domingo, 6 de julho de 2008

Lição 1 - O Apóstolo Paulo

Nosso guia de estudos para este trimestre (3º trimestre 2008) é intitulado "Os Grandes Mensageiros da Esperança. É um estudo da vida de pessoas como João, o batista, o Apóstolo João, o Apóstolo Pedro, o profeta Daniel, e outros.

Verdadeiramente estes homens (e mulheres, merecedores) eram de fato "fieis" ao Senhor. Suas histórias de vida são um grande estímulo a nós hoje.

No entanto, o Senhor nunca chamou qualquer deles de "grande".

Aliás, tome Moisés como exemplo, o "servo do Senhor" : o Senhor nunca o chamou "grande". O Senhor honrou-o altamente pela sua fidelidade; mas o Senhor nunca disse uma palavra que encorajaria Moisés a ponto de tornar-se orgulhoso de si.

Aliás, em todas estas histórias chamadas "Mensageiros da esperança", o Senhor parece não dar valor à sua fidelidade; para eles, ser "fiel", é somente um dever.

Jesus explica este princípio em Lucas 17: "Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer (vs. 9 e 10). Em outras palavras, nós devemos dizer, "Nós não merecemos ser chamados "grandes"."

Isto soa como se o Senhor não aprecia nosso serviço fiel? Não! Quando por fim Ele diz a você, "Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor”. (Mat. 25:21), sentir-se-á que Ele o elogia aos céus! (E isso é verdade!).

Mas o Senhor considera que toda sua fidelidade, todo seu trabalho duro e abnegação, é somente a resposta adequada de qualquer coração honesto à "muito mais abundante graça" do Senhor Jesus; nenhum negócio grande. ...

O Senhor foi ao inferno para salvar sua alma; você responde por dar o seu coração, sua vida, seu todo, não é nenhum negócio grande ficar orgulhoso sobre isso; é somente a resposta adequada de qualquer coração que acredita na cruz de Cristo!

Isto é explicado claramente em II Corinthians 5: "O amor de Cristo nos constrange" (vs. 14). Paulo diz que ele sabe que algumas pessoas pensarão que ele é louco; aqui despeja sua muito abundante vida fora em serviço altruísta por Cristo, e ainda fazendo assim longo depois da “idade avançada”.

Por que ele não escolhe uma vila pequena, amável perto do Mar mediterrâneo, e descansa da sua longa vida de serviço de guerreiro? Nós temos muitos pastores aposentados e professores, hoje; mas Paulo não podia "aposentar" porque esse amor (Ágape) de Cristo o manteve impulsionando no seu coração; era ele um melhor homem que nós?

Não; ele simplesmente tinha visto algo no dia que estava a caminho de Damasco quando tentou destruir a igreja de Cristo Jesus, e Jesus falou a ele e disse "duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

O Paulo nunca se esqueceu disso!

Nós ainda podemos deixar o eu ser crucificado quando nos "aposentamos," e embora podemos cultivar algumas rosas, etc., nós ainda podemos manter-nos dedicados ao Senhor.

O Espírito Santo dá a você e a mim individualmente, pessoalmente, a própria "visão" desse amor [Ágape] de Cristo. O movimento final vem repentinamente;ao estarmos prontos para receber a direção do Senhor.

Que nós permitamos deixa-nos estar prontos para receber a direção do Senhor.

Tradução de João Soares da Silveira

Nota do tradutor:

1) O tradutor devido a uma pneumonia, com tosse seca, súbita, teve que ser internado. Daí a apresentação dessas introspecções já vencidas. Ainda assim o fazemos porque muito de nossos irmãos as imprimem e as mantém como lição. Foram corrigidas após a alta, em 11/7.