sexta-feira, 18 de julho de 2008

Lição 3 - João Batista: Preparando o Caminho para Jesus

Preparando o caminho para Jesus: O autor da lição selecionou um (*texto) de advertência da Escritura para nós, que fala quanto a, por que nós, como um povo, temos estado experimentando uma demora no retorno de Jesus. Colossenses 2,8: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”

É claro que Paulo está preocupado a respeito do que os colossenses criam, porque o que alguém crê faz toda a diferença!

Começa com um Chamado Especial: Deus chamou esta Igreja e lhe deu uma mensagem distinta e especial, Apocalipse 14:6-12, preparar o caminho para Jesus retornar. Esta mensagem era para ser proclamada no Espírito de Elias e devia ser vista demonstrada na vida da congregação inteira. No começo, estudo foi feito, com oração, para investigar o que as Escrituras ensinaram para não sermos enganados pela tradição ou a filosofia de homens. Deus na Sua grande misericórdia deu o Espírito de Profecia à Igreja para guiá-la e protegê-la.

Logo foi descoberto que éramos a igreja de Laodicéia e Deus tinha enviado uma mensagem especial aos líderes desta igreja, de modo que eles talvez pudessem encorajar a congregação para permanecer focalizada (*em Cristo) enquanto dando as três mensagens angélicas ao mundo. Deus entendeu bem a necessidade de Seus líderes escolhidos em estarem "quentes," para que então o povo também pudesse estar quente, e se os líderes se tornassem "mornos" a igreja inteira se tornaria morna. Há sempre uma (*relação) direta entre causa e efeito.

O Espírito Santo nos Prepara: I Coríntios 3:16: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” O Espírito de Deus traz tudo de Cristo na Sua plenitude a cada crente e Cristo então mora no templo da alma pelo Espírito Santo. Isto foi declarado ser "O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos Seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Col. 1:26, 27).

Esta glória sabemos ser o caráter de Cristo (veja João 17:17-24). "Ser um cristão é ser seguidor de Cristo. O cristão é uma pessoa em quem a vida e caráter de Cristo são reproduzidos". (isto é do pastor E. J. Waggoner, em The Present Truth, A Verdade Presente: de 5 de Setembro de 1895).

Ellen White é também clara: "É o Espírito Santo, o Confortador, que Jesus disse que enviaria ao mundo, que muda nosso caráter na imagem de Cristo; e quando isto é realizado, nós refletimos, como num espelho, a glória do Senhor. Isso é, o caráter dos que assim contemplam a Cristo é tão semelhante ao dEle, que alguém olhando ao próprio (*caráter) deles vê o de Cristo brilhando como em um espelho" (Review and Herald de 28 abril de 1891).

Nossa Vida Mudada e Comportamento: É um fato histórico que em 1844 Cristo iniciou Sua obra no lugar Santíssimo como nosso Sumo Sacerdote (veja Heb. 8: 1, 2). Nós chamamos este trabalho de a purificação do santuário, quando o Sumo Sacerdote purifica o santuário antes do Seu retorno à terra como Rei.

Para purificar o santuário celestial, os pecados do Seu povo devem ser interrompidos em sua fonte. Col. 1: 26 e 27 declara que é "Cristo em vós, a esperança de glória". O mistério então torna-se: como Cristo, nosso Grande Sumo Sacerdote, está em nós, purificando-nos, o templo de Deus (vê 1 Cor. 3:16).

Waggoner declara: "Vimos que Cristo, a Palavra, que é Deus, é inseparável da Palavra escrita. Se cremos nas Escrituras, Cristo mora no (*nosso) coração pela fé. O mistério de Deus feito carne deve ser reproduzido em nós. "Cristo em vós, a esperança de glória" (Colossenses 1:27), é o mistério do Evangelho" (*Isto também é do pastor E. J. Waggoner, e está no seu artigo "O Verbo Feito Carne," publicado no periódico The Present Truth, A Verdade Presente, de 19 de dezembro de 1895. Neste Blog você o encontra, inteiro, postado em 6 de agosto de 2008)

A Mensagem de Elias e o Retorno de Jesus: Em 1888 Deus, na Sua grande misericórdia, deu uma mensagem clara, diretamente do Seu trono, pelo Espírito Santo, através de Waggoner e Jones, à Conferência Geral, na sessão (*realizada) em Minneapolis. Esta mensagem era para concluir a obra do evangelho por preparar um povo para estar pronto para regozijar-se em Seu retorno! 1

Concernente ao mistério em que Cristo, nosso Sumo Sacerdote, purifica nosso santuário (*o templo da nossa alma) João, o revelador, escreve, "Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.” (Apoc. 10:7). Os corações do povo de Deus serão purificados ANTES DA 2ª vinda de Cristo, em outras palavras, na obra de purificação do santuário.

Deus terá um povo preparado para ficar em pé sem um Mediador (*mas terão um Salvador) antes do fechamento da porta da graça. Um mediador só é necessário onde pecado é encontrado. Este povo está pronto porque andou de acordo com a luz revelada—permitindo o eu ser crucificado com Cristo e por permitir que Ele os purificasse por parar o pecado em sua fonte (*os seus corações).

Sobre as Tradições dos Homens: É uma tradição popular ensinar, contrário às revelações do Espírito de Profecia, que a mensagem de 1888, enviada por Deus, já foi aceita. Isto é um vazio engano de acordo com as tradições de homens, e não de acordo com Cristo

Muito obrigado ao autor desta lição em nos advertir do perigo ao apontar-nos à Escritura: “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, ... e não segundo Cristo” (Col. 2:8).

—Daniel Peters

Tradução e acréscimos, maçados com asteriscos, de João Soares da Silveira

O irmão Daniel Peters e sua família são membros da igreja de adventista de sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada na Avenida Calmada, 8841, cidade de Whittier, CA 90605. Eles vivem na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, e ele trabalha como Conselheiro Oficial anti-drogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela "mui preciosa mensagem" e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner, e tem um site na internet: http://www.1888mpm.org/ onde você pode ler, em inglês, a maioria dos livros de Woggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia, do Espírito de Profecia, e de toda a literatura relativa à mensagem de 1888.

Nota do tradutor:

1) Confessar que Cristo veio em carne caída:

Uma das abençoadas coisas que a mensagem de 1888 nos diz é que quando estamos "em Cristo", Sua vitória é nossa vitória. Não é que nos é dada força suficiente para superar a tentação, mas nós somos instados: "deixe esta mente estar em você, que também esteve em Cristo Jesus” (Fil. 2:5, KJV). Isto é, permita que Ele realize isto em você. Sua vitória na nossa carne torna-se nossa vitória pela fé. Não se trata de ação sua e sim de Deus em você: Infelizmente nas versões Almeida lemos: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento (mente) que houve em Cristo Jesus”, o que denota ação sua. Mas a KJV trás a idéia essencial do evangelho:"deixe esta mente estar em você...”. Ele não o fará sem o seu consentimento. Vemos o mesmo princípio exarado no “sermão da montanha”: “Deixe sua luz brilhar”, Mat. 5:16 (KJV), ao invés da redação da Almeida: “resplandeça a vossa luz”. Em Col. 3:15, “Deixe a paz de Deus ... dominar em vossos corações”. E o vs. 16, “Deixe a palavra de Cristo habitar em vós abundantemente, em toda a sabedoria ...”. O Evangelho é—Deus desejoso de agir no ser humano;

Cristo assumiu nossa natureza com 4.000 anos de degenerescência, sem isenção alguma, nem sequer moral (DTN, 117), para ser “Deus Conosco”. Desceu ao fundo do poço do pecado para dele nos resgatar, estando sujeito às mesmas tentações que nós, “com risco de fracasso e ruína eterna” (DTN, 49). E, a despeito de portar esse “equipamento” defeituoso e falho, “não pecou”, muito embora tenha sido em tudo tentado como nós. Se nós pregarmos a Cristo sem confessar que Ele veio em carne pecaminosa, não estaremos sendo Mensageiros da Esperança, mas apresentando um cristo falso, manifestando “o espírito do anticristo”. Este é o mesmo espírito de Babilônia, que não cria em um Deus Conosco, mas “nos deuses cuja morada não é com os homens” (Dan. 2:11).

I João 4: 2 e 3 diz: “Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus." Preste atenção no verbo “confessar”, no tempo presente, “confessa”. Não é suficiente confessar que Jesus Cristo veio na carne; isso não trará nenhuma salvação a qualquer pessoa. Devemos confessar, com conhecimento indiscutível, que Jesus vem agora em carne, para habitar em nós pecadores, e então nós somos de Deus. Cristo encarnou-Se há 2.000 anos atrás para demonstrar tal possibilidade. O que Ele fez uma vez, Ele pode fazer outra vez. Aquele que nega a possibilidade de Sua vinda na carne dos homens agora, nega assim o fato de ter Ele jamais assumido a carne humana caída.

No Novo Testamento o termo “carne”, (“SARX”, do grego), é a natureza humana caída, deteriorada, pecaminosa. Karl Barth, (1886/1968), em Church Dogmatic, vol I, parte 2, pág. 151, diz: “Carne é a natureza humana marcada pelo pecado de Adão.” O dicionário Revised Bauer-Arndt-Gingrich Greek Lexicon, diz que a palavra “sarx” (Gr.), “carne”, é a tendência dentro do homem caído para desobedecer a Deus em todas as áreas da vida; o instrumento desejoso do pecado (particularmente nos escritos de Paulo).

Negar que Cristo veio na nossa carne para nos dar Sua vitória sobre o pecado, é partilhar do espírito do anticristo. Não podemos ver como Deus pode mudar nossas mentes para dar-nos vitória, e insistir em ver como Ele o fará, é querer andar por visão, não por fé.

O Comentário Bíblico, vol. 7, pág. 661 nos diz que: “A verdade de I João 4: 2 e 3, precisa ser enfatizada especialmente nos nossos próprios dias. ... Nós precisamos estar pessoalmente cônscios da encarnarão, para lembrar-nos de que Deus, que tornou este milagre possível, é também apto para viver em cada um de nós hoje, em nossa carne pecaminosa. Ele está desejoso de o fazer, mas não violará nosso livre arbítrio. Só habitará em nós se O permitirmos. Quando Cristo leu de Isaias 61: 1, “O Espírito do Senhor ... Me enviou para apregoar liberdade aos cativos” (Lucas 4:18), Ele quis significar: viver em nós para que sejamos livres do pecado do qual somos escravos.

“Cristo é a escada que Jacó viu, tendo a base na Terra, e o topo chegando à porta do Céu, ao próprio limiar da glória. Se aquela escada houvesse deixado de chegar à Terra, por um único degrau que fosse, teríamos ficado perdidos. Mas Cristo vem ter conosco onde nos achamos. Tomou nossa natureza e venceu, para que, revestindo-nos de Sua natureza, nós pudéssemos vencer. Feito "em semelhança da carne do pecado" (Rom. 8:3), viveu uma vida isenta de pecado. Por Sua divindade, firma-Se ao trono do Céu, ao passo que, pela Sua humanidade, Se liga a nós. Manda-nos que, pela fé nEle, atinjamos a glória do caráter de Deus. Portanto, sede perfeitos, como "é perfeito vosso Pai que está nos Céus". Mat. 5:48. (DTN, págs. 311 e 312). “Cristo, com Seus próprios méritos construiu uma ponte através do abismo que o pecado causou. Ele liga o homem em sua fraqueza e desamparo, à fonte do poder infinito.” P.P., pág. 184.

“A humanidade do Filho de Deus é tudo para nós. É a corrente de ouro que liga nossa alma a Cristo, e por meio de Cristo a Deus. . . . Devemos aproximar-nos deste estudo com a humildade de um discípulo, de coração contrito. E o estudo da encarnação de Cristo é campo frutífero, que recompensará o pesquisador que cave fundo em busca de verdades ocultas.” M.E. pág. 244