terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Lição 6 — Vitória no Deserto, por Paulo Penno



Para 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2016.

Atenção: Desculpe-nos, tivemos que postar esta introspecção nesta data antes da lição 7.

Cristo é o novo Cabeça de toda a raça humana. “Todos os homens” estão naturalmente “em Adão” num sentido muito real para todos os descendentes dele — a Bíblia diz que todos nós estamos por natureza, por nascimento, “em Adão”. Mas agora, porque Cristo como o Filho de Deus despediu o primeiro Adão de seu trabalho de cabeça da raça humana e assumiu esse posto como novo cabeça da raça humana, todos estamos num sentido real “em Cristo”.
Um exemplo é visto no batismo de Cristo. Quando Ele saiu todo molhado do Rio Jordão e o Pai disse: “Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo”, o Pai ao mesmo tempo “abraça a humanidade”. Jesus estava colocando o Seus braços em torno de toda a raça humana! “Deus falou a Jesus como nosso representante”.1 Vocês são todos como o Meu Filho amado! Agora são uma família!
Isto significa, em linguagem simples, que quando Cristo morreu na cruz, a lei quebrada de Deus (que exige a morte do transgressor) não tem nenhuma reivindicação sobre você, pois Cristo morreu pelos seus pecados e estava “nEle” quando Ele morreu. E Paulo teve o profundo lampejo de perceber que o que isso significa é que você morreu “em Cristo”. Se Cristo não tivesse morrido em seu lugar, você teria morrido. Esse é o sentido no qual “todos morreram” quando Ele morreu.
Jesus teve uma descrição do trabalho que Lhe foi dado pelo Pai: derrotar Satanás na humanidade; libertar a raça humana desse cativeiro do pecado. Entrar na briga onde estava o problema. Assumir sobre a Sua natureza sem pecado (trazida com Ele do céu) a mesma carne do pecado caída que todos os seres humanos têm (todos tendo sucumbido aos ataques do bombardeio de tentações de Satanás). E sem “exceção” e sem “colete à prova de bala”, Jesus entrou no mesmo campo de batalha onde todos nós perdemos a luta. E bem ali Ele “condenou”, derrotou, esmagou, pisoteou o pecado onde tinha desenvolvido raízes na carne humana. Em nossa mesma carne Ele venceu o grande conflito com Satanás, abriu as portas do céu para crentes pecadores arrependidos, e fez alegrarem-se os corações de todo o céu.
Agora, o que vai acontecer por causa de Sua vitória: “Para que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rom. 8: 4). Esse termo “preceito” é uma palavra no original, dikaiomata, que significa que a justiça, que tem sua origem em Cristo, foi comunicada ao ser humano que crê. Aqui, novamente, está a verdade fundamental da mensagem de 1888: é possível para os seres humanos pela fé em Jesus vencer o pecado, a “condená-los” em nossa carne caída e estar prontos numa geração para a segunda vinda de Jesus — algo que nenhum outro grupo pôde ter alcançado em toda a história passada. Deus pretendia que Cristo devesse retornar na era daquela geração de 1888.
Mas esta não é a heresia de “perfeccionismo”. Esta vitória de superação não será uma obra da carne, nem será motivada pelo medo ou orgulho, ou mesmo por uma esperança egoísta de recompensa. Será a obra da graça que abunda muito mais do que todo o pecado que o diabo possa inventar nestes últimos dias.
Hebreus descreve como isso funciona: “E, visto como os filhos [isto é, nós] participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse [grego, paralisasse] o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. Porque, na verdade, Ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. (Heb. 2:14-16).
Nós nunca nos atrevemos a sugerir que Cristo tinha uma natureza pecaminosa. Ele tinha uma natureza sem pecado; mas Ele “revestiu” essa natureza sem pecado com a nossa natureza pecaminosa.a
Por quê? “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos Seus irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados” (Heb. 2: 17-18).
Este é o glorioso evangelho de esperança de 1888 que muitos têm sido impedidos de ver. Mas o Senhor o concedeu aos adventistas do sétimo dia, e Ellen White disse que “Deus ordenou que [esta mensagem] fosse dado ao mundo”.2 Apresentava um Cristo que sabe como o pecador é tentado e pode salvá-lo das profundezas do inferno. “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Heb. 4:15).
Tem sido geralmente presumido que levar a sério a superação significa trabalho duro. Mas a mensagem de 1888 tem uma boa nova. Aqui está um exemplo: “Jesus veio ao mundo, e colocou-Se na carne, exatamente onde os homens estão, e enfrentou essa carne assim como ela é, com todas as suas tendências e desejos; e pelo poder divino que Ele trouxe pela fé , ‘venceu o pecado na carne’, e, assim, trouxe a toda a humanidade aquela fé divina que traz o poder divino ao homem para livrá-lo do poder da carne e da lei do pecado, exatamente onde ele está, e para lhe dar domínio assegurado sobre a carne, assim como ela é”.3
 “Aquele que toma a Deus como parte da sua herança, tem um poder operando nele para a justiça muito mais forte do que o poder das tendências hereditárias para o mal, assim como o nosso Pai celestial é maior do que os nossos pais terrenos”.4
Se um povo deve receber tal mensagem de todo o coração, não iria prepará-los para a trasladação para a vinda de Jesus? (Veja 1ª Tes. 4:16, 17).
Paul E. Penno


Notas do autor:

1) O Desejado de Todas as Nações, pág. 113;

2) Testemunhos para Ministros, pág. 92, 1986, e Materiais de Ellen G. White sobre 1888, Vol 3, pág. 1337;

3) A. T. Jones, Estudos sobre Gálatas. Gál. 5: 16-18”, Review and Herald  (18 de setembro de 1900), pág. 600;

4) E.J. Waggoner, O Concerto Eterno, pág. 66.

Nota do tradutor:
a)       É possível que no passado tenhamos cometido este erro, pessoalmente, em nossos e-mails e neste blog.


Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em
________________________________________