Para 11 a 18 de outubro de 2014
A "Mensagem de 1888" não é outra
mensagem, em adição a todas as outras mensagens,
mas é a Escritura pura e nada mais que
isso. Esta mensagem apresenta
justificação mediante a fé em Jesus; ela convida a
todos para receber a justiça de Cristo,
que se manifesta na obediência a todos
os mandamentos de Deus. Esta "é a mensagem do terceiro anjo."1
A
justiça de Cristo
é a obediência a todos os mandamentos de
Deus. Só Cristo pode
fazer isso e só Cristo pode nos
impedir de pecar.
O
título de
Nossa lição desta semana está alinhado com o poder desta mensagem e começamos com
o verso principal da nossa lição: "Bem-aventurado o homem que
suporta perseverantemente, a tentação; porque,
depois de ter sido aprovado, receberá a
coroa da vida a qual o Senhor
prometeu aos que O amam." “Portanto ... receba
com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar
as vossas almas" (Tiago 1:12, 21).
A "bênção" do homem é definida da seguinte forma: "Deus tendo ressuscitado a
Seu Servo Jesus, enviou-O
para o abençoar, no apartar, a
cada um de vós, das vossas maldades" (Atos 3:26). Assim, uma pessoa
que se converteu de suas iniquidades, não peca — ou, nas palavras do texto de nossa lição, "Bem-aventurado o homem que
suporta a tentação."
Uma
breve
palavra sobre suportar a tentação:
Se a "palavra implantada" é recebida com mansidão,
o homem suporta a provação e é guardado
de pecar — pois esta palavra é Jesus e Ele é o único que é capaz de salvar
as nossas almas. Um homem que humildemente
recebe esta Palavra é justificado pela fé, porque a Palavra
só pode ser recebida pela fé."
"Cristo
é,
principalmente, a Palavra de Deus,
a expressão do pensamento de Deus, e as Escrituras são a Palavra de Deus, simplesmente porque elas
revelam Cristo."2
Antes
de Jesus nascer,
um anjo do Senhor apareceu a José
em um sonho e disse: "E chamarás o Seu nome Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles"
(Mateus. 1:21). Agora, Jesus salvar "o Seu povo dos seus pecados" é o mesmo que dizer que Jesus nos impede de pecar — sendo
"atraído e engodado pela
[nossa] própria concupiscência" (Tiago 1:14).
Ele faz essa ação somente a partir de dentro e nunca de longe. (Observe que o texto de Mateus não diz que vai
"tentar salvar o seu povo,"
mas que Ele vai salvá-los!)
A
"palavra
implantada" é o próprio Jesus
Cristo. Ele é o
Evangelho — a Boa Nova, o Salvador
do mundo todo. O homem só é capaz de resistir à
tentação por causa da humanidade
de Cristo e Seu sacrifício
como sendo nós e por nós. "Na busca de nós, Cristo
veio para onde nós estamos, tomando
sobre Si "a
semelhança da carne do pecado, e
por causa do pecado, condenou o pecado
na carne." Assim, Ele
é o Salvador ao "alcance da mão, e não de longe” Ele “é o Salvador de todos os homens," até mesmo "o principal dos pecadores." Mas os pecadores têm a liberdade de recusar-Lo e rejeitá-Lo."3
Da lição de sexta-feira, lemos: "O plano da redenção visa a nossa completa libertação do poder de Satanás. Cristo separa sempre do pecado a alma contrita. Veio
para destruir as obras do diabo, e
tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda
pessoa arrependida, para
guardá-la de pecar.” (Ellen G.
White, O Desejado de Todas as Nações, pág.
311).
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo Se fez carne e habitou entre nós." (João 1: 1, 14). Habitou
entre nós é o mesmo que dizer habita em
nós - por isso, é "Cristo em vós, a esperança
da glória", que é a
palavra implantada.
"E, visto como os filhos participam
da carne e do sangue, também Ele
participou das mesmas coisas" (Heb. 2:14). Observe
o texto apenas diz
que Jesus era um participante da carne e do sangue dos "filhos" — nós somos
os filhos. "Por isso, em
todas as coisas Ele tinha de ser
feito como nós.” "Porque naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso
para socorrer os que são tentados" (Heb,
2: 1, 18). Porque
é só Jesus que "sabe livrar os piedosos da provação" (2ª Pedro 2: 9).
"Já estou crucificado com Cristo, e
já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim"
(Gal. 2:20). Cristo vivendo "em
mim" é o evangelho na sua
totalidade. É o mistério de Deus,
que enviou o Seu Filho para
salvar o Seu povo de ceder à
tentação.
Aqueles que resistem a tentação são de Cristo e "crucificaram a
carne com as suas paixões e
concupiscências" (Gal. 5:24).
Alonzo T. Jones, um
dos dois mensageiros de 1888, escreveu:
"O Espírito de Deus é gratuitamente
dado a todos os crentes para que sejam guiados pelo Espírito; a
carne, que está sempre presente, não
pode fazer as coisas que naturalmente
faria, porque o Espírito a mantém em sujeição. Numa
vida guiado pelo espírito, Deus governa e faz com que "o fruto
do Espírito" apareça em vez
de "obras da carne"4
"A
única razão
para a qual Deus dá a um indivíduo poder sobre-humano, é para resistir à tentação."5 "Através do
Espírito Santo, Cristo nos inaugurou um
novo e vivo caminho através de nossa
carne, para que toda alma, apesar de todas as paixões, cobiças, desejos e inclinações da carne, possa"
herdar o reino de Deus."6
O
nosso
texto afirma que aquele que suporta a provação, “quando ele for aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos
que O amam." A aprovação
aqui é a mesma aprovação mencionada em Gênesis 1:31 quando "Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que
era muito bom." O sábado
selou a criação e
é um sinal do poder de Deus para
nos livrar do pecado. Assim, a redenção e a criação são
a mesma coisa e o sábado é o
sinal de cada uma.
"Também lhes dei os Meus sábados,
para servirem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu Sou o Senhor que
os santifica" (Eze. 20:12).
Santificação é a remoção
e a proteção contra o pecado. O sábado
é a prova disso.
Agora, "nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, o mistério de Deus
seria consumado" (Apocalipse
10: 7). Este mistério é: "Cristo em vós, a esperança da glória"
— Sua purificação e guardar-nos
de pecar. Este mistério está terminado
nos santos que suportaram tentações e foram estabelecidos
e aprovados por Deus — selado
por Deus, como evidenciado por terem
"a fé de Jesus" e, assim,
"guardam os mandamentos de Deus"
(Apoc. 14:12) .
Jesus "em tudo foi tentado como nós,
mas sem pecado" (Heb. 4:15). "E
Ele nos dá a Sua própria fé — "a fé de
Jesus" — que é capaz de apagar todos os dardos inflamados do inimigo. Ela
tem feito isso; essa fé já é a vitória que vence
o mundo."7
"Vamos, então, quando as tentações nos revelarem o que está em nossos corações, não perder a coragem, e cair em desespero" pois "Deus nos dá
poder para viver, mesmo em carne
pecaminosa livre do pecado como
Ele mesmo."8
--Daniel Peters
Notas:
[1] Ellen G. White, Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 91 e 92.
[2] A 1ª frase do
E. J. Waggoner de "Experiência Pessoal" (escrito pouco antes de sua morte 28 de maio de 1916). Veja: http://www.1888mpm.org/blog/personal-experiência-escrito-dr-ej-carroceiro
[3] Do Pastor Roberto
J. Wieland, em “Dez Grandes Verdades do Evangelho que Tornam a Mensagem de 1888 Original," Verdade do Evangelho de nº 5".
[4] Alonzo T. Jones,
"Estudos em Gálatas Gal. 5: 22-26."
Advent Review and Sabbath Herald, 2 de outubro de 1900.
[5] Jones, "Notas", American Sentinel,
26 de maio de 1898, págs. 321 e 322.
[6] op cit. (Jones, "Estudos em Gálatas Gal 5:. 22-26.").
[7] Ellet J. Waggoner: "Cada Tentação", The Present Truth, 26 de abril de 1894,
pág. 263
[8] Waggoner, "Por que Deus permite a Tentação,"
The Present Truth, 11 de outubro de 1900, pp. 645, 646.’
O irmão Daniel
Peters vive na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia,
EUA, e trabalha como Conselheiro Oficial ante drogas e álcool para mães e
mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa
mensagem” (Test. p/ Ministros, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido
apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em
1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de
Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na
Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J.
Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de
Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos
principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”,
realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de
Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.
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