quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Lição 12—Detenção em Cesarea, por Arlene Hill



Para 15 a 22 de setembro de 2018

Viver feliz para sempre é para contos de fada, não para apóstolos ou para qualquer pessoa que acredite ou ensine o genuíno evangelho. Os historiadores nos dizem que Paulo morreu entre 60 e 65 anos de idade. Com todo o abuso físico que sofreu durante toda sua vida de inimigos do evangelho, ele provavelmente estava sofrendo os efeitos a longo prazo disso, além dos habituais problemas físicos e mentais do envelhecimento. Por que ele não reconheceu graciosamente o inevitável e entregou o ministério aos homens mais jovens que estavam sendo preparados para isso?
Aqueles que experimentaram a alegria da mensagem de 1888 vêem muitos que não têm esperança, porque lhes foi ensinado uma ideia diferente do evangelho. Como Paulo, somos "obrigados" a dizer o que Deus fez por nós e pelo mundo inteiro. Neste momento, muitas pessoas de mentalidade séria na Igreja Adventista do Sétimo Dia têm um grande fardo por nossas igrejas, especialmente pelos jovens. É uma sensação desamparada quando vemos tantas saídas. Esperamos e oramos para que, de alguma forma, o Senhor encontre uma maneira de trazê-los de volta. Nós tememos que as pessoas que nunca ouviram o evangelho genuíno com base no que Cristo já fez por eles (ver Romanos 5), nunca retornem a uma igreja que não pregue esse evangelho com clareza.
Nosso guia de estudos da lição da Escola Sabatina, (edição dos professores, rodapé da página 150,  na parte de domingo refere-se a Atos 24:16, onde “Paulo disse que sempe se esforçava para  ter uma 'consciência pura diante de Deus e dos homens'". Duas perguntas são feitas: o que isto significa?  e o que você teria que mudar para dizer a mesma coisa?" Tais perguntas podem mergulhar as pessoas em verdadeiro desespero se acharem que precisam fazer o que for preciso para ter uma consciência "pura". Quanto mais pensamos nisso, mais nos esforçamos para agradar a Deus. Nós olhamos para dentro de nós mesmos e somos tentados a desistir de tentar algo que é impossível. O que precisamos fazer é desistir do que achamos que é o nosso direito de lutar contra o diabo.
"Na vida que se centraliza no eu não pode haver crescimento nem frutificação. Se aceitastes a Cristo como Salvador pessoal, deveis esquecer a si mesmo e procurar auxiliar os outros. Falai do amor de Cristo, contai de Sua bondade. Cumpri todo devere que se vos apresenta. Levai sobre o coração o peso das almas, e tentai salvar os perdidos por todos os meios possíveis. Recebendo o Espírito de Cristo, o espírito de amor abnegado e do sacrifício por outrem  — crescereis e produzireis fruto. As graças do Espírito amadurecerão em seu caráter. Vossa fé aumentará; vossas convicções aprofundar-se-ão, vosso amor será mais perfeito. Mais e mais refletireis a semelhança de Cristo em tudo o que é puro, nobre e amável.”1
Muitas pessoas trabalham para resistir ao pecado e ao diabo, a fim de ter a "consciência sem ofensa". Repetidamente, imploram a Deus que lhes dê forças para resistir até que finalmente desistem. Pela graça de Deus, eles caem ao pé da cruz e desistem da batalha para resistir, concentrando-se na batalha para crer no que Deus, na vida de Jesus, já fez por você. Este é um assunto diário. Jamais podemos esquecer que somos pecadores e precisamos diariamente da graça de Deus. "E Ele dizia a todos: 'Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz e siga-Me'" (Lucas 9:23).
“A razão para o mandamento de Jesus de tomar nossa cruz diariamente é o fato de que o ‘velho homem’ [Romanos 7] que foi crucificado ontem reaparece numa nova forma hoje. Sua verdadeira identidade nunca é totalmente apreendida pelo crente sincero.
“O que nós sentimos como ‘eu’ hoje pode estar correto, e nossa experiência de renunciar e crucificar o eu hoje pode ser genuína. Mas cada vitória sucessiva é a de uma batalha e não a guerra em si. O ‘velho homem’ reaparece numa forma mais elevada, mais habilmente disfarçada diariamente, daí a necessidade, como Jesus diz, de levar a cruz diariamente. . . .
 “Não somente a cruz será carregada aqui nesta vida diária, mas até mesmo na eternidade celeste o princípio da renúncia ao eu simbolizada pela cruz motivará o comportamento dos redimidos, conquanto a cruz de Cristo permaneça o seu estudo. O livro de Apocalipse nos apresenta que depois que o pecado não mais existir, Cristo ainda levará o seu título como o Crucificado—o  ’Cordeiro’. . . . O amor tão amplamente demonstrado na cruz será sempre reconhecido como a base do governo de Deus, e fluirá para todo o universo em inesgotáveis ​​correntes de luz, vida e alegria.
 “Somente quando o amor altruísta de Cristo na cruz reinar em cada coração, será certo que o pecado nunca poderá aparecer novamente. Se o amor de si mesmo surgisse em qualquer coração do universo, a própria essência do pecado estaria de volta, e toda a triste guerra no universo teria que ser repetida. Graças a Deus, isso não acontecerá! "Não se levantará por duas vezes a angústia" (Naum 1: 9). E ao levar nossa cruz diariamente agora, nós estamos começando viver esse princípio da vida eterna “.
É somente morrendo diariamente, para aquele “homem velho”, que podemos examinar nossas consciências e dizer que elas são sem ofensa a Deus. Podemos ser incapazes de “consertar” a nós mesmos e à nossa consciência, mas Cristo não está desamparado e recebeu todo o poder para nos levar à posição correta. Nosso trabalho é acreditar que Ele fará isso por nós.
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um (Rom. 12:3). Este texto indica que quanto maior a fé de um homem, menos ele pensará em si mesmo, como o apóstolo expressa, ele ‘pense com moderação’. O orgulho é uma intoxicação: assim como o álcool estimula um homem sem edificá-lo, . . . então, um homem, para usar uma expressão comum, “perde a cabeça” quando se põe a caçar os bons traços de seu caráter.
 “Grandes doenças exigem grandes remédios; quanto mais fraco um homem, mais ajuda terá de ser dada a ele. Então, quanto mais o homem sentir sua condição pecaminosa, mais fé em Cristo ele exercerá. Portanto, é verdade que a grande fé por parte de qualquer pessoa é uma evidência de que essa pessoa sente que é por natureza muito fraca e pecaminosa, e que sem Cristo ele não é nada. . . . É somente quando os cristãos perdem o seu senso de indignidade, e começam a considerar com complacência, que perdem a fé”. 3
Paulo foi um grande apóstolo no trabalho de espalhar o evangelho, mas ele nunca depositou confiança na carne. “Se algum outro cuida que pode confiar na carne, eu muito mais: circuncidado ao oitavo dia, da nação de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu; quanto a zelo, perseguidor da igreja, quanto à justiça que está na lei, irrepreensível, mas o que para mim era ganho, reputei-o perda por Cristo”. (Fil. 3:4-7).
Que nos unamos a Paulo pensando em nós mesmos sobriamente, o que resultará em uma consciência limpa enquanto continuamos a espalhar a Boa Nova.
Arlene Hill
_________________________________________________

Notas finais:                                                                     

1) Ellen G. White, Parábolas de Jesus, págs. 67 e 68;                          

2) Robert J. Wieland, In Search of the Cross (Em busca da cruz) págs. 51 e 52, Edição Glad Tidings, 1999;

3) Ellet J. Waggoner, Cristo e Sua justice, págs. 175-177, Edição Glad Tidings, 1999;
_________________________________________________

Notas:                                                                                     Notes:

Veja, em inglês, o vídeo desta 10ª lição do 3º trim. de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/7qwrcBL6wBg

Esta lição em inglês está na internet no sitio: http://1888message.org/sst.htm
_________________________________________________

Biografia da autora Arlene Hill:

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street, Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642. Ela também foi oradora do seminário “Elias, convertendo corações”, realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia, telefone: +001 XX 760-749-9524

Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
_________________________________________________