quarta-feira, 3 de junho de 2015

Lição 10, – Seguindo Jesus na vida diária, por Paulo E. Peno,

Para 30 de maio a 6 de junho de 2015

Mais de cem vezes Ellen White descreve a recepção que “nós” demos à mensagem especial divina de 1888 como sendo “tal como a dos judeus.” Ela diz que a mensagem tem sido amplamente rejeitada.
Ela chegou ao ponto de dizer que se Jesus estivesse presente pessoal e fisicamente na Assembléia da Associação Geral de 1888 e reuniões posteriores, nós O teríamos tratado como “os judeus trataram a Cristo”.1  Falando da oposição, ela disse: “Assim foi na traição, julgamento e crucificação de Jesus — tudo isso passou diante de mim ponto por ponto. O espírito satânico assumiu o controle e moveu-se com poder sobre os corações humanos que tinham sido abertos para dúvidas e amargura, ira e ódio. Tudo isso foi predominante naquela reunião. Eu decidi deixar ... Mineápolis”.2
Cristo foi amplamente rejeitado pelos líderes judeus. Ela chamou “a nossa recepção” da mensagem de 1888 de “a oposição manifestada em Mineápolis contra a mensagem do Senhor. ... Excitando aquela oposição, Satanás teve êxito em afastar do nosso povo, em grande medida, o poder especial do Espírito Santo que Deus anelava comunicar-lhes. (*“O inimigo impediu-os de obter a eficiência que poderiam ter tido em levar a verdade ao mundo, como os apóstolos a proclamaram depois do dia dos Pentecostes).  Sofreu resistência a luz que deve iluminar toda a Terra com a sua glória (*referência a Apoc. 18:1) e pela ação de nossos próprios irmãos tem sido, em grande medida, conservada afastada do mundo.3
Cristo não foi totalmente rejeitado pelos presentes na sede, somente em grande proporção. E a “mui preciosa mensagem” (*Testemunhos para Ministros, pág. 91 e 92) que o Senhor nos enviou não foi totalmente “oposta” ou “mantida longe” (*Novamente, Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 234 e 235) de nosso povo e do mundo — somente “em grande medida” e “em grau elevado”. Cristo veio para os Seus, e os Seus não O receberam (*João 1:11), mas houve alguns que O receberam.
E graças a Deus, houve alguns que abriram seus corações para a mensagem que seria o “início” do alto clamor de Apocalipse 18 e da chuva serôdia. Mas a rejeição, em grande parte ocorrida há muito tempo, atrasou a coroação de Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores. (*Isto é, atrasou a volta de Cristo, que Ellen White, na compilação mencionada na nota 1, abaixo, diz, por diversas vezes, que Cristo deveria ter voltado entre 4 a 6 anos após 1888 se aquela mensagem tivesse sido plenamente aceita pela liderança da igreja, eis que a propagação da mesma, o “alto clamor e a chuva serôdia” causariam a pregação do evangelho e a conclusão da obra com a celeridade com que ocorreu no pentecostes, como fogo na palha,grifamos).
Cristo não conseguiu causar um impacto positivo sobre o coração do sistema religioso (*de Sua época). Da mesma forma, em paralelo, os “mensageiros especiais” a quem “o Senhor, em Sua grande misericórdia, nos enviou” não conseguiram causar um impacto positivo no cerne do nosso sistema religioso (*adventista do 7º dia)..
Uns poucos exemplos (*das mais de 100) declarações frequentes de Ellen White de “assim como os judeus” são as seguintes: vocês “rejeitam a Cristo na pessoa de Seus mensageiros” (*vol. 1, pág. 398); “semelhante aos judeus, quando rejeitaram o Senhor da vida e da glória” (*vol. 2, pág. 512); “Cristo bateu à porta buscando entrada, mas nenhum espaço Lhe foi dado” (*vol. 2, pág. 734); “do mesmo modo em os judeus trataram a luz que Cristo lhes trouxe”; “tivesse Cristo estado perante eles [nossos irmãos] teriam-No tratado de forma semelhante àquela em que os judeus trataram a Cristo” (*vol. 4, pág. 1479).4
Em 1899, Alonzo T. Jones, (*um dos dois mensageiros de 1888,) fez um apelo. “Não é uma confissão individual que se procura tanto quanto uma confissão da Associação Geral. É um esclarecimento a nosso respeito que se faz necessário”.5 

CULPA DE NOSSOS ANTEPASSADOS ​​ESPIRITUAIS
Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração”. (Lucas 11:51). Este Zacarias foi assassinado cerca de 856 AC.6
Jesus disse que os líderes judeus de Seus dias eram realmente culpados pelo assassinato de um homem a quem seus antepassados haviam matado quase 800 anos antes de terem nascido. Se os judeus de sua época eram culpados de um crime cometido oito séculos antes de terem nascido, seria impossível que hoje também não compartilhemos da culpa de nossos antepassados espirituais de menos de uns 125 anos atrás?
 Os ouvintes de Jesus em Seu tempo assumiram exatamente a mesma atitude em relação à história da sua igreja como assumimos a nossa. Eles negaram o seu envolvimento corporativo com os seus antepassados em assassinar os profetas. “Ai de vós porque edificais os túmulos dos profetas, e vossos pais os mataram. Bem testificais que vos permitir que as obras de vossos pais; porque eles os mataram, e vós edificais os seus sepulcros. ... O sangue de todos os profetas ... Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que, desde a fundação do mundo, foi derramado”. (Lucas 11: 47-50). Jesus lhes deixou claro que a culpa de seus pais era culpa deles, e que os “filhos” eram participantes do mesmo espírito e dos mesmos pecados como os “pais”. Isso eles logo demonstraram ao assassinar a Cristo e a Seus apóstolos. Isso representou culpa corporativa. Eles, na verdade, tornaram-se culpados do pecado de Caim, de quatro mil anos antes.
Jesus disse: “Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam”. (Lucas 11:52). O registro mais triste na história é que um pecado maior foi adicionado à descrença: As evidências incontestáveis de aprovação da mensagem, demonstradas nos maravilhosos reavivamentos do Espírito Santo apenas confirmam a oposição teimosa dos irmãos da liderança. “Quando eles viram e sentiram a demonstração do Espírito Santo testificando que a mensagem era de Deus, odiaram-na mais!”7 “A luz que irá iluminar a Terra com a sua glória será chamada de falsa luz”.8
 Maravilhai-vos, ó céus! E espanta-te, ó Terra! Nunca, desde a rejeição por Israel de seu Rei da glória tem o universo celeste assistido a uma falha mais imperdoável e vergonhosa por parte do povo escolhido de Deus, conduzido por seus líderes. Ellen White não hesitou em aplicar aos irmãos dirigentes os famosos “ais sobre os fariseus”.9
Nenhum de nós é intrinsecamente melhor do que os outros. De cada pecador, podemos dizer, “Pela graça de Deus, eu sou” Nós não temos nenhuma justiça intrinsecamente nossa própria — tudo é de Cristo.
Cada um de nós é individualmente responsável pelo assassinato de Cristo, a menos que “nos arrependamos individualmente para com Deus” por esse pecado.10 Em outras palavras, se somos de fato pecadores, é desse pecado que somos potencialmente culpados.
A verdadeira culpa é culpa completa, não meramente culpa inconsciente. Os judeus a quem Cristo acusou do assassinato de Zacarias estavam inconscientes de sua culpa. Mas, no entanto, eram culpados.
Seria possível que nossa culpa inconsciente tenha dificultado a concessão da chuva serôdia? Além de arrependimento claro e específico, somos potencialmente culpados de todos os pecados que poderíamos cometer, se tivéssemos a oportunidade.

Paul E. Penno

Notas Finais:

1)        Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 4, pág. 1478  
(*Esta é uma compilação mimeografada dos originais dos artigos da pena inspirada feita pela própria Associação Geral: 2.000 cópias em outubro de 1987 e 2000 em janeiro de 1988, em comemoração ao centenário da Assembléia da Conferência Geral realizada em Mineápolis em 1888. Na APRESENTAÇÃO desta coletânea, págs. 3 e 4 do 1º volume, LEIO: 
(*“Embora os sermões pregados por Ellen White em Mineápolis tenham sidp publicados por muitos anos em Treze Anos de Crises pelo Pr. Albert Victor Olson, Vice-presidente Geral (1946-1958) da Conferência Geral, originalmente publicados na sua obra Through Crisis to Victory, [Da Crise à Vitória], eles foram repetidos nesta coletânea. Um sermão e porções de outro não encontrados naqueles treze anos de crise, foram incluídos nesta compilação.” Os grifos nesta citação são da introdução da compilação).                                   

2)       Idem, vol. 1, pág. 309;                                                           

3)       Mensagens Escolhidas, livro 1, págs. 234 e 235                          

4)       Materiais de Ellen G. White sobre 1888, pág.  398, 512, 734, 911, 1479        
                  
5)       A.T. Jones,em  “Procedimentos da Conferência Geral de 1899”, publicado no The Daily Bulletin of the General
          Conference [Boletim Diário da Conferência Geral]  (Worcester, Mass), 24 de Feb., de 1899, pág. 3.
(*Não localizei este artigo nem no original em inglês, mas conheço a mensagem de Jones neste aspecto. Ele está falando de Justificação pela fé, e expressa a idéia de que Cristo está fazendo um apelo à igreja de LAODICÉIA, A IGREJA ADVENTISTA, do 7º dia. Este apelo está na carta à igreja de LAODICÉIA.  Abra sua Bíblia em Apoc. 19. Primeiro Cristo apela para que compremos dEle (VS. 20) OURO (= a fé e o amor); ROUPAS BRANCAS (= pureza de caráter, que é aA Justiça de Cristo), e, finalmente, COLÍRIO (= discernimento espiritual). Estes são os três elementos da Justiça de Cristo, do caráter de Cristo, que, se não resistirmos à ação do Espírito Santo em nossa vida produzirão a JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ (veja Gálatas 2:20).  Basta não resistir, porque Ele mesmo diz: “vinde às águas ... vinde e comprai, e comei, sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Isa. 55:1).Então Ele faz a promessa, vs. 3: “Convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.” E no vs.6 “Buscais ao Senhor ... invocai-o enquanto está perto.” Ele está esperando por  Seu povo — LAODICÉIA. Ele é um salvador que está perto, à mão, nunca longe.
(*BEM, eu sei que ISTO CONTRARIA A NOVA TEOLOGIA E A NOVA CRISTOLOGIA ADVENTISTA. Por isto apoio a tradicional Cristologia adventista, que é baseada na Bíblia e no Espírito de profecia. Estou preparando uma compilação de todos os textos do Espírito de Profecia sobre isto. Entendido corretamente não há ambiguidade, e muito menos a alegada diversidade de opinião dentro do Espírito de Profecia, ao contrário, perfeita harmonia da primeira à última declaração da pena inspirada. São 100 anos de inalterada cristologia adventista. Vou disponibilizar isto no futuro na internet.)
(* Muitos dizem que A igreja Adventista é uma igreja vomitada, verso 16, mas isto não é verdade. No vs. 16 o termo usado em Grego é “Méllou”, = “estou a ponto de”. ASSIM, Cristo não rejeitoou a igreja Adventista, mas está esperando por sua noiva se aprontar (Apoc 19:7, ú.p.).
(*ORA, do Espírito de profecia conheço a declaração de que em Mineápolis Cristo sentiu-Se ofendido pela rejeição da liderança de LAODICÉIA da mensagem de Justificação pela Fé. ASSIM, entendo que nós adventistas, COMO UM POVO, deveríamos, OFICIALMENTE, fazer uma cerimônia de DESAGRAVO, talvez até mesmo em nível do público mundial, pelo menos evangélico, o que muitos teólogos de nossa igreja chamam de ARREPENDIMENTO CORPORATIVO. Cristo está esperando por isto. O Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, pág. 872, 2ª coluna, chama nossa atenção para os seguintes textos: Mateus 22:1-13; 25:1-10, e João 2:1-10).
 (*´`E ISTO BÍBLICO? Creio que sim. E onde está? NO VERSO 19: “SÊ POIS ZELOSO E ARREPENDE-TE!!!”). Veja que tudo é falado à liderança, “Ao anjo da igreja que está em Laodicéia” (Apoc. 3:14)..
(*Cristo merece que O confessemos diante do homens. Veja Mateus 10:32).
(*‘Dos diversos pastores adventistas que já pesquisei sobre este assunto estão três pastores: 1º)  JACK CERQUEIRA, de quem tenho e já li o excelente livro de mesmo título. Ele foi pastor da igreja Capitol Hill, em Washington D.C. , onde o assisti diversas vezes. 2º) Também tenho, e já li o livro CORPORATE REPENTANCE, do Pr. Roberto Wieland. Ele foi missionário na África, em Nairobe e Kenia. É autor de inúmeros livros. Foi consultor editorial adventista do Sétimo Dia para a África. O ouvi pregar pessoalmente em diversas ocasiões. Foi por empenho dele que foram publicadas todas as matérias de Ellen G. White sobre 1888 na obra em 4 volumes que expus na nota de nº 1 acima. O pastor é o Pr. PAUL E. PENNO JÚNIOR, autor deste artigo (veja a biografia dele abaixo).
(*O conceito bíblico de arrependimento corporativo é a chave para interação autêntica entre pessoas diferentes dentro da igreja).
(*Há um anseio em círculos evangélicos para tal autenticidade na vida da igreja. Deus queria que a Igreja Adventista do Sétimo dia liderasse o caminho. Agora parece que estudiosos como Mark J. Boda está escrevendo sobre a doutrina bíblica de arrependimento, a fim de estabelecer uma base para tal experiência dentro da igreja cristã).  (Repentance in Christian Theology, Arrependimento na Teologia Cristã — Liturgical Press: Collegeville, MN, 2006. Mark Boda é um professor na universidade McMaster Divinity College in Hamilton, Ontario, Canada).
(*Jesus pretende para a igreja de Laodicéia que ela seja a líder demonstrando a verdadeira interação social no mundo. É a consequência de dar atenção a Seu apelo: "sê pois zeloso, e arrepende-te" (Apoc. 3:19).
(*Uma preocupação individual por nossa própria salvação é bom. Se alguém está se preparando para morrer, por todos os meios, deve fazer confissão do pecado pessoal; mas nunca irá produzir um corpo de crentes que estão unidos e defrontam seu exame final antes da trasladação na segunda vinda de Cristo. Jesus diz que o que é necessário é que "o anjo [a liderança] da igreja de Laodicéia":  "sê pois zeloso, e arrepende-te."
(*Assim, Jones capturou a ideia com sua expressão, "uma confissão da Conferência Geral."
(*Bem finalizando este tópico de arrependimento corporativo quero dizer: Há muitos anos atrás o presidente da nossa Associação, Pr. Marcos Schultz me disse, em sua sala presidencial, que não via sentido a liderança de hoje arrepender-se pelo erro dos nossos irmãos no final do século XIX, principalmente porque o pecado era deles e não da atual liderança. Eu então falei-lhe que isto é exatamente o que Cristo fez. Ele arrependeu-Se por pecados que não eram dEle, mas nossos. Quanto ao fato de que este pecado de nossos líderes ter sido praticado há mais de 125 anos não importa. Tal pecado é CORPORATIVO. Volte ao texto acima, no ponto em que paramos com a nota de nº 5, e preste bem atenção a Lucas 11:51, no subtítulo CULPA DE NOSSOS ANTEPASSADOS ​​ESPIRITUAIS deste artigo do Pr. Paulo Penno).

6)       2º Crônicas 24:20                                                                    

7)       Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 3, págs. 1325 e 1326       

8)       Ellen G. White, “The Time of Test,” O tempo de provação, Review and Herald, 27 de Maio de 1890.

9)       Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 76.    “Que homens conservem vivo o espírito que corria
 desenfreadente  em Mineápolis, é uma ofensa a Deus . Todo o Céu está indignado com o espírito que por anos se
tem revelado...”    (Último parágrafo desta página).  

10)      Idem, pág. 38                                                                                 
 

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia das mensagens de justificação pela fé, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de justificação pela fé. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em

Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.

_________________________________________