quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Lição 9 - O Juízo pré-advento, 1ª parte, por Paulo E. Penno



Para 23 a 30 de novembro de 2013

Eu pensei que a oração antes de dormir: "—Senhor, perdoa todos os meus pecados", fosse suficiente para apagar o meu registro no céu. Deus não diz, "Eu, Eu mesmo, Sou o que apago as tuas transgressões por amor de Mim, e dos teus pecados não Me lembro?" (Isa. 43:25)
Agora vem o problema de compreender o que Pedro diz em Atos 3:19: "Arrependei- vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor." Pedro diz que "sejam apagados os vossos pecados ‘nos’ tempos do refrigério." Não colocamos um fim ao pecado no momento em que são confessados? Por que eles estarão ainda por aí no momento do derramamento do Espírito Santo na futura "chuva serôdia"?
Deus é fiel à Sua palavra. Ele "lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar" (Miquéias 7:19). Então, por que tem que haver um juízo investigativo? Porque, assim como no tipo do antigo tabernáculo terrestre o pecador penitente ia embora do santuário realmente perdoado, seu pecado estava gravado nele, aguardando sua eliminação final no dia anual da expiação.
Claramente, tem que haver um julgamento antes da volta de Jesus, então é que os pecados do povo de Deus, perdoados durante todo o tempo passado, serão finalmente "apagados." Pedro escreve: "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus, e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?" (1ª Pedro 4:17).
Os livros de registro celestes são um retrato exato de nossas vidas. Tudo o que já dissemos, fizemos ou pensamos, tanto conhecidos como desconhecidos, está devidamente registado na mente. E agora, no julgamento da história de nossa vida coincide com o seu legado. Nossa final sentença biográfica é escrita com um "termo"  (*um texto redigido) —Você realmente quer que seus pecados sejam "apagados"?
Deixe uma lição de seu computador ilustrar o ponto. Ao você usá-lo existem documentos que você remove, colocando-os na "lata de lixo." Mas os arquivos ainda estão lá, só para o caso mais tarde você decidir reutilizá-los e recuperá-los.
Então, quando você confessa os seus pecados, eles são de fato perdoados, mas os seres humanos pecadores às vezes podem voltar aos velhos hábitos, como o cão que Pedro diz “volta ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama” (2ª Pedro 2:22). E o Senhor não quer levar ninguém para o céu que, secretamente está pesaroso (*da decisão que tomou), e que ele nunca se arrependeu e ele realmente quer voltar para o diabo.
Portanto, finalmente, chega um momento em que o "lixo" acumulado precisa ser esvaziado. Mas, espere um minuto! Uma pequena mensagem aparece: "—Você realmente deseja apagar tudo?"
Como estamos perto da vinda de Cristo, tem que haver uma investigação definitiva: "Você tem certeza que você quer que seus pecados sejam perdoados para sempre? Você tem certeza que você não quer voltar nunca a seus velhos hábitos egoístas, sensuais e mundanos?" Bem, eu espero que você esteja pronto para clicar “sim!!!” sobre isso. Você clica no "Sim". E então todo o "lixo" se vai para sempre, de forma irrevogável.
A boa nova da mensagem de 1888 é que o nosso advogado, Jesus, está de pé por nós no juízo investigativo opondo-Se ao advogado de acusação. Zacarias viu isto retratado em visão. Representando os pecadores estava "o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor", que é o nosso advogado de defesa, "e Satanás [o promotor] estava à sua mão direita, para se lhe opor" (Zacarias 3:1). O resultado do julgamento foi: as "vestes sujas" de Josué foram removidas e ele estava vestido "de vestes finas” (v. 4).
Para mudar a metáfora, em 1888 o Marido da noiva propôs casamento, dando à remanescente Igreja Adventista do Sétimo Dia as "vestes de casamento."
Jesus ensinou o juízo pré-advento através de uma parábola. O rei chamou convidados de todas as esferas da vida para um casamento (*e ele mesmo forneceu todos as túnicas que queria que os convidados trajassem). "Quando o rei entrou para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com a veste de casamento: e lhe disse: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial E ele emudeceu" (Mat. 22:10-13), e foi expulso.
Aqui, o "rei" inspeciona os "convidados" para saber se eles estão usando a "veste nupcial", que ele tinha dado a cada um. Neste caso, um "amigo" negligenciou vestir a roupa e ficou "sem palavras". Aqui é apresentado o conceito de um julgamento antes do casamento.
1888 é o convite para o casamento. Falando da mensagem de 1888, Ellen White enfatiza algumas maravilhosas boa novas: "Estamos no dia da expiação, e devemos trabalhar em harmonia com a obra de Cristo de purificação do santuário dos pecados do povo. Que nenhum homem que deseja ser encontrado com a veste nupcial, resista nosso Senhor na obra de Seu ofício" (The Advent Review and Herald, de 21 de janeiro de 1890 ) .
Aquele que vai realizar essa tarefa incrível é o Sumo Sacerdote do santuário celestial. Seu negócio é ser um Salvador do pecado. É Seu o trabalho de purificar o santuário, não nosso, mas é o nosso trabalho cooperar com Ele, para deixá-Lo fazer isso (*purificar o santuário do nosso coração), parando de impedi-Lo "na obra de Seu ofício."
A mensagem de 1888 é a mais clara compreensão da justificação pela fé, que é paralela e consistente com a verdade da purificação do santuário. Quando os corações do povo de Deus na Terra estiverem purificados então o santuário celestial será purificado. Justificação não é, exclusivamente, expurgar o registro do pecado no céu. O nosso sumo sacerdote “fará expiação por vós, para purificar-vos, e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o Senhor" (Levítico 16:30).
Isso é precisamente o propósito do juízo investigativo — não para condenar o povo de Deus, mas para purificá-los, para que eles possam conhecer Jesus em pessoa quando Ele voltar.
Há pecado, consciente e inconsciente, que deva ser descoberto, e dele se arrepender, e "vencê-lo" (Apocalipse 3:21), de modo que aqueles que seguem o grande Sumo Sacerdote em Sua obra de encerramento da expiação não possam ser consumidos pelo brilho da vinda de Jesus. Este vai ser um momento sério!
O Sumo Sacerdote não quer condená-lo, Ele quer vindica-lo — esse é o único julgamento que Ele quer fazer no seu caso.
Não O pare, não O impeça em Seu trabalho em curso !

- Paul E. Penno

Nota:
Esta lição e o seu vídeo, do Pastor Paul Penno, estão na Internet em: http://1888mpm.org

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

________________________