segunda-feira, 23 de maio de 2016

Lição 9 — Ídolos da alma (e outras lições de Jesus), por Arlene Hill



Para 21 a 28 de maio de 2016

Quando Adão e Eva se rebelaram contra a instrução de Deus de não comer da árvore, eles ergueram o primeiro ídolo. Decidiram fazer as coisas “a seu modo”, não o de Deus. A raça humana tem estado adorando o ídolo do eu desde então. A história do jovem rico capta a essência dessa adoração de ídolos, que é a base de todo o pecado. Vamos colocar sua história num contexto moderno para compreendê-la melhor. Vamos chamá-lo de “Rico”.
Rico estava buscando canais de TV e aconteceu num programa de saúde. Ele já sabia muito sobre o assunto, duvidava que esse médico da TV pudesse acrescentar-lhe qualquer coisa. O médico tinha doutoramento adicional em química nutricional e medicina homeopática. Ele está falando sobre plantas de trigo que foram geneticamente modificadas para amadurecer mais rápido. No entanto, isso também torna as plantas mais susceptíveis a pulverização com pesticidas.
Surpreendido e alarmado com o fato de que esse médico sabe algo que ele não sabe, Rico ordena que os funcionários em sua casa eliminem todos os alimentos que contenham trigo e pesticidas. Eles devem ler cuidadosamente os rótulos e abster-se de comprar qualquer coisa que não aprovaria. Ele lança um programa de pesquisa intensa para aprender tudo sobre os perigos que se escondem nos alimentos. Previsivelmente, os servos ficam confusos e algo proibido é introduzido despercebidamente. Rico fica enfurecido e os pune severamente. Então, um dos servos pergunta educadamente se eles poderiam sentar-se com Rico e escrever uma lista dos ingredientes agora proibidos. Horrorizado, ele exclama: “Você não sabe que ficar sentado é tão mau quanto fumar? Proíbo qualquer um dos meus servos de se assentar”.
A lista de alimentos e ingredientes proibidos fica mais longa e mais complicada. Aos poucos, a família torna-se, obviamente, desnutrida e constantemente doente. A enfermeira da escola finalmente os visitas e diz-lhes que, a menos que a sua saúde melhore em breve, ela vai entrar em contato com o Juizado de Menores e fazê-los perder a custódia dos filhos. Furioso com o fato de uma burocrata ignorante estar tentando lhe dizer alguma coisa, ele ordena a seus servos começarem imediatamente a ensinar os filhos em casa.
Rico se orgulha de seu conhecimento superior e é verdade que tem tomado decisões certas para a sua família, mas a ameaça de perder seus filhos o torna muito incomodado. Rico quer encontrar alguém que o aprecie e o admire por seu conhecimento e controle sobre a sua família. Um novo professor escreveu um livro e fez uma série de vídeos postados no YouTube, então Rico decide interrogá-lo. Quando se encontram, Rico lhe pergunta: “Sei que a lei nos obriga a considerar os nossos corpos o templo de Deus. Tenho guardado todas as leis de saúde conhecidas desde a minha juventude. O que mais devo fazer para que Deus me veja como piedoso de modo a levar-me e a minha família para o céu?”
Rico inicialmente sentiu-se confuso com a resposta do Mestre: “Renuncie a todo o seu conhecimento e força de vontade de sua iniciativa e peça a Deus para dar-lhe a bênção da crença, e então será obediente”. Isso não poderia estar certo. Rico tinha trabalhado duro para obter esse conhecimento. Ele tinha vencido muitos argumentos que mostram às pessoas como elas estavam erradas. O seu ministério tornara-se uma espécie de evangelismo de saúde. Isso tinha que contar para alguma coisa. Qualquer um podia crer, o que era fácil de dizer. A prova está no fazer. Rico não percebe que tem o Evangelho às avessas.
Observe a sequência na síntese de E. J. Waggoner: “Assim, pois, os que são da fé são guardiões da lei; pois os que são da fé são abençoados, e aqueles que praticam os mandamentos são abençoados. Pela fé eles obedecem os mandamentos. Sendo o evangelho contrário à natureza humana, nós nos tornamos cumpridores da lei não por cumpri-la, mas por crer. Se trabalharmos para obter a justiça, estaríamos exercendo apenas a nossa própria natureza humana pecaminosa, e assim não chegaríamos para mais perto de justiça, mas para mais longe dela. ... Todos estão debaixo da maldição [da lei], e quem pensa em sair [de debaixo da maldição] por suas próprias obras, lá permanece. Uma vez que a ‘maldição’ consiste em não continuar em todas as coisas que estão escritas na lei, portanto, a ‘bênção’ significa perfeita conformidade com a lei” (E. J. Waggoner, The Glad Tidings, pp. 56, 57, Glad Tidings ed.)
Muitos de nós temos problemas com o conceito de que primeiro aceitamos a bênção de crer, que, por sua vez, faz com que naturalmente nos conformemos perfeitamente com a lei. Vemos nossos traços de caráter, os hábitos que tentamos deter, mas nada funciona. Alguns podem pensar que, mesmo que você seja capaz de ir para um ambiente completamente novo, o caráter que você herdou vai deixar a sua marca em você até a sepultura. Dizem que isso é apenas a maneira como sempre serei. Estou preso nisso, então por que tentar?
Para aqueles que tenham assim pensado, a mensagem de 1888 tem uma notícia maravilhosa. Jesus estava tentando transmitir isto a Nicodemos, quando Ele disse que é necessário nascer de novo. Jesus reescreveu nossa história condenada quando levou a raça humana nEle para a cruz. Não precisamos de ir a um ambiente completamente novo, precisamos acreditar e aceitar que somos criados de novo em Cristo, quando Ele nos redimiu na cruz.
“Alguém pode levianamente dizer: ‘Então, estamos bem em tudo quanto fazemos no que concerne à lei, uma vez que estamos redimidos’. É verdade que todos estão redimidos, mas nem todos aceitaram a redenção. Muitos dizem de Cristo, ‘não queremos que este homem reine sobre nós’ (*Lucas 19: 14), e lançam para longe a bênção de Deus para eles. ... Pare e pense no que isso significa. Permita que a força total do anúncio impressione a sua consciência.
“Cristo nos resgatou da maldição da lei” (*Gál. 3: 13) — de  nossa incapacidade em permanecer em todas as suas exigências justas. Não precisamos pecar mais! Ele cortou as cordas do pecado que nos prendiam de modo que temos apenas que aceitar a Sua salvação a fim de sermos livres de todo pecado que assedia” (Ibid., p. 61).
Parece bom demais para ser verdade, mas é verdade. Não temos senão que aceitá-la.

--Arlene Hill
Notes:

Notas:
O vídeo em inglês do Pr. Paulo Penno desta lição está na internet em:https://www.youtube.com/watch?v=V8Hy2hn6Dakå
Esta lição em inglês está no site http://1888mpm.org

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street, Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642. Ela também foi oradora do seminário “Elias, convertendo corações”, realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.

Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
____________________________________