Para 1 a 8 de março de 2014
O que será necessário para
discipular as nações? João, o Revelador, diz: "vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra
foi iluminada com a sua glória" (Apoc. 18:1). Proclamar "o evangelho eterno" para "todas as nações" é uma grande obra! (Apoc. 14:6).
Isaías estava cheio de alegria ao
escrever sobre o momento em que a terra será resplandecida com uma "luz" especial da "verdade do evangelho." Ele
diz ao povo de Deus: "O Redentor
virá a Sião [a Igreja] ... Levanta-te,
resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre
ti; porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre
ti o Senhor virá surgindo, e a Sua glória se verá sobre ti; e os gentios
caminharão à tua luz, e os reis ao esplendor que te nasceu" (Isa. 60:1
- 3 ).
Tão encorajador como estas
promessas são, a realidade é que os adventistas do sétimo dia têm feito
discípulos por mais de um século e meio. Há ainda o desafio das massas não
alcançados da Ásia, no Terceiro Mundo e agora até mesmo no mundo ocidental.
Temos uma dívida de gratidão sincera para com os pioneiros do passado e as
gerações que dedicaram suas vidas e recursos para a propagação da Mensagem do
Terceiro Anjo. Eles criaram a infraestrutura mundial para a campanha evangelística
final de Deus.
Há uma "eficiência,"
que nenhum agente humano ou organização pode fornecer para o encerramento da
obra de Deus para as nações. Há irmãos que até hoje resistem à mensagem da cruz
e do santuário, que o Espírito Santo iniciou através de Seus mensageiros A.T.
Jones e E.J. Waggoner. A pena da inspiração abriu a cortina para revelar a
fonte de críticas. "Excitando aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar
do povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava
comunicar- lhes. O inimigo impediu-os de obter a eficiência que poderiam ter
tido em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia
de Pentecostes. Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a
sua glória, e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida,
conservada afastada do mundo."1 A
verdade ditada pelo Espírito no Pentecostes fornece a "eficiência"
tão necessária para alcançar o mundo .
A mesma escritora reconheceu a
mão de Deus em suscitar mensageiros. "A mensagem que nos foi dada por Alonzo
T. Jones e Ellet J. Waggoner é a mensagem de Deus para a igreja de Laodicéia, e
ai de quem professa crer na verdade, e, entretanto, não reflete a outros os
raios dados por Deus."2
A mensagem que Deus enviou em
1888 é a "chuva serôdia." A "chuva serôdia" é paralela à
mensagem da “chuva temporã” no Pentecostes. "Grandes verdades que não
foram ouvidas e contempladas desde o dia de Pentecostes, resplandecerão da
Palavra de Deus em sua pureza original."3
Houve uma "grande
verdade" que brilhou claramente no dia de Pentecostes? Sim, e este é o
foco da mensagem de 1888: Falando para aquela grande multidão de milhares de
pessoas de muitas nações e línguas, Pedro corajosamente declarou que eles tinham
crucificado o Filho de Deus: "Saiba,
pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós
crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo" (Atos 2:36). Poucos dias
depois, disse-lhes, "Vós negastes o
Santo e o Justo, ... e matastes o Príncipe da vida" (Atos 3:14, 15).
Nada nas epístolas de Paulo é tão forte, tão diretamente confrontante! O que
aconteceu no dia de Pentecostes? Um arrependimento mais profundo do que jamais
foi conhecido. O assassinato do Filho de Deus é o maior pecado jamais cometido;
arrependimento, por este pecado é o maior que um coração humano pode imaginar.
Você acha possível que o sermão
de Pedro possa se aplicar a nós hoje? É uma compreensão mais clara do que
Cristo realizou na Sua cruz e uma mais profunda apreciação do que isso custou a
Ele. O ensino da cruz no dia de Pentecostes será ampliado mil vezes quando
entendido à luz da verdade da purificação do santuário.
Irá a Igreja Adventista do Sétimo
Dia porventura desconsiderar o autentico "começo" daquela mensagem
final, que foi, "em grande medida," rejeitada e "mantida
afastada do mundo"?4
Essa mesma escritora conta como o
primeiro Pentecostes se relaciona com o segundo, no futuro: "Um trabalho
que deve ser realizado na terra semelhante ao que ocorreu no derramamento do
Espírito Santo nos dias dos primeiros discípulos, quando eles pregavam a Jesus
e este crucificado. Muitos serão convertidos em um dia, pois a mensagem será
pregada com poder. ... O tema que atrai o coração do pecador é Cristo, e este
crucificado. Na cruz do Calvário, Jesus se revela ao mundo no amor incomparável
[Ágape ]. Apresente-O, assim, às
multidões famintas, e a luz do Seu amor vai ganhar os homens das trevas para a
luz, da transgressão para a obediência e verdadeira santidade. Contemplar a
Jesus na cruz do Calvário desperta a consciência para o hediondo caráter do pecado
como nada mais pode fazer."5
Isso atinge exatamente o anseio do
coração de cada alma honesta em "Babilônia" (e são muitas!), de modo
que "a verdade é vista em sua clareza, e os leais filhos de Deus cortam os
liames que os têm retido. Laços de família, relações na igreja, são impotentes
para os deter agora. A verdade é mais preciosa do que tudo mais. Apesar das
forças arregimentadas contra a verdade, um grande número [irá] se coloca[r] ao
lado do Senhor."6
Uma visão mais clara do que
aconteceu na cruz. A frase "o amor incomparável de Cristo" sugere
como "o Cordeiro" será o elemento central das profecias.7 A extensão do
sacrifício de Cristo será mostrado no tipo de morte que Ele morreu — o
equivalente à segunda morte, a única real morte de toda a humanidade perdida. O
Pai "fez cair sobre Ele [Cristo]
a iniquidade de nós todos"
(Isaías 53:6). As implicações são surpreendentes — a palavra "todos" refere-se
à raça humana. Portanto, Ele não coloca a iniquidade em cima deles.
O que Cristo realizou na cruz,
identificado pela mensagem de 1888, é a "grande verdade" da
justificação pela fé que aquece os corações. Em vez de imputar os "pecado"
da raça humana sobre ela mesma, Ele os coloca sobre Cristo (2ª Coríntios 5:19).
A razão para essa graça é que Cristo "provou
a morte [a segunda morte] por
todos" (Heb. 2:9). A escritura não pode ser quebrada: o total da
dívida foi pago por cada pecador que já viveu. "Por um só ato de justiça de um só homem [na cruz] o dom gratuito [não uma oferta] veio a todos os homens, para justificação de
vida" (Rom. 5:18).
Esse "dom" é a
justificação que "veio sobre todos os homens," como "Deus
envolveu o mundo numa atmosfera de graça, tão real como o ar que circula ao redor
do globo" (veja Rom. 5:18).8 O
milagre não é mágica, a verdade penetra no coração. O pecador entende o horror
do inferno do qual ele foi livrado. Nenhuma alegria pode ser profunda e
duradoura que não tenha sido construída sobre essa base de alegre contrição. "Se um morreu por todos, logo todos
morreram." Você morre, de modo que agora você diz: "Estou crucificado com Cristo"
(Gál. 2:20).
Assim, o que Cristo realizou foi
a reversão da "condenação" judicial que o primeiro Adão trouxe sobre
toda a raça humana. É um "veredicto
judicial... de absolvição" para a mesma raça humana (Rom. 5:16, NEB) .
A mensagem de Pentecostes concedeu
o perdão para toda a raça humana, em particular pelo envolvimento de
"todos" no assassinato do Filho de Deus.
Zacarias profetizou "águas vivas sairão de Jerusalém” (Zac.
14.8) para as nações cuja fonte, Jeremias disse, foi "o Senhor, a fonte de águas vivas;” (Jer. 17:13). A Ezequiel foi
mostrado que este rio era "águas que
se deviam passar a nado, um rio pelo qual não se podia passar," um rio
trazendo a cura para as nações (Eze. 47:1-9). Esta é a vida eterna, que flui da
cruz de Cristo. Podemos provar isso aqui e agora, recebendo o dom do Espírito
Santo — a mensagem da chuva serôdia.
- Paul E. Penno
Notas :
[1] Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 234, 235;
[2] Materiais
de Ellen G. White sobre 1888, vol. 3, pág. 1052 (Ms. 24, 1892);
[3] Ellen G. White em Fundamentos da Educação Cristã, pág. 473;
[4] Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 234, 235;
[5] Materiais
de Ellen G. White sobre 1888, vol. 3, págs. 1073, 1074;
[6] Ellen G. White, O Grande Conflito, pág. 612;
[7] O "Cordeiro" sacrificial é a
característica central do livro do Apocalipse, mencionado ali 25 vezes;
[8] Ellen G. White, Caminho a Cristo, pág. 68.
Paulo Penno é pastor
evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da
Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading
Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério
há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de
Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de
Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva
Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele
escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja
Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos
sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também
pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E.
Penno Junior. Você pode
vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na
igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Nota: "Esta lição e o seu vídeo, do Pastor Paul Penno, estão na Internet em: http://1888mpm.org
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