quarta-feira, 30 de julho de 2008

Lição 5 - Jesus e Seus Discípulos

O que é discipulado para Jesus? É o chamado dEle, o Cordeiro de Deus (João 4:36); para segui-lO, como um aprendiz pela vida inteira, "completa" ["plenamente treinado," Lucas 6:40]; em serviço para o Mestre ["pescadores de homens," Mat. 4:19]. O discipulado, então, envolve: (1º) o chamado inicial de Jesus; (2º) o Mestre ensinando estudantes que estão abertos a toda a verdade para perfeição; (3º) quer seja como um profissional de tempo integral, ou como um voluntário; envolvido em ganhar almas para Cristo.

A quem Jesus chama para segui-Lo? "E aos que predestinou a estes também chamou” (Rom. 8:30). A quem Ele predestinou? "Porque os que dantes conheceu também os predestinou” (Rom. 8:29). A quem Ele conheceu? Somos levados à conclusão de que Ele conheceu a todos. Então cada alma que jamais viveu na terra foi conhecida por Jesus e predestinada para ser chamada pelo nome para Seu serviço.

Como Jesus plenamente os treina em perfeição cristã; “para serem conformes à imagem de seu Filho (Rom. 8:29)?“ "Quem Ele chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou” (Rom. 8:30). Aqui está uma verdade maravilhosa não plenamente recuperada desde o tempo que o apóstolo Paulo escreveu estas palavras.

Todo o mundo é chamado por Jesus. Assim também todo o mundo é justificado por Jesus. Num sentido objetivo, a morte de Cristo é um ato tão extravagantemente compreensivo, que ele abrange o globo, de modo que Deus pode tratar todo o mundo como perdoado por seu pecado. Este maravilhoso presente é embrulhado na pessoa de Jesus Cristo, e este crucificado. É literalmente dado por Deus a cada indivíduo.

Como justificação traz perfeição cristã? “E aos que justificou a estes também glorificou” (Rom. 8:29, 30). Este presente de justificação legal, se não for rejeitado pelo recipiente, produz o fruto do poder santificador na vida, e é revelado em glorificação final na volta do Senhor. Tudo isto é predestinação de Deus para cada alma. Embora aos maus misericordiosamente é concedido perdão temporário por um breve tempo de vida, por sua escolha em frustrar a graça de Deus, eles infelizmente nunca experimentam os benefícios: o perdão de seus pecados, e seu poder desencadeado em sua vida.

Como esta mensagem maravilhosa sobre Jesus pode capacitá-Lo a usar-nos como pescadores de homens? Assim como André, o ex-discípulo de João, o batista, seguiu "o Cordeiro de Deus," e imediatamente achou seu irmão Pedro (João 1:40); assim também, a nós foi dada uma visão de Jesus Cristo que inclui cada nação, tribo, língua, e povo. Seu amor é tão extravagante que abrange cada alma com uma atmosfera da Sua graça. Somos apenas uma fragrância posterior que vem fornecer um incentivo adicional para essa alma seguir Jesus.

Recebeu você uma revelação de Jesus Cristo? Certamente. Nas circunstâncias peculiares em que você se encontra, Jesus o chamou, e deu a você uma visão de Si mesmo crucificado por você.

Uma jovem mulher testemunhou, sob o efeito de um tempo crítico em sua vida, quando sua mãe estava com uma doença terminal, que Jesus mostrou Se a ela numa visão, em pé em frente dela, estendendo Sua mão e falando a ela na sua própria língua e dialeto específico. Para ela isto foi um convite para nunca retirar a sua mão para longe do Salvador, mas sempre deixá-lO dirigir sua vida. Esta comissão para serviço pelas mãos do Salvador, feridas dos cravos, é tanto uma ordenação das mãos invisíveis como qualquer imposição formal de mãos num serviço de ordenação de ancião ou pastor na igreja.

Você não necessita ter manifestação tão visível do chamado de Jesus ao serviço. Você tem algo igualmente autorizado para seu chamado ao discipulado. Jesus diz a você, "“Portanto ide,... eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mat. 28:19, 20). Isso é exatamente onde você está agora mesmo, "o fim do mundo". Vocês são ordenados pelas mãos invisíveis de Jesus feridas pelos cravos.

Paulo E. Penno

Tradução de João Soares da Silveira