sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Lição 4 - Lições de Candidatos a Discipulos

Quando se trata de discipulado todo o mundo finalmente tem uma só decisão a fazer; e esta decisão tem apenas duas opções—sim ou não (para rejeitar é dizer não). Embora Deus tenha colocado a inteira raça humana em Cristo antes do fundação do mundo (Efésios 1); embora estejamos em Cristo (num sentido puramente judicial) quando nós nascemos, em algum ponto em nossa experiência, Deus nos confronta com a pergunta: "Você será Meu discípulo? Há algo em sua vida que te abaterá. Há uma falta ou defeito em seu caráter que Eu necessito remover—para substituir por Minhas boas obras de justiça. Você me deixará removê-lo? Crê você nisso"?

E agora, o que nós fazemos?

Quão bom é você em arranjar desculpas? "Estou ocupado agora". (Está você tão ocupado com a obra do Senhor, que não tem tempo para o Senhor da obra)? "O que há de errado com... ?" (Talvez nada. Mas quem é o primeiro em sua vida? O que Deus quer? Adoramos Deus na maneira que Ele quer ser adorado? Ou adoramos Deus na nossa própria maneira, assim adorando o eu)? "Bem, fulano e sicrano fizeram isto e aquilo, então tenho que responder assim". (E quem você disse está no controle de sua vida)?

Houve candidatos a discípulos que arranjaram desculpas semelhantes para Jesus ao que Ele respondeu, "Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos,"1 e, "As raposas têm covis...2" Para cada situação havia uma resposta diferente baseada no que era a pedra de tropeço do indivíduo. Quem você adora? Qual é o seu ídolo?

Há um velho ditado: "Você só é responsável pelo que você pode dizer sim ou não a ...". Eu gosto deste adágio porque coloca a responsabilidade por nossas decisões diretamente sobre aquele que as toma. Afinal você e eu temos controle do que, em última instância, acontece a nós. Eu não posso controlar o que outros fazem, mas posso tomar minhas próprias decisões.

Quando Deus vem a você e diz, "há algo em sua vida que vai te abater. Há uma falta ou defeito em seu caráter que Eu necessito remover—substituir por Minhas boas obras de justiça. Você me deixará fazê-lo?” Diga SIM imediatamente. Porque dizer "não", e continuar a dizer finalmente "não", o causará querer matar Deus (Mat. 26, Apocalipse 20). Então eu o encorajo a dizer SIM—e, com sinceridade de coração, tendo isto decisivamente em vista..

Permitamos um dos mensageiros de 1888, A. T. Jones3, dizê-lo na maneira que só ele pode, e isto está no Boletim da Conferência Geral de 1893, págs. 403 e 404, (*trata-se do sermão, de nº 17 da série A Terceira Mensagem Angélica):

“Bem, agora, lemos os versos, ‘Ele Se deu por nós’4. Ele nos Comprou.. Quantos de nós? [a congregação: ‘Todos nós’]. Quando foi que ele fez isto? [a congregação: ‘Antes da fundação do mundo’5]. Que tipo de pessoas éramos nós antes da fundação do mundo? ... O que Ele comprou exatamente então? Ele nos comprou, e tudo que era nosso. E como comprou o que havia de nós, Ele comprou nossos pecados. Isaias o descreve—‘feridas, e inchaços, e chagas podres’6; nenhuma sanidade em absoluto. Não é verdade? ...

“Bem, agora, deixe-nos avançar um pouco. Ele Se deu por nossos pecados; mas o mesmo pensamento vale para todos: Ele não tomará nossos pecados—embora Ele os tenha comprado—sem nossa permissão. Raciocine um pouco mais com o mesmo pensamento. ‘Ele Se deu’ pelos pecados de quem? [a congregação: ‘Pelos nossos’]. De quem eram eles? [a congregação: ‘Nossos’]. Ele Se deu por eles. Sendo eles nossos, a quem Ele Se deu quando os comprou? [a congregação: ‘A nós’]. Ele Se deu a mim, por meus pecados? [a congregação: ‘Sim’]. Então a escolha é sempre minha quanto a se eu prefiro ter os meus pecados ou deixar que Ele os tenha, não é? [a congregação: ‘Sim’]. Esta é a escolha viva perante mim, é? [a congregação: ‘Sim’]. Esta é a escolha diante de vocês? [a congregação: ‘Sim’]. Qual vocês preferem ter, seus pecados ou Cristo? [a congregação: ‘Cristo’]. Então daqui para a frente pode haver qualquer hesitação sobre deixarmos que algo se vá, que Deus mostra ser pecado? Vocês o deixarão ir quando for apontado? Quando o pecado for lembrado a você, diga, ‘eu prefiro ter a Cristo ao invés disso’. E deixe o ir [a Congregação: ‘Amém’]. Somente diga ao Senhor, ‘Senhor, eu faço a escolha agora; eu faço a troca; prefiro ter a Ti; (*o pecado) foi-se, e tenho algo melhor’. Agradeça ao Senhor! Então onde no mundo está a oportunidade para qualquer de nós sermos desencorajados por nossos pecados?

“Agora alguns irmãos aqui fizeram exatamente isto. Vieram aqui livres; mas o Espírito de Deus trouxe à tona pecados ocultos dos quais eles nunca se deram conta. O Espírito de Deus foi mais fundo do que jamais tinha ido anteriormente, e revelou coisas que eles nunca viram antes; e então, em vez de agradecerem ao Senhor porque realmente existiam, e deixarem inteiramente o negócio maligno ir embora, agradecendo ao Senhor porque eles nunca tiveram tanto dEle, muito mais do que jamais tiveram antes, começaram a ficar dissuadidos. Disseram, ‘Oh o que eu farei? Meus pecados são tão grandes’. Aí deixaram Satanás lançar uma nuvem sobre eles, e os levar ao desânimo, e eles não tiram nada de bom destas reuniões dia após dia. ...

“Se o Senhor trouxe à tona pecados a nós nos quais nunca pensamos antes, isso, por si só, mostra que Ele está descendo às profundezas (*do nosso ser), e Ele alcançará finalmente o fundo; e quando Ele acha a última coisa que é suja ou impura, que esta em desarmonia com Sua vontade, e traz aquilo à tona, e a mostra a nós, e nós dizemos, "eu prefiro ter O senhor do que isso," —então a obra (*do Senhor) está completa, e o selo do Deus vivo pode ser fixado sobre esse caráter.

Qual você preferiria, ter a integralidade, a inteira perfeição de Jesus Cristo, ou ter menos que isso, com alguns de seus pecados encobertos os quais você nunca notou antes? ... E então Ele deve cavar abaixo, aos lugares fundos com os quais nunca sonhamos, porque nós não podemos entender os nossos corações7. Mas o Senhor conhece o coração. Testa a consciência. Limpará o coração, e trará à tona o último vestígio de maldade. Deixem-nO atuar, irmãos; permitam-nO continuar Seu trabalho de sondagem8. E quando traz nossos pecados perante nós, deixe o coração dizer, ‘Senhor, Tu Te deste por meus pecados; Oh, tomo a Ti em vez deles’. Eles se foram, e eu me regozijo no Senhor. Irmãos, sejamos honestos com o Senhor, e O tratemos como Ele nos quer que o façamos.” (Boletim da Conferência Geral de 1893, páginas. 403, 404; A Terceira Mensagem Angélica, Paradise View, págs. 119-120.)

O que estamos nós esperando? Diga "Sim" a Deus agora, e experimente as verdadeiras alegrias do discipuladohoje! São suas já; você as pode ter agora, faça com que elas aconteçam em sua experiência.

Craig Barnes


Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.


Notas do tradutor:


1) Mateus 8:22 e Lucas 9:60,. “Este homem estava extremamente cauteloso tanto quanto o primeiro extremamente entusiasmado (*vs. 20 e 58). Ele disse a Cristo algo como, ‘Eu gostaria de O seguir, mas não o posso enquanto meu pai vive’. Em resposta o Senhor falou, por assim dizer, ‘Eu reconheço completamente sua obrigação para com seus pais; entretanto, sua profissão para com o reino dos céus tem preferência até mesmo sobre isto.’ As reivindicações do evangelho transcendem os laços familiares—não que estes sejam desprezados de modo algum, mas que eles não devem ser uma desculpa para falhar em atender o chamado de Cristo para o serviço (veja Marcos 7:11 e 12, e Lucas 2:14)” SDABC (comentário bíblico adventista), R & H, 1980, vol. 5, pág. 366;

2) Mat. 8:20 e Lucas 9:58;

3) Dois foram os mensageiros de 1888: "Ellet Joseph Waggoner ... e Alonzo Trevier Jones. Ambos se tornaram editores da revista Signs of Times em 1886.... e em 1888 deram uma série de memoráveis sermões sobre justificação pela fé na assembléia da Conferência Geral realizada em Mineápolis, e se especializaram em pregar sobre o assunto por muitos anos depois disto.” Enciclopédia Adventista, volume 10 da série SDABC, R & H, 1980, pág. 1563, sobre Ellet J. Waggoner, grifamos.

Ellen G. White “assistiu à importante assembléia da Conferência Geral de 1888, em Mináepolis, na qual ela pregou 9 vezes. Depois disto ela viajou por muitos meses (*com Waggoner e Jones) pregando nas igrejas sobre o assunto da justificação pela fé.” Ibidem, pág. 1590, sobre Ellen Gould (Harmon) White.

No centenário da assembléia de Mineápolis, 1998, o Patrimônio dos Escritos de Ellen White publicou uma antologia de tudo que ela escreveu sobre “1888”, que resultou em 4 volumes, com um total de 1821 páginas grandes (formato A-4) xerocopiadas dos documentos originais, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888. Nesta coleção literária não está incluído o que já havia até então sido publicado sobre o assunto, tais como Testemunhos Para Ministros, págs 91 a 98, Mensagens Escolhidas, vol. I, págs., 234 e 235, e inumeráveis textos de Caminho a Cristo, O Desejado de Todas as Nações, O Maior Discurso de Cristo, Parábolas de Jesus, etc. ...

Nestas publicações há mais de 100 referências e recomendações às pessoas dos pastores Waggoner e Jones e sua mensagem;

4) Gálatas 1:4, Efésios 5:2, Tito 2:14, Romanos 5:8 e 8:32;

5) Apocalipse 13:8;

6) Isaias 1:6;

7) Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?, Jeremias 17:9; Salmo 139: 23 e 24: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.