quinta-feira, 10 de julho de 2008

Lição 2 - Tudo Para com Todos

Em pregar o evangelho, rapidamente se torna evidente que ao longo de todo o mundo (ou mesmo no nosso próprio bairro), existem diversas questões para pessoas diferentes, e torna-se oportuno se adaptarem à abordagem que poderíamos utilizar. O Espírito Santo é quem faz isso. Ele trata individualmente com cada um de nós e fala aos nossos corações: "—Há algo em sua vida que lhe está ferindo; (pode ser uma falha ou um defeito) que Eu gostaria de afastá-lo de você. Será que você deseja ter isto removido da sua vida? "Ao dizer “sim” Ele remove de nós tal pecado. Para cada um de nós pode ser um pecado diferente, pois temos idéias acariciadas e de desenvolvimento de caráter em resultado das nossas próprias escolhas. Ao dizer "não", Deus recua e nos dá um tempo e, em seguida, volta a desafiar-nos novamente sobre o mesmo ponto, mas talvez a partir de um ângulo diferente. Em cada ponto, ao dizermos "sim", e Deus remover o pecado de nossa vida, Ele pode, eventualmente, passar para o último pecado. Quando dissermos "sim" para este, Ele terá removido a última coisa e nós estaremos livres. De qualquer forma, quer nós digamos "sim" ou "não", Deus varia Sua abordagem, para que Ele possa satisfazer as nossas necessidades individuais.

Ao Ele nos usar no trabalho com outros, e ao nós pedirmos ao Espírito Santo para nos dar palavras para falar que irão encorajá-los, Ele vai nos mostrar o que dizer, quer nós entendamos o que estamos dizendo ou não; independentemente de sabermos os verdadeiros problemas do coração de uma (ou mais) das pessoas com quem estejamos a falar. Deus irá variar até mesmo aquilo que dissermos aos outros.

. Ao aprendermos sobre as pessoas e ter um pouco de compreensão das necessidades individuais, é possível fazer variar a abordagem que tomamos com a mensagem de 1888, a mensagem do 3º anjo, que deve ir ao mundo inteiro? Eu tenho algumas sugestões que são, na melhor das hipóteses, simplistas, pois ninguém pode antecipar cada necessidade. Diferentes indivíduos podem ser susceptíveis de reter os aspectos específicos mais preciosos da mensagem, e os pontos de discussão com eles, tendo em conta que todos estes pontos deverão levar-nos a centrá-los na cruz–(*no amor) Ágape! (I Cor. 2:2).

. • Para cientistas, principalmente biólogos e geólogos: A Palavra de Deus tem inerente dentro de si o poder de criar o que diz. Isso obviamente afeta a história da criação, mas também irá afetar qualquer um que esteja lutando com uma compreensão da maneira pela qual Deus lida com os seus próprios pecados e profundo arrependimento. Ela constitui a base da fé (Gênesis 1, Deus falou e aconteceu, Parábolas de Jesus, pág. 333; AT Jones, Lições sobre Fé, pág. 18).

. • Para professores e alunos: Os três "Ps" da salvação, Deus já nos salvou (passado) do castigo do pecado na cruz. Deus nos salva (tempo presente) hoje do poder do pecado quando nós cremos. Deus nos salvará (futuro) da presença do pecado quando Ele vier para nos levar ao lar. Isso afeta a nossa forma de interpretar o que lemos nos nossos estudos pois os escritores usam diferentes tempos (*verbais) (*grifamos).

• Para os eleitores e os políticos: Jesus Cristo é o representante da raça humana – o segundo Adão. O que fez, Ele o fez como sendo a raça humana. Ele inverteu completamente aquilo que o primeiro Adão fez, e muito mais: (Rom. 11:16—as primícias; Gen. 2:7- soprou o fôlego da vida em Adão; Gen. 25:23—duas nações em Rebecca; Heb.7:9, 10—dízimos pagos por Abraão; Ef. 1:3, 4—todas as bênçãos espirituais em Cristo; I Cor. 15:19-23—Cristo as primícias; Atos 17:24-26—um sangue; O Desejado de Todas as Nações, págs. 112, 113, e Testemunhos para Ministros, pág. 19, 20-Cristo é o nosso representante; Parábolas de Jesus, pág. 326; E. J. Waggoner, As Boas Novas, pág. 11-13).

. • Para os contabilistas, agentes de crédito, agentes imobiliários, e negociantes em geral: Título(*Propriedade)
X Posse. Deus nos deu todas as coisas em crédito Ele nos deu todas as coisas por herança. Ele criou um fundo (*um penhor) fiduciário para cada um de nós, antes da fundação do mundo. Começamos a receber a posse destas coisas quando cremos (cf. Ef. 1-3; Tim 1. 4:9, 10; Ef. 2:4-6, 9-10; I Pedro 1:3, 4; Ef . 3:2, 17—a dispensação da graça de Deus e da habitação de Cristo no coração pela fé; Parábolas de Jesus, pág. 326, 327; E. J. Waggoner, As Boas Novas, pág. 11, 12)

. • Uma vez mais, especialmente para os advogados (a Bíblia está cheia de conceitos jurídicos): Deus está sendo julgado. Deus é o réu e juiz, Satanás é o acusador, nós somos testemunhas de Deus, e todo o universo é o Júri. O trabalho do juiz é a de representar e absolver o réu (Salmo 76:8, 9; Juízes 2:16; I Sam. 24:15, I João 4:17; Rev. 16:17—Deus está em julgamento; Lucas 18:8—o juízo investigativo procura testemunhas; Rev. 14:1-8; 7:1-17—a intimação das testemunhas; Isa. 43:8-14—o julgamento (Quem é Deus!); Isa. 14:12-14—a alegação do autor; Jô 1:6-12—a cruz­—exame de uma testemunha pelo demandante (*requerente) (julgamento).

. (a) O pr. E. J. Waggoner, no Boletim da Conferência Geral de 1891, sermão nº 3, pág. 1, diz: "Deus mesmo está em julgamento perante o universo e Satanás e os homens maus, sempre O têm acusado de ser injusto e arbitrário, mas, no juízo todo o universo vai dizer, 'Justos e verdadeiros são os teus caminhos, tu Rei dos santos."

. (b) O pr. A.T. Jones, no Boletim da Conferência Geral de 1895, sermão, nº 23, pág. 448, diz: "Ele veio a este mundo para demonstrar a injustiça do argumento que Satanás apresentara perante o tribunal de Deus, como o advogado acusador a partir deste mundo. Este pensamento, é legal em toda sua extensão. ... E Ele conquistou e, assim, Se tornou, de novo, O Cabeça deste mundo e de todos os que serão resgatados de Satanás e do próprio mundo. ... A palavra no grego que diz que o acusador dos nossos irmãos' foi lançado fora (*Apoc. 11:10,)", transmite a idéia de um acusador que de dia e de noite vem perseguindo no tribunal, mas ele não tem mais nenhum caso. Ele foi repudiado. Ele não tem nenhum argumento. Por quê? Porque agora temos um advogado no tribunal, Jesus Cristo, O Justo."

. • Para os arquitetos, construtores, e empreiteiros: O santuário terreno ilustra o celestial, e foi construído de acordo com o padrão celestial (Ex. 25:8, 9; Heb. 9:9; A. T. Jones, O Caminho Consagrado Para a Perfeição Cristã, pág. 81 e 82).

. • Para todos nós, especialmente pastores: O perdão de Deus é redentor. Deus não só perdoa os nossos pecados, mas Ele remove o pecado e a culpa. Ele fez isto na cruz, e Ele o está fazendo agora, através do Seu trabalho no Lugar Santíssimo do Santuário Celestial, a purificação do santuário dos pecados do povo, assim, prepara um povo para a Sua vindicação no Seu julgamento e para a Sua vinda, para receber a sua herança. (*grifamos).

Convido todos a permitir que Deus nos dê uma parte neste glorioso trabalho.

—Craig Barnes

Tradução e Acréscimos marcados com asteriscos de João Soares da Silveira.

O tradutor voltou, nesta sexta-feira, às 11 horas, do hospital, e agradece as orações dos irmãos.

.>>>>>>Às 12:30 horas foi feita uma correção, e às 20:30outra, para o presente estado do texto.