quarta-feira, 29 de julho de 2015

Lição 5 — Exilados que se tornaram missionários, por Paulo E. Penno



Para 25 de julho a 1º de agosto de 2015

Nesta lição sobre o livro profético de Daniel damos enfoque à mensagem especial da justiça de Cristo, que o Senhor nos enviou na época de 1888. Demonstramos que a “mui preciosa mensagem” que “o Senhor, em Sua grande misericórdia, enviou”1 para nós é realmente digna do nome que Ellen G. White lhe atribuiu—“a mensagem do terceiro anjo, em verdade”,2 piedade prática derradeira.
Uma vez que a mensagem foi designada pelo seu Divino Autor para preparar essa geração para defrontar as questões finais da marca da besta, do selo de Deus, e do fim da provação humana, é claro que ela abrange toda a vida daqueles que recebem a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
A contribuição que a mensagem de 1888 concede a nossa lição é ver que tornar a Jesus Cristo nosso Senhor no serviço missionário não é apenas um dever imposto sobre nós, mas é muito mais do que isso — uma alegria, um compromisso que nos é compelido pela motivação do amor (o Ágape de Cristo). Em outras palavras, neste dia especial da Expiação, quando o Sumo Sacerdote celestial está encerrando a Sua obra como Sumo Sacerdote da nossa alma, Cristo como nosso Senhor é também o nosso amigo.
Reconhecer a Jesus como o Senhor da nossa vida missionária é submeter a nossa vontade, as nossas escolhas, a Ele, e quanto a isso é que nós, cristãos de Laodiceia nos contorcemos. Sim, vamos observar o sábado como o nosso dia de descanso, e vamos pagar o dízimo, e vamos dedicar um ano ou algo assim da nossa vida em atividade missionária em algum lugar no estrangeiro, e vamos dar ofertas; e, tendo cumprido o nosso dever, Ele não vai Se importar se gastarmos tudo o que nos resta de meios ou tempo em desfrutar da nossa maravilhosa herança econômica. Cumprimos o nosso dever, não é? Então, sim, reconhecemos a Jesus não só como nosso Salvador, mas como nosso Senhor no serviço missionário. (*Será que) podemos fazer melhor do que isso?

(*Sim! Veja:)

A boa nova de 1888 é a de Cristo capturando nossos corações em nosso serviço para outros. Ele está cutucando os Seus discípulos para acordarem no “Getsêmani”. É o Ágape de Cristo como uma espécie de amor totalmente diferente do que imaginamos como “amor”, pois motiva aqueles que acreditam nEle para uma vida totalmente altruísta de serviço a Ele como Senhor. Nem medo nem esperança de recompensa entram em cena. É uma medida de devoção a Cristo, paralela à experiência única de viver no Dia da Expiação celestial, o tempo da purificação final do santuário (Dan. 8:14).
Essa não é apenas uma peculiaridade teológica que nossos pioneiros tinham para o seu dia; é verdade vital em viver para Cristo como Senhor nestes últimos dias. Há provas que não afligem o povo de Deus antes do fim da provação e do derramamento das sete últimas pragas; seríamos tolos em negar a sua realidade no contexto do adventismo histórico. Ellen White diz que não vai ser possível para qualquer um enfrentar esses testes finais que virão à raça humana, sobre a qual o profeta Daniel escreveu, à parte desse conhecimento de Cristo como Sumo Sacerdote em Seu ministério de santuário no Lugar Santíssimo. É em Seu trabalho lá que o ministério sacerdotal finalmente coincide totalmente com o Seu Senhorio para aqueles que nEle acreditam.
Torna-se óbvio que esta “experiência cristã” é singular. Se a nossa atenção está fixada agora em Cristo como nosso Senhor em serviço, isto requer a revelação de que as profecias de Daniel e Apocalipse definem o que “o tempo do fim” significa (Dan. 12: 4). A Igreja Adventista do Sétimo Dia tem sido levantada por Deus para proclamar ao mundo a Sua mensagem final da reconciliação, isto é, da expiação. Finalmente, no final da história humana, um povo deve estar preparado, estando verdadeiramente em sintonia perfeita com Deus, tão próximo em relação a Cristo como uma noiva está em relação com o seu noivo. Não é um programa de novas obras, é um programa de nova fé. O papel de Cristo como Senhor é realmente bem acolhido como uma noiva antecipa o dia do casamento—não como no famoso filme “Noiva Fugitiva” de fama recente. (A verdade é que a Igreja em seu papel como “noiva” tem sido uma fugitiva por mais de um século!)
Familiarizar-se com Jesus como nosso Senhor no serviço é uma preparação para encontrá-Lo quando Ele voltar pela segunda vez. É, portanto, uma ideia adventista original; por toda a história, os verdadeiros cristãos reconheceram a Cristo como seu Senhor, mas, neste momento particular do Dia da Expiação do juízo final temos o privilégio de conhecê-Lo como nosso Salvador, o nosso Sumo Sacerdote purificador do coração, o Senhor de nossa obediência, nosso amigo e nosso Amado de todos os tempos.
Nós exploramos o nosso relacionamento com Ele como súditos de Seu Senhorio no serviço missionário. Esta é uma experiência espiritual renovadora, apropriada para a crise da vida do mundo de hoje. A serva do Senhor nos assegura que todo o Céu está profundamente preocupado com a condição espiritual da Igreja dos laodiceanos hoje. Esta contribuição da mensagem de 1888, a ideia adventista singular da purificação do santuário celeste de que Daniel escreveu, é a grande verdade que leva o serviço missionário de Cristo a se tornar tão totalmente assimilado que a Sua igreja vai glorificá-Lo como nunca antes. A Igreja possibilitará ser Ele coroado Rei dos reis e Senhor dos senhores. Esqueça sobre a obtenção de sua própria coroa; ore para ter um papel na Sua coroação.
Jesus especialmente chamou-nos a atenção para Daniel: “Quem lê, entenda” (Mat. 24:15). Estas palavras englobam uma promessa: se você “ler” o livro, ou seja, dedicar-lhe honesta atenção, o “entendimento” dele com certeza lhe será concedido. O seu objetivo, claro, é não só o seu enriquecimento pessoal, mas você aprenderá como “deixar” alguém mais “entender”, para o bem dele.
Muitas vezes temos uma ideia restrita de como “dar estudos bíblicos”. Precisamos de lições impressas que contenham todos os detalhes históricos que não somos suficientemente diligentes para lembrar; preparados “eruditos” terão elaborado o material, e transmitimos fielmente a alguém em segunda mão essa massa de informações (isto é, logicamente, até que a pessoa fique por demais aborrecida para prosseguir).
Nosso objetivo é diferente: queremos fazer exatamente o que Jesus disse—“ler” e “entender” Daniel para que possamos nós mesmos, pessoalmente, conduzir outra pessoa através do livro, versículo por versículo. Você não quer impressionar alguém com sua riqueza de conhecimento histórico adquirido (que Deus nos livre disto!); o que quer é apreender (*compreender) o “evangelho”, as Boas Novas, incorporado em Daniel e deixar que domine o coração de alguém. Em seguida, aquela recompensa de emocionar o coração vem no capítulo 12: mesmo agora, antes do “para todo o sempre”, sua felicidade vai “brilhar como as estrelas do firmamento”, e você vai “ensinar [a alguém] a justiça” (Daniel 12:3). O Espírito Santo vai preencher as lacunas e quando “ler” a outra pessoa, se surpreenderá como vai “trazer todas as coisas à sua lembrança”. Você estará consciente do que foi o Seu alerta (João 14:26; esta é uma emoção que nada pode superar).
Daniel é um livro que contém uma lição de arrependimento corporativo. Note como ele e seus jovens amigos que não se rebelaram contra Deus (como fizeram os reis e o povo de Israel) têm de sofrer inocentemente pelo pecado corporativo da nação. Deus é forçado a recuar e permitir que Babilônia os domine (Daniel e seus amigos sendo castrados em uma terra estrangeira, ver Isa. 39:7, *“eunucos”). Mas não há nenhuma amargura. Finalmente Daniel escreve um capítulo explicando totalmente o arrependimento corporativo (capítulo 9).
O mesmo princípio cabe à Igreja Adventista do Sétimo Dia apreciar: os “pecados” de nossos pais”, de resistir ao Espírito Santo são corporativamente “nossos pecados”, também (Dan. 9:3-19; comparar o que Ellen White diz sobre o nossa própria história de “1888” e seu efeito sobre nós hoje).
Daniel é um livro precioso de lição sobre a reforma de saúde do Dia da Expiação. Podemos facilmente esquecer por que Deus nos deu a reforma da saúde: ela veio precisamente em conjunto com a compreensão incipiente da vida do Dia da Expiação dos nossos pioneiros. Cristo, como nosso grande Sumo Sacerdote em 1844, tinha entrado em Seu ministério no segundo compartimento, o “Santo dos Santos”, do santuário celestial. Enquanto Ele está ocupado em “purificar” o pecado de Seu povo, eles na Terra estarão permitindo a Ele que “purifique” os seus corações. De modo algum os “livros” celestiais terão nossos pecados “apagados” lá até primeiro de tudo serem apagados dos nossos corações aqui em baixo. A reforma da saúde é uma parte vital deste ministério especial — nunca antes realizado tão completamente para o corpo corporativo do povo de Deus.
Paul E. Penno

Notas do tradutor:
1)      Ellen G. White, Testemunhos para Ministros, pág. 91 em diante;
2)      Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 1 pág. 372;


Nota: A apresentação da lição pelo pastor Paulo Penno ocorre no site 1888mpm.org com uma semana de antecedência

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em http://www.youtube.com/user/88denver99
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
___________________________