terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Lição 9 – Palavras de Verdade, por Paul E. Penno

Para 21 a 28 de fevereiro de 2015

Onde podemos encontrar nossa história de 1888 em Provérbios? “Compra a verdade, e não a vendas; também a sabedoria, a disciplina, e o entendimento” (Prov. 23:23).
Como é que Laodicéia “compra” a verdade? A voz do Salvador nos convida de maneira sincera e amorosa: “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que sejas rico” (Apo. 3:18).
A verdadeira história de 1888 é uma de incredulidade profunda do coração, tão grave quanto a dos judeus que rejeitaram a Cristo há muito tempo.1 Mas há uma boa notícia na história. “Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis” (Rom.11:29 NVI).
Mesmo que o Seu povo não seja fiel, Ele deve permanece fiel. Ele deve esperar a chegada de uma geração que humilhe os seus corações e creia nEle. Cristo não abandonou Laodicéia; Ele ainda permanece de pé do lado de fora, batendo à porta. Embora Sua presença não esteja dentro, é um grande incentivo saber que Ele ainda quer entrar!
A história é mais claramente vista como um amor não correspondido. A linguagem em Apoc. 3:20 é uma citação direta da Septuaginta de Cantares de Salomão 5: 2-6, onde Cristo liga a experiência da Igreja remanescente com aquela “música” do amante decepcionado. Ele bate na porta, mas tem egoisticamente negada a entrada por aquele que é o único verdadeiro objeto do seu amor. “Ela” foi tola em não deixá-Lo entrar quando bateu mais de um século atrás; mas é honesta de coração, e chegará ao seu tempo de arrependimento.
Graças a Deus que a vitória de Satanás não foi total! A conclusão da comissão evangélica tem sido adiada, mas o confronto com a verdade nos dá uma nova oportunidade para o arrependimento. A história completa pode humilhar o nosso orgulho, mas vai fortalecer a nossa fé.
A honra e vindicação de Cristo exigem nosso arrependimento. A evidência indica que o Senhor dá a cada geração apenas uma chance de aceitar o dom precioso da chuva serôdia, como Ele deu à geração de israelitas que saía do Egito apenas uma chance (Cades-Barnea) de entrar na Terra Prometida. Em ambos os casos, a incredulidade rebelde conclusivamente atrasou a obra de Deus.
A serva do Senhor questionou “se a revolta genuína é sempre curável”.2 A história parece dizer que o arrependimento deve ser efetuado por uma nova geração, a não ser que esta decida se arrepender.
Antes que a nova geração pudesse entrar em Canaã sob Josué, eles tinham que ter o seu livro de Deuteronômio. Tiveram de compreender completamente a rebelião da geração anterior e arrepender-se num sentido corporativo. Só um povo arrependido pôde entrar em Canaã. Não foram eles que se rebelaram em Cades-Barnea (eram muito jovens); mas tiveram que se arrepender da rebelião dos seus pais, pois Moisés lhes disse repetidas vezes que eles foram os que haviam se rebelado. Não faz sentido,a menos que se perceba o relacionamento corporativo.
Da mesma forma, antes de Israel moderno poder voltar a receber o derramamento da chuva serôdia e proclamar a mensagem do alto clamor, tem de compreender completamente a verdade da rejeição de uma geração anterior da mesma bênção que agora procura–nossa nova experiência de Deuteronômio.
Este é o arrependimento corporativo e denominacional.Qual é o segredo da oposição de 1888? Quem está de volta nas sombras da oposição de 1888 é, naturalmente, o grande dragão de Apoc. 12:17. Isso traz à tona sua última batalha no grande conflito. Sua oposição a partir de dentrose centra no“testemunho de Jesus Cristo”, o Espírito de Profecia (Apoc. 3:17). De fora, (*se centra) nos mandamentos de Deus.
Os adventistas do sétimo dia sempre reconheceram que “o espírito de profecia” dado à igreja apostólica foi manifestado no ministério de Ellen G. White. A oposição persistente e irracional contra ela por todos esses anos marca a sua origem a partir desse “dragão”. Este atingiu um clímax em nossa experiência de 1888. A realidade completa do que ela escreveu deve ser apreciada: “Uma e outra vez dei meu testemunho para aqueles reunidos [em Mineápolis], porém aquele testemunho não foi recebido”. “[O Senhor] tem uma bênção para nós. Ele a tinha em Minneapolis, ... mas não houve acolhida”.3
A mensagem especial que o Senhor Jesus nos dirige (Apoc. 3: 14-21) indica que está relacionada com a nossa história: “Tu dizes, rico sou e estou enriquecido”. Estas palavras identificam nossas reivindicações em nossa história denominacional. Temos sido enriquecidos por uma aceitação da mensagem que era para iluminar a Terra com glória e preparar esta geração para a trasladação! No entanto, ninguém foi trasladado, e o alto clamor ainda não iluminou a Terra. Isto significa uma de duas coisas: a mensagem não era o que Ellen White disse que era, ou a nossa aceitação dela não foi como devia ter sido.
Só se rejeitarmos a verdade é que as boas novas podem se tornar más notícias. Podemos submeter todas as ideias falsas em troca da verdade como se troca dinheiro por algo que se “compra”. Talvez seja por isso que o Senhor diz: “compres de Mim ouro . . . e vestes brancas”.
Se ouvirmos a voz de Cristo e crermos no que Ele diz, as bênçãos há muito aguardadas da chuva serôdia e do alto clamor podem tornar-se realidade nesta geração. O poder estava inerente na própria mensagem objetiva, e graças a Deus, podemos recuperá-la.
--Paul E. Penno
Notas do autor:

1) Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 64, 75-80.

2) “Ponho em dúvida se a verdadeira rebelião será jamais curável. Estudai em Patriarcas e Profetas a rebelião de Coré, Datã e Abirã. Essa rebelião estendeu-se, incluindo mais de dois homens. Foi movida por duzentos e cinqüenta príncipes da congregação, homens de renome. Chamai a rebelião por seu verdadeiro nome e a apostasia pelo nome real, e então considerai que o que aconteceu ao antigo povo de Deus com todos os seus traços objetáveis foi fielmente registrado para passar à História. ... E se homens e mulheres que têm o conhecimento da verdade estão tão separados de seu grande Líder que tomem o grande líder da apostasia e o chamem Cristo Justiça nossa, é porque não se aprofundaram muito nas minas da verdade. Não são capazes de discernir entre o ouro precioso e o material ordinário” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 393).

3)Matérias de Ellen G White sobre 1888, págs. 251 e 640.



Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista ValleyCenter Seventh-dayAdventistChurch localizada no endereço:14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em
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