sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lição 6 — O Fruto do Espírito é Amabilidade.

Em Colossenses capítulo 3, Paulo exorta aos que "estão sendo salvos," esses a quem a graça de Deus em direção a eles não foi em vão (*1ª Cor. 15:10) e a quem a luz que brilhou através da escuridão, brilhou nos seus corações "para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo" (*2ª Cor. 4:6). Falando a esse novo homem, Paulo diz, "Buscai as coisas que são de cima… põe sua mente nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Porque você morreu e sua vida está escondida com Cristo em Deus" (Col. 3:1-3, KJV). E no verso 12, "Revestí-vos, portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, bondade, humildade de mente, mansidão, longanimidade..." (KJV). Certamente que bondade é uma dessas coisas que Paulo considera como "coisas de acima". Pede-nos para pormos nossas mentes nelas. Em provavelmente um dos melhores, mais conhecidos e mui frequentemente citados capítulos do Novo Testamento, 1ª Coríntios 13, Paulo discute o maior dom, o amor. Fala desse amor que é peculiarmente de Deus, e diz que é gentil. A bondade é amor em ação. Assim, esta semana, nós somos privilegiados em estudar a amabilidade e para assim fazer olharemos a história de bondade para com um "cão morto".

Davi o filho de Jessé, o belemita, amigo de Jônatas, filho do Saul, era rei sobre todo Israel. Saul e seu filho Jônatas, tinham morrido em batalha e muitos da casa de Saul estavam mortos. 2ª Samuel 9, a partir do verso 1 registra, "E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas"? Não está claro deste verso a quem Davi fala, mas alguém encontrou Ziba, um servo da casa de Saul, que veio a Davi. Davi repetiu sua pergunta. "Não há ainda alguém, da casa de Saul, para que eu use com ele da benevolência de Deus"? Ziba disse, sim, há, Jônatas teve um filho, que é aleijado de ambos os pés, e ele vive em Lo-Debar. O rei Davi enviou e trouxe este filho de Jônatas, que era aleijado de ambos os pés, de Lo-Debar e disse a ele, "eu decerto usarei contigo de bondade por amor de Jônatas teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, e tu sempre comerás pão à minha mesa" (verso 7). Mefibosete inclinou-se e disse: “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu"?

A origem desta história está enraizada num concerto que foi feito entre Davi e Jônatas. "Usarás da benevolência do Senhor para que eu não morra; nem tampouco cortarás da minha casa a tua benevolência eternamente; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra a cada um dos inimigos de Davi. Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi…" (1ª Samuel 20:14-16). Não devemos perder de vista os 7 grandes paralelos entre esta história e a história da redenção – a história de evangelho.

1. Davi é um tipo de Cristo. João 7:42 diz que Cristo vem da semente de Davi e da cidade de Belém, onde Davi nasceu. Romanos 1:3 conta-nos que Cristo “nasceu da descendência de Davi segundo a carne.”

2. Jônatas e Davi entraram num relacionamento de concerto eterno que, caso os descendentes de Jônatas entrassem em dificuldade, Davi lhes mostraria bondade. É-nos dito pela mensageira do Senhor que tão grande era o amor do Pai para com o mundo que Ele prometeu dar Seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle cresse não perecesse, mas tivesse vida eterna. O Desejado de Todas as Nações, página 834, diz, "antes que os fundamentos da terra fossem lançados, o Pai e o Filho Se uniram num concerto para redimir o homem, caso ele fosse vencido por Satanás. Haviam dado as mãos num solene compromisso de que Cristo seria a garantia da raça humana".

3. O filho do Jônatas, Mefibosete, era aleijado dos pés devido a uma queda (*2º Samuel 4:4). Ele agora vivia em obscuridade em Lo-Debar, que significa lugar "sem-pasto." Como podia ser que um homem, nascido para ser da realeza, devesse acabar num lugar sem-pasto? Ele era o filho sobrevivente do príncipe, tido como um homem morto, alienado. Adão e Eva, feitos à imagem de Deus, de acordo com Sua semelhança, andavam e conversavam com seu Criador. Mas então caíram e foram se esconder (*alienando-se mental e fisicamente de Deus).

4. A condição do Mefibosete, nas suas próprias palavras, era a de um "cão morto," e pergunta a Davi, “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu"? Paulo descreve a condição da humanidade como sendo "carnal, vendido sob o pecado" (*Rom 7:14) "mortos em ofensas e pecado" (*Efésios 2:1). O Salmista diz em Salmo 8:4, "que é o homem mortal para que te lembres dele e o filho de homem para que o visites?” para que Tu lhesdês atenção, ou Se preocupe com ele? Isto soa muito como a pergunta do Mefibosete.

5. Davi é quem tomou a iniciativa de pesquisar, “Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul,” Um dos conceitos mais preciosos da mensagem de 1888 é Cristo, o Bom Pastor, que está procurando Sua ovelha perdida embora nós não O procuremos. A ovelha perdida nunca saiu à procura do pastor. Em Parábolas de Jesus, Ellen White diz, "Cristo, o Negociante celestial procurando boas pérolas, viu na humanidade perdida a pérola de grande preço. No homem, corrompido e arruinou pelo pecado, Cristo viu as possibilidades de redenção…Deus contemplou a humanidade…em Cristo, viu-a como poderia se tornar pelo amor redentor. Reuniu todas as riquezas do universo e as ofereceu para adquirir a pérola" (*pág. 118).

6. Davi era gentil, mas ele, corretamente, identifica esta gentileza como sendo a bondade de Deus (*Sal.31:19; ou benignidade de Deus, 36:7). Como mencionamos inicialmente, bondade é amor em ação. Ellen White, no livro O Desejo de Todas as Nações, à pagina 19, ecoa o que Pedro se maravilha em 1ª Pedro 1:12 quando diz, "o mistério do amor que redime, é o tema para o qual os anjos desejam bem atentar". Paulo descreve isto assim: "Deixe esta mente estar em você que esteve também em Cristo Jesus, que, sendo na forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens; e achado na forma de homem, humilhou-Se a Si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:5-8, KJV). Este surpreendente ato de bondade, que compeliu Cristo a abandonar a glória do céu, entregar o cetro nas mãos do Pai, e descer do trono do universo, enche nossas mentes com admiração. Esta escolha foi feita com grande agonia da parte de Cristo. Lemos em O Desejo de Todas as Nações, página 690 que a Sua humanidade quis recuar desse ato terrível de bondade. Três vezes recuou Sua humanidade para que Ele não tivesse de pagar o preço final. Mas, louvado seja Deus, "surge, porém, então, a história da raça humana diante do Redentor do mundo. Vê o desamparo do homem. Vê o poder do pecado…vê o destino iminente do homem e Sua decisão é feita: Salvará o homem custe o que custar de Sua parte". Surpreendente Amor, como pode ser? É mais surpreendente do que pensamos porque as Escrituras nos contam em Romanos 5 que Ele fez isto por nós enquanto éramos ímpios, pecadores, e mesmo inimigos.

7. É-nos dito três vezes em 2º Samuel , 9 que Mefibosete comeu à mesa do rei continuamente, ou, sempre. Paulo diz de nós, em Efésios 2:4-6, "Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo Seu muito amor com que Ele nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas” (aleijados dos pés), "nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)," e agora veja o que se segue: "e nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar-nos nos lugares celestiais em Cristo Jesus".

O que esta história nos diz?

Davi, que era um tipo de Cristo, deixa sua amabilidade para com Mefibosete servir para ilustrar o amor e a bondade de Deus em direção a humanidade caída. Deus não tinhaque nos redimir; afinal de contas nós éramos ímpios, pecadores e inimigos. O homem rebelou-se contra Deus, assim como a casa do Saul rebelou-se contra Davi, por se tornar aleijado depois da queda. Jesus Cristo veio “buscar e salvar o que se havia perdido” (*Lucas 19:10) quando não O procurávamos. Pelo Seu supremo amor altruísta, cheio de abnegação e bondade, Deus reconciliou o mundo de volta consigo mesmo (*2ª Cor. 5:19). Para os que crêm e recebem esta abundância de graça, a herança perdida é restaurada. Davi procurou usar a bondade de Deus como o modelo e motivação por sua bondade para com a casa de Saul. Quando compreendemos a misericórdia e bondade de Deus, que nós não merecemos, Seu amor, que é gentil, é "derramado em nossos corações” (*Rom. 5:5) e respondemos em bondade a nosso semelhante. Mateus 5:44 e 48 diz, "Eu porém vos digo: amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem…sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus". Ao estudarmos a lição desta semana dois textos são úteis. Colossenses 3:14 diz, "Sobre tudo isto revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição". E Lucas 7:47, "Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama".

Possa Deus conceder-nos o colírio divino de que necessitamos para vermos a bondade de Deus.

-- Lyndy Schwartz.


Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira


A irmã Linda Schwartz, e seu marido Brian, são médicos adventistas do Hospital adventista da cidade de Kettering, no estado americano de Ohio. Ambos são membros ativos da segunda maior igreja adventista daquele estado, localizada no nº 3939 da Rodovia Stonebridge, naquela cidade. Tive o privilégio de assistir a diferentes congressos em que os dois foram oradores ocasionais. De passagem por sua cidade tive a honra de ser hospede deles. Em todas as ocasiões pude testemunhar a consagração deste jovem casal.


______________________________