Para 27 de setembro a 4 de
outubro de 2014
Ao
começarmos
uma nova série de estudos sobre Tiago, precisamos de uma nova e refrescante
compreensão do ponto de vista da
mensagem de 1888. Tiago é uma figura ambígua na
igreja do início do primeiro século.
Ele escreveu apenas uma carta preservada nas
Escrituras, em contraste com Paulo,
que é representado por quatorze
cartas.
Tiago foi o meio-irmão mais
velho de Jesus, do primeiro
casamento de José. Ele, junto com
seus irmãos, não "criam n'Ele [Jesus]" (João 7: 5). Quando
Jesus saiu para
ministrar às multidões na
Galileia, Tiago pensou: "Ele está fora de
si" [está louco] (Marcos 3:21). No início de Seu ministério os judeus na Judéia odiaram
Jesus; no entanto, "Seus irmãos" pediram-lhe "manifesta-te ao mundo" (João 7: 3-4) na Festa
dos Tabernáculos. Se Jesus tivesse seguido o
conselho de Tiago, teria prematuramente
terminado Seu ministério.
O
tratamento
de Tiago ao seu irmão mais novo era uma fonte constante de dor e perplexidade para
Jesus durante a Sua infância e
adolescência em Sua casa em
Nazaré. "Este espírito amargo
de preconceito e descrença" em Seu messianismo "era
muito doloroso para o coração de Jesus."1
Sem
dúvida, o
ponto decisivo para Tiago foi o momento do aparecimento
de Jesus ressurreto para os "quinhentos irmãos," momento em que "foi visto por Tiago" (1ª Cor. 15:
6-7). O poder de persuasão da ressureição de Jesus dos mortos foi o ponto
alto que mudou a incredulidade de Tiago.
Aqui
está revelado
o amor de Deus. Foi demonstrado para que todos possam olhar para a cruz.
Jesus tomou a decisão de ir para o inferno por Tiago,
o pecador — para pagar o salário do pecado. Mas o Pai
não podia permitir a Satanás
a vitória de reivindicar Jesus um prisioneiro do
sepulcro. Tal amor deve retornar
à vida. Assim, o poder
da ressurreição da morte eterna se
manifestou em Jesus. A fé de
Tiago em seu
irmão ser o Salvador foi fundada no amor de Deus.
Tiago estava no cenáculo no
dia de Pentecostes, perseverando "unanimemente em oração", juntamente
com "Maria, mãe de Jesus, e com Seus irmãos" (Atos 1:14). O maior milagre no
Pentecostes foi a verdade pregada por Pedro, de que
eles eram culpados do corpo e do sangue do Filho de Deus, "a quem vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo"
(2:36). "Vós negastes o Santo e o Justo, e ... matastes o
Príncipe da vida" (3:12-15).
Esta
foi a "chuva
temporã," a mensagem do Pentecostes
que levou Tiago a
seu momento da verdade. Lado a
lado com a convicção devastadora
do pecado conhecido, veio a convicção
do perdão de Cristo. Aqui no início da
igreja cristã ocorreu a experiência cristã de "alta
fidelidade"! Estamos aguardando a "chuva
serôdia". Qual é a diferença da
"chuva temporã"? É a mensagem de 1888 de Cristo crucificado que o
Espírito Santo usa para convencer de todo pecado, conhecido e desconhecido
a fim de preparar um povo para a trasladação.
Na
época
do Concílio de Jerusalém, Tiago surgiu
como o líder da força dominante dentro da igreja cristã — o cristianismo judaico, Atos 15:13. Na maior
parte do tempo, os apóstolos permaneceram em Jerusalém
focando seu ministério aos seus compatriotas judeus. Consequentemente, Tiago e seus colegas tinham uma missão muito bem sucedida, com um grande número de judeus unindo os seguidores do Messias. Foi-lhe concedido trazer a eles a circuncisão,
e que "guardassem a lei de Moisés"
(15:5).
Isto
precipitou
uma crise com a missão
aos gentios, à qual Deus tinha ordenado
ao apóstolo Paulo. Em Antioquia, onde havia muitos judeus de língua grega,
Paulo ensinou a salvação pela fé no Salvador do mundo. Mas "alguns da Judéia” (Acts 15:1) “da seita dos fariseus, que
tinham crido" (vs. 5) ensinavam,
“não podeis salvar-vos," sem circuncisão (u.p. do vs. 1).2 Em outras palavras, a salvação é pela fé, mas
há outra coisa que você deve fazer.
Na visão de Paulo, este foi "um
outro evangelho" (Gál. 1. 6).
A
crise
veio quando Pedro, que estava acostumado a comer com os gentios, comprometeu-se na frente dos "falsos irmãos" da
Judéia, e ele não seria visto comendo
com os não circuncidados (Gál.
2:12). Paulo não
podia permitir desunião na igreja
resultante do erro deste falso evangelho. Então ele
foi para aqueles "que pareciam ser considerados
como colunas.” "Tiago, Cefas e João, que pareciam
ser as colunas" (2, 6, 9).
Tiago, que era zeloso pela lei de Moisés,
reconhecendo que o Espírito Santo tinha
sido também dado aos gentios, anunciou
a decisão sensata do conselho
a respeito da missão de Paulo para
o mundo não-judeu. Eles não seriam incomodados com a circuncisão ou a lei
de Moisés, mas por deferência para
os cristãos judeus na diáspora,
os gentios deveriam ser ensinados a não
comer carne com sangue oferecida
aos ídolos, Atos 15:20.
Mas
a questão da
circuncisão dos gentios cristãos não desapareceu na igreja primitiva. Em uma expressão de unidade da missão aos gentios com
a igreja judaica Paulo coletou uma oferta e apresentou-o
a Tiago, Atos 21:18.
Mas a preocupação de Tiago era "quantos milhares de judeus há que creem, e todos são zelosos da lei" (21:20).
Tiago disse, "ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés,
dizendo que não devem circuncidar seus
filhos" (21:21).3 Paulo, você não poderia estender um ramo de oliveira para esses fanáticos, patrocinando quatro nazireus que devem
concluir seus votos? Poderia você
acompanhá-los ao templo e oferecer um sacrifício de purificação? (21:23-24).4
Como
uma concessão
para Tiago, Paulo
tomou esta ação. Sua
presença no templo causou um tumulto entre os judeus e Paulo foi espancado
e colocado sob prisão por sua segurança pelos guardas. (*e permaneceu
preso por diversos anos até chegar a Roma). Assim, Tiago,
o político moderado da igreja, na tentativa de apaziguar os fanáticos na igreja judaica,
colocou Paulo no
caminho do perigo, e precipitou
perda dele para a Igreja Cristã.5
Tiago foi o líder da maior igreja cristã e, consequentemente, teve uma ampla influência
sobre a Igreja primitiva em geral. Sua fé começou com a
motivação certa do amor divino. No
entanto, através de uma série de
compromissos, ele foi responsável por trazer para a igreja judeus que acreditavam na observância contínua das leis de Moisés — em outras palavras, (*a salvação era) Jesus mais as obras. Assim, Tiago
perdeu a motivação dinâmica para a fé, confiando no que o eu deve fazer
para ser salvo. Tiago entrou no erro da antiga aliança — o que devemos fazer para a salvação.
A
avaliação
de Cristo da primeira igreja,
Éfeso, é "que deixaste o teu primeiro
amor" (Apocalipse 2: 4). Tiago presidiu aquela
igreja. Como tal, sua única
carta no Novo Testamento se destaca como um aviso para as futuras gerações de comprometer "a verdade do evangelho"
(Gál. 2:5). Podemos encontrar a dinâmica da mensagem de 1888 para a fé no livro
de Tiago?
--Paul E. Penno
Notas:
[1] Ellen G. White, "Alguns Apostatarão da Fé," Advent Review and Sabbath Herald, 8 de maio
de 1888.
[2] "Professores judaizantes se opunham à obra do apóstolo
[Paulo], tentando destruir o
fruto de seu trabalho ... Era impossível, por argumentos
bíblicos, derrubar as doutrinas
ensinadas por Paulo; Portanto, eles recorreram às mais inescrupulosas
medidas para neutralizar sua influência e enfraquecer a sua autoridade Eles declararam que ele não tinha sido um discípulo de Jesus, e não tinha
recebido nenhuma comissão dEle;
mas ele ousou ensinar
doutrinas diretamente opostas às pregadas por
Pedro, Tiago e os outros apóstolos. Assim, os emissários
do judaísmo conseguiram afastar muitos dos cristãos
convertidos do seu professor no
evangelho" (Ellen G. White em Sketches from the Life of Paul, Esboços da Vida de Paulo, pág. 188).
[3]
Paulo "não podia contar com a simpatia e apoio até de Seus próprios irmãos
na fé. ... Alguns até mesmo dos apóstolos e anciãos tinham recebido
[desfavoráveis] relatórios como sendo verdade, sem fazer qualquer tentativa de
contradizê-los, e manifestando o desejo de harmonizar-se com ele [Paulo]"
(idem, pág. 207).
"Em vez de
fazer justiça a quem haviam ferido,
[os anciãos em Jerusalém] ainda pareciam ter
[Paulo] como responsável pelo preconceito existente, como se lhes houvesse
dado causa para tais sentimentos.
Eles não se postaram nobremente em sua defesa, e nem se esforçaram para mostrar ao grupo oposicionista seu
erro; mas eles jogaram a carga total sobre
Paulo. ... Eles continuaram a acariciar
preconceito contra ele, eles estavam constantemente
trabalhando para neutralizar sua influência" (Idem,
págs. 211, 213).
[4] Uma das ofertas
feitas na purificação do nazireu era um "cordeiro de um ano sem defeito, como oferta
pelo pecado" (Num. 6:14). Isso indica que os cristãos judeus continuaram a sacrificar animais após a crucificação. Adorar a Deus através de um sacrifício animal era uma contradição inerente e negação da adoração a Deus através do "Cordeiro
de Deus."
[5] "Tivessem os líderes da igreja rendido totalmente seus sentimentos de amargura para com o apóstolo, e o aceitado como alguém
especialmente chamado por Deus para levar o evangelho aos gentios, o Senhor
o teria poupado a
eles para ainda trabalhar para o salvação das almas. Aquele que vê o fim desde o princípio, e que entende o coração de todos, viu o que seria o resultado da inveja
e ciúme acalentado para com
Paulo. Não houvera Deus, em sua
providência ordenado que os
labores de Paulo devessem terminar
em breve, mas ele não fez um
milagre para neutralizar a cadeia
de circunstâncias em que o seu próprio
curso deram origem ....
"Quantas
vezes
o Senhor prolongou a vida de algum fiel ministro, tendo seus labores apreciados. Mas se a igreja permitir
que o inimigo das almas perverta
a sua compreensão, de modo que eles
deturpem e interpretem mal
as palavras e os atos do servo de Cristo, se eles se permitem ficar em seu caminho e atrapalhar
sua utilidade, o Senhor retira-lhes a bênção que Ele deu "(Idem,
págs. 231-232).
Paulo
Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na
Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no
endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi
ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na
Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos
escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva
Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele
escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja
Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos
sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também
pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E.
Penno Junior. Você pode
vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na
igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Atenção, asteriscos
(*…) indicam acréscimos do tradutor.
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