Para 3 a 10 de setembro de 2016
Na lição desta semana, encontramos o Novo Concerto,
todo o evangelho, a aliança eterna — a peça central da mensagem de 1888. O
título da lição de domingo é: “Eles conhecem a Sua voz”. O quarto parágrafo
diz: “Quando nós, que fazemos parte do Seu corpo, colocarmos de lado o egoísmo
e assumirmos a natureza de servo, permitindo que Ele viva em nós, os outros
serão atraídos pelo chamado de Cristo em nós”. Nenhuma afirmação mais
verdadeira poderia ser feita!
A lição aponta à diferença entre O Velho e o Novo
Concertos. O Pastor E. J. Waggoner, um dos “mensageiros” de 1.888, escreve
sobre isso: “A diferença entre os dois concertos pode ser apresentada
brevemente assim: ... No primeiro caso, é o que podemos fazer; no segundo caso,
é o que o Espírito de Deus pode fazer. ... No primeiro caso é obra própria
nossa, de modo que a recompensa não seja da graça, e sim como uma dívida? Mas
no Novo Concerto não estaria Deus agindo em nós tanto o querer quanto o efetuar,
segundo a Sua boa vontade?”1 (*No
Velho Concerto é o homem que promete, Êxodo 19; e 24:7, no Novo Concerto as
promessas são de Deus).
Seguir a Cristo é acatar cada palavra das
Escrituras e acreditar nessas palavras como provenientes do Criador e Redentor
de nossa raça. O poder que nos criou também é o poder que nos redimiu, portanto
a criação e redenção são a mesma coisa.2 O
Apóstolo Paulo diz em 2ª Cor. 5:17 que se “alguém
está em Cristo, é uma nova criatura”. Estar “em Cristo” é uma dádiva antes
dos tempos eternos, mas o próprio Deus quis que soubéssemos que o Seu mistério
é Cristo em nós, a esperança da glória.
Muito poderia ser incluído nesta dissertação, mas para
não nos delongarmos, apenas algumas jóias da Escritura, de Ellen G. White, e
dos “mensageiros” de 1888, E. J. Waggoner e A. T. Jones, serão dadas a seguir para
aguçar o apetite para estudo mais pessoal (da “mui preciosa mensagem”, Testemunho para Ministros, págs. 91 em diante):
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém
quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a Sua cruz e siga-Me” (Mat. 16:24; Mar. 8:34; Luc. 9:23). Seguir a
Cristo como Ele nos convida envolve: (1º) o desejo de vir após Ele; (2º) a
negação de si mesmo; (3º) assumir a Sua cruz; e (4º) segui-Lo.
Waggoner escreve: “Há apenas uma cruz real no
mundo, que é a cruz de Jesus Cristo. ‘Se
alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a Sua cruz e siga-Me’.
Muitas vezes pensamos que estávamos negando a nós mesmos, quando
estávamos fazendo crescer o eu; estávamos nos colocando no lugar de Cristo. ...
A falha com muitas pessoas é que fazem uma distinção entre a cruz de Cristo e
suas próprias cruzes. Não há nenhuma cruz que venha a qualquer pessoa na Terra,
exceto a cruz de Cristo. Se sempre nos lembrarmos disso, será vida e alegria
para nós. ... O Senhor não nos dá algumas cruzes nossas próprias — pequenas
cruzes adaptadas a diferentes pessoas — um com uma cruz e outro com outra. Não
podemos separar a Cristo da Sua cruz. Cristo foi crucificado; Ele é o único
crucificado; portanto, qualquer que seja a cruz que nos advenha, deve ser
a cruz de Cristo; e essa cruz está conosco continuamente. Mas na cruz de
Cristo encontramos o próprio Cristo.”3
O apóstolo Paulo escreve: “Ora, Àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho
e a pregação de Jesus Cristo, conforme a
revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto” (Rom.
16:25; ênfase acrescida) . Este segredo a que ele se refere é: “O mistério que esteve oculto desde todos os
séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos Seus santos, aos
quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério
entre os gentios: que é Cristo em vós, esperança da glória” (Col. 1:26,
27). Nota: este mistério é o Evangelho e é a vontade de Deus que seja
conhecido. Devemos orar
pedindo que a Sua vontade seja feita.
A lição assinala que somos Seu corpo e a negação de
si mesmo é realizada através da cruz. Somos crucificados com Ele, e Cristo em
nós vai atrair outros a segui-Lo.
A Escritura diz:“Já
estou crucificado com Cristo, e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em
mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me
amou e Si mesmo se entregou por mim” (Gál. 2:20).
“Examinai-vos a
vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto
a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2ª Cor. 13:
5).
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o
Espírito de Deus habita em vós?”
(1ª Cor 3:16); “Ou não sabeis que o vosso
corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, proveniente de Deus” (1ª
Cor. 6:19). Nota: Sabemos que o Espírito Santo foi dado para levar Cristo a
todos os homens e aqui vemos que é dado para “que Cristo habite pela fé nos vossos corações; ... para que sejais
cheios de toda a plenitude de Deus” (Efé. 3:17-19).
Ellen G. White diz: “Um grande número de pessoas que afirma crer na
verdade presente, não sabe o que
constitui a fé que uma vez foi entregue aos santos — Cristo em vós a esperança
da glória. Muitos pensam que estão defendendo os antigos marcos, mas estão
mornos e indiferentes”.4
“Almas que
portavam a semelhança de Satanás foram transformadas à imagem de Deus. A
mudança é em si o milagre dos milagres. A mudança operada pela Palavra é um dos
mistérios mais profundos da Palavra. Não podemos compreendê-lo; só podemos
acreditar que, como declarado pelas Escrituras, é ‘Cristo em vós, a esperança da glória’. Um conhecimento deste
mistério fornece a chave para todos os outros. Abre à alma os tesouros do
universo, as possibilidades de desenvolvimento infinito.5
“A
encarnação de Jesus Cristo, o filho divino de Deus, ‘Cristo em vós, a esperança da
glória’, é o grande tema do evangelho”.6
A. T. Jones: “Paulo escreveu aos gálatas que
se haviam distanciado de Cristo: ‘Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de
parto, até que Cristo seja formado em vós’ (Gál. 4:19). O Cristo formado no interior é o que eles haviam
perdido. Para a experiência de Cristo no interior eles devem ser restaurados,
ou se perderiam. E isso é simplesmente o evangelho, o que, em si mesmo, é ‘Cristo em vós, a esperança da glória’” (Col.
1:27).7
E. J. Waggoner: “A questão para todos é: ‘Você sabe se Cristo vive
em você? Você se uniu a Ele?’ Há muitos que são obreiros para Ele
professadamente, que não ousariam dizer que Cristo vive neles, eles não sabem
que Cristo é um com eles.”8
“Por que
vida somos salvos? —Pela vida de Cristo, e Ele tem apenas uma. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e
sempre” (Heb. 13:8). É por Sua vida presente que nós somos salvos, isto é,
pela Sua vida em nós dia a dia. Mas a vida que Ele vive agora é a mesma vida
que Ele viveu na Judeia mil e oitocentos anos atrás. Ele tomou de novo a mesma
vida que havia deixado. Pense o que ocorria na vida de Cristo, como temos o
registro no Novo Testamento, e vamos saber como deveriam ser nossas vidas
agora. Se permitimos que Ele habite em nós, Ele vai viver assim como o fez
então. Se ocorrer em nossas vidas o que não estava na Sua, então podemos estar
certos de que Ele não está vivendo em nós agora.9
Os termos: “a proximidade de Cristo”, “Sua
proximidade” e “Sua atração a nós” tudo significa que Cristo está em nós — que
é a Sua proximidade de nós.
introdução às lições deste trimestre, o autor usa
uma ilustração de estudantes de teologia que cortaram todas as passagens
tratando de justiça, pobreza, riqueza e opressão. Isso deixou a Bíblia destroçada
(Pág. 2 do nosso guia de estudos).
Que não haja mais corte de Bíblias; deixemos a
Palavra de Deus intacta como Ele a concedeu; afastemos os ensinamentos do Velho
Concerto fora de nossas publicações; e deixemos que Cristo esteja em nós, pois
Ele nos pediu para segui-Lo.
—Daniel Peters
3) E. J. Waggoner, The Cross and
Crosses, (A cruz e cruzes) The
Present Truth, 22 de february de 1894;
4) Materiais de Ellen G.
White sobre 1888, vol. 1, pág. 403.
6) Ellen G. White, Christian Experience and Teaching (Ensinamento e Experiência Cristãos),
pág. 246.
8) E. J. Waggoner, The Cross and
Crosses, (A cruz e cruzes) The
Present Truth, 22 de february de 1894;
O irmão Daniel
Peters e sua esposa Linda, vivem na
parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA. Ele trabalha
como conselheiro oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O
seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/
Ministros, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta
mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros
da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de
Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA.
Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante
da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de
1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé,
Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º
Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.
Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
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