sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lição 5 – O Fruto do Espírito é Paciência

A lição desta semana foca na (*característica) “paciência” do fruto do Espírito. Quando um adventista do sétimo dia ouve o termo "paciência" sua mente rapidamente vai a Apoc. 14:12. "Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus". Esta é uma declaração acerca da última geração1, os que "lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do cordeiro" (Apoc. 7:14).

A versão King James assim traduz Tiago 1:14:

"Deixe a paciência ter sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma" (Tiago 1:4, KJV). Isto é o que os cento e quarenta e quatro mil2 fizeram. Desenvolveram o atributo que particularmente será visto em caráteres da geração final, "paciência".

Assim devemos entender e apreciar essa descrição da última geração em Apoc. 14:12:

“Aqui está um apelo à resistência dos santos, esses que guardam os mandamentos de Deus e sua fé em Jesus” (Versão Inglesa Padronizada ).

“Aqui está a paciência dos santos, aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Almeida Fiel).

Isto indica resistência paciente da parte dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fieis a Jesus (Veja o mesmo texto na NVI).

A última geração deve suportar "um tempo de angústia, qual nunca houve desde que houve nação" (Dan. 12:1). Isso exigirá resistência paciente. E “aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mat. 24:13). A Mensagem de 1888 (*a mensagem de justiça de Cristo) foi enviada para preparar um povo para permanecer firme nesse tempo. O que há naquela mensagem que particularmente a relaciona ao desenvolvimento de paciência? Há, ao menos, dois elementos:

Primeiro, a mensagem era uma mensagem acerca da justiça de Cristo. Cristo veio revelar a Justiça de Deus (Veja Romanos 3:26). (*Assim) Deus descreveu-Se em Êxodo 34:

“Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-Se e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração” (Êxodo 34:6-7).

Note a expressão “tardio em irar-Se.” Significa sofrer muito tempo sem manifestar uma atitude intolerante e impaciente. Em outras palavras é um sinônimo para "paciência" (*resignação). O próprio Deus é paciente. Portanto, quando Jesus veio revelar a justiça de Deus, Ele veio para revelar, entre outras qualidades, a paciência de Deus. E, portanto, a mensagem da justiça de Cristo deve ser uma mensagem que revele e cultive paciência nos que a ouvem e crêem nela.

Ao entendermos a história dessa mensagem, nós outra vez somos chamados a observar a paciência de Deus. Embora Ele tenha sido desprezado e rejeitado na era de 1888, e a mensagem resistida e rejeitada por alguns desde então, Deus ainda pacientemente trabalha com Sua igreja. Ele ainda bate à porta e os chama ao arrependimento. A paciência é um elemento muito grande na mensagem de 1888 e sua história.

O outro aspecto da mensagem de 1888, que se relaciona à paciência, é um conceito que cresceu de um entendimento da mensagem e sua história. Esse conceito é o arrependimento corporativo. O melhor modo de se cultivar paciência, quando se lida com irmãos e irmãs que erram, é envolver-se em arrependimento corporativo em seu favor. Não se pode ter um espírito de arrependimento em favor dos que estão em erro e ser impaciente com eles ao mesmo tempo.

Ao entendermos que Jesus experimentou arrependimento em nosso favor,3 ao vermos a justiça de Deus revelada nesta atitude, começamos a compreender que não há nenhuma razão por que nós não devamos arrepender-nos em favor dos que erram,o u mesmo pequem contra nos. "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3:23). Estamos todos no mesmo "barco". Somos todos feitos da mesma "massa". Se Aquele que é Santo podia arrepender-Se em favor de um pecador, seguramente um pecador pode arrepender-se em favor de outro pecador.

Assim em vez de repreensão e condenação, manifestemos paciência e perdão em favor dos que erram, mesmo na maneira mais dolorosa e severa. Isto é o que significa usar o manto da justiça de Cristo. Esta é uma característica proeminente dos "santos".

Por Mark Duncan



Tradução e acréscimos, marcados com asteriscos, de João Soares da Silveira.



Notas do tradutor:

1) Veja a primeira parte do artigo A Última Geração que postamos antes desta;

2) Veja d artigo A Última Geração, a segunda parte do mesmo, Os 144 mil;

3) Isto está bem exposto no livro “A Todos Quantos Amo, no capítulo 5, Um Chamado de Cristo a Laodicéia, escrito pelo Pr. Roberto Wieland,


______________________________