quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Lição 3 - Suportando a Provação, por Daniel Peters



Para 11 a 18 de outubro de 2014

A "Mensagem de 1888" não é outra mensagem, em adição a todas as outras mensagens, mas é a Escritura pura e nada mais que isso. Esta mensagem apresenta justificação mediante a fé em Jesus; ela convida a todos para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus. Esta a mensagem do terceiro anjo."1
A justiça de Cristo é a obediência a todos os mandamentos de Deus. Só Cristo pode fazer isso e só Cristo pode nos impedir de pecar.
O título de Nossa lição desta semana está alinhado com o poder desta mensagem e começamos com o verso principal da nossa lição: "Bem-aventurado o homem que suporta perseverantemente, a tentação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida a qual o Senhor prometeu aos que O amam." “Portanto ... receba com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas" (Tiago 1:12, 21).
A "bênção" do homem é definida da seguinte forma: "Deus tendo ressuscitado a Seu Servo Jesus, enviou-O para o abençoar, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades" (Atos 3:26). Assim, uma pessoa que se converteu de suas iniquidades, não peca ou, nas palavras do texto de nossa lição, "Bem-aventurado o homem que suporta a tentação."
Uma breve palavra sobre suportar a tentação: Se a "palavra implantada" é recebida com mansidão, o homem suporta a provação e é guardado de pecar pois esta palavra é Jesus e Ele é o único que é capaz de salvar as nossas almas. Um homem que humildemente recebe esta Palavra é justificado pela fé, porque a Palavra só pode ser recebida pela fé."
"Cristo é, principalmente, a Palavra de Deus, a expressão do pensamento de Deus, e as Escrituras são a Palavra de Deus, simplesmente porque elas revelam Cristo."2
Antes de Jesus nascer, um anjo do Senhor apareceu a José em um sonho e disse: "E chamarás o Seu nome Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles" (Mateus. 1:21). Agora, Jesus salvar "o Seu povo dos seus pecados" é o mesmo que dizer que Jesus nos impede de pecar sendo "atraído e engodado pela [nossa] própria concupiscência" (Tiago 1:14). Ele faz essa ação somente a partir de dentro e nunca de longe. (Observe que o texto de Mateus não diz que vai "tentar salvar o seu povo," mas que Ele vai salvá-los!)
A "palavra implantada" é o próprio Jesus Cristo. Ele é o Evangelho a Boa Nova, o Salvador do mundo todo. O homem só é capaz de resistir à tentação por causa da humanidade de Cristo e Seu sacrifício como sendo nós e por nós. "Na busca de nós, Cristo veio para onde nós estamos, tomando sobre Si "a semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, condenou o pecado na carne." Assim, Ele é o Salvador ao "alcance da mão, e não de longe” Ele é o Salvador de todos os homens," até mesmo "o principal dos pecadores." Mas os pecadores têm a liberdade de recusar-Lo e rejeitá-Lo."3
Da lição de sexta-feira, lemos: "O plano da redenção visa a nossa completa libertação do poder de Satanás. Cristo separa sempre do pecado a alma contrita. Veio para destruir as obras do diabo, e tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda pessoa arrependida, para guardá-la de pecar.” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 311).
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós." (João 1: 1, 14). Habitou entre nós é o mesmo que dizer habita em nós - por isso, é "Cristo em vós, a esperança da glória", que é a palavra implantada.
"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas" (Heb. 2:14). Observe o texto apenas diz que Jesus era um participante da carne e do sangue dos "filhos" nós somos os filhos. "Por isso, em todas as coisas Ele tinha de ser feito como nós.” "Porque naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados" (Heb, 2: 1, 18). Porque é Jesus que "sabe livrar os piedosos da provação" (2ª Pedro 2: 9).
"Já estou crucificado com Cristo, e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim" (Gal. 2:20). Cristo vivendo "em mim" é o evangelho na sua totalidade. É o mistério de Deus, que enviou o Seu Filho para salvar o Seu povo de ceder à tentação.
Aqueles que resistem a tentação são de Cristo e "crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências" (Gal. 5:24). Alonzo T. Jones, um dos dois mensageiros de 1888, escreveu: "O Espírito de Deus é gratuitamente dado a todos os crentes para que sejam guiados pelo Espírito; a carne, que está sempre presente, não pode fazer as coisas que naturalmente faria, porque o Espírito a mantém em sujeição. Numa vida guiado pelo espírito, Deus governa e faz com que "o fruto do Espírito" apareça em vez de "obras da carne"4
"A única razão para a qual Deus dá a um indivíduo poder sobre-humano, é para resistir à tentação."5 "Através do Espírito Santo, Cristo nos inaugurou um novo e vivo caminho através de nossa carne, para que toda alma, apesar de todas as paixões, cobiças, desejos e inclinações da carne, possa" herdar o reino de Deus."6
O nosso texto afirma que aquele que suporta a provação, quando ele for aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que O amam." A aprovação aqui é a mesma aprovação mencionada em Gênesis 1:31 quando "Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom." O sábado selou a criação e é um sinal do poder de Deus para nos livrar do pecado. Assim, a redenção e a criação são a mesma coisa e o sábado é o sinal de cada uma.
"Também lhes dei os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu Sou o Senhor que os santifica" (Eze. 20:12). Santificação é a remoção e a proteção contra o pecado. O sábado é a prova disso.
Agora, "nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, o mistério de Deus seria consumado" (Apocalipse 10: 7). Este mistério é: "Cristo em vós, a esperança da glória" — Sua purificação e guardar-nos de pecar. Este mistério está terminado nos santos que suportaram tentações e foram estabelecidos e aprovados por Deus selado por Deus, como evidenciado por terem "a fé de Jesus" e, assim, "guardam os mandamentos de Deus" (Apoc. 14:12) .
Jesus "em tudo foi tentado como nós, mas sem pecado" (Heb. 4:15). "E Ele nos dá a Sua própria "a fé de Jesus" que é capaz de apagar todos os dardos inflamados do inimigo. Ela tem feito isso; essa fé é a vitória que vence o mundo."7
"Vamos, então, quando as tentações nos revelarem o que está em nossos corações, não perder a coragem, e cair em desespero" pois  "Deus nos dá poder para viver, mesmo em carne pecaminosa livre do pecado como Ele mesmo."8

 

--Daniel Peters
Notas:
 [1] Ellen G. White, Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91 e  92.
 [2] A 1ª frase do E. J. Waggoner de "Experiência Pessoal" (escrito pouco antes de sua morte 28 de maio de 1916). Veja: http://www.1888mpm.org/blog/personal-experiência-escrito-dr-ej-carroceiro
 [3] Do Pastor Roberto J. Wieland, em “Dez Grandes Verdades do Evangelho que Tornam a Mensagem de 1888 Original," Verdade do Evangelho de nº 5".
 [4] Alonzo T. Jones, "Estudos em Gálatas Gal. 5: 22-26." Advent Review and Sabbath Herald, 2 de outubro de 1900.
 [5] Jones, "Notas", American Sentinel, 26 de maio de 1898, págs. 321 e 322.
 [6] op cit. (Jones, "Estudos em Gálatas Gal 5:. 22-26.").
 [7] Ellet J. Waggoner: "Cada Tentação", The Present Truth, 26 de abril de 1894, pág. 263
 [8] Waggoner, "Por que Deus permite a Tentação," The Present Truth, 11 de outubro de 1900, pp. 645, 646.’

O irmão Daniel Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial ante drogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.

____________________________________