quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Lição 1 - Tiago, irmão do Senhor, por Paulo Penno



Para 27 de setembro a 4 de outubro de 2014

Ao começarmos uma nova série de estudos sobre Tiago, precisamos de uma nova e refrescante compreensão do ponto de vista da mensagem de 1888. Tiago é uma figura ambígua na igreja do início do primeiro século. Ele escreveu apenas uma carta preservada nas Escrituras, em contraste com Paulo, que é representado por quatorze cartas.
Tiago foi o meio-irmão mais velho de Jesus, do primeiro casamento de José. Ele, junto com seus irmãos, não "criam n'Ele [Jesus]" (João 7: 5). Quando Jesus saiu para ministrar às multidões na Galileia, Tiago pensou: "Ele está fora de si" [está louco]  (Marcos 3:21). No início de Seu ministério os judeus na Judéia odiaram Jesus; no entanto, "Seus irmãos" pediram-lhe "manifesta-te ao mundo" (João 7: 3-4) na Festa dos Tabernáculos. Se Jesus tivesse seguido o conselho de Tiago, teria prematuramente terminado Seu ministério.
O tratamento de Tiago ao seu irmão mais novo era uma fonte constante de dor e perplexidade para Jesus durante a Sua infância e adolescência em Sua casa em Nazaré. "Este espírito amargo de preconceito e descrença" em Seu messianismo "era muito doloroso para o coração de Jesus."1
Sem dúvida, o ponto decisivo para Tiago foi o momento do aparecimento de Jesus ressurreto para os "quinhentos irmãos," momento em que "foi visto por Tiago" (1ª Cor. 15: 6-7). O poder de persuasão da ressureição de Jesus dos mortos foi o ponto alto que mudou a incredulidade de Tiago.
Aqui está revelado o amor de Deus. Foi demonstrado para que todos possam olhar para a cruz. Jesus tomou a decisão de ir para o inferno por Tiago, o pecador — para pagar o salário do pecado. Mas o Pai não podia permitir a Satanás a vitória de reivindicar Jesus um prisioneiro do sepulcro. Tal amor deve retornar à vida. Assim, o poder da ressurreição da morte eterna se manifestou em Jesus. A fé de Tiago em seu irmão ser o Salvador foi fundada no amor de Deus.
Tiago estava no cenáculo no dia de Pentecostes, perseverando "unanimemente em oração", juntamente com "Maria, mãe de Jesus, e com Seus irmãos" (Atos 1:14). O maior milagre no Pentecostes foi a verdade pregada por Pedro, de que eles eram culpados do corpo e do sangue do Filho de Deus, "a quem vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo" (2:36). "Vós negastes o Santo e o Justo, e ... matastes o Príncipe da vida" (3:12-15).
Esta foi a "chuva temporã," a mensagem do Pentecostes que levou Tiago a seu momento da verdade. Lado a lado com a convicção devastadora do pecado conhecido, veio a convicção do perdão de Cristo. Aqui no início da igreja cristã ocorreu a experiência cristã de "alta fidelidade"! Estamos aguardando a "chuva serôdia". Qual é a diferença da "chuva temporã"? É a mensagem de 1888 de Cristo crucificado que o Espírito Santo usa para convencer de todo pecado, conhecido e desconhecido a fim de preparar um povo para a trasladação.
Na época do Concílio de Jerusalém, Tiago surgiu como o líder da força dominante dentro da igreja cristã — o cristianismo judaico, Atos 15:13. Na maior parte do tempo, os apóstolos permaneceram em Jerusalém focando seu ministério aos seus compatriotas judeus. Consequentemente, Tiago e seus colegas tinham uma missão muito bem sucedida, com um grande número de judeus unindo os seguidores do Messias. Foi-lhe concedido trazer a eles a circuncisão, e que "guardassem a lei de Moisés" (15:5).
Isto precipitou uma crise com a missão aos gentios, à qual Deus tinha ordenado ao apóstolo Paulo. Em Antioquia, onde havia muitos judeus de língua grega, Paulo ensinou a salvação pela fé no Salvador do mundo. Mas "alguns da Judéia” (Acts 15:1) “da seita dos fariseus, que tinham crido" (vs. 5) ensinavam, não podeis salvar-vos," sem circuncisão (u.p. do vs. 1).2 Em outras palavras, a salvação é pela fé, mas há outra coisa que você deve fazer. Na visão de Paulo, este foi "um outro evangelho" (Gál. 1. 6).
A crise veio quando Pedro, que estava acostumado a comer com os gentios, comprometeu-se na frente dos "falsos irmãos" da Judéia, e ele não seria visto comendo com os não circuncidados (Gál. 2:12). Paulo não podia permitir desunião na igreja resultante do erro deste falso evangelho. Então ele foi para aqueles "que pareciam ser considerados como colunas.” "Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas" (2, 6, 9).
Tiago, que era zeloso pela lei de Moisés, reconhecendo que o Espírito Santo tinha sido também dado aos gentios, anunciou a decisão sensata do conselho a respeito da missão de Paulo para o mundo não-judeu. Eles não seriam incomodados com a circuncisão ou a lei de Moisés, mas por deferência para os cristãos judeus na diáspora, os gentios deveriam ser ensinados a não comer carne com sangue oferecida aos ídolos, Atos 15:20.
Mas a questão da circuncisão dos gentios cristãos não desapareceu na igreja primitiva. Em uma expressão de unidade da missão aos gentios com a igreja judaica Paulo coletou uma oferta e apresentou-o a Tiago, Atos 21:18. Mas a preocupação de Tiago era "quantos milhares de judeus há que creem, e todos são zelosos da lei" (21:20). Tiago disse, "ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos" (21:21).3 Paulo, você não poderia estender um ramo de oliveira para esses fanáticos, patrocinando quatro nazireus que devem concluir seus votos? Poderia você acompanhá-los ao templo e oferecer um sacrifício de purificação? (21:23-24).4
Como uma concessão para Tiago, Paulo tomou esta ação. Sua presença no templo causou um tumulto entre os judeus e Paulo foi espancado e colocado sob prisão por sua segurança pelos guardas. (*e permaneceu preso por diversos anos até chegar a Roma). Assim, Tiago, o político moderado da igreja, na tentativa de apaziguar os fanáticos na igreja judaica, colocou Paulo no caminho do perigo, e precipitou perda dele para a Igreja Cristã.5
Tiago foi o líder da maior igreja cristã e, consequentemente, teve uma ampla influência sobre a Igreja primitiva em geral. Sua fé começou com a motivação certa do amor divino. No entanto, através de uma série de compromissos, ele foi responsável por trazer para a igreja judeus que acreditavam na observância contínua das leis de Moisés em outras palavras, (*a salvação era) Jesus mais as obras. Assim, Tiago perdeu a motivação dinâmica para a fé, confiando no que o eu deve fazer para ser salvo. Tiago entrou no erro da antiga aliança o que devemos fazer para a salvação.
A avaliação de Cristo da primeira igreja, Éfeso, é "que deixaste o teu primeiro amor" (Apocalipse 2: 4). Tiago presidiu aquela igreja. Como tal, sua única carta no Novo Testamento se destaca como um aviso para as futuras gerações de comprometer "a verdade do evangelho" (Gál. 2:5). Podemos encontrar a dinâmica da mensagem de 1888 para a fé no livro de Tiago?
--Paul E. Penno

Notas:
[1] Ellen G. White, "Alguns Apostatarão da Fé," Advent Review and Sabbath Herald, 8 de maio de 1888.
 [2] "Professores judaizantes se opunham à obra do apóstolo [Paulo], tentando destruir o fruto de seu trabalho ... Era impossível, por argumentos bíblicos, derrubar as doutrinas ensinadas por Paulo; Portanto, eles recorreram às mais inescrupulosas medidas para neutralizar sua influência e enfraquecer a sua autoridade Eles declararam que ele não tinha sido um discípulo de Jesus, e não tinha recebido nenhuma comissão dEle; mas ele ousou ensinar doutrinas diretamente opostas às pregadas por Pedro, Tiago e os outros apóstolos. Assim, os emissários do judaísmo conseguiram afastar muitos dos cristãos convertidos do seu professor no evangelho" (Ellen G. White em Sketches from the Life of Paul, Esboços da Vida de Paulo, pág. 188).
[3] Paulo "não podia contar com a simpatia e apoio até de Seus próprios irmãos na fé. ... Alguns até mesmo dos apóstolos e anciãos tinham recebido [desfavoráveis] relatórios como sendo verdade, sem fazer qualquer tentativa de contradizê-los, e manifestando o desejo de harmonizar-se com ele [Paulo]" (idem, pág. 207). 
"Em vez de fazer justiça a quem haviam ferido, [os anciãos em Jerusalém] ainda pareciam ter [Paulo] como responsável pelo preconceito existente, como se lhes houvesse dado causa para tais sentimentos. Eles não se postaram nobremente em sua defesa, e nem se esforçaram para mostrar ao grupo oposicionista seu erro; mas eles jogaram a carga total sobre Paulo. ... Eles continuaram a acariciar preconceito contra ele, eles estavam constantemente trabalhando para neutralizar sua influência" (Idem, págs. 211, 213).
 [4] Uma das ofertas feitas na purificação do nazireu era um "cordeiro de um ano sem defeito, como oferta pelo pecado" (Num. 6:14). Isso indica que os cristãos judeus continuaram a sacrificar animais após a crucificação. Adorar a Deus através de um sacrifício animal era uma contradição inerente e negação da adoração a Deus através do "Cordeiro de Deus."
 [5] "Tivessem os líderes da igreja rendido totalmente seus sentimentos de amargura para com o apóstolo, e o aceitado como alguém especialmente chamado por Deus para levar o evangelho aos gentios, o Senhor o teria poupado a eles para ainda trabalhar para o salvação das almas. Aquele que vê o fim desde o princípio, e que entende o coração de todos, viu o que seria o resultado da inveja e ciúme acalentado para com Paulo. Não houvera Deus, em sua providência ordenado que os labores de Paulo devessem terminar em breve, mas ele não fez um milagre para neutralizar a cadeia de circunstâncias em que o seu próprio curso deram origem ....
"Quantas vezes o Senhor prolongou a vida de algum fiel ministro, tendo seus labores apreciados. Mas se a igreja permitir que o inimigo das almas perverta a sua compreensão, de modo que eles deturpem e interpretem mal as palavras e os atos do servo de Cristo, se eles se permitem ficar em seu caminho e atrapalhar sua utilidade, o Senhor retira-lhes a bênção que Ele deu "(Idem, págs. 231-232).

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
_________________________________