quarta-feira, 27 de abril de 2016

Lição 5 — A guerra visível e a invisível, por Pr. Paulo E. Penno



Para 21 a 30 de abril de 2016

As pessoas ao redor do mundo estão profundamente interessadas no “Elias” a nos ser enviado. Estão percebendo que “ele” virá como uma mensagem, tal como “Elias” chegou a Israel na mensagem de João Batista (Mal. 4:5, 6; Mat. 3:1-3).
Veem isso como João Batista preparando o povo de Deus de sua época para a primeira vinda de Cristo, assim “Elias” nestes últimos dias vai preparar um povo para a segunda vinda de Cristo (Apo. 14:6-15).
A mensagem de João era um toque de clarim para o arrependimento (Mat. 3:1-8). Nestes últimos dias, a mensagem de “Elias” é uma chamada para a liderança da Igreja de Cristo dos últimos dias “sê pois zeloso, e arrepende-te” (Apo. 3:14, 19).1 No antigo Israel, Elias concentrou-se no que estava no topo, o líder da nação, o rei Acabe.
Assim como Elias foi “zeloso” e exortou o rei e Israel a “se arrependerem” de seu culto a Baal e voltar para o verdadeiro Senhor (tal como Jesus exorta Laodiceia), de igual forma a mensagem de Elias hoje vai convocar o povo de Deus a “examinar [-se] para saber se [eles] estão na fé” (2 Cor. 13: 5).
Isso deve significar um re-exame atento — será que entendemos o que a santa Palavra de Deus diz sobre a justificação pela fé? Ou temos repetido por um século os escorregões do antigo Israel ladeira abaixo para o culto de Baal — isto é, ideias falsificadas do Cristianismo popular que Apocalipse diz que são “Babilônia”? Não fique confundido e perplexo com a falsa versão de Babilônia.

A MENSAGEM DE ELIAS
 “A fé de Jesus” será a mensagem de Elias. Ele “mata” os modernos “sacerdotes de Baal” recalcitrantes, impenitentes.2 Elias anuncia a mensagem de reconciliação que cura os corações feridos de quem aprecia a cruz de Cristo.
As últimas palavras do Antigo Testamento rezam: “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Mal. 4:5). Os escribas e fariseus esperavam naturalmente que aquele velho severo, vestido de túnica branca e barba agitada pelo vento, viesse antes que o Messias aparecesse. Assim, quando Jesus surgiu em cena Ele não poderia ser o Messias. Não tinha havido nenhum “Elias” O antecedendo.
O grande aparecimento do “profeta Elias” foi direto sobre as suas cabeças. Tudo foi feito antes que eles soubessem o que estava acontecendo. A mensagem de João Batista tinha sido o “Elias”! A profecia de Malaquias tinha sido cumprida diante de seus olhos, enquanto eles olhavam para o outro lado. Quão tolo pode ser o povo de Deus? Até os discípulos de Jesus Lhe perguntaram: “Por que ... dizem os escribas que Elias deve vir primeiro?” A Sua resposta apanhou-os cochilando: “Eu vos digo que Elias já veio, e eles não o conheceram ... Então entenderam os discípulos que lhes falava de João Batista”. Era a sua mensagem (Mat. 17:10-13). Poderia algo grande acontecer enquanto nós, buscando o maravilhoso, não sabemos o que está acontecendo? Poderíamos perder de vista a longamente esperada “chuva serôdia”? Elias deve vir!
Quando a “mensagem de Elias” vem, o que ela vai fazer? Como podemos reconhecê-la, de modo a não tratá-la como os judeus trataram João Batista?
Não vai ser um renascimento do legalismo, áspero, vingativo, condenatório. Exatamente o oposto: “Ele [“Elias”] deve converter os corações dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais” (Mal. 4:6). A mensagem de reconciliação! E isso significa a “expiação”— o ministério do dia cósmico da Expiação centrado no Santíssimo do santuário.
Elias não teve paciência com os “profetas de Baal”, mas teve enorme paciência e ternura para com as pessoas, que eram ovelhas que haviam sido desviadas por seus pastores, sustentados pelo tesouro nacional. A indignação de Elias foi inspirada pelo Espírito Santo. Foi a “justa indignação” de Deus expressa em Ezequiel 34:2, onde Ele diz: “Ai dos pastores ... que se apascentam a si mesmos”. A auto-adoração (*adoração do eu) disfarçada como adoração, o ministério de Cristo! Essa é a essência da adoração de Baal. Deus odeia isso.
Mas o Seu coração anseia pelas pessoas que estão desviadas, especialmente os jovens e as crianças. A mensagem de “Elias” irá curar corações alienados. A dureza irá ser derretida. Através da “graça de Deus”, não através de duro legalismo, “raizes de amargura” enterradas serão expostas pelo que são e um povo vai apreciar uma unidade preciosa com Jesus. E, é claro, portanto, uma unidade preciosa uns com os outros! A mensagem “de Elias” irá fazer pelo povo de Deus o que fez por ele — preparar para a trasladação. Satanás se oporá a essa mensagem. Mas “a graça de Deus” vai ser muito mais abundante. O povo de Deus irá responder ao seu Sumo Sacerdote.

“EIS O CORDEIRO DE DEUS”
 “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele” (Mat. 11:12). Ellen White comenta:
 “A violência aqui significava um zelo santo, como manifestado por Jacó. Não precisamos tentar alcançar um sentimento intenso, mas com calma, persistentemente, devemos apresentar nossas petições ao trono da graça. O nosso trabalho é humilhar nossas almas perante Deus, confessando os nossos pecados, e com fé aproximar-nos de Deus”.3
É provavelmente impossível imaginarmos o que acontecia antes dos dias de rádio ou TV ou qualquer fonte de notícia eletrônica que circunda o mundo piscando, num momento. A notícia que assombrou as pessoas saiu por todo o mundo: quando Jesus de Nazaré estava sendo crucificado, com cravos atravessando-Lhe os ossos do pulso e tornozelos, Ele orou pelos homens que faziam aquilo, “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). A notícia deu a volta ao mundo de boca em boca. Nunca na história das crucificações romanas (que foram muitas) havia uma vítima crucificada com essa crueldade inqualificável orado por seus assassinos. Isso era novidade!
As pessoas falavam sobre isso em todos os lugares. A notícia catalisou a humanidade: havia aqueles que desprezavam a Vítima divina; havia outros cujos corações foram profundamente impressionados e solenizados. Como o centurião honesto de coração que Lucas descreveu, disseram: “Verdadeiramente este homem era justo” (v 47).
No fim do tempo o mundo vai voltar a ser iluminado com a mensagem revolucionária de 1888/“Elias”, uma mensagem que prende alguns corações e os reconcilia com Deus e com a Sua santa lei; e que instiga outros a impor a “marca da besta” contra eles. Esta será a mensagem do quarto anjo de Apo. 18:1-4 que conduz a uma conclusão triunfante a obra do evangelho de Cristo; a mensagem dos três anjos do capítulo 14 não realiza essa grande obra; ele não pode fazê-lo.
--Paul E. Penno
Notas:
1)       O “anjo” da igreja dos laudiceanos tem que ser sua liderança (veja Obreiros Evangélicos, págs 13 e 14)

2)       Isto é o mesmo que o “perecer” daqueles que descrêem  em João 3:16; o “não pereça” está na voz intermediária do verbo grego significando aqueles que descrêem cometem seu próprio suicídio.

3)       “O Cuidado de Deus”, pág. 136

Paulo Penno é pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley  Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919  Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.       
Nota:
O video do Pastor Paul Penno desta lição, em inglês, está na Internet no site: