sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Lição 1 — Por seus Frutos

Uma velha árvore está no jardim da casa. Na primavera fica florida com folhas sussurrando na brisa. É grande, amplos galhos proporcionam abundante sombra nos dias quentes do verão. No outono seus frutos atraem tanto pássaros como seres humanos. Qual é o segredo da sua força? É o conjunto de raízes. Uma raiz principal se estende, debaixo da terra por uma grande distância ,até uma profunda fonte de água, que, em tempos de seca a mantem saudável, forte e produzindo frutos.

A Igreja de Adventista de Sétimo Dia é composta de seus membros individuais, e a saúde espiritual deles depende da sua Fonte. “Como, pois, recebestes o Senhor Cristo Jesus, assim também andai nEle, enraizados e edificados nEle, e confirmados na fé" (Col. 2:6, 7). "Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como uma árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano da sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto" (Jer. 17:7, 8). "Estando arraigados e fundados em amor" (Ef. 3:17), e "Deus é amor" (1ª João 4:8), "a raiz dos justos não será removida" (Prov. 12:3).

Esta igreja e seus membros individuais estão alicerçados no amor de Deus, e são sustentados por Ágape. O movimento do segundo advento foi enraizado numa restauração do amor de Deus. É o clímax de uma sequência de movimentos reformatórios divinamente dirigidos para restaurar o evangelho de Jesus Cristo e prepara uma Noiva para trasladação e a vinda de seu Noivo.

Cristo abriu à compreensão a fonte do amor dela por seguir seu Sumo Sacerdote através da porta aberta do Santíssimo do santuário celestiala. "Os que se levantaram com Jesus enviaram sua fé a Ele no Santíssimo, e oraram, 'Meu Pai, dá-nos o Teu Espírito.” Então Jesus assopra sobre eles o Espírito Santo. Neste sopro havia luz, poder, e muito amor, alegria e paz"b. O povo do advento, em 1844, era dirigido pelo Espírito, motivados por Ágape, um movimento carismático1. Era para restaurar o significado de Ágape nos mandamentos de Deus e a fé de Jesus por sua vida, ensinamento e evangelismoc.

O fruto do Espírito é dado por Jesus em Seu ofício como nosso Sumo Sacerdote no Santíssimo. O verdadeiro movimento do Espírito Santo são os que O seguem pela fé ali. O movimento terminará com não menos sinais e maravilhas que no dia de Pentecostes, mas excedido decuplicadamented.

Satanás tem um movimento carismático falsificado no mundo religioso. "Voltei-me para ver o grupo que estava ainda curvado perante o trono; eles não sabiam que Jesus o havia deixado. Satanás parecia estar junto ao trono, procurando conduzir a obra de Deus. Vi-os erguer os olhos para o trono e orar, 'Pai, dá-nos o Teu Espírito'. Satanás inspirava-lhes uma influência má; nela havia luz e muito poder, mas nenhum doce amor, alegria, e paz. O objetivo de satanás era mantê-los enganados e atrair de novo e enganar os filhos de Deus.”e Até agora a grande maioria dos cristãos não seguiram a Jesus pela fé no Santíssimo. Não acreditam na mensagem de santuário. Por isso eles não entendem de justiça pela fé.

Jesus revela um peculiar entendimento de justificação pela fé do Santíssimo. A mensagem de 1888 era realmente "especial," um adicional desenvolvimento de justificação pela fé, paralelo a, e, coerente com a idéia peculiar adventista da purificação do santuário celestial. Era "o começo" da mensagem de Apocalipse 18 e assim o inicial "aguaceiro celestial da chuva serôdia".f

Desde que o verdadeiro Espírito de Deus só vem de nosso Sumo Sacerdote no Santíssimo, e até aqui não impressionou outros cristãos sobre a importância da verdade de santuário, isto motiva-nos a estudar a mensagem de 1888 de modo que possamos compartilhá-la com eles numa maneira convincente.

O "fruto do Espírito" vem do Santíssimo porque é ali onde Jesus está. "Estai em Mim, e eu em vós; Como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim" (João 15:4). Enxertadag na videira pelo agricultor, uma má árvore agora produz bom fruto. “A fé que opera por amor” (Ágape) (Rom. 5:6). Jesus recebe a recompensa pela qual Ele morreu — um corpo de pessoas preparadas para receber Seu retorno.

Paul E. Penno

O Pastor Paulo E. Penno Junior neste ano de 2010 completa 38 anos de ministério na Igreja Adventista. Atualmente ele é pastor da igreja de Hayward, na cidade de Hayward, distrito da Associação Norte-Californiana da Igreja Adventista do 7º Dia.


Notas do autor:

a) Apocalipse 3:7;

b) Ellen G. White, “Primeiros Escritos”, pág. 55. Note que estes são os frutos do Espírito;

c) Apocalipse 14:12;

d) "Servos de Deus, com o rosto iluminado e a brilhar com santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do céu. Por milhares de vozes, em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Operar-se-ão milagres, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes” (Ellen G. White, “O Grande Conflito,” pág. 612);

e) Ellen G. White, “Primeiros Escritos”, pág. 56;

f) Materiais de Ellen G. White Sobre 1888, vol. 4, pág. 1478;

g) "Por isso, rejeitando toda a imundícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas” (Tiago 1:21).


Tradução de João Soares da Silveira


Nota do tradutor:

1) Movimento carismático = Um movimento com Graça, com carisma (do grego, “charisma,” = dom; termo originário de “charizesthai”, = favorecer, gratificar; “charis,” = favor, graça).


__________________