sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Lição 3 - O Chamado de Jesus ao Discipulado

O que é discipulado a Jesus? É o chamado de Jesus para segui-Lo, o Cordeiro de Deus (João 1:36), como um eterno aprendiz, "completo"1 ["plenamente treinado," Lucas 6:40, NVI]; em serviço para o Mestre ["pescadores de homens," Mat. 4:19]. O Discipulado, então, envolve: 1º) o chamado inicial de Jesus; 2º) o Mestre ensinando estudantes que estão abertos a toda a verdade para perfeição, e, 3º) quer seja como um obreiro de tempo integral, ou como o trabalho missionário (*de um leigo) envolvidos em ganhar almas para Cristo.2

Quem Jesus chama para segui-Lo? "Aos que Ele predestinou, a estes também chamou" (Rom. 8:30). Quem Ele predestinou? "Os que dantes conheceu também os predestinou" (vs. 29). Quem Ele conheceu? Somos levados à conclusão de que Ele conheceu a todo o mundo. Então cada alma que jamais viveu na terra foi conhecida por Jesus e predestinada para ser chamada por nome a Seu serviço.

Como Jesus plenamente os treina em perfeição cristã; "para serem conformes à imagem do Seu Filho" (vs. 29)? "Aos que predestinou a estes também chamou, e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou" (vs. 30). Aqui está uma verdade maravilhosa, não plenamente recuperada desde o tempo em que o Apóstolo Paulo escreveu estas palavras.

Todo o mundo é chamado por Jesus. Assim todo o mundo é justificado por Jesus. Num sentido objetivo, a morte de Cristo é um ato tão extravagantemente compreensivo, que envolve o globo, de modo que Deus pode tratar a todo o mundo como perdoado por seu pecado. Este presente maravilhoso é envolto na pessoa de Jesus Cristo e este crucificado. Ele é literalmente dado por Deus a cada indivíduo.

Como justificação traz perfeição cristã? "E a quem Ele justificou, Ele também glorificou" (vs. 29, 30). Se quem recebe este presente de justificação legal o abre, terá o fruto de poder santificador na vida, revelado em glorificação final no aparecimento do Senhor. Tudo isto é predestinação de Deus para cada alma.3 Embora aos maus seja misericordiosamente concedido perdão temporário por um breve tempo de vida, por sua escolha de frustrar a graça de Deus eles infelizmente nunca experimentam os benefícios: o perdão de seus pecados, e Seu poder desencadeado em sua vida.

Como esta mensagem maravilhosa sobre Jesus O pode capacitar a usar-nos como pescadores de homens? Assim como André, o ex-discípulo de João Batista, seguiu "o Cordeiro de Deus," e subseqüentemente achou seu irmão Pedro (João 1:40), do mesmo modo nos foi dado uma visão de Jesus Cristo que é inclusiva de cada nação, tribo, língua, e povo.4 Seu amor é tão extravagante que inclui cada alma com uma atmosfera da Sua graça. Somos apenas uma fragrância que vem juntamente fornecer um incentivo adicional para essa alma seguir a Jesus (*João 1: 35 - 37).

Foi dada a você uma revelação de Jesus Cristo? Certamente. Na circunstância peculiar em que você está, Jesus o chamou, e lhe dá uma visão de Si mesmo crucificado por você.

O testemunho de uma mulher jovem teve grande efeito num tempo crítico em sua vida, quando sua mãe estava com uma doença terminal Jesus mostrou-Se a ela numa visão. O viu em pé perante ela estendendo Sua mão e lhe falando na própria língua e dialeto específico dela. Isto foi para ela um convite para nunca retirar a sua mão do Salvador, mas sempre deixá-Lo dirigir sua vida. Esta comissão para serviço pelas mãos do Salvador, perfuradas pelos cravos, é tanto uma ordenação das invisíveis mãos como uma formal imposição de mãos num serviço de ordenação de ancião ou pastor de igreja.

Você não necessita ter tal manifestação visível do chamado de Jesus ao serviço. Você tem algo igualmente confirmado do seu chamado ao discipulado. Jesus diz a você, "Ide portanto. ... Estou com você todos os dias, até o fim do mundo" (Mat. 28:19, 20). É aí exatamente onde você está agora, no “fim do mundo". Você é ordenado pelas invisíveis perfuradas mãos de Jesus.

Paul E. Penno


Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.


Notas do tradutor:



1) ”Todo que for perfeito será como seu mestre” ( Lucas 6:40, KJV e Almeida Fiel); “bem instruído” (Almeida Contemporânea, e edição Revisada).


2) No Comentário Bíblico Adventista, vol. 5, pág. 909 lemos: “Os seguidores não interromperam de imediato suas ocupações usuais e se tornaram discípulos no completo sentido da palavra. Não até um ano depois, na primavera do ano 29 d.C., quando receberam o chamado para discipulado permanente (ver Lucas 5: 1 e 11), somente então poderia ser dito que ‘deixaram tudo, e O seguiram’, Lucas 5:11, ú. p.”.

Inicialmente todos vamos a Cristo por interesses pessoais, egoísticos. Os discípulos esperavam que Jesus restabelecesse o poder de Israel, e ansiavam por alguma importante posição no futuro governo. Mas por contemplarmos a Cristo somos transformados. Isto é o que ocorreu com os discípulos. Nossa aproximação a Deus não deve ser “pela esperança de recompensa ou pelo temor do castigo, mas pelo sincero desejo de reivindicarmos o caráter de Deus”. Entretanto inicialmente todos nós vamos a Cristo por motivos egoísticos, depois é que somos transformados.

"O Rei da Glória muito Se humilhou ao revestir-Se da humanidade. Rude e ingrato foi Seu ambiente terrestre. Sua glória foi velada, para que a majestade de Sua aparência exterior não se tornasse objeto de atração. Esquivava-Se a toda exibição exterior. Riquezas, honras terrestres e humana grandeza nunca poderão salvar ... . Jesus Se propôs que nenhuma atração de natureza terrena levasse homens ao Seu lado. Unicamente a beleza da verdade celeste devia atrair os que O seguissem. O caráter do Messias fora desde há muito predito na profecia, e era Seu desejo que os homens O aceitassem em razão do testemunho da Palavra de Deus" O Desejado de Todas as Nações, pág. 43, primeiros dois §§ do cap. 4).


3) Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor ... o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. ... Todo o poder foi entregue em Suas mãos, para que Ele pudesse dar ricos dons aos homens, transmitindo o inestimável dom de Sua justiça ao impotente ser humano.

“O Salvador crucificado deve aparecer em Sua eficaz obra como o Cordeiro sacrificado, sentado no trono, para dispensar as inestimáveis bênçãos do concerto, os benefícios que Sua morte concederia a cada alma que nEle cresse. ...

“Os séculos, o tempo, nunca poderão diminuir a eficácia de Seu sacrifício expiatório.” Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91 a 93 (grifamos). Deus olha a cada pecador como Seu amigo (Rom.5: 8 e 10)


4) A Bíblia é abundantemente clara que o evangelho é todo-inclusivo, irrevogável, e contem uma boa nova incondicional: Jesus é o Salvador do mundo; é o Salvador de todos os homens. Este é um dos elementos singulares, essenciais da mensagem de 1888: O sacrifício de Cristo não é meramente provisional mas eficaz para o mundo inteiro, de modo que a única razão pela qual alguém pode perder-se é por preferir resistir à graça salvadora de Deus. Para aqueles que por fim se salvarão, Deus foi quem tomou a iniciativa; no caso dos que se perderem, eles é que assim escolheram. A salvação é pela fé; a condenação é por descrença. Se você compreende e crê quão boas são as boas novas será difícil estar perdido e fácil ser salvo. Uma vez que Cristo já pagou a penalidade do pecado de todo homem, a única razão por que alguém pode ser condenado no final é a persistente descrença, Isto é o que aconteceu com os israelitas quando já estavam às portas da terra prometida: nela não puderam entrar por causa da sua incredulidade” (Hebreus 3:19).