Para 4 a 11 de
outubro de 2014
Temos a
tendência de pensar da justificação pela fé como uma extravagante teologia
teórica. Mas, com a dinâmica da mensagem de 1888, é a alegria de nossa presente
vida cristã com Deus. Somos convidados a ver essa perspectiva preciosa no livro
de Tiago.
Quando a nossa
"carne do pecado" é tentada a duvidar e (*e somos assaltados por) desânimo
pelas provações da vida, a resposta que Tiago dá é ligar "fé",
"paciência" e "perfeição" com a "sabedoria" de
Deus. "A prova da vossa fé opera a
paciência. Tenha, porém a paciência a sua obra perfeita, para que sejais
perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E se algum de vós tem falta
de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em
rosto; e ser-lhe-á dada" (Tiago 1: 3-5).
Em Tiago 2:21,
24, 25, ele discute a justificação pela fé e obras. "Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente
pela fé" (vs.24). No
capítulo um Tiago apresenta como a fé que justifica trabalha em meio a
provações. Genuína justificação pela fé pacientemente tolera as provações, e o
resultado final é a perfeição do caráter cristão. É um dom de Deus discernido
por Sua "sabedoria." Deus, em Sua misericórdia, enviou o início desta
"sabedoria" para nós em nossa história de 1888.
Por que as
provações surgem em nosso caminho? São as provações que estragam o que seriam
os nossos bons antecedentes? Se você viveu em algum lugar que não foi tão
estimulante, não seria mais fácil viver uma vida melhor? De onde vêm as tentações?
Não vêm as tentações todas do nosso redor? No entanto, não vêm tentações também
de dentro de nós mesmos? Será que não surgem estas de dentro da nossa mente e
depois, eventualmente, manifestam-se no dia-a-dia da nossa vida? Alguns arrazoam
que Deus é o culpado por tudo isso. Afinal, não nos fez Ele desta maneira?
Então, como Ele pode exigir de nós a perfeita obediência? Nós somos apenas
humanos, então tudo o que nós podemos esperar é fraqueza e contínua queda em
pecado.
Se este for o
caso, então é Deus injusto dar-nos os dez mandamentos? Não é o evangelho de
Jesus Cristo poderoso o suficiente para vencer o pecado na carne pecaminosa? Se
este for o caso, então há uma separação entre o evangelho e a lei. Nas formas
mais sutis a lei é diminuída ou abolida. Satanás se alegra. Ele alcançou o seu
propósito. Ele minou o governo de Deus. Cada um é lei para si mesmo.
O objetivo
para as provações não é atrapalhar os nossos registros. As provações nos
revelam o que já existe em nossa carne que não sabíamos que existia. O pecado
desconhecido é revelado por provações e tentações. Digamos que eu tenha um
jarro de vidro cheio de água. A água é clara como cristal. Se eu tomar uma
colher e misturar a água, o assentamento de sedimentos na parte inferior, que
tinha passado despercebido, seria agitado e faria com que a água se torne escura.
Agora a água já não é mais cristalina.
Esta é a
maneira que acontece com as provações; elas não introduzem algo na vida que não
existia antes. Limitam-se a agitar o que já está lá. Por exemplo, você pode ser
calmo e tranquilo durante dias a fio, pensando que suas emoções estão sob
controle. Mas eis que se alguém te cortar no trânsito, de repente você incendeia-se
e solta alguns palavrões. O incidente não introduziu algo novo em sua
personalidade. Ele simplesmente revelou o que já estava lá e agora você sabe
que ele continua a existir.
O trabalho de
conversão e de mudança de coração introduzido pelo Espírito Santo é um milagre
do alto. É-lhe dado um novo coração, o que significa uma nova mente ou caráter.
É a mente de Cristo, que é altruísta. Considerando que, antes do novo
nascimento você foi egoísta, agora você recebeu uma nova natureza caracterizada
por Ágape. O Espírito Santo muda a
sua mente. Mas a sua "carne" continua a mesma. O novo nascimento não muda
sua natureza pecaminosa. A nova personalidade comunicada a você pelo Espírito
Santo permite que você escolha a vontade de Deus para sua vida e diga
"não" a sua carne pecaminosa.
Dia a dia,
hora a hora, é o Espírito que desenvolve o seu caráter. Mas é escolha sua continuar
conectado à videira, Cristo Jesus. Como um ramo sua vida só é sustentada pela
seiva que dá vida que é fornecida pelo Tronco da Videira. Assim, é possível
para o caráter amadurecer ao continuamente escolhas certas serem feitas. Estas
escolhas são todas promovidas pelo Espírito Santo. Este é o processo da justificação
pela fé.
A perfeição do
caráter cristão está crescendo na apreciação do amor de Deus manifestado na
cruz. É Cristo quem nos dá Ágape, que motiva nossas escolhas de fé. Assim,
estamos em um esforço cooperativo com nosso Salvador.
Ensina a
Bíblia a possibilidade de viver sem pecado em nossa natureza pecaminosa? Esta
pergunta só pode ser respondida por ver quão perto o Salvador chegou até nós.
Se Cristo foi
enviado por Deus "em semelhança da
carne do pecado, e por causa do pecado, condenou o pecado na carne, para que a
justiça da lei se cumprisse em nós" (Rom. 8: 3 e 4), então, a resposta
óbvia é "Sim." Cristo é tanto o nosso Substituto como Exemplo
capacitador. Ele demonstrou isto uma vez por todas. Ele "não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em Sua boca" (1ª
Pedro 2:22). E do Seu povo tem de ser dito, eventualmente, "Em sua boca não se achou engano, porque são irrepreensíveis
diante do trono de Deus" (Apoc. 14:5). Eles vão vencer "assim como Eu venci"
(Apocalipse 3:21), diz Jesus. Nenhum santo nunca vai vencer, exceto por meio da
fé no Grande Vencedor, "o autor e
consumador da nossa fé." Os vencedores não adquirem nenhum mérito para
si mesmos, mas eles ganham tudo por sua fé. Cristo "também é capaz de salvá-los até ao fim ... porque um sumo
sacerdote tal tornou-Se nós, que é santo, inocente, imaculado, separado dos
pecadores e feito mais sublime do que os céus" (Heb. 7:25, 26).1
Se nós eliminarmos
o ministério sumo sacerdotal de Cristo no segundo compartimento, distinto do
primeiro, essa ideia de preparação para a segunda vinda desaparece, e o impacto
do movimento do Advento é reduzido a um eco da mensagem das igrejas evangélicas populares.
Nossa mensagem
peculiar centra-se no ministério de Cristo no santuário: Quando Cristo vier
pela segunda vez, Ele vai encontrar um grupo de pessoas de quem honestamente se
pode dizer: "Aqui estão os que
guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus"?
Se o Senhor
quiser, Ele pode realizar a preparação de um povo para a segunda vinda de
Cristo. Pela primeira vez na história da humanidade, um anúncio divino é feito
em relação a um grupo corporativo de pessoas de "toda nação, tribo, língua e povo": "Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os
mandamentos de Deus e a fé de Jesus" (Apoc. 14:12). Ante a inspeção exaustiva
do universo não caído, eles passam no teste. O Senhor é honrado neles. E o
próximo evento é a Sua vinda (Apocalipse 14:14).
--Paul
E. Penno
Nota:
[1] Ellet J.
Waggoner na abertura do livro Cristo e
Sua Justiça, página 7 (edição Glad Tidings), resume bem o seu conceito de
viver sem pecado. Este é um resumo em poucas palavras de sua mensagem em
Minneapolis pregada apenas algumas semanas antes de artigos serem publicados na
revista Sinais:
"No
primeiro verso do terceiro capítulo de Hebreus temos uma exortação que
compreende todas as ordens dadas ao Cristão. É a seguinte: "Por isso, irmãos santos, que participais da vocação celestial,
considerai a Jesus Cristo, apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão."
Fazer o que a Bíblia ordena, considerar a Cristo continuamente e de forma
inteligente, assim como Ele é, transformará uma pessoa em um perfeito cristão,
pois "pelo contemplar somos transformados".
O ensino de A.
T. Jones estava em plena harmonia com Waggoner. Em O Caminho Consagrado para a Perfeição Cristã, em artigos publicados
pela primeira vez na Review and Herald
em 1898 e 1899, ele afirma isto de forma simples e poderosa:
"Em Sua
vinda na carne — tendo sido feito em todas as coisas, como nós, e tendo sido
tentado em todos os pontos como nós somos — Ele identificou-Se com cada alma
humana exatamente onde esta alma está. E de onde cada alma humana está, Ele
consagrou para aquela alma “um novo e vivo caminho” (*Heb. 10:20,
grifamos), através de todas as vicissitudes e experiências de uma vida inteira,
e até mesmo através da morte e do túmulo, até o Santíssimo, à mão direita de
Deus para todo o sempre . ...
"E este ‘caminho’
Ele consagrou para nós. Ele tornando-Se um de nós, tornou este caminho o nosso
caminho; ele pertence a nós, Ele dotou cada alma com direito divino de andar neste
caminho consagrado; E por Ele ter feito isso a Si mesmo na carne — em nossa
carne — Ele tornou possível sim, Ele deu a garantia real, que cada alma humana
pode andar neste caminho, em tudo o que este caminho é e, através dele, entrar,
plena e livremente, para dentro do Santíssimo. ...
"Ele fez
e consagrou um caminho pelo qual, nEle, cada crente pode neste mundo, e por
toda a vida, viver uma vida santa, inocente, imaculada, separado dos pecadores,
e como consequência ser feito com Ele maior do que os céus" (O Caminho Consagrado à Perfeição Cristã,
edição Glad Tidings, págs. 87, 88).
Paulo
Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na
Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no
endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi
ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na
Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos
escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva
Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele
escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja
Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos
sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também
pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E.
Penno Junior. Você pode
vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na
igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Atenção,
asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
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