quarta-feira, 27 de junho de 2018

Lição 13 — A volta do nosso Senhor Jesus, por Paulo Penno






Para 23  a 30 de junho de 2018

Por que 2000 anos de sofrimento humano tiveram que se arrastar desde que Cristo, o Salvador do mundo, nasceu? Por que o longo atraso da segunda vinda? 
A visão popular ensinada durante a maior parte desses 2000 anos é a doutrina da “imortalidade natural da alma,” isto é: que quando pessoas boas morrem, vão direto para o céu, ou pelo menos para o purgatório, para serem purificadas para o céu. Mas a Bíblia ensina que aqueles que morrem dormem até o dia da ressurreição (João 11:11). E a ressurreição depende da segunda vinda de Cristo, pois somente Ele pode ressuscitar os mortos (João 5: 25-29; 1ª Tes. 4:16, 17). E quando Jesus voltar, aqueles que não estiverem prontos não poderão suportar a glória de Seu aparecimento (2ª Tes. 1: 7-10). E, portanto, o tempo da segunda vinda de Cristo depende do Seu povo se preparar, pois Ele não ousaria vir se não estivessem prontos (Heb. 12:29).
Jesus compara o Seu povo se preparando para a colheita de um fazendeiro crescendo e amadurecendo até que esteja pronto para a colheita (Mar. 4: 26-29). O crescimento torna possível que Ele venha pela segunda vez para “colher” a “seara” (Apo. 14:14, 15). Mas a “colheita” não pode se tornar madura até que “a chuva serôdia” do derramamento do Espírito Santo venha (Joel 2:23, 24). A “chuva temporã” caiu no Pentecostes no início da dispensação cristã; mas a chuva serôdia fechará essa dispensação. Portanto, nada pode ser mais importante do que a igreja buscar a bênção da chuva serôdia (Zac. 10: 1).
Jesus likens His people getting ready to a farmer's crop growing up and maturing until it is ready for harvest (Mark 4:26-29). The growing up makes it possible for Him to come the second time to "reap" the "harvest" (Rev. 14:14, 15). But the "crop" cannot become mature until "the latter rain" of the Holy Spirit's outpouring comes (Joel 2:23, 24). The "former rain" fell at Pentecost at the beginning of the Christian dispensation; but the latter rain will close that dispensation. Therefore nothing can be more important than for the church to seek the blessing of the latter rain (Zech. 10:1).

E onde estão as boas novas? A chuva serôdia é a mensagem de 1888 de “graça muito mais abundante”, uma visão mais clara do que o Salvador do mundo fez por nós, uma revelação de Seu amor (Ágape) que “constrange” toda alma honesta a viver para Ele e não para si mesmo (2ª Cor. 5:14, 15), para que esta verdade possa “iluminar a terra com glória” (Apo. 18: 1-4).
Sem medo de Sua vinda
 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Se eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e receber-te-ei a Mim mesmo, para que, onde Eu estiver, vós o possais estar também” (João 14: 1-3).
Obviamente, Ele não quer que tenhamos medo de que Ele retorne à nossa terra atribulada. Qualquer um que não tenha medo de Sua primeira vinda não precisa ter medo da Sua segunda vinda. Para aqueles que acreditam, é fácil ver como essa é a boa nova mais bem-vinda e empolgante. Mas será o mesmo para todos?
Quando Ele foi embora, dois anjos asseguraram a Seus discípulos: “Este Jesus ... há de vir assim como para o céu O vistes ir” (Atos 1:10, 11). Quem foi “este mesmo Jesus”? Ele era uma pessoa física, pois depois de sua ressurreição Ele disse a Seus discípulos: “Apalpai-Me, e vede, pois um espírito não tem carne e ossos, como vedes que Eu tenho” (Lucas 24:39). Ele virá como uma Pessoa real em um corpo físico literal e interagirá com pessoas reais. “Eis que vem com as nuvens, e todo olho O verá, até os mesmos que o traspassaram” (Apo.1: 7).
Mas "este mesmo Jesus" não é um com um caráter diferente. Se Ele foi amoroso e compassivo quando esteve aqui, Ele deve ser o mesmo quando vier novamente. Mas e aqueles que irrevogavelmente O rejeitam? Seu amor e compaixão devem assumir uma forma diferente para eles. Não seria amor perpetuar uma existência que para eles seria apenas infindável infelicidade.
Em uma democracia, (*como a brasileira) os presidentes, deputados e senadores são eleitos pelo desejo do povo. Mas no presente, a vasta maioria dos habitantes da Terra ou não sabe disso, não acredita, não se importa com isso, ou realmente não quer que Jesus volte à Terra. Sendo assim, então por que deveria Ele?
Duas razões convincentes fazem o Seu retorno pessoal a este mundo necessário: “Um tempo de angústia” engolirá o mundo (Dan. 12: 1). Um novo e infeliz desenvolvimento na Terra tornará Sua intervenção necessária — uma cena final e sinistra no último ato do drama cósmico das eras. Aqueles em rebelião contra Deus emitirão um decreto terrível e maligno, fazendo com que “fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta... que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” (Apo. 13: 15-17).
Na verdade, nesse momento terrível, apenas alguns poucos na Terra não estarão empenhados em autodestruição. A segunda vinda de Cristo será literalmente uma missão de resgate de proporções mundiais. Quando uma nação expulsa um usurpador tirânico e cruel e acolhe de volta o seu verdadeiro soberano, assim Seus súditos leais anseiam e até imploram por Seu retorno. No final, as únicas pessoas sãs e razoáveis ​​deixadas na Terra alegremente receberão a Cristo em Seu glorioso retorno. O salmista representa-O como entronizado sobre os louvores do seu povo (Sal. 22: 3).
Ele é o Governante legítimo do mundo. Ele foi temporariamente afastado por um golpe planejado por um inimigo — Satanás, que subverteu Adão e Eva em sua rebelião (Gên. 3). Quando Cristo apareceu pela primeira vez como o Salvador do mundo, Satanás enganou o próprio povo para que O rejeitasse e crucificasse. Mas muito mais do que os judeus estavam envolvidos, porque “levantaram-se [tomaram posição] os reis da terra, e os príncipes se juntaram à uma contra o Senhor e contra o Seu Ungido” (Atos 4:26). Portanto, o legítimo Governante da Terra deve retornar, assumir Sua posição de direito e restaurar Sua autoridade pacífica e beneficente depois que o golpe tiver terminado. O Senhor fala por Seu antigo profeta:
"'Retire a coroa; nada permanecerá o mesmo. Exalte o humilde, e humilhe o exaltado ... Não será mais, até Ele de quem é o direito, venha, e Eu vou dar-lhe [a coroa]'" (Eze. 21: 26-27, Nova Versão King James).
Embora Ele tenha vindo a primeira vez como manso e humilde, Ele vem pela segunda vez como “REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES” (Apo. 19:16).
--Paul E. Penno
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Notas:                                                                          
Veja, em inglês, o vídeo desta 13ª lição do 2º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/slTed3zBAVI
Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
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Biografia do autor, Pastor Paulo Penno:
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Foi ordenado ao ministério há 42 anos e jubilado em junho de 2016, Após o curso de teologia fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente preparou uma Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia.” (Este livro postamos, por inteiro, no nosso blog Ágape Edições (agape-edicoes.blogspot.com) em 1º de agosto de 2017). Ao longo dos anos o Pr. Paulo Penno, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé segundo a serva do Senhor nos apresenta em livros como Caminho a Cristo, DTN, etc. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
  
    Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
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