sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Lição 1 - Uma Avaliacao do Discipulado

O propósito destas INTROSPECÇÕES semanais produzidas por membros do Grupo de Estudo da Mensagem de 1888 é especialmente indagar como a "mui1 preciosa mensagem, que o Senhor em Sua grande misericórdia nos enviou" há 120 anos JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ, ou — A MENSAGEM DA JUSTIÇA DE CRISTOlança luz em nossos temas da lição da Escola Sabatina.



Lemos em Gênesis 6:3 que o Senhor decidiu conceder 120 anos de provação ao povo antediluviano. Este Novo Ano (*2008) nos traz aos mesmos 120 anos desde que esta "mui preciosa mensagem" nos foi "enviada na Sua grande misericórdia" em 1888, mas que “tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo”2 e do nosso povo.

Isto não significa dizer que há uma correlação nos períodos de tempo; nós não sabemos. Mas mencionamos este fato só porque devemos senti-nos profundamente preocupados, por este longo lapso de tempo, em que este presente do céu foi seriamente negligenciado. Deus é infinito (*e compassivo); mas virá o tempo em que Sua paciência terá um fim.

Todos sabemos que um "discípulo" é alguém que segue um professor.

Portanto a lição final em "discipulado" é a que os "144.000" nos ensinam: estes são os que "estão no monte Sião,... tendo o nome do Pai escrito nas suas testas,... e que seguem o Cordeiro onde quer que Ele vá" (Apoc. 14:1, 4). "O monte Sião" é a igreja, o mesmo que "a igreja remanescente" (12:17). Para "o Cordeiro estar no monte Sião" significa Cristo e Seu povo estarem plenamente reconciliados; o sacrifício de Cristo será final e plenamente vindicado neste povo.

Pelo Seu ofício no Santíssimo do santuário celestial, Ele ministra a Seu povo dos últimos-dias a "expiação." Neste tempo final do ministério Sumo Sacerdotal; cada raiz enterrada de “inimizade contra Deus” ou alienação dEle, Rom. 8:7, terá sido limpada dos seus corações; Seu povo é, finalmente, "um" com Ele. Isto é o significado da profecia de Daniel 8:14, "e o santuário será purificado".

O santuário no céu não pode ser "purificado" até que todos os corações do Seu povo na terra sejam "limpados". Assim a história dos 144.000 é a história de vitória final sobre o pecado—uma vitória efetuada somente pela fé, não por obras.

E aqui é aonde a mensagem da justiça de Cristo vem em um foco distinto: a santificação é realizada nos corações dos crentes pelo ministério da verdade. "Santifica-os [o Teu povo] através da Palavra; a Tua palavra é a verdade," foi a oração do próprio Jesus (João 17:17). Isto é ao que os 144.000 se submetem de coração. À mais leve sugestão do Espírito Santo de que algo na vida está em oposição à "verdade de Deus," o crente alegremente o abandona. Como um coração saudável batendo e bombeando sangue por todo o corpo salutar, o Espírito Santo trabalha por toda a igreja remanescente; o povo de Deus não desperdiça nenhum tempo nem energia lutando contra a direção do Espírito Santo. Não há nenhum deste “espírito de 1888" que constantemente se opõe à direção do Espírito Santo.

Os 144.000 vêm ao ponto onde honestamente pode ser dito deles, "Estes são os que seguem o Cristo crucificado [o Cordeiro] onde quer que Ele vai".

Será esta geração que abrirá os seus corações a esta direção do Espírito Santo?

Um exemplo breve deve ser mencionado: reforma de saúde é parte da mensagem que o Senhor enviou neste grande Dia antitípico da Expiação. A escravidão do apetite é parte da dependência que os 144.000 vencem ao seguirem o Cordeiro onde quer que Ele os guie. Agora neste "tempo do fim" (Dan. 12:4; 11:35) todas estas escravidões do eu e dos costumes mundanos são vencidos. Mas não é você que faz a "obra"! O Senhor o dirige, e você O segue; você não tem nenhuma justiça própria. Você "deixa a mesma mente (sentimento) que houve em Cristo Jesus estar em você (Fil. 2:5-8, KJV). Não há nenhum fanatismo nisto; há simples rendição do eu ao Senhor, "constrangido" pelo Seu amor (Ágape).

Durante estes três meses especiais de estudo da lição da Escola Sabatina, escolha permitir o Espírito Santo ser seu Professor semanal. Permaneça perto da Bíblia—é onde Ele estará ensinando. Pleiteie com o Senhor para Ele lhe ensinar equilibrada e sólida verdade. Ele o fará!

Robert J. Wieland4

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira

Notas do tradutor:

1) Na tradução de Testemuhos para Ministros, pág. 91, do original em inglês para a nossa língua, foi omitido, pelo menos na edição de que disponho, o advérbio “mui”, “most”, em inglês, forma apocopada de “muito”, e que significa em alto grau, grandemente, e, precedendo adj. e adv., é a forma do superlativo absoluto: muito justo, mui perto. Pode parecer a você que isto é de somenos importância, entretanto mui preciosa mensagem” é a forma pela qual a serva do Senhor e nós designamos a mensagem de 1888 e não simplesmente preciosa mensagem;

2) Mensagens Escolhidas, vol. I, pág. 235;

3) "Agora nossa assembléia aproxima-se do seu encerramento e . . . não tem havido nenhuma abertura para que o Espírito de Deus entre. Agora eu estava dizendo, de que vale nos reunirmos aqui e de nossos irmãos ministrantes virem se eles estão aqui somente para impedir o Espírito de Deus de alcançar o povo?" (Ms. 9, 1888; Olson, pp. 290, 291).

"Encontrei-me com os irmãos no tabernáculo e senti ser meu dever apresentar um breve histórico da assembléia e minha experiência em Mineápolis, o roteiro que havia seguido e por que, e claramente declarar o espírito que prevalecia naquela assembléia. . . . Eu lhes disse da posição difícil em que fui colocada, para, por assim dizer, permanecer sozinha e ser obrigada a reprovar o espírito errado que era um poder controlador nessa reunião. A suspeita e ciúme, as murmurações e a resistência ao Espírito de Deus que lhes apelavam pareciam-se mais com o modo por que os reformadores tinham sido tratados. Era a própria ordem em que a igreja [Metodista] tinha tratado a família de meu pai e oito dentre nós. ... "Declarei que o roteiro que tinham estado seguindo em Mineápolis era crueldade para com o Espírito de Deus." (Ms. 30, 1889; ênfase acrescentada).

"[Os irmãos oponentes] foram movidos durante a assembléia [de Mineápolis] por outro espírito, e não sabiam que Deus havia enviado esses jovens (*Waggoner e Jones) para levarem uma mensagem especial a eles, a qual trataram com ridicularia e desprezo, não reconhecendo que as inteligências celestes estavam olhando para eles. . . Eu sei que naquele tempo o Espírito de Deus foi insultado." (Carta S24, 1892).

"Os pecados . . . jazem à porta de muitos... O Espírito Santo tem sido insultado, e a luz tem sido rejeita­da." (TM 393; 1896).

Esses homens (*Waggoner e Jones) contra quem tendes falado têm sido como sinais no mundo, como testemunhas para Deus. . . Se rejeitais aos mensageiros delegados de Cristo, rejeitais a Cristo." (TM 97; 1896).

4) O pastor Roberto J. Wieland serviu a igreja como pastor, e como missionário, administrador, e redator da nossa casa editora na África. Jubilado, ele atualmente é ancião na sua igreja em Meadow Vista , Califórnia, EUA. Ele continua a dar seminários, e a escrever artigos e livros, como seu último livro, 1888” for Almost Dummies.