sexta-feira, 21 de março de 2014

Lição 12 - A Ceifa e os Ceifeiros, por Paulo Penno



Para 15 a 22 de março de 2014


Nenhuma geração do povo de Deus já foi trasladada sem ver a morte, nunca antes "a seara da terra ... amadureceu" para a foice do Salvador (Apocalipse 14:15). Era intenção do Senhor que a mensagem de 1888 preparasse a "colheita" para a trasladação. Não requeriria isto que a mensagem estivesse mais madura e desenvolvida do que quaisquer “ceifeiros” anterioriores já tivessem observado?
A mensagem que é preparar o grão para a colheita deve incluir "uma parte do evangelho" que os Reformadores não proclamaram.1 "O evangelho" é a justificação pela fe, e a mensagem do terceiro anjo, em verdade, é a mesma mensagem.2 A luz que os Reformadores não viram nem proclamaram seria, obviamente, "nova luz", tanto quanto as pessoas em 1888 estavam preocupadas .
Ellen White acrescenta a declaração chocante: "Paulo, como vimos, não a pregou." Pregou o quê? "A parte do evangelho que só poderia ser proclamada nos últimos dias."3 Essa "parte do evangelho" não são frios cálculos matemáticos dos 2.300 dias (*/anos). A estrutura especial da mensagem de 1888 foi a sua relação da justificação pela fé com a peculiar verdade da hora do juízo da purificação do santuário.4 " Paulo ... não a pregou." A purificação do santuário é certamente "uma parte do evangelho eterno".
Qual "evento" pode mover o "outro anjo" de Apocalipse 14:15 para decidir quando dar o sinal para Jesus "vir" pela segunda vez? A resposta é: "A seara da terra está madura." Esta mui simples ilustração divinamente inspirada explica o atraso no retorno de Cristo!
Mas esta especial "colheita" de um campo depende da vontade do "grão". Toda uma "colheita" pode egoisticamente se recusar a deixar a luz do sol quente do evangelho do Senhor, e os aguaceiros refrescantes de "chuva serôdia" executar o processo de amadurecimento. É um processo de "colheita" que Deus não pode forçar sobre o "campo de trigo".
O próprio Senhor Jesus perguntou bem melancolicamente: "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" (Lucas 18:8). O Senhor é todo-poderoso, Ele é onipotente, mas Ele não pode forçar Seu povo a crer se eles amam a incredulidade.
Um exemplo muito sério do mal da incredulidade é a atitude popular em relação ao início da "chuva serôdia" e do "alto clamor" de Apocalipse 18:1-4 .
Você pode imaginar os agricultores em uma terra devastada pela seca, onde as suas culturas estão murchando, serem infelizes quando o Senhor lhes envia gentil aguaceiro de umidade da chuva serodia? Isso seria impensável, não é? Mas os nossos "ceifeiros" viveram este cenário inimaginável em 1888. Nós estivemos em perigo de perder a mensagem do terceiro anjo, a razão da nossa existência como um povo; o Senhor não os oprimiu com raio, trovão, e enchurrada, apenas uma chuva suave do Espírito Santo no poder da "chuva serôdia."
O Senhor deu o Seu Espírito Santo a dois jovens em uma mensagem de justificação pela fé, que era como uma chuva suave em terra sedenta; Ellen White ficou muito feliz. Ela disse que nunca tinha ouvido nada tão maravilhoso, em nenhum momento, nem em qualquer lugar! Ela reconheceu imediatamente a direção do Espírito Santo. Mas ela estava triste com a rejeição manifestada pelos "ceifeiros." “O curso que [foi] seguido em Minneapolis [em 1888] foi crueldade para com o Espírito de Deus."5 "Eu sei que naquele evento o Espírito Santo foi insultado."6
Ela continuou escrevendo ao Pr. (*Ole Andres) Olsen, (*eleito presidente da Conferência Geral de 1888, cargo que exerceu por 9 anos): "Virá o tempo em que muitos estarão dispostos a fazer qualquer coisa e todo o possível para ter a chance de ouvir o chamado que rejeitaram em Mineápolis. ... Melhores oportunidades nunca virão, sensação mais profunda eles não terão."7
Jesus disse algo ao mesmo tempo maravilhoso e terrível quando disse aos seus discípulos: "Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos" (João 20:23). Foi uma declaração paralela com a que temos em Mateus: "Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus" (Mateus 16:19). Como figuras de autoridade para outras pessoas (ou seja, pais, professores, pregadores), podemos realmente abrir ou fechar as portas do céu para as pessoas? Jesus diz que sim! Se um pastor ou evangelista diz à sua congregação más novas, ele pode fechar as portas do céu a jovens e adultos. Podemos nos perguntar por que eles abandonam a família da igreja, mas este foi o motivo.
Você é um "Ceifeiro" na igreja; poderia se dar que Jesus tenha, em certo sentido, cumprido Sua promessa aos discípulos e "dado" a você "as chaves do reino dos céus" (Mateus 16:19 ), e assim você pode fechar ou abrir a alguém o portão da Nova Jerusalém? Alguém vai lhe ouvir. O que você pode dizer? Será que você dirira a ele para destruir seu cérebro e pensar em cada pecado não confessado e fazer tudo certo ... ou algo diferente? Ou será que você diria a ele o que os anjos disseram aos pastores de Belém — "eis aqui vos trago boas novas de grande alegria, que será para todo o povo: pois, ... vos naceu hoje o Salvador" (Lucas 2:8-11), "o Salvador do mundo" (João 4:42), o que inclui você. Ele destruiu a morte (*"provou a morte por todos"), sua segunda morte, que Ele já morreu por você (Heb. 2:9). Ele adotou você na família de Seu Pai (*lhe “predestinou para filho de adoção”) (Efé 1:5, 6). Ele inverteu a “condenação” que veio sobre "todos os homens" em Adão (Rom. 5:15-18). Ele lhe toma pela mão e diz: "—Vamos para o Céu!" Ele prometeu nunca nos abandonar (Isa. 41:10 e 13). O trabalho que Ele "começou" em você, quando você foi batizado há muito tempo, Ele vai continuar (Fil. 1:6).
Em Caminho a Cristo, Ellen White diz que se você não resistir a Ele como seu Salvador, Ele vai "mostrar" todo o caminho para a Sua Nova Jerusalém (João 12:32)8 Creia nEle! Ele o ama e quer você em Seu reino mais do que você pode imaginar.
Vamos agradecer a Deus por um novo "hoje" no qual podemos aplicar algum bálsamo às feridas que fizemos, e podemos dizer a alguém alguma preciosa boa nova. Não há nada por que possamos agradecer a Deus mais intensamente do que termos mais um dia em que receber o Seu dom precioso de arrependimento com uma outra oportunidade de usar essas "chaves" para o reino da maneira certa.9


Paul E. Penno

Notas :

[1] Ellen White diz que Lutero ensinou a justificação pela fé "claramente" (*O Grande Conflito, pág. 253). Ela também afirma que ele não proclamau o evangelho completo como ele deve ainda ser proclamado, pois "esta mensagem é uma parte do evangelho que só poderia ser pregada nos últimos dias. ... Os reformadores não a proclamaram" (O Grande Conflito, pág. 356).
[2] Evangelismo, pág. 190. Heview and Herald, de 1º de Abril de 1890;
[3] O Grande Conflito, pág. 356;
[4] Cf. Primeiros Escritos, pág. 254;
[5] Materiais de Ellen G. White sobre 1888, pág. 360;
[6] Idem, pág. 1043;
[7] Idem, págs. 1030 e 1031; Carta 19d, de 1/9/1892, escrita do norte da cidade de Fitzroy, Victoria, Austrália;
[8] Caminho a Cristo, pág. 27
*"O pecador pode resistir a esse amor, pode recusar a deixar-se atrair para Cristo; mas, se não resistir, será atraído para Jesus. O conhecimento do plano de salvação o conduzirá ao pé da cruz em arrependimento pelos seus pecados, os quais causaram os sofrimentos do amado Filho de Deus” (Caminho a Cristo, pág. 27).
*Esta é a mensagem da cruz erguida no calvário. É a mais clara mensagem de Deus, a partir do santuário, do Seu amor pelos pecadores. Como o Portador dos pecados Cristo estava sujeito aos raios da ira, pois a lei universal exige a morte do pecador. Jesus experimentou na cruz "os salários" da segunda morte pelo pecado de todos os homens em todas as eras. Ele percorreu todo o caminho para o inferno por você e por mim. É essa mensagem da cruz que o Espírito Santo usa para nos induzir ao arrependimento dos pecados para que possamos receber a expiação e entrar em união de coração com Deus.
*Isto não é perfeccionismo. É Deus que realiza a obra em nós.
*O amor Ágape não é um sentimentalismo insípido. O mesmo Deus que é Ágape é também "um fogo consumidor" (Heb. 12:29). Esse fogo é morte para o egoísmo, a sensualidade, o amor do mundo, o orgulho e a arrogância. É morte para a mornidão. Por mais estranho que possa soar aos ouvidos legalistas, é impossível você e eu sermos fracos e doentios se o amor Ágape é compreendido e apreciado.
*A verdadeira equilibrada mensagem da Justiça de Cristo que nos foi outorgada em 1888, e não um reiterado e duro legalismo, é o único antídoto eficaz para a "mornidão" de Laodicéia.
*9) O Pr. Roberto Wieland nos escreveu em 3 de Agosto de 2005;
Nos quadros bíblicos, a chuva é geralmente uma bênção. Há uma "chuva serôdia", que vem na hora certa para amadurecer uma safra sedenta para a colheita. Mas pense em um fazendeiro preocupado com a sua colheita em Israel há muito tempo atrás. A primeira chuva foi uma bênção que fez a semente brotar. A cevada amadureceu a um certo ponto no crescimento das plantas que parecia prometer uma rica colheita deste ano, mas agora o crescimento é atrofiado. A seca veio na hora errada. Uma enorme cultura que nunca amadurece para a colheita é um desastre agrícola. O agricultor, (*naquele tempo) não tinha irrigação moderna, ele era dependente de chuva do céu.
“Você pode imaginar a angústia na família; fervorosas orações subindo dia a dia para o Senhor enviar a tão esperada "chuva serôdia". Ela deve vir dEle !
“Na Bíblia, isto descreve a condição da igreja do Senhor nos últimos dias. A enormidade do tamanho da área cultivada que o agricultor plantou em cevada não é uma boa notícia, a menos que a cultura receba a mui preciosa chuva serôdia na hora certa. Trabalho diligente é esforço desperdiçado se não resultar em uma colheita de grãos maduros prontos para a foice.
“Jesus ensina que "a ceifa é o fim do mundo" (Mat. 13:39). Mas há duas safras de caráter, que se desenvolvem em dois tipos de pessoas: aqueles que estão prontos para encontrar o Senhor no Seu retorno, e aqueles cuja rebelião contra Ele também amadureceu (Apoc. 14:16-20).
“A "foice" é usada em ambas as safras, uma por Jesus vindo em glória, a outra por algum outro "anjo" cuja "foice aguda” (*afiada) colhe uma safra lançada "no grande lagar da ira de Deus." Deve haver dois tipos de "chuva serôdia".
 “Tempo para estar alerta! Não é tempo para dormir!”
(Esta nota de nº 9 é do Pr. Roberto J. Wieland, no “Pão Diário Espiritual” de 3 de Agosto de 2005.  Copyright © 2014 by "Dial Daily Bread."



Nota: Esta introspecção, e o vídeo desta lição 12, do Pastor Paul Penno, ministrada sábado passado (15) estão na Internet em: http://1888mpm.org

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99

Neste blog asteriscos (*) sempre indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
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