domingo, 9 de março de 2014

Respeito próprio X amor de si mesmo




Do sitio http://gospel-herald.com/short/baal/baal_exist_today.htm,

Na classe de inglês, na Igreja adventista central de Belo Horizonte, a propósito do que estudamos na semana passada, mais especificamente na parte de quarta-feira, 5 de março de 2014, em Lucas 10:27, sobre amar “o próximo como a si mesmo,” tivemos a manifestação de diferentes ideias quanto ao verdadeiro significado destas palavras de Cristo.  
O culto do amor próprio é uma atual manifestação sofisticada e sutil de adoração a Baal. Através de uma hábil manipulação das Escrituras, o amor a si mesmo, foi transformado em uma virtude. Nos últimos anos, tem sido exaustivamente ensinado como um suposto dever cristão. A ordem divina de amar o nosso próximo como a nós mesmos é torcida em um comando de amar a nós mesmos, quando, em verdade, o Senhor ensinou que o nosso pecaminoso amor natural de nós mesmos, deve ser redirecionado, através da fé genuína, a um amor cristão ao próximo.
Já o respeito próprio genuíno é outra questão. Torna-se autêntico somente através de uma valorização do amor de Deus, que Se auto esvazia, revelado na cruz (*veja Fil. 2: 7 e 8). A verdadeira autoestima está, portanto, enraizado na expiação de Cristo. Mas o amor de si mesmo é contrário à devoção a Cristo e Sua obra. É compreensível que o inimigo tente promover o culto do egoísmo, como se fosse o ensinamento de Cristo. Isso é estranho para um povo que está se preparando para a trasladação.
Não importa o quanto possamos professar servir a Cristo, não importa qual a nossa posição possa ser na igreja; onde quer que o eu se torne o objeto de devoção, aí temos adoração a Baal. As inúmeras formas que esta adoração assume são assustadoras. Em certo sentido, os pastores estão em maior perigo do que qualquer outro segmento da igreja. É entre o ministério que uma espécie de escada de ascensão fraternal tem sido estabelecida, como se uma função de liderança pudesse aprimorar o caráter. Onde temos uma cobiça de promoção, uma busca de melhor posição, com prestígio e poder como a motivação ao ministério, aí temos os profetas de Baal.
Esta negação do verdadeiro Cristo, e glorificação de si mesmo, podem ser agora encontradas em muitas de nossas práticas padronizadas. Por que a Igreja Remanescente precisa de placas de honra ao mérito, troféus, certificados, e todas as outras armadilhas que o mundo usa e adora? Quando a verdadeira mensagem da justificação pela fé é entendida e crida, estes emblemas de grandeza desaparecem. A adoração a Baal é o fruto de uma espécie de ensinamentos corrompidos que incentivam uma profissão de fé em Cristo, enquanto o eu se recusa a ser crucificado com Ele.
*Dar a vida por outro, fez grande sentido na cruz — uma dádiva altruísta do criador pela criatura, sem consideração pessoal alguma para com Ele mesmo.

Bem, irmão,
Este foi apenas o final de um arquivo que postamos no nosso blog em 29 de dezembro de 2012. O estudo naquele trimestre sob o tema "Crescer em Cristo," era sobre as crenças adventistas fundamentais. No referido arquivo você encontrará embasamento da Bíblia e do Espírito de Profecia quanto a este tema. Assim, para estudo adicional acesse:


Também quando estudamos sobre EMOÇÕES HUMANAS, no 1º trimestre de 2011 postamos quatro (4) arquivos sobre este tema:

http://agape-edicoes.blogspot.com.br/2011/02/licao-9-autoestima-x-respeito-proprio_25.html , por Arlene Hill

http://agape-edicoes.blogspot.com.br/2011/02/licao-9-autoestima-x-auto-respeito-por.html por Helene Thomas

http://agape-edicoes.blogspot.com.br/2011/02/licao-9-autoestima-x-respeito-proprio.html por Robert Wieland

http://agape-edicoes.blogspot.com.br/2011/02/licao-9-autoestima-por-debbi-puffer.html, por Debbi Puffer

 

Do irmão em Cristo,

 

João Soares da Silveira

 

___________________________