quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Como Purificará o Jovem o seu Caminho? Para a lição 7.

Hoje, 4ª feira, 10/02/2010, a pergunta de nº 6 nos indaga, “Como podemos nos tornar bons?”, e o primeiro texto é Salmo 51:10, “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”

O Comentário Bíblico, no volume 3 da série SDABC, pág. 897, nos diz:

“Vitória na tentação vem àqueles que efetivamente empregam ‘a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus’ (Efésios 6: 17. ‘Está escrito’ era o modo com que o Mestre defrontava as sutis tentações de Satanás (Mat. 4: 4, 7 e 10).

“A juventude de hoje deve empregar as mesmas armas espirituais. A mente deve constantemente alimentar-se da Palavra, doutro modo as defesas da alma serão arruinadas, Satanás ganhará vantagem. Negligência em estudar e meditar na Palavra, mesmo por um dia, resulta em séria perda.” (Grifamos).

Do 10º capítulo do livro, “Como Ser Realmente Feliz”, intitulado “O Método de Jesus,” resumimos o que se segue:

Para cada tentação, Jesus tinha uma única resposta: 'Está escrito'.


Por que citar a Bíblia?! Qual é o efeito?


“Pela Palavra de Deus foram criados os mundos” (Hebreus 11:3). Hoje esse mesmo poder criador ainda existe em Sua palavra! A maravilha das maravilhas é que, também nós, quando citamos a Palavra, na hora da tentação, ela, instantaneamente, cria em nós o conteúdo mencionado! Eis mais outros fundamentos bíblicos dessa fantástica verdade:
‘Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da Minha boca: ela não voltará para Mim vazia, antes fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.' (Isaías 55:10 e 11). Podemos vencer o diabo pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho' (Apocalipse 12:11). isto é: ao citarmos a Bíblia ao defrontar as tentações!

Assim, 'Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade' (2ª Timóteo 2.15) isto é: que a cita na hora da tentação! A fim de não 'se envergonhar', por ter cometido um pecado, o cristão faz bom uso da 'espada do Espírito, que é a Palavra de Deus' (novamente, Efésios 6.17).

'Escondi a Tua palavra no meu coração, para não pecar contra Ti.' (Sl 119.11).

'Quanto às obras dos homens, pela palavra dos Teus lábios eu me tenho guardado dos caminhos do homem violento.' (Salmo 17.4).

Porque 'O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que Eu vos tenho dito são Espírito e são vida.' (João 6.63). Ao citarmos a Palavra, na hora da tentação, recebemos o Espírito Santo e a vida de Cristo, cumprindo-se, em nós, assim esta Escritura: 'já não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim.' (Gálatas. 2.20).

'Visto como o Seu divino poder nos deu ... grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.' (2ª Pedro 1.3-4).

“Todas as Suas ordens são promessas habilitadoras” (Parábolas de Jesus, pág. 333). E Ele mesmo as cumprirá, em nós, à medida as reivindicarmos dEle na hora da tentação! Quando Jesus nos aponta algum pecado, ou defeito de caráter, é como se Ele Se aproximasse de nós, e nos dissesse: 'Eu tenho o que você está precisando, você o aceita?'

'Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne...' (2ª Coríntios 10:3-5). Isto é, não devemos tentar vencer por nossas obras, o que seria velho concertismo, mas enfrentando as tentações citando a Palavra. “Porque as obras de nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus ... levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo” (vrs. 4 e 5)

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7). Eis aí um ‘Cheque em branco', assinado por Jesus! O poder criador da Palavra de Deus nos dará a vitória na hora da tentação, por meio de Cristo, “Fará o que Me apraz, e prosperará naquilo para que a envie.” (Is. 55:11). Isto é o poder da palavra de Deus atuando em nós. Estaremos então “limpos pela Palavra” (João 15:3). Porque a Palavra da Sua graça, é poderosa para nos “edificar e dar herança entre todos os santificados' (Atos 20.32).

E do15º capítulo, “Sede vós Perfeitos,” lemos isto:

Perfeição é um ideal. Por definição, ideal é um objetivo, do qual podemos nos aproximar mais e mais, facultando contínuo progresso na semelhança com o Modelo divino, mas que sempre estará numa posição inatingível, muito acima da posição em que nos encontrarmos.

Paulo o expressou assim: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento.” (Filip. 3.12-15). Paulo estava inconsciente da posição que, pela graça, alcançara.

Ainda durante toda a eternidade, haverá contínuo e inesgotável crescimento rumo à perfeição, pois essa escada sempre terá mais um degrau, anteriormente desconhecido.

Está o Senhor aguardando a perfeição?

Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? ... Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e, sim, da graça.” (Rom. 6.1-14)

“Conservai-vos longe de toda a aparência do mal. E Ele próprio, o Deus da paz, vos santifique até à perfeição, e que todo o vosso ser, o espírito, a alma e o corpo, se conserve irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. É fiel Aquele que vos chama e realizará as Suas promessas.” (1ª Tess. 5.22.24 Edições Paulinas, 1967).

“Aquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante de Sua glória sem mácula e com grande alegria.” (Judas 24).

“A vós também, que noutro tempo, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no corpo da Sua carne, pela morte, para, perante Ele, vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis." (Col. 1:19-22).

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nEle, antes da fundação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dEle em amor." (Efésios 1.3-4).

"Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nEle tem esta esperança, assim como Ele é puro. ...

“Todo aquele que permanece nEle não vive pecando; todo aquele que vive pecando não O viu, nem O conheceu ... Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio... Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nEle é a divina Semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." (I João 3.2-9).

Há diferença entre SER perfeito e afirmar, fazer ALARDE, de ser perfeito! É possível atingirmos a perfeição de caráter, pois eis que está escrito: 'não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.' (Apoc. 14:5), i. é, são perfeitos! Entretanto, “Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” (I João 1.8). Os que são perfeitos não estão cientes da posição atingida! Assim, nem passa pelas suas mentes a idéia de declarar o fato! Continuam humildes!