quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Lição 6 — Atos simbólicos, por Arlene Hill



Para 31 de outubro a 7 de novembro de 2015 

Deus enviou mensagem após a mensagem a Judá por intermédio de Jeremias e de outros profetas. Aparentemente cada uma foi universalmente ignorada. Como um pai criativo, Deus tentou diversas maneiras de conseguir a atenção de Seus filhos indiferentes em Judá. Quando as palavras não funcionavam, Ele recorria a ações para demonstrar advertência. Estas mensagens simbólicas, embora percebidas, foram rejeitadas. Podemos apenas imaginar o mal estar com que Jeremias foi recebido.
Quando Jeremias visita o oleiro, sua mensagem deve ter sido extremamente ofensiva para os seus ouvintes. Eles não podiam ter deixado de perceber essa analogia aplicada a eles do oleiro e do barro. Esta relação repreendeu o seu pensamento arrogante de que Deus não tinha escolha quanto à forma que Judá tomou, e que se esperava que Ele os abençoasse, independentemente de quantos outros deuses adoravam. Deus lembra-lhes que tinha um plano específico para eles, quando trouxe seus antepassados ​​para fora do Egito, e que eles o estragaram por sua apostasia. Novamente, Ele diz: Eis que estou forjando mal contra vós; e projeto um plano contra vós(Jer 18:11). Ainda assim, a resposta deles foi: Não há esperança, porque andaremos segundo as nossas imaginações; e cada um fará segundo o propósito do seu mau coração”. (vs. 12).
A reação deles foi matar proverbialmente o mensageiro quando disseram Vinde, e maquinemos projetos contra Jeremias; porque não perecerá a lei do sacerdote, nem o conselho do sábio, nem a palavra do profeta; vinde e firamo-lo com a língua, e não atendamos a nenhuma das suas palavras(Jer. 18:18).
O símbolo do jarro quebrado (capítulo 19) representa o que Deus pretende fazer com Judá, quebrá-los de modo a que não possam ser reparados. Esta não é a primeira vez que Deus usou o símbolo de quebrantamento para advertir Israel. Um dos exemplos mais gráficos é a história do levita e sua concubina como registrada em Juízes 19 e 20. Nesse caso, Ele causou uma reação e reforma em Israel.
A quebra do vaso também pode se referir a Jeremias, capítulo 11, onde Deus diz que eles quebraram a aliança que fez com os seus antepassados ​​quando os tirou do Egito. Este pacto é: Dai ouvidos à Minha voz, e fazei conforme a tudo quanto vos mando; e vós sereis o Meu povo, e Eu serei o vosso Deus (Jer 11: 4.).
Esta é a essência do concerto eterno. A mensagem de 1888 ensina que a aliança de Deus não é algo que as pessoas devem fazer, mas no que devem crer quando Deus diz “dai ouvidos”. As pessoas muitas vezes pulam a parte do “dai ouvidos” e consideram a questão como Deus fazendo uma barganha, pedindo-nos para “guardar” os Seus mandamentos para que Ele seja o seu Deus. Pensam que sabem o que isso significa, então nos pomos a fazer o que achamos que Deus quer. Infelizmente, isso prova que não se está dando ouvidos.
Ellet J. Waggoner aplicou isso a “nós”: “Não podemos viver uma vida justa por nossa própria força mais do que poderíamos gerar a nós mesmos. A obra iniciada pelo Espírito deve ser realizada até à conclusão pelo Espírito . ...  O empenho de Paulo, e a primeira experiência dos gálatas, esteve exatamente em paralelo com a experiência de Abraão, cuja fé foi imputada como justiça. Lembremo-nos que os “falsos irmãos” que pregavam ‘outro evangelho’ [aos gálatas], chegando a ser o falso evangelho da justiça pelas obras, eram judeus e reivindicavam Abraão por pai. ...
 “As pessoas tomam o sinal por substância, o fim pelo meio. Vêem que a justiça se revela em boas obras. Por isso, presumem que as boas obras trazem a justiça. Justiça adquirida pela fé, boas obras operadas sem trabalho, parecem-lhes impraticáveis e fantasiosas. Chamam-se homens “práticos” e acreditam que a única maneira de se ter algo feito, é fazê-lo. Mas a verdade é que todos esses homens são altamente impraticáveis. ... Só no Senhor há justiça e força (Isa 45:24). Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nEle, e Ele o fará. E Ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia (Salmo 37: 5,6). Abraão é o pai de todos os que crêem para a justiça, e desses somente. A única coisa “prática” é crer, assim como ele fez”.1
Os judeus dos dias de Paulo alegavam ser justos pelo ato da circuncisão. O povo de Judá nos dias de Jeremias cometeram o mesmo erro, mas também afirmavam que Deus tinha que continuar a abençoá-los porque diziam, “Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este” (Jer. 7:4). Pensavam que podiam manter práticas pagãs no templo e ainda chamá-lo de “o templo do Senhor.” É fácil pensar que o antigo Judá era tão primitivo que hoje nunca iríamos cometer o erro de encontrar força em edifícios, ou qualquer outra coisa que tente o nosso orgulho denominacional.
Outra “lição” simbólica é encontrada em Jeremias capítulo 13, o cinto arruinado. Isto parece misterioso, mas é uma aplicação exclusivamente pessoal. Um cinto ou cós é usado para impedir sua roupa de cair. Algumas pessoas até adicionam suspensórios porque temem a vergonha da nudez. O pecado causou esse medo. Judá não sabia que tinham perdido a sua cobertura e estavam nus. Em sua cegueira não podiam ver que os edifícios, rituais, ou guardar a lei não fez nada para livrá-los de ter a sua vergonha exposta. Poderia haver uma relação entre a mensagem de Deus a Judá, e Sua mensagem à igreja de Laodiceia: “... não sabes que és miserável, e pobre, e cego e nu” (Apoc. 3:17)?
Deus quis revelar tal orgulho para o povo de Judá. Ele queria mostrar-lhes que tinham perdido o elemento que os unia a Ele nos níveis mais íntimos. Queria que esses laços nunca fossem quebrados, mas a sua ignorância de como guardar a Sua lei resultou na perda da sua proteção e os fez passar vergonha. Eles persistiram em pensar que adicionar deuses pagãos, mas ainda tentar guardar a lei de Deus era aceitável. Em vez disso, perderam tudo. Só por estarmos intimamente ligados a Deus através do trabalho do Espírito Santo podemos receber a salvação realizada por Jesus. É um trabalho íntimo do coração que exige humildade e honestidade.
Ellen G. White aplica este conceito de “obra do coração” de 1888 tão belamente: “Toda a verdadeira obediência vem do coração. Deste procedia também a de Cristo. E se consentirmos, Ele por tal forma Se identificará com os nossos pensamentos e ideais, dirigirá nosso coração e espírito em tanta conformidade com Seu querer, que, obedecendo-Lhe, não estaremos senão seguindo os nossos próprios impulsos. A vontade, refinada, santificada, encontrará o seu mais elevado deleite em fazer o Seu serviço. Quando conhecermos a Deus como nos é dado o privilégio de O conhecer, nossa vida será de contínua obediência. Mediante o apreço do caráter de Cristo, por meio da comunhão com Deus, o pecado se tornará aborrecível”.2
Que bendita promessa. Podemos crer nela.

--Arlene Hill
Endnotes:

1) The Glad Tidings [As Boas Novas], escrito por Ellet J. Waggoner, págs. 52 a 54. Este é um comentário ao livro de Gálatas)
*À pág. 72, ele declara: “Não se esqueçam que o concerto e a promessa são a mesma coisa’ [e aqui ele está falando do Concerto Eterno) ‘e transmite terra, a terra tornada nova, para Abraão e seus filhos. E lembre-se também que, considerando que apenas a justiça habitará o novo céu e a nova terra, a promessa inclui tornar justos a todos quantos creem. Isso é realizado em Cristo, em Quem a promessa é confirmada.”
*Que maravilhosas boas novas temos aqui: MEDIANTE O EVANGELHO Cristo está preparando um povo perfeito para habitar a Terra restaurada.’

2) O Desejado de Todas as Nações, pág. 668.                                                 

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street , Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642. Ela também foi oradora do seminário “Elias, convertendo corações”, realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
__________________________________