Para 15 a 22 de março de
2014
Nenhuma
geração do povo de Deus já foi trasladada sem ver a morte, nunca antes "a
seara da terra ... amadureceu" para a foice do Salvador (Apocalipse
14:15). Era intenção do Senhor que a mensagem de 1888 preparasse a "colheita"
para a trasladação. Não requeriria isto que a mensagem estivesse mais madura e
desenvolvida do que quaisquer “ceifeiros” anterioriores já tivessem observado?
A
mensagem que é preparar o grão para a colheita deve incluir "uma parte do
evangelho" que os Reformadores não proclamaram.1 "O
evangelho" é a justificação pela fe, e a mensagem do terceiro anjo, em verdade, é a mesma mensagem.2 A luz que os Reformadores não viram nem proclamaram
seria, obviamente, "nova luz", tanto quanto as pessoas em 1888
estavam preocupadas .
Ellen
White acrescenta a declaração chocante: "Paulo, como vimos, não a pregou."
Pregou o quê? "A parte do evangelho
que só poderia ser proclamada nos últimos dias."3 Essa
"parte do evangelho" não são frios cálculos matemáticos dos 2.300
dias (*/anos). A estrutura especial da mensagem de 1888 foi a sua relação da
justificação pela fé com a peculiar verdade da hora do juízo da purificação do
santuário.4 " Paulo ... não a pregou." A purificação
do santuário é certamente "uma parte do evangelho eterno".
Qual
"evento" pode mover o "outro anjo" de Apocalipse 14:15 para
decidir quando dar o sinal para Jesus "vir" pela segunda vez? A
resposta é: "A seara da terra está
madura." Esta mui simples ilustração divinamente inspirada explica o
atraso no retorno de Cristo!
Mas esta
especial "colheita" de um campo depende da vontade do "grão".
Toda uma "colheita" pode egoisticamente se recusar a deixar a luz do
sol quente do evangelho do Senhor, e os aguaceiros refrescantes de "chuva
serôdia" executar o processo de amadurecimento. É um processo de "colheita"
que Deus não pode forçar sobre o "campo de trigo".
O próprio
Senhor Jesus perguntou bem melancolicamente: "Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na
terra?" (Lucas 18:8). O Senhor é todo-poderoso, Ele é onipotente, mas Ele
não pode forçar Seu povo a crer se eles amam a incredulidade.
Um
exemplo muito sério do mal da incredulidade é a atitude popular em relação ao
início da "chuva serôdia" e
do "alto clamor" de
Apocalipse 18:1-4 .
Você pode
imaginar os agricultores em uma terra devastada pela seca, onde as suas
culturas estão murchando, serem infelizes quando o Senhor lhes envia gentil aguaceiro
de umidade da chuva serodia? Isso seria impensável, não é? Mas os nossos "ceifeiros"
viveram este cenário inimaginável em 1888. Nós estivemos em perigo de perder a
mensagem do terceiro anjo, a razão da nossa existência como um povo; o Senhor
não os oprimiu com raio, trovão, e enchurrada, apenas uma chuva suave do Espírito
Santo no poder da "chuva serôdia."
O Senhor
deu o Seu Espírito Santo a dois jovens em uma mensagem de justificação pela fé,
que era como uma chuva suave em terra sedenta; Ellen White ficou muito feliz.
Ela disse que nunca tinha ouvido nada tão maravilhoso, em nenhum momento, nem
em qualquer lugar! Ela reconheceu imediatamente a direção do Espírito Santo.
Mas ela estava triste com a rejeição manifestada pelos "ceifeiros." “O
curso que [foi] seguido em Minneapolis [em 1888] foi crueldade para com o
Espírito de Deus."5 "Eu
sei que naquele evento o Espírito Santo foi insultado."6
Ela continuou
escrevendo ao Pr. (*Ole Andres) Olsen, (*eleito presidente da Conferência Geral
de 1888, cargo que exerceu por 9 anos): "Virá o tempo em que muitos
estarão dispostos a fazer qualquer coisa e todo o possível para ter a chance de
ouvir o chamado que rejeitaram em Mineápolis. ... Melhores oportunidades nunca
virão, sensação mais profunda eles não terão."7
Jesus
disse algo ao mesmo tempo maravilhoso e terrível quando disse aos seus
discípulos: "Àqueles a quem
perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes
são retidos" (João 20:23). Foi uma declaração paralela com a que temos
em Mateus: "Eu te darei as chaves do
reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o
que tu desligares na terra será desligado nos céus" (Mateus 16:19).
Como figuras de autoridade para outras pessoas (ou seja, pais, professores,
pregadores), podemos realmente abrir ou fechar as portas do céu para as
pessoas? Jesus diz que sim! Se um
pastor ou evangelista diz à sua congregação más novas, ele pode fechar as
portas do céu a jovens e adultos. Podemos nos perguntar por que eles abandonam
a família da igreja, mas este foi o motivo.
Você é um
"Ceifeiro" na igreja; poderia se dar que Jesus tenha, em certo
sentido, cumprido Sua promessa aos discípulos e "dado" a você "as
chaves do reino dos céus" (Mateus 16:19 ), e assim você pode fechar ou
abrir a alguém o portão da Nova Jerusalém? Alguém vai lhe ouvir. O que você
pode dizer? Será que você dirira a ele para destruir seu cérebro e pensar em cada
pecado não confessado e fazer tudo certo ... ou algo diferente? Ou será que
você diria a ele o que os anjos disseram aos pastores de Belém — "eis aqui vos trago boas novas de
grande alegria, que será para todo o povo: pois, ... vos naceu hoje o
Salvador" (Lucas 2:8-11), "o
Salvador do mundo" (João 4:42), o que inclui você. Ele destruiu a
morte (*"provou a morte por todos"),
sua segunda morte, que Ele já morreu por você (Heb. 2:9). Ele adotou você na
família de Seu Pai (*lhe “predestinou
para filho de adoção”) (Efé 1:5, 6). Ele inverteu a “condenação” que veio sobre "todos
os homens" em Adão (Rom. 5:15-18). Ele lhe toma pela mão e diz: "—Vamos
para o Céu!" Ele prometeu nunca nos abandonar (Isa. 41:10 e 13). O
trabalho que Ele
"começou" em você, quando você foi batizado há muito tempo, Ele vai
continuar (Fil. 1:6).
Em Caminho a Cristo, Ellen White diz que se
você não resistir a Ele como seu Salvador, Ele vai "mostrar" todo o
caminho para a Sua Nova Jerusalém (João 12:32)8 Creia
nEle! Ele o ama e quer você em Seu reino mais do que você pode imaginar.
Vamos
agradecer a Deus por um novo "hoje" no qual podemos aplicar algum
bálsamo às feridas que fizemos, e podemos dizer a alguém alguma preciosa boa
nova. Não há nada por que possamos agradecer a Deus mais intensamente do que termos
mais um dia em que receber o Seu dom precioso de arrependimento com uma outra
oportunidade de usar essas "chaves"
para o reino da maneira certa.9
Paul E. Penno
Notas :
[1] Ellen White diz que Lutero ensinou a justificação pela fé
"claramente" (*O Grande
Conflito, pág. 253). Ela também afirma que ele não proclamau o evangelho completo como ele deve ainda
ser proclamado, pois "esta mensagem é uma parte do evangelho que só poderia
ser pregada nos últimos dias. ... Os reformadores não a proclamaram" (O Grande Conflito, pág. 356).
[2] Evangelismo, pág. 190. Heview and Herald, de 1º de Abril de 1890;
[3] O Grande Conflito, pág. 356;
[4] Cf. Primeiros Escritos, pág. 254;
[5] Materiais de Ellen G. White sobre 1888,
pág. 360;
[6] Idem, pág. 1043;
[7] Idem, págs. 1030 e
1031; Carta 19d, de 1/9/1892, escrita do norte da cidade de Fitzroy, Victoria, Austrália;
[8] Caminho a Cristo, pág. 27
*"O pecador pode
resistir a esse amor, pode recusar a deixar-se atrair para Cristo; mas, se não
resistir, será atraído para Jesus. O conhecimento do plano de salvação o
conduzirá ao pé da cruz em arrependimento pelos seus pecados, os quais causaram
os sofrimentos do amado Filho de Deus” (Caminho
a Cristo, pág. 27).
*Esta é a mensagem da
cruz erguida no calvário. É a mais clara mensagem de Deus, a partir do santuário,
do Seu amor pelos pecadores. Como o Portador dos pecados Cristo estava sujeito
aos raios da ira, pois a lei universal exige a morte do pecador. Jesus
experimentou na cruz "os salários" da segunda morte pelo pecado de
todos os homens em todas as eras. Ele percorreu todo o caminho para o inferno
por você e por mim. É essa mensagem da cruz que o Espírito Santo usa para nos
induzir ao arrependimento dos pecados para que possamos receber
a expiação e entrar em união de coração com Deus.
*Isto não é
perfeccionismo. É Deus que realiza a obra em nós.
*O amor Ágape não é um sentimentalismo insípido.
O mesmo Deus que é Ágape é também "um fogo consumidor" (Heb.
12:29). Esse fogo é morte para o egoísmo, a sensualidade, o amor do mundo, o
orgulho e a arrogância. É morte para a mornidão. Por mais estranho que possa
soar aos ouvidos legalistas, é impossível você e eu sermos fracos e doentios se
o amor Ágape é compreendido e
apreciado.
*A verdadeira
equilibrada mensagem da Justiça de Cristo que nos foi outorgada em 1888, e não
um reiterado e duro legalismo, é o único
antídoto eficaz para a "mornidão" de Laodicéia.
*9) O Pr.
Roberto Wieland nos escreveu em 3 de
Agosto de 2005;
“Nos quadros bíblicos,
a chuva é geralmente uma bênção. Há
uma "chuva serôdia", que vem na hora certa para amadurecer uma safra
sedenta para a colheita. Mas pense
em um fazendeiro preocupado com a sua colheita em Israel há muito tempo atrás. A primeira chuva foi
uma bênção que fez a semente brotar. A
cevada amadureceu a um certo ponto no crescimento das plantas que parecia prometer
uma rica colheita deste ano, mas agora o crescimento é atrofiado. A seca veio na hora errada. Uma
enorme cultura que nunca amadurece para a colheita é um desastre agrícola. O
agricultor, (*naquele tempo) não tinha irrigação moderna, ele era dependente de
chuva do céu.
“Você pode imaginar a
angústia na família; fervorosas orações subindo dia a dia para o Senhor enviar
a tão esperada "chuva serôdia".
Ela deve
vir dEle !
“Na Bíblia, isto
descreve a condição da igreja do Senhor nos últimos dias. A
enormidade do tamanho da área cultivada que o agricultor plantou em cevada não
é uma boa notícia, a menos que a cultura receba a mui preciosa chuva serôdia na
hora certa. Trabalho
diligente é esforço desperdiçado se não resultar em uma colheita de grãos
maduros prontos para a foice.
“Jesus ensina que
"a ceifa é o fim do mundo" (Mat. 13:39). Mas
há duas safras de caráter, que se desenvolvem em dois tipos de pessoas: aqueles
que estão prontos para encontrar o Senhor no Seu retorno, e aqueles cuja
rebelião contra Ele também amadureceu (Apoc. 14:16-20).
“A "foice" é
usada em ambas as safras, uma por Jesus vindo em glória, a outra por algum
outro "anjo" cuja "foice aguda”
(*afiada) colhe uma safra lançada "no
grande lagar da ira de Deus." Deve
haver dois tipos de "chuva serôdia".
“Tempo para estar alerta! Não é tempo para dormir!”
(Esta nota de nº 9 é do Pr. Roberto J.
Wieland, no “Pão Diário Espiritual”
de 3 de Agosto de 2005. Copyright © 2014
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Nota:
Esta introspecção, e o vídeo desta lição 12, do Pastor Paul Penno, ministrada
sábado passado (15) estão na Internet em: http://1888mpm.org
Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na
cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da
IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX
(510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de
teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou
uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a
qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen
G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os
Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos
anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai
dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente
escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando
a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Neste
blog asteriscos (*) sempre indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
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