segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Lição 6 — Jesus Se misturava com as pessoas



Para 30 de julho a 6 de agosto de 2016

O Senhor da messe, o Espírito Santo, e Jesus, a testemunha primordial, sempre estiveram em operação para preparar-nos a colheita. Quando nos misturamos com os outros é com a certa convicção de que Deus já esteve convencendo os seus corações. Nada é mais revigorante do que saber que nunca estamos sozinhos em comunhão com Deus através de Jesus Cristo. Não só está Deus operando antes de nós para salvar os outros, Ele continua a fazê-lo.
A Bíblia muitas vezes nos diz para buscar o Senhor. “É tempo de buscardes ao Senhor” (Oséias 10:12). Mas a Bíblia também nos diz que o Senhor está nos procurando: “O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). Ele diz que é o Bom Pastor, que busca a ovelha perdida. Jesus contou como o Bom Pastor deixou as noventa e nove ovelhas e procurou a ovelha perdida, 15: 3-7. Ele é como a mulher que procurou e encontrou uma moeda perdida, 15: 8-10. Até a parábola do filho pródigo diz a mesma verdade: o filho não cria amor no coração de seu pai — ele voltou para casa só porque sabia que havia amor no coração de seu pai para com ele.
Nossa salvação não depende de nossa capacidade, nossa força, nossa intuição na busca de um Deus indescritível que está Se escondendo de nós; depende de nossa fé, percepção, compreensão, apreciação do que custou a Jesus procurar-nos e encontrar-nos. Se você trabalhar duro tentando encontrá-Lo, ficará naturalmente orgulhoso de sua realização, especialmente quando considera quão poucas pessoas têm sucesso nisso. Mas se perceber que “do princípio ao fim” tem sido o amor de Cristo tentando encontrá-lo, então o seu coração orgulhoso é derretido. E esse é o começo de uma experiência cristã genuína. (*esta é a genuína Justificação pela Fé).
Devemos prestar atenção ao Senhor enquanto Ele estiver disponível, e invocá-Lo enquanto está perto, Isaías 55: 6. Neste (*grande) dia solene da Expiação, certamente é hora de “prestar atenção ao Senhor”. Que Ele ainda está “disponível” é notícia tremendamente boa.
Esta é a primeira verdade do Novo Concerto da Bíblia sobre que a mensagem de 1888 dá enfoque. Cristo toma a iniciativa em procurar-nos para a salvação. Esta é a graça de Deus. Se for o contrário disso, que nós O buscamos em primeiro lugar para a salvação, então esse é o velho concerto legalista legalista. Em vez disso, Deus está nos procurando. Em seguida, a apropriada resposta do Novo Concerto é prestar atenção a Ele.
Agora, este é o padrão na conquista de almas. Na primeira etapa do método de Cristo, Ele não apenas se mistura com os outros, mas fez isso como quem deseja o seu bem. As pessoas eram a Sua primeira prioridade. Mas como Ele fazia isso? Ele procurava acesso aos seus corações “de maneira que os fazia sentir quão perfeita era Sua identificação com os interesses e a felicidade deles”.1
Jesus Se associava com pessoas simplesmente porque as amava, e porque tinha os seus melhores interesses no coração.
Normalmente reagimos em relação às pessoas em vez de agir. Esperamos que os outros tomem a iniciativa.
 “A sociabilidade cristã é na verdade bem pouco cultivada pelo povo de Deus. ... Especialmente, os que provaram o amor de Cristo devem desenvolver aptidões sociais, pois dessa maneira, podem ganhar almas para o Salvador.”2 Ellen White também nos adverte a “não renunciar à comunhão social. Não devemos isolar-nos dos outros”. Por quê? Porque “Raramente nos virão procurar de moto próprio.” e porque “o poder social, santificado pela graça de Cristo, deve ser aperfeiçoado em atrair almas para o Salvador”.3
O objetivo do sal no saleiro é ser utilizado, não ser colocado numa prateleira para ser admirado por quem passa. Foi colocado lá com o único propósito de ser polvilhado sobre os alimentos, misturado com eles, dando-lhe gosto. Ellen White usa o termo ‘misturado’ para ilustrar este ponto: “O sal deve ser misturado com a substância em que é posto; é preciso que penetre a fim de conservar. Assim, é com o contato pessoal e a convivência que os homens são alcançados pelo poder salvador do evangelho”.4
O Senhor levantou a Sua igreja como a única esperança que o mundo tem; é o meio através do qual Ele pretende derramar a Sua graça sobre o mundo; é para ter uma influência sobre a população mundial muito fora de proporção com a pequenez de seus números. As Escrituras deixam claro que a Igreja remanescente deve difundir o conhecimento do verdadeiro evangelho puro sobre o mundo; que servirá como o sal servido no mundo de Jesus — um conservante dos peixes que eram pescados no lago da Galileia e transportados para os mercados em Jerusalém.
Em Mateus 5:13 Jesus diz que a Sua igreja é o sal da terra. Em Lucas 14: 34, 35 Ele fala de sal que perdeu o seu sabor e faz a pergunta incisiva: Se a Sua igreja perdeu ou se esqueceu do evangelho que é a salinidade do sal que o mundo precisa para preservá-lo de se estragar como se dá com o peixe estragado “com que ela [a terra] será temperada?” Em outras palavras, que outra esperança há para a sociedade, exceto o reavivamento, arrependimento e reforma permeando Sua igreja remanescente? Ore por esse arrependimento e reforma — por favor.
Como o Espírito Santo já se tem ocupado em influenciar os corações humanos ao nosso redor?
“O mesmo poder divino que opera nas coisas da natureza, fala ao coração dos homens, neles criando um desejo inexprimível de algo que não possuem. As coisas do mundo não podem satisfazer aos seus anseios. O Espírito de Deus insta com eles a fim de que só busquem aquelas que, unicamente, podem proporcionar paz e descanso. ... Por influências visíveis e invisíveis, nosso Salvador está a operar constantemente, para atrair o espírito dos homens dos prazeres do pecado, que não satisfazem, para as infinitas bênçãos que nEle podem possuir”.5
Não só ele já conhece plenamente a pessoa que está a contactar, mas está fazendo o máximo possível para chegar através de nós até esse indivíduo. O Espírito Santo apanha o nosso contato social simples e testemunho humilde e sincero, e usa-os para amaciar e convencer o coração mais endurecido. “Sendo sociáveis e aproximando-vos bem do povo, podereis mudar-lhes a direção dos pensamentos muito mais facilmente do que pelos mais bem feitos discursos”.6 Deus tem tantas oportunidades providenciais para testemunhar que Ele quer dispor em nosso caminho. E se estamos em sintonia com a Sua grande paixão de salvar os perdidos, e tomamos a iniciativa, experiências marcantes vão acontecer que não se dariam de outra forma.
O ministério da encarnação de Jesus é onde nos identificamos com as necessidades e os sentimentos das pessoas, enquanto apontando-as a Jesus, que pode satisfazer os seus anseios mais profundos. E ao estarmos ancorados Nele, a Rocha, a partir dessa posição de força podemos chegar aos outros, identificar-nos com eles, tirá-los da vala do pecado, e firmar os seus pés em terrenos espiritualmente mais elevados.
—Paul E. Penno
Notas de Ellen G. White:                   
1) Obreiros Evangélicos, pág. 45;
2) Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, pág. 172;
3) O Desejado de Todas as Nações, pág. 152;

4) O Maior Discurso de Cristo, Página 36;

5) Caminho a Cristo, pág. 28;
6) Obreiros Evangélicos, pág. 193.

Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. Ele foi jubilado em julho de 2016. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia. Você pode vê-lo, no You Tube, semanalmente, explanando a lição da semana seguinte na igreja adventista de Hayward, na Califórnia, em
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
____________________________________________________