terça-feira, 21 de março de 2017

Lição 12 — A obra do Espírito Santo, por Paulo Penno



Para 18 a 25 de março de 2017

Implícito na mensagem de 1888: Quando nos convertemos pela primeira vez, confessamos todo o pecado conhecido a Deus, e em misericórdia Ele é fiel e justo para nos perdoar. Mas ainda permanecem os pecados da ignorância; e, pecados desconhecido (*inconscientes). Neste momento da purificação do santuário celestial, o Sumo Sacerdote através do Espírito Santo traz esses pecados desconhecidos para o nosso conhecimento, e nos tornamos conscientes deles.
Se estivermos em simpatia do coração com Cristo em sua obra final de expiação (isto é o que representa a fé do Novo Testamento), acolheremos a convicção cada vez mais profunda do pecado e, progressivamente, confessaremos e nos arrependeremos desses pecados. Finalmente, após o Seu povo ter cooperado com Ele, a obra será completa, e então o selo de Deus pode ser afixado ao caráter em contraposição à marca da besta, que todos os que rejeitam o selo de Deus, vão aceitar.
No entanto, há um sentido em que todos os verdadeiros crentes em Cristo foram "selados com aquele Espírito Santo de promessa" desde que o mundo começou (Efésios 1:13); Mas isso não é o mesmo que o trabalho final de selagem de Apocalipse 7: 1-4. O selo final de Deus é contemporâneo com a marca final da besta, e o oposto dela.
Ellen White estava muito feliz quando ouviu a mensagem de justificação pela fé dos lábios de A. T. Jones e E. J. Waggoner. Para ela, este ensinamento claro estava em consonância com a mensagem dos três anjos: "É chegada a hora do Seu juízo" e nosso Sacerdote está purificando o santuário celestial. Que ligação havia entre a justificação pela fé e a purificação do santuário celestial por Jesus nosso Sumo Sacerdote?
A resposta é que, desde 1844, Jesus está realizando o ministério do Dia da Expiação — o apagar final dos pecados. Mas antes que o santuário pudesse ser purificado no céu, o templo de Seu povo (*seus corações) na terra deve ser purificado. A fonte da poluição do pecado deve ser extinta em Seu povo. A honra de Deus e a integridade de Seu concerto estavam em jogo. Deus tem a solução para o problema do pecado. O evangelho de Jesus Cristo pode perdoar pecados e Sua justiça tem o poder em virtude do Espírito Santo para purificar o templo da alma. Isto Deus prometeu em Sua aliança eterna (Jeremias 31:33).
Então, quando ela ouviu esta mensagem, ela reconheceu nele o poder e a força do evangelho que prepararia o povo de Deus para permanecer com um caráter puro no dia da segunda vinda de Cristo. Seriam um testemunho vivo de Deus durante a hora da crise. Seriam parte dos 144.000 que seriam trasladados sem ver a morte em Seu retorno. Seriam um testamento vivo do poder de Deus para a salvação do pecado. Vivendo em carne pecaminosa, tentados, provados e aflitos, o mistério da piedade seria revelado neles — "Cristo em vós a esperança da glória". Como uma batida (*repetitiva) de umtambor ao longo de várias semanas, Ellen White expressou por escrito o seu entusiasmo nas colunas da Review and Herald, durante 1890.
As igrejas que guardavam o domingo não haviam seguido Jesus pela fé em seu trabalho no lugar santíssimo em 1844. Por isso estavam adorando um deus de sua própria criação — Satanás, se quiserem.1 Até hoje, em sua maior parte, eles veem a mensagem do santuário dos adventistas do sétimo dia como um erro colossal. Foi denominado o maior esquema para salvar as aparências em explicar uma interpretação equivocada da Escritura — Daniel 8:14.
Mas o povo de Deus tem recebido uma compreensão única da justificação pela fé em conexão com a purificação do santuário que é preparar um povo para a vinda do Senhor. É por isso que o Senhor o deu a Seu povo para ser proclamado às igrejas cristãs nominais do mundo. Eles a tinham rejeitado inicialmente em 1844.
Martinho Lutero não entendia a justificação pela fé à luz da mensagem do santuário. Protestantes e evangélicos não entendem isso corretamente. De todas as pessoas que devem compreendê-lo, Adventistas do Sétimo Dia devem porque eles sabem sobre 1844 e a mudança do ministério de Jesus do lugar santo para o lugar santíssimo. Eles não devem proclamar a justificação pela fé, comprometendo-se com as outras igrejas e incorporando sua mensagem para serem ecumênicos em espírito. Isso seria uma rejeição de Jesus levando Seu povo à verdade de Seu ministério no santíssimo. Eles estariam seguindo Satanás como fizeram as igrejas nominais em 1844.
Mas no contexto histórico de 1890 Ellen White fez uma declaração surpreendente: "Houve uma desvio de Deus, e ainda não houve trabalho zeloso em arrepender-se e voltar ao primeiro amor. Infidelidade teve um grande lugar entre nós. É a maneira de afastar-se de Cristo, abandonar o Senhor e aceitar o ceticismo. "Não queremos que este homem reine sobre nós’ (Lucas 19:14). Baal será o propósito, a fé, a religião de um triste número entre nós, por se escolher o próprio caminho em vez do caminho de Deus. A verdadeira religião, a única religião da Bíblia — crer no perdão dos pecados, na justiça de Cristo e no sangue do Cordeiro — não só foi desprezada e negada, ridicularizada e criticada, mas as suspeitas e os ciúmes foram criados, conduzindo ao fanatismo e ateísmo."2
Quando uma vez a verdade da justificação pela fé em conexão com o santuário é perdida, Satanás ganhou uma grande vitória. Ele pode levar seus seguidores ao fanatismo e sair do corpo de Cristo para o ateísmo. Porque o eu torna-se o ídolo — adoração de Baal — segue suas próprias interpretações auto-agradáveis da escritura e resulta em um outro deus ao invés do Deus verdadeiro. Imperceptivelmente o eu se torna um deus. O conhecimento do verdadeiro Deus é rejeitado. Daí o resultado é ateísmo.
A conclusão de treze artigos escritos por Ellen White na Reviwe and Herald intitulada: "Arrependimento, o dom de Deus". Ela disse: "Alguns de nossos irmãos expressaram temores de que nós nos demoramos demais no assunto da justificação pela fé, Esperem e orem para que ninguém fique alarmado desnecessariamente; Pois não há perigo em apresentar esta doutrina como está estabelecida nas Escrituras. Se não houvesse uma negligência no passado para instruir adequadamente o povo de Deus, não haveria agora a necessidade de chamar atenção especial para isso. Alguns de nossos irmãos não estão recebendo a mensagem de Deus sobre este assunto. Eles parecem estar ansiosos para que nenhum de nossos ministros se afaste de seu modo anterior de ensinar as boas e velhas doutrinas. Nós perguntamos: Não é hora de que a luz fresca venha ao povo de Deus, para despertá-los para maior seriedade e zelo?"3 Ela retratou a igreja como estando em um estado morno. Jesus pede ao Seu povo que se arrependa para comprar dele o ouro provado no fogo fé e amor; Para receber Sua veste branca que é a justiça de Cristo; E o colírio do discernimento espiritual, o batismo do Espírito Santo.
E então ela fez a declaração definitiva: "Vários me escreveram, perguntando se a mensagem de justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e eu respondi: É a mensagem do terceiro anjo em verdade".4
A justificação pela fé em conexão com a purificação do santuário é a mensagem do terceiro anjo em verdade. Esta sequência de treze artigos identifica claramente o que ela quis dizer com "em verdade". É a mensagem da hora do juízo, que prepara o caminho para o grande e terrível dia do Senhor. Ele prepara um povo para ficar de pé na hora da crise e para ser trasladado sem ver a morte na segunda vinda de Jesus. Foi e ainda é a tremenda mensagem para a igreja de Laodicéia. Ela traz consigo toda a perspectiva do alto clamor e da chuva do Espírito Santo.


-Paul E. Penno


Notas finais:
1)  Ellen G. White, Primeiros Escritos (1882), pág. 261.
“Vi que assim como os judeus crucificaram a Jesus, as igrejas nominais haviam crucificado essas mensagens, e por isso mesmo não têm conhecimento do caminho para o santíssimo, e não podem ser beneficiadas pela intercessão de Jesus ali. Como os judeus, que ofereciam seus inúteis sacrifícios, elas oferecem sua inúteis orações dirigidas ao compartimento de onde Jesus já saiu; e Satanás, eufórico com o engano, assume um caráter religioso, e dirige a mente desses professos cristãos para si mesmos, operando com o seu poder, com seus sinais e prodígios de mentira, para retê-los em seu laço. Alguns ele engana de uma forma, outros de outra. Ele possui diferentes embustes preparados para afetar diferentes mentalidades. Alguns olham com horror para um determinado engano, ao passo que prontamente aceitam outro. Alguns Satanás engana com o espiritismo. Apresenta-se também como um anjo de luz e espalha sua influência sobre a Terra por meio de falsas reformas. As igrejas ficam alvoroçadas e consideram que Deus está trabalhando maravilhosamente por meio delas, quando isso é obra de outro espírito. O excitamento morrerá e deixará o mundo e a igreja em pior condição que antes”.

2] "À Conferência Geral" (1889) e "A Visão em Salamanca" (3 de novembro de 1890), Materiais de Ellen G. White sobre 1888, págs. 444, 948.

3) "Arrependa-se o dom de Deus", The Advent Review and Sabbath Herald de 1º de abril de 1890, pág. 193; Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 372),

4) ibidem                                                  
_____________________________________
Notas:


Veja o arquivo anterior neste blog, postado em 19/3/17, com o título:





O Espírito Santo nos preparará para a Chuva Serôdia
Lição EXTRA para o 1º Trim. 2017 

Veja também, em inglês, esta lição 12 exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet no sitio: https://youtu.be/qXotYj5fshA

Esta lição está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm  
_____________________________________

Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.­
_____________________________________