quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lição 8 - Cristo, Nosso Sacerdote, por Robert J. Wieland



Para 16 a 23 de novembro de 2013

Muitas pessoas se perguntam: O que Cristo, nosso Sumo Sacerdote, está fazendo agora no santuário celestial? Está Ele de férias, ou absorvido no trabalho em algum outro canto do Seu grande universo? Está Ele falando sério quando diz que "o tabernáculo de Deus [deve estar] com os homens" (Apocalipse 21:3)? A ideia da mensagem de 1888 da purificação do santuário alivia a mente desta perplexidade.
A pedra fundamental, a ideia inicial, que permeia "a mensagem de 1888" simplesmente, é algo que nunca passou pela mente de Lutero, Calvino, ou os irmãos Wesley, ou qualquer evangélico guardador do domingo da época de 1888, ou, ao que parece, ainda irá penetrar na consciência dos nossos irmãos e irmãs de hoje guardadores do domingo. Talvez não tenhamos dito isso de uma forma que prende seu interesse. É a purificação do santuário celeste, o ministério de nosso grande Sumo Sacerdote no segundo compartimento do santuário ou Santíssimo. O contexto da mensagem de "1888" é o dia cósmico da Expiação. Estamos vivendo nele desde 1844. Tempo, finalmente, para se entender justificação pela fé!
Ellen G. White escreveu: "O santuário no Céu é o próprio centro da obra de Cristo em favor dos homens [a justificação pela fé]. Diz respeito a toda a alma que vive sobre a Terra. Patenteia-nos o plano da redenção, transportando-nos até mesmo ao final do tempo e revelando o desfecho triunfante da controvérsia entre a justiça e o pecado. A compreensão correta do ministério do santuário celestial é o fundamento da nossa fé" (Evangelismo, pág. 222, 221).
E ela continua: "O assunto do santuário foi a chave que desvendou o mistério do desapontamento de 1844. Revelou um conjunto completo de verdades, ligadas harmoniosamente entre si e mostrando que a mão de Deus dirigira o grande movimento do advento e apontara novos deveres ao trazer a lume a posição e obra de Seu povo" (ibid., pág. 222) .
De 1844 em diante, a principal obra de Cristo não era mais preparar as pessoas crentes para morrer e ir à sepultura para esperar a primeira ressurreição (uma preparação suficientemente maravilhosa, se você vai morrer!). Mas agora, neste grande Dia da Expiação nosso Sumo Sacerdote deve preparar um povo para estar pronto para a trasladação sem provar a morte .
Mas como é a justificação pela fé mais plenamente compreendida, nestes últimos dias, do que o foi por Lutero e Calvino, no século 16? Será que eles não a proclamaram claramente? Sim, eles o fizeram — para o seu tempo. Mas eles viveram antes do "tempo do fim", quando "o conhecimento se multiplicará" (Daniel 12:4). Seu trabalho, que o Senhor lhes deu, foi preparar um povo para morrer e chegar à primeira ressurreição (cf. Luc. 20:35); “Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro,” 1ª Tessalonicenses 4:16, 17), e eles foram fiéis à luz que viram.
Agora, neste "tempo do fim", estamos vivendo no grande cósmico, antitípico" Dia da Expiação". Deus está preparando um povo para ser "havidos por dignos ... de estar em pé diante do Filho do homem", para ser trasladado na Sua segunda vinda (Lucas 21:36). E não há poder no céu ou na terra que possa cumprir esse objetivo, exceto "o evangelho de Cristo". Só ele "é o poder de Deus para a salvação" (Rom. 1:16). É o que Pedro diz ser "a presente verdade" (2ª Pedro 1:12). Essa compreensão mais clara do "evangelho eterno" (Apoc. 14:6) vai ensinar o povo de Deus a cantar "um novo cântico" que "ninguém" pode "aprender, senão os 144.000, os que foram [são] comprados da terra", em cuja "boca não se achou [existe] engano, porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus" (vs. 3-5). Não existe uma progressão da verdade envolvida, mas há uma progressão na compreensão da verdade. "O conhecimento se multiplicará."
Uma alteração no carácter está envolvida. A justiça legalmente imputada de Cristo torna-se a Sua justiça transmitida na pratica, quando a Noiva de Cristo "se preparou" para "as bodas do Cordeiro” longamente adiada". Pela primeira vez nas longas eras de grande conflito, ela está "vestida de linho fino, puro e resplandecente, porque o linho fino são as justiças [comunicadas] dos santos" (Apocalipse 19:7, 8 no grego). Agora, a noiva está mais preocupada com a honra e glória de Cristo do que mesmo com sua própria salvação, que é a justificação pela fé bíblica. Ela vence "assim como Eu [Cristo] venci” (3:21); o eu, finalmente foi crucificado com Ele. Esse será o fruto da obra de Cristo como Sumo Sacerdote do mundo em Sua obra final no Santíssimo do Seu santuário celestial (ver Heb. 4:14-16; 7:25; 9:23-28; 10:18-25; 11:39, 40, 13:20, 21).
Mas a ideia 1888 da purificação do santuário não é que o povo de Deus faz tal obra. O Sumo Sacerdote é que a faz; Seu povo deixa de O resistir "em Sua obra de Seu ofício" (para usar a expressão de Ellen White ). Eles O deixam fazer isso. Em nenhum lugar a Bíblia diz que os antigos israelitas tinham de purificar o santuário em seu dia anual da expiação. O sumo sacerdote deles é quem sempre fazia isso!
Mas alguns perguntam por que Jesus, como nosso Sumo Sacerdote, tem de "fazer intercessão" por nós diante do Pai (Hebreus 7:25). A palavra "intercessão" implica que alguém não está feliz e tem que ser intercedido a nosso favor. Cristo "está à direita de Deus", diz Paulo, "e também intercede por nós" (Rom. 8:34). João acrescenta sua visão quando ele compara Cristo a "um Advogado para com o Pai", a palavra "advogado" sendo parakletos no grego (1ª João 2:1), "era usada em um tribunal de justiça para designar um assistente jurídico, o advogado da defesa, que pleiteia a causa de outro."
Em outras palavras, Jesus é um advogado de defesa pleiteando um caso "com o pai", diz João. Parece que o Pai é o Juiz e que nós estamos em julgamento diante dEle, e que nós perderíamos nosso caso, se não fosse por Jesus estar lá em nosso nome. Isso é 100 por cento verdade, nós realmente iriamos perder se não fosse o nosso Advogado divino trabalhando ao nosso lado .
O Pai, assim como o Filho, odeia o pecado. Mas, em conformidade com o acordo entre ambos, Cristo tornou-Se o (*novo) Adão representante da raça humana e pagou a penalidade como substituto e Fiador do pecador, tendo provado a morte por todos, Hebreus 2:9. Assim, a ira de Deus contra o pecado foi experimentada por Cristo na cruz. Ele sofreu a maldição de Deus, que foi a condenação da segunda morte. Seu sangue derramado O qualifica como advogado da humanidade junto ao Pai. Isso torna possível para o Pai derramar Suas bênçãos da vida igualmente sobre ambos, os justos e os injustos .
Mas quem é Ele que está "pleiteando", "intercedendo"? Quem precisa ser "persuadido" a nos aceitar? Faz sentido dizer que é o Pai? Não foi Ele quem tomou a iniciativa, "amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito" por nós? Como Ele poderia estar contra nós, precisando de Jesus "interceder" por nós? Será que o Pai tem um cassetete escondido atrás das costas, prestes a deixar-nos tê-lo, e então Jesus se aproxima e diz: "Olha, Pai, as feridas em minhas mãos, etc. Por favor, seja bom para com essas pessoas"? Não, isso não faz sentido. O Pai nos ama tanto quanto o Filho nos ama! Então, com quem Jesus está intercedendo?
Está Ele intercedendo com o diabo? Será que ele ou seus anjos jamais serão persuadidos a ser bons para nós? Dificilmente! Então, quem tem de ser convencido a "aceitar" a gente, para parar de nos condenar? Os anjos bons? Não, eles são "todos espíritos ministradores, enviados para servir a favor" de nós, não contra nós (Heb. 1:14 ) .
Então, quem é que precisa ser "persuadido," com intercessão para "aceitar-nos,” exceto nós mesmos? Nós somos os únicos que precisamos manter nossas cabeças erguidas, para nos juntarmos a Paulo em ser "convencidos" de que nada vai "separar-nos do amor de Deus" (Rom:8:38, 39).
O destaque na mensagem de 1888 é a ideia de deixar de resistir ao nosso Senhor. Não foi senão depois da Conferência de 1888 que Ellen White declarou claramente: "O pecador pode resistir a esse amor, pode recusar-se a ser atraído para Cristo, mas se ele não resistir ele será atraído para Jesus ... em arrependimento por seus pecados" (Caminho a Cristo, pág. 27). Aí está a essência desta purificação do santuário !
O grande Dia do ministério da Expiação é a atividade mais importante acontecendo hoje no universo celestial. Mantenha-se em sintonia com ela.

-A partir dos escritos de Robert J. Wieland


Nota ao Leitor: Robert J. Wieland escreveu uma história para a juventude , intitulado "O que Jesus está fazendo agora?" Solicite-a, e nós lhe enviaremos um PDF, ou você pode encontrá-lo em:

O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local. Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral: 1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e 2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White. 38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888. Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido.
________________________________