terça-feira, 14 de março de 2017

Lição 11 — Entristecendo e resistindo ao Espírito, por Ann Walper



Para 11 a 18 de agosto de 2017

O Dicionário Inglês Oxford define o sofrimento como uma sensação de sofrer pesada pressão como sob um peso; para carregar; ou incomodar por ação hostil. Isso envolve ofender alguém causando dor mental ou angústia e tristeza profunda.
Deus pode experimentar essas emoções?
Desde a queda no Éden, quando a mente da humanidade se distorceu através da influência de Satanás, temos estado aborrecendo Deus por meio de nossa inimizade e hostilidade. "Pois a condição mental da carne é hostil a Deus porque não se submete à lei de Deus, porque não pode fazê-lo" (Rom. 8:7, HCSB: Holman Christian Standard Bible).A
Nosso Deus é um Ser vivo que é amor (1ª João 4: 8). Como nosso Criador e Redentor, a Divindade derramou sobre nós um amor abnegado que Se deixa nu, vulnerável, aberta a Se ferir. Nós choramos quando O negligenciamos, ou mostramos ingratidão e resistimos à Sua súplica para nos arrependermos.
Ao longo do Antigo Testamento lemos sobre o sofrimento de Deus causado pela antiga resistência de Israel à Sua vontade. Desde o início da sua experiência no Sinai, Deus diria: “Quarenta anos estive desgostado com esta geração!” (Salmo 95:10). Paulo nos diz que Deus sofreu "por causa da sua incredulidade" (Hebreus 3:10, 17-19). 
Poderia isto acontecer de novo? Esse pecado terrível de rejeitar o chamado de Deus à justiça pode ser repetido?
Em 1901, Ellen White disse: "Talvez tenhamos que permanecer muitos anos mais neste mundo por causa da insubordinação como aconteceu com os filhos de Israel".1
Na mensagem à igreja de Laodicéia, Cristo revela Sua miséria. Com coração aflito por amor para com Sua noiva relutante, queixa-Se, Você acha que tem tudo, mas sem Mim você não tem nada! Sua justiça própria infantil Me deixa tão doente que Eu quero vomitar! (Apocalipse 3: 14-19).B
Na Assembleia da Associação Geral de Minneapolis, em 1888, nos comportamos "como os judeus" ao rejeitar a luz e o poder que o Espírito Santo desejava derramar sobre nós. "Em Minneapolis Deus deu pedras preciosas da verdade a Seu povo em ajustes novos em novos contextos. Esta luz do céu por alguns foi rejeitada com toda a obstinação que os judeus manifestaram ao rejeitar a Cristo "2."Eu sei que naquele tempo o Espírito de Deus foi insultado".3 "Afirmei que o curso que foi adotado em Minneapolis foi crueldade ao Espírito de Deus".4 "O Espírito Santo foi insultado, e a luz foi rejeitada. ... Se os homens só desistiriam de seu espírito de resistência ao Espírito Santo".5
Como resultado da nossa resistência a renunciar a nossas opiniões preconcebidas nos últimos 129 anos, a "decepção de Cristo está além de descrição ... Cristo é humilhado em Seu povo".6 A humilhação continua porque o apelo da Testemunha Verdadeira para nós nos arrependermos (*Apoc. 19: 7, ú.p. parafraseado em Cantares 5:2) não foi atendido.C
"Se nos colocarmos numa posição em que não reconhecemos a luz que Deus, ou Seus mensageiros nos enviam, então estamos em perigo de pecar contra o Espírito Santo".7
Ao dizer: "Suas mensagens para nós" Ellen White estava se referindo à "mui preciosa mensagem" que "o Senhor em Sua grande misericórdia enviou" através dos "Pastores Waggoner e Jones." A mensagem de Cristo e Sua justiça "é a mensagem que Deus ordenou que fosse dada ao mundo. É a terceira mensagem angélica, que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento do Seu Espírito Santo em grande medida".8
"Muitos dizem:" Se eu tivesse vivido nos dias de Cristo [ou, "se eu estivesse em Minneapolis em 1888"], não teria torcido a Sua palavra, ou falsamente interpretado a Sua instrução. Eu não O teria rejeitado e crucificado como os judeus fizeram; Mas isso será provado pela maneira como lidais com a Sua mensagem e Seus mensageiros hoje".9  
Durante aquela assembleia de 1888 e desde então têm sido pessoas individuais que rejeitam a mensagem, mas "há também uma dimensão corporativa envolvida ... Enquanto todos são responsáveis ​​por suas próprias decisões, também temos uma responsabilidade corporativa" (Guia de estudos deste trimestre, parte de domingo, 1º e 4º parágrafos, pág. 134 da edição dos professores). Ainda no 4º parágrafo a lição nos ensina que devemos “incentivar uns aos outros” a ser fiéis seguidores da verdade (*ou da Palavra), mas o oposto também pode acontecer. Através da nossa contínua descrença, encorajamos uns aos outros a continuar a resistir à obra do Espírito Santo e, assim, continuamos a atrasar a chuva serôdia.
"A razão disso(?) é que os pecados dos pais se enraízam em nós, exceto pelo conhecimento específico e arrependimento. Embora fôssemos bem poucos em número em 1888, o caráter dessa incrédula impertinência foi propagada por toda a Igreja a nível mundial como um vírus em propagação. A doença deve seguir o seu curso até que o arrependimento possa erradicá-lo. Até então, cada nova geração absorve a mesma mornidão. ... O pecado foi propagado desde o Éden por meio da influência, aproveitando a ação de mente a mente, alcançando de mente em mente" (Review and Herald, 16 de abril de 1901).10  
"Pentecostes inspirou o povo de Deus por quase 2000 anos. O que tornou esses grandes resultados possíveis? O povo creu na descrição de sua culpa corporativa [ver Atos 2:22, 23; 3:14, 15; 5:30; 10:39; 13: 27-29, 45, 46] e francamente confessaram sua parte no maior pecado de todos os tempos [ver Atos 2:37, 41], que seus líderes haviam se recusado a se arrepender [ver Atos 7:54, 57, 58]. Pentecostes era um exemplo de leigos que se elevavam acima do padrão espiritual de seus líderes. A efusão final do Espírito Santo na última chuva será uma extensão da experiência de Pentecostes."11
Esperamos com expectativa a segunda vinda de Cristo, proclamemos sua proximidade ao mundo, mas até que o povo de Deus tenha recebido o selo da justiça em nossas testas, Ele não pode terminar Sua obra de purificação do santuário celestial. "Quando Laodiceia chegar a compreender sua alienação, seu orgulho sutil e seu pecado inconsciente, ela" conhecerá "sua miséria, sua inimizade contra seu Salvador, e ela se arrependerá e será curada".12

Ann Walper
                                   

Biografia da autora:
A irmã Ana Walper é uma adventista dedicada à pesquisa bíblica e às atividades da igreja. Atualmente ela é diretora dos departamentos de liberdade religiosa; escola sabatina; saúde e temperança, e é coordenadora de uma das unidades evangelizadoras da escola sabatina. É também ativa instrutora bíblica. Profissionalmente é enfermeira padrão, e durante as férias escolares ela trabalha como enfermeira voluntária em acampamentos da juventude adventista nos estados de Tenneessee e Kentucky nos EUA. Ela é também escritora independente já por 16 anos em jornais de sua cidade sobre as boas novas de Cristo e Sua Justiça.

Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
                                   

Notas de rodapé   (As notas de números 1 a 9 são de Ellen G. White; as de letras A, B, e C são do tradutor):

A) A “Holman Christian Standard Bible” (HCSB) é uma tradução (*que se diz) confiável e original da Palavra de Deus. Uma equipe de mais de 100 estudiosos de 17 denominações perseguiu dois ideais com cada decisão de tradução: “cada palavra deve refletir um Inglês claro e contemporâneo e cada palavra deve ser fiel às línguas originais da Bíblia”.
Rom. 8:7 na Almeida fiel diz: “Portanto, a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser”.

B) Muitos dizem que, por isto, a igreja adventista é uma igreja vomitada. Têm como base a KJV e a Almeida, que dize: “vomitar-te-ei da Minha boca” (Apoc. 3:16). Entretanto, no grego, a palavra alí usada significa: “estou a ponto de,” o que, logicamente, subentende que tal não ocorreu ou não ocorreria. Em Testemunhos para a Igreja, vol. 6, pág. 408 lemos: “A figura de vomitar de Sua boca significa que Ele não pode oferecer suas orações ou expressões de amor a Deus. Não pode aprovar de modo algum sua forma de ensinar a Palavra de Deus ou o seu trabalho espiritual. Não pode apresentar seus serviços religiosos com o pedido de que a graça lhes seja concedida.”
E no vol. 5, pág. 76, 77 e 81: “... presentemente estamos sob a tolerância divina; porém, ninguém sabe até quando. ... muitos de nosso povo são mornos, ... nem frio nem quentes. Ouvem as palavras de Cristo, mas não as põem em prática. Se permanecerem nesse estado, Ele os rejeitará com aversão. ... Nesse tempo, o ouro será separado da escória da igreja.”
E na Review and Herald de 28 de agosto de 1903: “Mas o conselho da Testemunha Verdadeira não representa aqueles que são mornos como se estivessem sem esperança. Ainda há a chance de remediar seu estado, e a mensagem a Laodicéia está cheia de encorajamento; pois a igreja apostata ainda pode comprar o ouro da fé e amor; ainda pode ter veste branca da justiça de Cristo, e a vergonha da sua nudez não apareça...”
”Há esperança para as nossas igrejas, se elas atentarem para a mensagem dada aos laodiceanos.” (Manuscrito 139, de 1903):

1) Coleção Spalding and Magan, pág. 202; Evangelismo, pág.  696; originalmente carta 184 de 1901;

2)  Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 2, pág. 518.1; Conselhos aos Autores e Editores, pág. 30;

3) Idem, vol 3, pág. 1044.

4) Idem. pág. 360, Manuscript Releases, vol. 11, pág. 229;   

5) Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 393. A segunda parte desta declaração está também em Testemunhos Especiais, Series A e B

6) Review and Herald, 15 de dezembro de 1904.      

C)  “O livro de Cantares de Salomão e a Mensagem a Laodicéia,”Há uma história de amor escondida na mensagem de Laodicéia que poucos dessa geração parece nunca terem percebido. Mas estudantes eruditos e reverentes das Escrituras a têm visto por séculos. De alguma forma ela iludiu nossos pioneiros, e os nossos olhos têm sido demasiado detidos desde então para vê-la.

O grego de Apocalipse 3:20 diz algo como isto: “Eis que eu tenho tomado minha posição à porta e estou batendo, batendo. Se um determinado alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e terei comunhão íntima com ele.”
Esta é uma clara alusão a uma história no livro "Cântico dos Cânticos," de Salomão, um livro que tem despertado mais embaraço do que entendimento cuidadoso. A fraseologia que Cristo usa é uma citação direta, exatamente a partir da Septuaginta, epi ten thuran, "à porta", como encontrado em Cântico dos Cânticos, 5:2: "Eu dormia, mas o meu coração velava: a voz do meu Amado batia à porta ..."
A expressão "à porta" não é encontrada no Antigo Testamento hebraico para essa passagem. Os editores de O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, aparentemente, não conseguiram verificar a Septuaginta que a igreja primitiva utilizava livremente, pois eles dizem: "Cantares de Salomão em nenhum lugar é citado no Novo Testamento" (vol. 3, pág. 1111). Mas é, e é aqui em nossa mensagem de Laodicéia por nosso Senhor! Nosso Senhor também Se referiu a ele em João 7:38, dizendo: "Aquele que crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão de seu ventre,” referindo-se a Cântico dos Cânticos, capítulo 4, versos 12-16; o único texto das escrituras do Antigo Testamento, a que Ele poderia ter se referido. Assim, Cristo coloca Seu selo de aprovação sobre o livro de Cantares e afirma que seu herói é Ele mesmo.
A heroína deve, portanto, ser a própria Laodicéia. E assim é. Sua história está claramente nele delineada.
Foi na história da 1888 que o nosso Senhor "batia" como Amante Divino buscando uma entrada na porta de sua futura noiva. A citação direta de Jesus a partir da Septuaginta é um comentário inspirado que diz: "A mensagem de Laodicéia deve ser entendida à luz de Cantares de Salomão." Se Cristo não é onisciente (Ele diz que não sabe o tempo de Sua segunda vinda - Marcos 13:32), talvez Ele não saiba de antemão o resultado do apelo de 1888. Será que não podemos apreciar a Sua vontade divina para tomar para Si Sua futura noiva? Como não podemos sentir que Cristo "o Amante" esperava onde outros perderiam a esperança de que ela iria responder?
Mas Ellen White disse mais tarde: "A decepção de Cristo está além de descrição" (Review and Herald, 15 de dez. de 1904).
Robert J. Wieland Extraída do seu livro  “Batendo à porta,”  do capítulo intitulado "O livro de Cantares de Salomão e a Mensagem a Laodicéia,"  págs. 104-108,

[7] Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 2, pág. p. 608;

8) Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91 e 92;

9) Review and Herald, de 11 de abril de 1893. Ellen  G.  White,  "Address  to  the  Church," (Carta à Igreja);

10) [10] Robert J. Wieland, Corporate Repentance (Arrependimento Corporativo) págs. 129, 130; http://www.gospel-herald.com/wieland/corporate_repentance/corporate_repentance_chapter12.html


12) Donald K. Short, Then Shall the Sanctuary Be Cleansed, (Então o Santuário Sera Purificado) pág. 45;

Notes:

Veja, em inglês, esta lição 11 exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet no sitio: https://youtu.be/FUozHf9sXI0

Esta lição está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm