Para 29 de março a 5 de abril de 2014
Bem-vindo ao estudo
de "Cristo e Sua Lei" para as próximas 13 semanas. De todas as leis
que existiam no tempo de Cristo, havia apenas duas formas de guarda-las. Uma
maneira era o legalismo e a outra maneira era o amor. Isto é o que nos
interessa hoje. As mesmas duas motivações para a observância da lei existem
hoje. O legalismo é uma falsificação sutil do diabo pelo qual a alma pode se
perder no final. O amor é a verdadeira motivação do celeiro de dons do mercador
celeste no santuário.
Satanás se infiltrou
com sucesso nas igrejas populares e no adventismo com uma forma extremamente
sutil de se mostrar (*“selfie,” em inglês; uma foto de si mesmo para se mostrar nas mídias sociais; “amor próprio”). Lúcifer descobriu uma marca de legalismo revestida de açúcar para nos confundir, enquanto nós, em vão, imaginamos que temos vencido o tipo antigo. "Nós" pensamos que o legalismo é manter a lista (*enfática dos mandamentos:) “faça” e “não faça” fabricada pelo homem a fim de ser salvo. É a religião absorvida em um altamente refinado e sofisticado amor de si mesmo que fica perguntando: "O que é essencial para a minha salvação? Qual é o menor sacrifício e devoção que eu posso fazer e ainda ouvir o ranger dos portões de pérola ao passar por eles? Quão perto posso eu chegar do mundo e ainda ser salvo?" Esta atitude é evidente na frequente pergunta: "É realmente um pecado fazer isso ou aquilo?" Há uma grande quantidade de legalismo entupindo o pensamento popular adventista! E repele a sincera e pensativa juventude. Precisamos desesperadamente entender o evangelho como fizeram nossos irmãos em 1888!
sutil de se mostrar (*“selfie,” em inglês; uma foto de si mesmo para se mostrar nas mídias sociais; “amor próprio”). Lúcifer descobriu uma marca de legalismo revestida de açúcar para nos confundir, enquanto nós, em vão, imaginamos que temos vencido o tipo antigo. "Nós" pensamos que o legalismo é manter a lista (*enfática dos mandamentos:) “faça” e “não faça” fabricada pelo homem a fim de ser salvo. É a religião absorvida em um altamente refinado e sofisticado amor de si mesmo que fica perguntando: "O que é essencial para a minha salvação? Qual é o menor sacrifício e devoção que eu posso fazer e ainda ouvir o ranger dos portões de pérola ao passar por eles? Quão perto posso eu chegar do mundo e ainda ser salvo?" Esta atitude é evidente na frequente pergunta: "É realmente um pecado fazer isso ou aquilo?" Há uma grande quantidade de legalismo entupindo o pensamento popular adventista! E repele a sincera e pensativa juventude. Precisamos desesperadamente entender o evangelho como fizeram nossos irmãos em 1888!
O legalismo disseminado
por décadas como "a mensagem do terceiro anjo" é uma distorção da
verdade e é, em grande parte, responsável pela longa demora na terminação da obra
de Deus. Cerca de 75 % ou mais dos jovens adventistas deixa a igreja depois de
completar 18 anos. O legalismo tem provocado muitos filhos à ira e conduzindo-os
à rebelião.
Este foi o problema
básico na história de 1888. Ellen White disse que os nossos ministros daquela
época vinham "pregando a lei até que ficamos secos como as colinas de
Gilboa, que não tinham orvalho nem chuva."1 No
entanto, os sinceros líderes adventistas do sétimo dia estavam exigindo mais do
mesmo, dizendo: "Você não deve ficar correndo atrás da justiça de Cristo,
e falando muito disso. Você deve pregar a lei."2 Aquele
era legalismo, puro e simples! Mas temos nós um problema com ele hoje? Sim,
caso contrário não estaríamos perdendo aqueles 75% ou mais dos nossos jovens!
Como podem a lei e o
amor ser inseparáveis? Eles parecem
(na superfície) ser incompatíveis!
A obediência à lei de
Deus nunca é legalismo. A perpetuidade da lei não é legalismo, nem está
pregando a importância da obediência. O legalismo não é a ênfase excessiva da
lei, como se houvesse alguma linha secreta de equilíbrio entre o legalismo e
graça — 50% X 50%. "Equilíbrio" não é a questão; 99% de evangelho e 1%
de legalismo anula o evangelho, ou "o aniquila," para usar a
expressão de Paulo (Gál. 2:21, Almeida Fiel) . O 1% do legalismo vai envenenar
o todo como uma pequena dose de arsênico arruína o pão.
Aqui está a frase de
Paulo que significa legalismo: "Todos
aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição" (Gál.
3:10). Obviamente, "as obras da lei"
não são a verdadeira obediência à lei. Elas são uma suposta obediência, que
é enganosa. O problema é que elas nascem da motivação errada. O legalismo tenta
fazer a coisa certa pela razão errada.
No pensamento de
Paulo, "as obras da lei"
são o oposto da fé. A definição negativa revela o positivo. Observe seus
contrastes: "recebestes o Espírito
pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? ... tendo começado pelo Espírito, acabeis
agora pela carne?" (Gál. 3:2, 3). "As
obras da lei" são definidas aqui como obras da "carne".
Mas há uma passagem
em que Paulo deixa ainda mais claro. Ele contrasta estar "sob a lei" [legalismo] com estando "debaixo da graça," como dois opostos. Estar "debaixo da graça" é "a pregação da fé" e produz a
verdadeira obediência à lei, porque livra do "domínio" do pecado (Rom. 6:14). O crente está sob a
compulsão de uma nova motivação imposta por uma apreciação de coração da graça
de Deus revelada no sacrifício de Cristo. Esta nova motivação transcende "esperança
de recompensa" ou " medo do inferno."3 Assim, a
definição de Paulo de legalismo é estar sob uma motivação egoísta imposta quer
por medo de punição ou esperança de recompensa.
O que é o verdadeiro amor?
Há cerca de 200 referências a ele no Novo Testamento. Uma diz: "Deus é amor" (1ª João 4:8).
Se isso for verdade, deveríamos estar pregando o amor mil vezes mais do que temos
feito!
O problema é que o
inimigo sequestrou a ideia do Novo Testamento de amor (Ágape) do cristianismo e a substituiu pela helenística ideia pagã (eros). A maioria dos cristãos, e isso
inclui, infelizmente, muitos adventistas, não entendem a diferença. A ideia do
Novo Testamento sobre o amor não é tolerante com o pecado — é o único antídoto
eficaz para ele. Não há nada sentimental em relação a Ágape;,o mesmo Deus que é Ágape
é também "um fogo consumidor " (Heb. 12:29). Muito antes de as chamas
dos últimos dias serem soltas, este fogo santo vai ter queimado o altamente
refinado egocentrismo de cada coração de laodiceano, em que a genuína fé em
Cristo vai deixá-lo fazer isso.
Falar sobre a lei,
sem entender Ágape, "opera a ira" (Rom. 4:15) na
verdade, contribui para o pecado. Esse foi o problema em 1888. Irmãos não sabiam
o que é a verdadeira obediência. Somente "Ágape é o cumprimento da lei"
(Rom.13:10). Segue-se que a igreja remanescente, os que "guardam os mandamentos de Deus" será um povo
praticamente obcecado com o Ágape.
"Os últimos raios da luz misericordiosa, a última mensagem de graça a ser
dada ao mundo, é uma revelação do caráter do amor divino. Os filhos de Deus
devem manifestar Sua glória."4 Essa
mensagem não é algo brando.
A pergunta mais
importante no julgamento será, nós aprendemos a amar? Não, quantas "obras da lei" conseguimos
acumular? Jesus “aparta dos bodes as
ovelhas” com base no verdadeiro amor (Mateus 25:31-46).
No magnífico capítulo
de João sobre Ágape, o amor revela o
teste para saber se conhecemos ou não a Deus: "Qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que
não ama [com Ágape] não conhece a
Deus" (1ª João 4:7, 8).
Além disso, quando "o nosso amor é tornado perfeito
... tenhamos confiança no dia do juízo" (1ª João 4:17, KJV). Muitos
adventistas têm tido sonhos sobre o juízo investigativo e a segunda vinda. O Ágape do Novo Testamento prepara uma
pessoa para andar humildemente, mas corajosamente diante de todos os santos
anjos e diante do trono de Deus, sem tremer.
Ninguém pode receber
o selo de Deus e encarar a imposta marca da besta se houver medo que ainda
espreita no coração. O básico "medo
da morte, ... por toda a vida," tornou a raça humana "sujeita à servidão" (Heb.
2:15). Mas "no amor [Ágape] não há temor; antes o perfeito amor lança fora o temor; ... o que teme
não é perfeito em Ágape" (1ª
João 4:18).
O efeito prático da mensagem de 1888 enfatizando a purificação do santuário será a base para erradicar esse último vestígio de medo dos corações do povo de Deus, e substituí-lo por Ágape, que, por si só, é a verdadeira obediência aos mandamentos de Deus.
- Paul E. Penno
Paulo Penno é pastor
evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da
Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading
Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério
há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de
Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de
Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva
Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele
escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja
Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos
sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também
pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E.
Penno Junior. Você pode
vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na
igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Notas (de Ellen G. White):
[1] Do artigo, "Cristo
orou pela unidade dos seus discípulos", Materiais Ellen G. White sobre 1888,
vol. 2, pág. 560; Review and Herald
de 11 de março de 1890.
[2] Ibidem;
[3] "Não é o temor do castigo, ou a esperança da recompensa eterna, que leva os discípulos de Cristo a segui-Lo. Eles veem o incomparável amor do Salvador, revelado em Sua peregrinação na terra, desde a manjedoura de Belém até à cruz do Calvário, e a visão dEle atrai, abranda e subjuga a alma. O amor desperta no coração dos espectadores. Ouvem-Lhe a Sua voz, e O seguem" (O Desejado de Todas as Nações, pág. 480).
[4] Parábolas
de Jesus, págs. 415 , 416.
Nota: Esta introspecção, e o vídeo desta primeira lição deste trimestre, do Pastor Paulo Penno estão na Internet em: http://1888mpm.org
_________________________________