terça-feira, 3 de maio de 2016

Lição 6 — Descanso em Cristo, por Daniel Peters



Para 30 de abril a 7 de maio de 2016

O sábado [repouso] é uma revelação de Cristo e um sinal pelo qual os que o apreciam sabem que o Senhor é Aquele que os torna justos e os santifica. Descansar em Cristo está no centro da mensagem de 1888. Esta mensagem prepara um povo, pela justiça, pela fé, para a segunda vinda de Jesus. Ellen White escreve a respeito desta mensagem: “Cristo é o sistema completo da verdade Ele diz: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida’1
E. J. Waggoner, um dos “mensageiros” de 1888, detém-se nisso e esclarece: “A mensagem do terceiro anjo é a justificação pela fé, porque o sábado é a justificação pela fé, pois por ele o homem entra nas obras de Deus, e essas obras são perfeitas; por isso ele recebe descanso pela fé”.2 Assim, descansar em Cristo está no centro da mensagem de 1888 e considerar o descanso que Cristo dá é de grande valor. Este é o descanso oferecido a nós por Jesus (Mat. 11:28).
O sábado contém dentro de si o poder criativo de Deus, o repouso de Deus, a bênção de Deus, a presença de Deus, que torna santo, e a contínua presença de Deus, que santifica.
O sábado é uma lembrança de Deus como Criador: É a lembrança de Seu poder criador manifestado. É um sinal entre Ele e o Seu povo para sempre, “porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e restaurou-Se” (Ex. 31:17).
(*“Santificai os Meus sábados, e servirão de sinal entre Mim e vós ...” Ezequiel 20:20).
(*Há muitos anos, na minha igreja local, um irmão me desfiou a “—consultar os melhores dicionários para constatar que sinal não é selo, assim o sábado não é o selo de Deus.” Repliquei-lhe, “irmão a Bíblia emprega os dois termos como sinônimos: Abraão ‘recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça pela fé’, Romanos 4:11)”. “Para que procurar em obras seculares por algo que a revelação nos proveu?”
O crente encontra em Jesus o poder criativo de Deus manifestado em fazer-lhe uma nova criatura: O poder criador é o mesmo que o poder redentor, portanto, a redenção é criação — são uma e a mesma coisa. A primeira coisa que Jesus é para o pecador neste mundo é Criador (Redentor), tornando o pecador uma nova criatura. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é” (2 Cor. 5:17). “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10). Assim, a obra de Deus na salvação é criação.
No sábado está o descanso de Deus: “Porque Ele tem falado num determinado lugar do sétimo dia da seguinte maneira: E Deus descansou no sétimo dia, de todas as Suas obras” (Heb. 4: 4). Vimos que somente aqueles que creem podem entrar em Seu descanso. Deus é Espírito, portanto, o Seu descanso é um descanso espiritual. Descanso espiritual é liberdade (*libertação do poder) do pecado.
O crente encontra em Jesus o descanso de Deus: “Pois aquele que entrou no descanso tem também descansado de suas obras, como Deus das Suas” (Heb. 4:10). O descanso é um presente, pois está escrito: “Vinde a mim, ... e Eu vos aliviarei” (Mat. 11:28). O descanso espiritual só é recebido pela fé.
No sábado está a bênção de Deus: “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que Deus criara e fizera” (Gên. 2:3).
O crente encontra em Cristo a bênção de Deus: “Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro O enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades” (Atos 3:26). E “Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Efé. 1: 3). É Deus quem nos abençoa e nos afasta de nossos pecados.
No sábado está a santidade de Deus: só a presença de Deus pode fazer qualquer coisa sagrada. Moisés, atraído pela visão da sarça ardente que queimava sem consumir-se, virou-se “para ver esta grande visão”. “E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa” (Êxo. 3:4, 5). Esse lugar foi tornado território sagrado unicamente pela presença dEle na sarça, assim como a presença do Senhor torna santo o sétimo dia, o sábado, quando Ele nele descansou de todas as Suas obras.
O crente encontra em Cristo a presença de Deus para fazê-lo santo: Está escrito: “Naquele dia conhecereis que estou em Meu Pai, e vós em Mim, e Eu em vós” (João 14:20). E “Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória” (Col. 1:27). É a presença de Cristo que torna santo e Sua contínua presença santifica.
O Pr. Robert J. Wieland me disse uma vez: “A justiça é a santidade que tem enfrentado o problema do pecado na natureza humana pecaminosa e triunfou sobre o pecado. Assim, a justiça é algo muito além da mera santidade!”3 Por isso, é Cristo em nós que nos torna justos, e Sua justiça é somente recebida por Sua fé.  
 “A obra da justiça será paz, e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre. O Meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso” (Isa. 32:17, 18). A justiça é a liberdade da desobediência à lei e esta é a definição de “descanso espiritual — perfeita liberdade (*libertação do poder) de todo pecado”.4
Ellen G. White escreveu que o sábado aponta para Cristo, “como o Criador e Santificador”. Além disso, ‘Eu dei os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica ...’ (Eze. 20:12). Em seguida, o sábado é um sinal do poder de Cristo para nos fazer santos”.5
O sábado tem em si a santificação de Cristo: Ele não só abençoou o sétimo dia, mas o santificou para que a Sua presença possa habitar nele. A presença de Cristo torna santo, mas Sua presença contínua santifica.
Todo o acima exposto é o que se encontra em Cristo; pois o descanso do sábado é o ponto culminante do Concerto eterno — do evangelho que é “Cristo em vós, esperança da glória” (*Col. 1:27). A boa nova do evangelho é que tudo o que se encontra em Cristo é agora parte de Sua própria experiência por causa de Cristo em você.
O crente encontra em Cristo, a presença de Deus, Sua moradia e presença para santificá-lo: Porque está escrito: “Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra; e Meu Pai o amará, e iremos para ele e nele faremos morada” (João 14:23); e “Quem confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus” (1ª João 4:15); “Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo” (2ª Cor. 6:16).
Assim, vemos que o sábado permanece como sinal de uma obra concluída de Deus. É o sinal de uma obra concluída na criação e sinal da obra concluída de Sua criação secundária, a cruz.
E. J. Waggoner escreveu: “O poder requerido para criar o mundo e todas as coisas que estão nele, o poder que mantém todas as coisas em existência, é o poder que salva aqueles que confiam nele. Este é o poder da cruz”.6
Mas, ser feito justo significa que o eu deve morrer. Não podemos matar o eu, mas há uma boa notícia aqui também: “Estou crucificado com Cristo, e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e Si mesmo Se entregou por mim” (Gál. 2:20).
Sabemos, a partir do sábado, que a presença de Cristo torna santo — o que é tornar justo, e Sua presença contínua no interior completa a santificação.
Waggoner comentou que a justificação é o estágio mais elevado que o homem pode alcançar na Terra, e que a santificação é nada mais do que essa mesma justificação avançando ao longo do tempo. A justiça de Cristo traz descanso. A justiça de Cristo é sábado.
 (*“Tendo sido, pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” Romanos 5:1).
Santificação é a obra completa de Cristo manifestada no indivíduo. Descanso segue-se ao trabalho concluído. Descanso espiritual segue-se ao trabalho espiritual completado. A imagem de Cristo é completamente formada no crente de modo a que quando Deus olha para o crente vê o Seu reflexo.
 “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Voltando e descansando, sereis salvos; no sossego e na confiança, será a vossa força” (Is 30:15).
 “Então pode-se ver que quando Deus criou o sábado, havia estabelecido a criação de tudo antes do homem, para começar, e o homem podia ver a Deus na criação. Mas, o Senhor queria ficar mais próximo do homem do que isso; o homem poderia estudar a criação e encontrar conhecimento sobre Deus, mas Deus queria que ele tivesse o conhecimento de Deus. Na criação, ele poderia saber sobre Ele; no sábado ele iria conhecê-Lo, porque o sábado traz a presença viva e santificadora de Jesus Cristo para o homem que o observa de fato”.7
Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mat. 11:28).
--Daniel Peters

Notas:
1)      Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 3, pág. 1273. [Além disso, no vol. 2, à pág. 730, temos outra declaração: “Sabemos que o evangelho é um sistema perfeito e completo, revelando a imutabilidade da lei.” E então que “Cristo é o sistema completo da verdade”. A mensagem de 1888 ensina que Cristo é o próprio evangelho]. 
2)       E. J. Waggoner, "Studies in the Book of Hebrews. Nº 16," [Estudo de nº 16 sobre o livro de Hebreus], Boletim da Conferência Geral de 1897, 8 de março de 1897, págs. 297 a 303.
3)       E-mail do Pr. Robert J. Wieland ao irmão Daniel Peters, em 8 de março de 2009.
4)       E. J. Waggoner, The Gospel in Creation [O Evangelho na Criação], pág. 164.
5)       Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pág. 288.
6)       E. J. Waggoner, Boas Novas, pág. 140 (Edição Glad Tidings).
7)       A. T. Jones, Boletim da Conferência Geral de 1893, págs. 136 e 137.

O irmão Daniel Peters e sua esposa Linda, vivem na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA. Ele trabalha como conselheiro oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.
          Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
______________________________________________