: 6). Você nunca está satisfeito com o que aprendeu ontem, mais do que está satisfeito com o alimento que você comeu ontem.
Nós não comemos o nosso alimento diário porque a Bíblia nos diz para fazer isto, ou mesmo porque Ellen White (*igualmente) nos diz; Comemos porque estamos com fome. Um refugiado faminto e com fome na Síria está melhor do que um milionário que esteja tão doente que não tem apetite.
A Bíblia revela um amoroso Pai Celestial e o Salvador e o Espírito Santo ansiosos para manter a ligação conosco. Sempre nos convidam a "tomar o café da manhã", mas é claro que se não tivermos fome, não iremos.
Como posso obter essa fome e sede? Isto é o que o Senhor dá aos que ouvem e creem nas boas novas. Eles querem mais, assim como de quando você prova algo delicioso, quer mais. Eles não têm que regular seus despertadores para acordar no tempo, ou forçar-se a ler e orar como uma "obra".
Podemos estabelecer uma vida devocional em um programa de trabalho. Carlos Wesley estava certo quando escreveu seu hino: "Jesus, Amante da Minha Alma", embora os teólogos da Igreja da Inglaterra se sentissem ultrajados com a ideia, o Senhor é o Amante divino de sua alma; Ele lhe está procurando, realmente te cortejando.
Oh, quantas vezes temos sido "rebeldes", e ignoramos a Cristo batendo à nossa porta nas manhãs! Às vezes é porque nos privamos do descanso apropriado e nos tornamos surdos aos Seus apelos.
 (*Lembremo-nos:) despertar a nossas almas de modo a que a fome e a sede sejam o propósito da mensagem da justiça de Cristo de 1888. O evangelho é o pão da vida; E uma vez que o prove, você sempre quer "comer" sem ser forçado a fazê-lo. Que alegria sempre estar com fome e sede de mais. As diversões do mundo, os esportes, as buscas vãs, as compras viciantes, tudo perde seu apelo quando você "prova" o verdadeiro evangelho. Muitos estão agora testemunhando que essa fome foi despertada em suas almas ouvindo ou lendo as verdades da mensagem de 1888.
Se você fica doente com gripe, você não tirar um dia de folga da escola ou do trabalho, a fim de ficar na cama e recuperar? Por que não tirar um dia de folga para jejum e oração? Não buscando o Senhor como se Ele tente Se esconder de você, mas tomando tempo para ouvi-Lo ao Ele lhe procurar.
Isso é o que Isaías quer dizer quando diz: "Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto" (Isaías 55: 6). Ele não está Se escondendo de você — Ele está "próximo".
Ajuda, porque tira sua culpa pessoal, seu medo, sua própria alienação e raiva. Ele lhe dá "paz com Deus" (Romanos 5: 1), não necessariamente paz com seus filhos (agora), mas este primeiro passo é mais importante; que você tenha paz com Deus.
Quando você tem essa paz com Deus, um grande peso é tirado de seu coração. É impossível para nós, como pais, ser impacientes com nossos filhos se nosso medo e culpa se forem. A mensagem tira esse medo e culpa de uma maneira que os adventistas não entenderam muito bem por várias razões: Ela apresenta a Deus em uma luz diferente — Ele não está observando para encontrar algo errado em você que poderia impedi-Lo de responder às suas orações; Ele está tentando encontrar uma maneira de respondê-las. "A benignidade de Deus" já nos conduz ao arrependimento, incluindo os nossos filhos (Romanos 2: 4).
Nossa obra é crer que Sua bondade é ativa e sair de Seu caminho, para que Ele possa levar-nos (e a nossos filhos) ao arrependimento sem O impedirmos. Ele é um Bom Pastor que tomou a iniciativa e ainda a toma, buscando Suas ovelhas perdidas. Ele não está esperando que encontremos o caminho até Ele. Não é nosso trabalho iniciar uma "relação" com Ele, pois Ele já iniciou essa relação conosco. Nosso trabalho é crer. Então o peso da alienação em seu coração é tirado!
Cristo já morreu nossa segunda morte, Hebreus 2: 9, já suportou o castigo por sua rebelião e egoísmo. Seus pecados já foram colocados sobre Ele, Isaías 53: 6, Ele já lhe elegeu para a vida eterna "em Cristo". É a sua culpa que lhe pesa e lhe força a ficar irritado, impaciente, negativo. Quando o peso do seu coração é tirado, E. J. Waggoner diz: "Usamos frequentemente a figura, 'livre como um pássaro', e isso expressa exatamente a liberdade com a qual Cristo nos liberta. Não é uma coisa gloriosa? Que sensação de liberdade emociona a alma ao pensar nisso!"1
A "condenação em Adão" já foi levantada, pois Cristo nos justificou legalmente pelo Seu sacrifício, Romanos 5: 12-18. O resultado é que a sua alegria é a de alguém condenado à morte que foi absolvido, alguém que em face da morte é ressuscitado para uma nova vida - "vivos dentre mortos" (Romanos 6:13). Seus filhos verão e sentirão e experimentarão, por eles mesmos, este milagre da graça. Sua fome e sede de justiça são despertadas e você encontra-se apaixonado pela Palavra de Deus, obedecendo-O alegremente.
E não é só o que aconteceu há 2000 anos — o Espírito Santo é o seu companheiro constante, “para que fique com você para sempre" (João 14:16). Melhor do que um marido. Você não obtém a Sua presença por ser bom, pois Ele também é um dom da graça. Ele lhe fala, mas você pode ter sido surdo demais para ouvi-Lo, mas Ele fala "a palavra por detrás de ti, dizendo: 'Este é o caminho, andai nele'" (Isaías 30:21). Ouça, e você pode obedecer!

Paul E. Penno

Notas de rodapé                                                                                   

1) Ellet J. Waggoner, “As Free as a Bird” (Livre como um pássaro) The Present Truth, de 10 de Jan. de 1894.


Notas                                                                                                      

Veja, em inglês, esta lição 9 exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet no sitio: https://youtu.be/HQ80_qdE4Bc

Esta lição está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm  

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 42 anos e foi jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
_____________________________________