quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Lição 5 - As Mulheres e o Discipulado

O custo de discipulado é o que "tudo" significa para você.

Na lição da semana passada, quando confrontado pelo jovem príncipe rico, Jesus não desafiou diretamente sua reivindicação de guardar os mandamentos. Ele simplesmente mostrou-lhe que ele não tinha abandonado tudo para servir a Deus. Para o jovem príncipe rico, "tudo" era sua grande riqueza. "Tudo", é diferente para cada um de nós.

Cada uma das mulheres, na lição desta semana, já sabia algo sobre Jesus antes de seu momento de "crise". Todas elas decidiram que "tudo" que era valioso (*para elas) podia ser posto no pó a fim de seguirem a Jesus.

Para Maria, mãe de Jesus, foi pedido sacrificar a única coisa que valia algo a uma mulher jovem pobre na sua sociedade—sua pura reputação. Estar grávida antes de se casar quase a tornou inelegível para o matrimônio. Se o Senhor não tivesse intervindo, José calmamente teria se divorciado dela1. Uma mãe solteira naqueles dias tinha poucas opções, o normal era a prostituição.

Maria não estava grávida quando o anjo veio a ela. Havia muitas questões práticas que podiam ter destruído sua fé. Se tivesse recusado, o céu teria honrado seu desejo. Em vez disso, ela escolheu acreditar que tinha sido escolhida para fazer parte dessa união misteriosa entre a humanidade e divindade. Se ela tivesse se agarrado a sua "glória" terrena de uma reputação pura e casta, que bênção teria ela perdido.

A mulher com a doença aflitiva arriscou passar por severo constrangimento público se fosse exigido explicar sua situação a Jesus. Ele estava constantemente cercado pelas multidões, então qualquer explicação teria sido para todos ouvirem.

Na sociedade judaica, a um homem não era permitido ter relações com uma mulher "imunda" (Lev. 15:19-33). Se esta condição começou antes de ela se casar, ela provavelmente nunca contraiu matrimônio. Além do embaraço, ela arriscou (*ser alvo de) grande raiva por parte da multidão porque qualquer que a tocasse ou a suas vestes, seria considerado imundo por sete dias. Quando ela reconheceu que sua única esperança era Cristo, até mesmo temor de constrangimento público e raiva foram postos de lado.

A mulher junto ao poço tinha tido muitos segredos que provavelmente a confrontaram em alguma maneira diariamente. Embora ela não O tenha procurado, uma vez que Jesus tinha ganhado sua confiança, ela correu a seus vizinhos para contar-lhes sobre Ele. Não se preocupando mais com sua reputação, ela contou a todo o mundo que Jesus sabia todos os seus segredos. Quando ela abandonou a "tudo," tornou-se uma discípula.

Martha é a única mulher citada em nossa lição que recebeu um negativo mas suave comentário de Jesus. Permitiu que seu desejo por um amável, bem administrado lar e vida, a mantivessem fora do discipulado. Era tão sega que isto a impediu de ver a melhor escolha que sua irmã Maria tinha feito. Martha podia ter racionalizado que "limpeza segue-se a santidade”, mas Jesus não quis dizer isso. Ele espera que dirijamos razoavelmente vidas limpas e em ordem, mas não ao custo do discipulado. A história de Lazaro nos fala de um final feliz para Martha. Ela disse a Jesus, "Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo" (João 11:27). Onde quer que seu "tudo" estivesse, ela estava disposta a fazer esta forte declaração de fé ao Homem que desafiou sua necessidade de controle em sua vida.

Embora a lição especificamente não mencione Maria Madalena, ela é quem Jesus elogia a Martha. Maria nada teve a perder. Era a pior (*pessoa) que havia na sua sociedade. Mas ela tinha visto algo que ninguém mais vira2. Ela viu e, ao menos parcialmente, entendeu a cruz. Viu que era por seus muitos pecados que Jesus iria morrer aquela morte horrível. Entendeu que fora perdoada muito e devia tudo a seu Senhor e Mestre. Agüentou todo o desprezo, desdém, e zombaria que deve ter sido dirigida a ela a fim de estar perto de Jesus. No jardim, depois que Ele morreu, arriscou ser pressa e (*talvez) algo pior por parte dos soldados que vigiavam o túmulo, porque necessitava estar perto dEle.

Seu entendimento da cruz não veio sem luta. Mas Jesus foi paciente todas as sete vezes. Cada vez seu grande pecado a venceu, Maria continuou a colocar sua fé em Jesus. Aprendeu a lição “de sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus3.

Cristo obteve a vitória sobre o pecado e Ele quer nos dar Sua vitória. Seu triunfo é suficiente para nós. Como cremos em Sua vitória? A oração é simples: "Senhor, dá-me a mente de Cristo. Eu não tenho nenhuma força em mim para que Tu possas adicionar a ela; necessito de uma completa recriação de minha mente e vontade"4. Então, escolha crer que Ele a dá a você e louve a Deus por Seu inexprimível Dom!

—Arene Hill


Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.


Notas do Tradutor:

1) O pastor Sikberto Renaldo Marks , no comentário desta semana diz: Naqueles tempos o casamento era paralelo ao noivado de hoje, não moravam juntos por uns tempos.

2) Sim, “Maria tinha visto algo que ninguém mais vira.” Maria Madalena não só entendeu a morte expiatória de Cristo, ela O ungiu para a sepultura porque antevia a grande missão e as grandes lutas pelas quais seu Salvador passaria nos Seus momentos finais.

Na Cruz “Satanás torturava com cruéis tentações o coração de Jesus. O Salvador não podia enxergar para além dos portais do sepulcro. A esperança não Lhe apresentava Sua saída da sepultura como vencedor, nem Lhe falava da aceitação do sacrifício por parte do Pai. Temia que o pecado fosse tão ofensivo a Deus, que Sua separação houvesse de ser eterna. Cristo sentiu a angústia que há de experimentar o pecador quando não mais a misericórdia interceder pela raça culpada. Foi o sentimento do pecado, trazendo a ira divina sobre Ele, como substituto do homem, que tão amargo tornou o cálice que sorveu, e quebrantou o coração do Filho de Deus”. O Desejado de Todas as Nações, pág. 753.

Eu imagino Satanás torturando ao Salvador com argumentos tais como: “por que este sacrifício todo que ninguém valorizou? Todos te abandonaram. Nem um sequer dos teus discípulos entendeu e creu em Tua missão. Você está morrendo por nada. Desça da cruz e eu te darei o mundo todo sem necessidade de sacrifício algum”.


Cristo pode ter respondido:

Não Satanás, você está enganado. Houve alguém que entendeu e creu em Minha missão. Foi Maria, ela “antecipou-se a ungir o Meu corpo para a sepultura” (Maços 14:8) “trazendo um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de grande valor,... derramou-o sobre a Minha cabeça” (vs. 3). Eu morreria se fora somente por ela.

Sim, Maria foi um lenitivo para Jesus, “Extravasando o seu amor sobre o Salvador, enquanto Ele tinha conhecimento da dedicação dela, O estava preparando para Seu sepultamento. E, ao baixar à treva de Sua grande prova, levou consigo a lembrança desse ato, penhor do amor que Seus remidos Lhe votariam para sempre.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 560.

3). Filipenses 5:2;

4) Ele está desejoso de recriar a nossa mente, se O permitirmos, através da Sua Palavra que é Ele próprio. Ele é o Verbo (João 1:1). Da mesma forma Ele deseja recriar-nos. A salvação de nossas almas é uma recriação de nossas mentes. “Vivifica-me, ó Senhor, segundo a Tua palavra” (Salmos 119:107). “Apresente Cristo a Satanás em cada tentação. Mostre Cristo ao inimigo, Diga-lhe: “está escrito” ( Mat. 4: 4, 7 e 10, e Lucas 4: 4, 8 e 10). “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). “Ordena os meus passos na Tua Palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma” (Salmos 119: 133). Mergulhe fundo no estudo da Palavra de Deus. Se não o fizer estará correndo sérios riscos. Os que “não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, quando vem a tentação se desviam” (Lucas 8:13). Estude e medite na Palavra de Deus cada dia. Esconda diariamente Cristo em sua vida e em seu ser. “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti” (Salmos 119:11). “a Palavra do Senhor ... é um escudo para todos os que nEle confiam” (Salmos 18:30 e Provérbios 30:5). “Em Deus louvarei a Sua Palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne” (Salmo 56:4). “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra” (Salmos 119:9). ”Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105). Pela Palavra será a igreja santificada (Efésios 5:26). “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4:12). “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas” (Tiago 1:21). “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações” (II Pedro 1:19)

5) Arlene Hill, autora destes comentários, é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local.