quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Lição 6 - O Salvador Compassivo

A lepra era uma doença vergonhosamente horrível. Em Mateus 8:2 um leproso vem a Jesus e diz, "se quiseres, podes tornar-me limpo."

Esse leproso sabia como acionar todos os botões (*certos) para receber a plena atenção de Jesus: "se quiseres, podes..."

A única condição para este pobre leproso ser "limpado" era a "vontade" de Jesus; e essa "vontade" está sempre, 24 horas por dia, sete dias por semana, noite e dia, ao lado do leproso.

Então por que Ele não cura todos os leprosos no mundo?

Bem, por uma causa, nem todos pedem que os cure; por outro lado, eles não saberiam como usar o presente da purificação sem pesquisar, profundamente, o pecado em suas vidas por toda a vida.

Mas este leproso já experimentara a cura de alma que somente Jesus dá; ele cria. Agora seu único restante problema era a lepra no seu afligido corpo.

Para curar o pobre sofredor, o que deve Jesus fazer?

Estalar Seus divinos dedos e dizer, "—Lepra, saia dele"! E prontamente ela se vai.

Era assim fácil?

Nós não compreendemos quanto custou a Jesus para realizar esses milagres de cura. Não era fácil para Ele. Teve que tomar a lepra sobre Si!

Isaias 63:9 diz isso "Em toda a angústia deles Ele foi angustiado". E 53:4 diz que "Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si” (*Isa. 53:7 e Mat. 8:1). Ele carregou a lepra do leproso no próprio corpo—em outras palavras, Jesus tornou-Se um leproso ao carregar a lepra para longe.

Quando Ele curou a sogra de Pedro naquele sábado depois dos serviços da igreja, Ele tomou a febre dela sobre Si para que ela pudesse ser curada e levantar-se e servir o jantar ao Convidado do Pedro e (*demais) convidados (Mat. 8:14, 15).

Na cruz a carga acumulada de toda a culpa do mundo e dor pressionaram sobre Sua alma divina e esmagou Sua divina vida. Sentiu-se como afogando-Se num mar de pecado: "Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma. Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva” (Salmo 69:1, 2).

Esta é a linguagem de um Homem que está Se afogando.

Sim, era!

"Ele afogou-Se" ali, por nós.

Afogamento é uma maneira terrível de se morrer (quase aconteceu comigo uma vez, no lago Toho na Flórida quando eu era rapaz). É terrível sentir que nada há sob seus pés quando você ainda não aprendeu a nadar.

Sim, de acordo com Salmo 69, podemos dizer, honestamente, que Jesus "afogou-Se" por nós, em nosso lugar. Quando as escuras águas se fecham sobre você e você tenta ver se em algum lugar dá pé e nada há sob você e você se sente afundando até às profudezas como aconteceu com o Titanic (assim você se sente)—isto é pavoroso.

Jesus foi "em tudo foi tentado (provado), mas sem pecado" (Heb. 4:15). Ele sentiu de antemão esse terror de alma, de modo que gritou na Sua agonia, "por que Me desamparaste"? (*Mat.27:46 e Marcos 15:34).

Como respondemos o "por que"?

A resposta é: de modo que nós nunca precisemos ter que sentir o mesmo.

—Robert J. Wieland

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira