quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Lição 11 – Sábado - Feito para o Homem, por Robert J. Wieland



Para 6 a 13 de setembro de 2014


Sub Título — O Sinal Esquecido – O Verdadeiro Sábado

Quando você viaja em uma área que não conhece, você presta atenção aos sinais, a fim de identificar o caminho certo para o seu destino. No caminho da vida, também precisamos seguir as indicações de direção do Senhor. Mas há um de Seus sinais que a maioria das pessoas não estão seguindo. No entanto, este sinal foi nomeado por Cristo, nosso Criador, no princípio.
Há várias referências no Novo Testamento que identificam o Senhor Jesus Cristo como o Deus Criador que fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Por que o sétimo? Não porque Ele estivesse cansado. A Palavra de Deus declara que "o Criador ... nem se cansa nem se fatiga” (Is 40:28).
A Escritura apresenta a razão: "E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra, que fizera, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra que tinha feito E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra que Deus criara e fizera" (Gên. 2:2, 3).
O sábado de Cristo é um memorial ou sinal de que Ele é o Criador: "Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o Sábado do descanso, santo ao Senhor.... Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre: porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-Se" (Êxodo 31:15, 17).
Não somente Cristo, o Criador, descansou no sétimo dia da primeira semana, Ele também o santificou, ou o pôs à parte, como santo. A Palavra de Deus declara que Ele "o santificou: porque nele descansou" (Gên. 2:3).

O Que Torna o Sábado Santo?
Os seis dias da criação formaram a base para a santificação do sétimo dia para o homem. A palavra "Sábado", do hebraico, significa descanso. O verbo cognato hebraico shabbath significa cessar, descansar, ou guardar um sábado. Este verbo ocorre duas vezes em Gênesis 2:2, 3, onde é traduzido como "descansou". No princípio, o descanso de Cristo tornou este dia o dia de sábado. Cristo, o Criador confirma isso em Êxodo 20:11. Ele identifica o sétimo dia como o dia de Sábado: "Abençoou o Senhor o dia do Sábado, e o santificou" Êxo. 20:11).
O Senhor que falou os Dez Mandamentos no Sinai é Cristo. O quarto mandamento O identifica como o Criador (Êxodo 20:8-11). Assim, de acordo com o Novo Testamento, Cristo é o Criador, o Senhor que pronunciou estes mandamentos, com o Pai. E o Senhor que falou os Dez Mandamentos é o mesmo que os sustenta: "Eles [os filhos de Israel] bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a Pedra era Cristo" (1ª Coríntios 10:1-4; ver também Nee. 9:12, 13).
Cristo diz: "Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o Sábado o Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra" (Êxo. 20:8-10).
Cristo deu o Seu sábado para ser um sinal de que Ele é o Único que torna as pessoas santas, o Único que salva, além de ser o Criador. Ele considera o Seu Sábado como um sinal de que Ele é o Salvador. Isso revela o alto valor que Cristo coloca sobre o Sábado para o Seu povo. O coração do Sábado é Cristo.


Um Falso Sábado e a Justiça pelas Obras
A substituição das ordenanças humanas pelas instituições divinamente indicadas faz parte do falso princípio de justiça pelas obras. Um exemplo: O homem instituiu o domingo dia de descanso em lugar do Sábado do sétimo dia nomeado por Cristo. Esta substituição coloca a autoridade do homem acima da autoridade de Cristo. Muitos não percebem que a guarda do falso sábado do primeiro dia da semana em lugar do verdadeiro Sábado do sétimo dia de Cristo é uma parte deste falso princípio de justiça pelas obras!
A tríplice mensagem de Deus, de Apocalipse 14:6-12 é projetada para corrigir esse falso princípio. Esta mensagem leva à justificação pela fé, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus. Ela restaura o verdadeiro Sábado de Cristo, como sinal da justificação pela fé. A questão da adoração de Cristo como o Criador (v. 7) versus o culto à besta e sua imagem (v. 9) é basicamente a questão da justificação pela fé e da essência da mensagem do terceiro anjo.
Um dia a obra da tríplice mensagem (*angélica) irá entrar em seus movimentos finais. A Terra será iluminada com a glória da justiça de Cristo. (Compare Apoc. 18:1-4, com Rom. 9:28). O sábado será pregado e compreendido em seus profundos aspectos espirituais.
O Senhor quer que você seja uma parte desta tríplice mensagem dos últimos dias. Seja um dos que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Esta é a mais sábia, a melhor, a decisão mais gratificante que você vai fazer.

Justificação pela Fé e o Sábado
Ellen G. White, em sua conhecida citação sobre (*a outorga da mensagem de 1888) diz, “Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor mui (sic) preciosa mensagem a Seu povo, por intermédio dos Pastores Waggoner e Jones," e ela continua: A mensagem “apresentava a justificação pela fé no Fiador, convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus” (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91, 92, grifo da autora).
Justificação pela fé é muito mais do que uma declaração legal, torna-se uma experiência puramente pessoal. O coração de quem crê é reconciliado em unissono com Deus. E ainda: uma vez que ninguém pode ser reconciliado com Deus e, ao mesmo tempo, não ser reconciliado com a santa lei de Deus, segue-se que a justificação pela fé genuína faz o crente demonstrar "a obediência a todos os mandamentos de Deus", incluindo a expontânea aceitação da verdade do Sábado.

Os Selos do Sábado, sua União com Cristo
Se lhe oferecessem um caminhão carregado com ouro, não seria uma bênção tão rica quanto o Sábado. Ela traz o que o ouro nunca pode trazer — a felicidade. O título hebraico do Salmo 92 é, "Um Cantico para o Sábado" (Almeida Fiel):

 Bom é louvar ao Senhor, e
cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo,
Para de manhã anunciar a Tua benignidade.
E todas as noites a Tua fidelidade, ...
Pois Tu, Senhor, me alegraste pelos Teus feitos;
exultarei nas obras das Tuas mãos”
(Vs. 1,2 e 4).

Quando somos oprimidos por tentações e provas, estamos a pensar em Seus "grandes feitos", e devemos nos alegrar novamente. Este grande poder é exercido para nos livrar. Nada é difícil demais para o Senhor, e nenhum poder O pode resistir. Quando descansamos neste poder, a vitória já está ganha.
Por esta razão, o Sábado é o selo de uma nova criatura em Cristo, aquele que está unido com Ele pela fé. Nascido uma criatura do pó, ele é agora um membro recém nascido da família celestial. O Sábado é, portanto, o "selo de Deus", que é colocado sobre a “testa” dos servos de Deus nestes últimos dias (Apoc. 7.1-4). Ele veio do Paraíso e marca os que estão destinados a viver eternamente no Paraíso. Ao eles se reunirem durante a eternidade de um sábado até o outro sábado, eles vão "cantar de alegria" por causa do que seu Salvador fez por eles: “Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças” (Apoc. 5:12).
Em Cristo encontramos descanso; nEle nós guardamos o Sábado, nEle encontramos descanso do pecado e do eu.

- A partir dos escritos de Robert J. Wieland
(Compilado por Carol A. Kawamoto)


O irmão Roberto J. Wieland foi um pastor adventista, a vida inteira, missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. Ele deu sua vida por Cristo na África. Desde que foi jubilado, até sua morte, em julho de 2011, aos 95 anos, viveu na Califórnia, EUA, onde ainda era atuante na sua igreja local.
Ele é autor de dezenas de livros. Em 1950 ele e o pastor Donald K. Short, também missionário na África, em uma das férias deles nos Estados Unidos, fizeram dois pedidos à Conferência Geral:
1º) que fossem publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888, e
2º) que fosse publicada uma antologia dos escritos de Waggoner e Jones. Eles e sua mensagem receberam mais de 200 recomendações de Ellen G. White.
38 anos depois, em 1988, a Conferência Geral atendeu o primeiro pedido, o que resultou na publicação de 4 volumes com um total de 1821 páginas tamanho A4, com o título Materiais de Ellen G. White sobre 1888.
Quanto ao segundo pedido até hoje não foi o mesmo ainda atendido


A irmã Carol Kawamoto vive no sopé da bela Serra da Califórnia. Ela freqüenta uma pequena igreja adventista onde foi batizada há muitos anos. Pouco depois do batismo ela conheceu Helen Cate, então editora para o Comitê de Estudos da Mensagem de1888 (que também era um membro da mesma igreja) e o pastor Robert J. Wieland, que pregava as verdades da Boa Nova da mensagem de 1888. Ela começou a trabalhar com Helen, que fundou a revista 1888 Message Newsletter”  (Noticiário da Mensagem de 1888). Após a morte de Helen, Carol foi eleita editora para o Comitê de Estudos da Mensagem de1888, onde teve o privilégio de trabalhar diretamente com o pastor Wieland, redigindo o boletim de notícias para aquela revista, e publicando os numerosos livros dele. Ela continua com o seu amor em partilhar a "mui preciosa mensagem" (TM, pág. 91), através da edição de diversos artigos, de diferentes autores, que publicamos neste blog. Ela tem também outros projetos. Ela envia suas saudações a todos os leitores deste blog, tanto no Brasil como em outros países de fala portuguesa.


Nota do tradutor:
Esta introspecção é aqui reapresentada da que nos foi enviada em março de 2013, a propósito da lição 11 daquele trimestre, intitulada “Sábado - Feito para o Homem.” Você pode vê-la neste blog simplesmente clicando na coluna da direita no ano de 2013, depois na seta do mes de março, e em seguida na lição de nº 11 que traz o nome do Pastor Roberto Wieland.

____________________________