quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Lição 12 - Dotado para o Serviço: Filipe

Os Dons da Graça. Havia grande graça sobre a igreja sob a "primeira chuva" (Atos 4:33). No entanto, conflito surgiu dentro da igreja mesmo enquanto a chuva caiu do céu. Assim, é o conflito sempre mal? Não se algum bem vem dele como observamos na história da primitiva igreja. O conflito apela para esquadrinhar-se o coração e orações por graça, fé, e sabedoria.

O cargo de diácono foi estabelecido por causa de conflito étnico e divisão entre duas sub-culturas: a) cristãos judeus-hebraicos e b) cristãos gregos. Os judeus de culturas gregas queixaram-se porque suas viúvas foram negligenciadas, administrativamente, na primitiva igreja (Atos 6:1). As atitudes exibidas eram contrárias aos princípios do evangelho. Portanto, diáconos foram escolhidos para ajudar a aliviar os sintomas surgiram por causa de conflito.

Os diáconos foram escolhidos por causa de sua honestidade, sabedoria e por (*estarem) cheios do Espírito Santo, através do qual o amor de Deus foi derramado nos corações deles (Atos 6:3; cf. ROM. 5:5). Eles assim foram preparados para administrar os negócios da igreja.

Perseguição. O inimigo de Deus e da Sua igreja começou a persegui-la. Como resultado Estevão, o primeiro de sete diáconos chamado para aquela função, foi o primeiro mártir do evangelho. Após sua morte, a perseguição da igreja aumentou grandemente. Os membros de igreja foram dispersos por outras nações. Filipe fugiu para Samaria, onde ele pregou o evangelho. O diácono tornou-se um evangelista (*Atos 21:8)—uma conseqüência involuntária da perseguição.

O Evangelho. Filipe conhecia o evangelho. Tinha aplicado os princípios ao lidar com problemas dentro da igreja. Depois ele foi chamado a pregar o evangelho a uma raça mestiça—os Samaritanos (Atos 8:5-8). Filipe era um judeu grego, e, como tal, era mais tolerante que os judeus de Israel de língua aramaica, e assim foi aos Samaritanos e pregou o evangelho a eles.

Logo instruiu um médium espírita, o mago Simão, e o batizou (vs. 9-13). Finalmente Filipe foi usado por Deus para ensinar o evangelho e batizar o tesoureiro do reino da Etiópia (vs. 26-39) que viajava perto da cidade de Gaza (hoje a cidade administrada pelos palestinos perto do Mediterrâneo, distrito litorâneo, hoje chamado de Faixa de Gaza, junto à Península do Sinai) ligado com Jerusalém por uma importante rodovia que vai até o Egito. O eunuco etíope viajava por esta estrada (*vindo) de Jerusalém. A "Etiópia" aqui refere-se à antiga Núbia, a região de Aswan na parte sul do Egito até Khartoum, no Sudão. Note em Atos 8 a descrição do sermão de Filipe na pregação do evangelho, e o resultado:

Seu ministério público (8:4–8):.

1. A Pessoa da mensagem de Filipe: Filipe conta aos Samaritanos sobre Cristo (vs. 5).

2. O poder da mensagem da Filipe (*vs.6): (a) Os doentes são curados (*vs. 7, ú.p.), (b) os endemoniados são libertados (*vs. 7, p.p.), (c) as pessoas se regozijam (*Vs.8).

O ministério particular de Filipe no deserto perto de Gaza (8:26–40):

1. A mensagem de um anjo: Filipe é instruído ir ao deserto de Gaza (*vs.26).

2. Sua reunião com o oficial Etíope superintendente dos tesouros (*vs. 27 - 39).

A perplexidade do tesoureiro: Filipe acha este homem lendo o evangelho de Isaias (53:7–8), mas não pode entender. Filipe prega o evangelho de Cristo a ele (*vs.35). O tesoureiro confessa Jesus como o Filho de Deus (*vs.37 ú.p.); Filipe o batiza (*vs. 38).

3. O ministério do Filipe em Azotus (Ashdod): Depois que o tesoureiro foi batizado, o Espírito de Deus imediatamente tomou Filipe à cidade de Azotus, onde Filipe sumaria seu sermão do evangelho, e então viaja para o norte, a Cesarea (Atos 8:40), onde era seu lar. A última menção de Filipe é de um evangelista vivendo em Cesarea, aproximadamente 20 anos mais tarde, em cujo lar Paulo se hospedou por um curto tempo (Atos 21:8).

As lições Concernentes a Minneapolis. O conflito na igreja em Minneapolis não foi sobre dificuldades étnicas como na primitiva igreja em Jerusalém. Em vez disso, a divisão era teológica. Em Minneapolis, o conflito foi sobre a lei (*moral) em Gálatas (Mensagens Escolhidas, vol. I, pág. 234)1, o evangelho, especialmente justificação pela fé entendida como a fé de Jesus (Review and Herald, 1º de abril de 1890), e os dois concertos (Materiais de Ellen G. White sobre 1888, volume II pág. 623).

Tivessem os dons da graça de Deus sido operantes na igreja em 1888, como o foi na igreja primitiva, o conflito teria sido ajustado rapidamente. A igreja teria trabalhado pelo conflito e teria se unido sob uma Cabeça. A "última chuva" teria sido derramada do alto, e teria feito seu trabalho nos corações dos membros de igreja, e ela teria sido preparada para dar o "alto clamor" que, por sua vez, a teria preparado para a perseguição que se seguiria.

Como com a primitiva igreja, os membros da (*igreja) remanescente teriam sido dispersos por toda parte em todo o mundo. A mensagem do evangelho eterno da justiça de Cristo no cenário do tempo do fim teria sido proclamada com dez vezes o poder de 18442, 3 e como resultado o povo de Deus teriam saído de Babilônia em multidões (Apoc. 18:1-4). Estes teriam se unido com o remanescente de Deus, dotados pela graça, e, conseqüentemente, estariam preparados para encontrar o Senhor no Seu retorno (*Apoc. 19: 7, ú.p.). Isso é o que talvez teria ocorrido. E acontecerá. Talvez nesta geração.

—Gerald L. Finneman

Geraldo L. Finneman é um pastor adventista, já tendo exercido seu ministério nos estados de Michigan, Pensilvânia e Califórnia na Divisão Norte Americana. Ele prepara materiais para encontros evangelísticos, incorporados com os conceitos das Boas-Novas da Mensagem de Justificação pela fé. Além de pastor da IASD ele, atualmente, é também o presidente do Comitê de Estudos da Mensagem de 1888.

Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.

Nota do tradutor:

1) Ninguém negava que a lei devesse ser guardada, nem os irmãos gálatas, nem os irmãos em Mineápolis. A controvérsia era como deveria ela ser observada. Seria por esforços pessoais, como alguns pregavam e inquietavam os irmãos gálatas (Gal. 1: 6-9) ou seria pelo poder de Deus operando neles como Paulo lhes havia ensinado?

Notas do autor:

2) "Isto virá tão repentinamente como ocorreu em ‘44 e com dez vezes o poder". A. T. Jones, "A Terceira Mensagem Angélica”, sermão nº 7, Boletim da Conferência Geral de 1893, pág. 152.

3) "Eu vi que a última chuva vinha como o clamor da meia-noite, e com dez vezes o poder". E. G. White, Washington, NH, Coleção de Spaulding e Magan, setembro de 1852, pág. 4.