terça-feira, 6 de setembro de 2016

Lição 11 — Jesus ordenava: “Segue-me”, por Daniel Peters



Para 3 a 10 de setembro de 2016

Na lição desta semana, encontramos o Novo Concerto, todo o evangelho, a aliança eterna — a peça central da mensagem de 1888. O título da lição de domingo é: “Eles conhecem a Sua voz”. O quarto parágrafo diz: “Quando nós, que fazemos parte do Seu corpo, colocarmos de lado o egoísmo e assumirmos a natureza de servo, permitindo que Ele viva em nós, os outros serão atraídos pelo chamado de Cristo em nós”. Nenhuma afirmação mais verdadeira poderia ser feita!
A lição aponta à diferença entre O Velho e o Novo Concertos. O Pastor E. J. Waggoner, um dos “mensageiros” de 1.888, escreve sobre isso: “A diferença entre os dois concertos pode ser apresentada brevemente assim: ... No primeiro caso, é o que podemos fazer; no segundo caso, é o que o Espírito de Deus pode fazer. ... No primeiro caso é obra própria nossa, de modo que a recompensa não seja da graça, e sim como uma dívida? Mas no Novo Concerto não estaria Deus agindo em nós tanto o querer quanto o efetuar, segundo a Sua boa vontade?”1 (*No Velho Concerto é o homem que promete, Êxodo 19; e 24:7, no Novo Concerto as promessas são de Deus).
Seguir a Cristo é acatar cada palavra das Escrituras e acreditar nessas palavras como provenientes do Criador e Redentor de nossa raça. O poder que nos criou também é o poder que nos redimiu, portanto a criação e redenção são a mesma coisa.2 O Apóstolo Paulo diz em 2ª Cor. 5:17 que se “alguém está em Cristo, é uma nova criatura”. Estar “em Cristo” é uma dádiva antes dos tempos eternos, mas o próprio Deus quis que soubéssemos que o Seu mistério é Cristo em nós, a esperança da glória.
Muito poderia ser incluído nesta dissertação, mas para não nos delongarmos, apenas algumas jóias da Escritura, de Ellen G. White, e dos “mensageiros” de 1888, E. J. Waggoner e A. T. Jones, serão dadas a seguir para aguçar o apetite para estudo mais pessoal (da “mui preciosa mensagem”, Testemunho para Ministros, págs. 91 em diante):
 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a Sua cruz e siga-Me” (Mat. 16:24; Mar. 8:34; Luc. 9:23). Seguir a Cristo como Ele nos convida envolve: (1º) o desejo de vir após Ele; (2º) a negação de si mesmo; (3º) assumir a Sua cruz; e (4º) segui-Lo.
Waggoner escreve: “Há apenas uma cruz real no mundo, que é a cruz de Jesus Cristo. ‘Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a Sua cruz e siga-Me’.  Muitas vezes pensamos que estávamos negando a nós mesmos, quando estávamos fazendo crescer o eu; estávamos nos colocando no lugar de Cristo. ... A falha com muitas pessoas é que fazem uma distinção entre a cruz de Cristo e suas próprias cruzes. Não há nenhuma cruz que venha a qualquer pessoa na Terra, exceto a cruz de Cristo. Se sempre nos lembrarmos disso, será vida e alegria para nós. ... O Senhor não nos dá algumas cruzes nossas próprias — pequenas cruzes adaptadas a diferentes pessoas — um com uma cruz e outro com outra. Não podemos separar a Cristo da Sua cruz. Cristo foi crucificado; Ele é o único crucificado; portanto, qualquer que seja a cruz que nos advenha, deve ser a cruz de Cristo; e essa cruz está conosco continuamente. Mas na cruz de Cristo encontramos o próprio Cristo.”3
O apóstolo Paulo escreve: “Ora, Àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto (Rom. 16:25; ênfase acrescida) . Este segredo a que ele se refere é: “O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos Seus santos, aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios: que é Cristo em vós, esperança da glória” (Col. 1:26, 27). Nota: este mistério é o Evangelho e é a vontade de Deus que seja conhecido. Devemos orar pedindo que a Sua vontade seja feita.
A lição assinala que somos Seu corpo e a negação de si mesmo é realizada através da cruz. Somos crucificados com Ele, e Cristo em nós vai atrair outros a segui-Lo.
A Escritura diz:“Já estou crucificado com Cristo, e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e Si mesmo se entregou por mim” (Gál. 2:20).
 Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2ª Cor. 13: 5).
 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1ª Cor 3:16); “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, proveniente de Deus” (1ª Cor. 6:19). Nota: Sabemos que o Espírito Santo foi dado para levar Cristo a todos os homens e aqui vemos que é dado para “que Cristo habite pela fé nos vossos corações; ... para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus” (Efé. 3:17-19).
Ellen G. White diz: “Um grande número de pessoas que afirma crer na verdade presente, não sabe o que constitui a fé que uma vez foi entregue aos santos — Cristo em vós a esperança da glória. Muitos pensam que estão defendendo os antigos marcos, mas estão mornos e indiferentes”.4
 “Almas que portavam a semelhança de Satanás foram transformadas à imagem de Deus. A mudança é em si o milagre dos milagres. A mudança operada pela Palavra é um dos mistérios mais profundos da Palavra. Não podemos compreendê-lo; só podemos acreditar que, como declarado pelas Escrituras, é ‘Cristo em vós, a esperança da glória’. Um conhecimento deste mistério fornece a chave para todos os outros. Abre à alma os tesouros do universo, as possibilidades de desenvolvimento infinito.5
 “A encarnação de Jesus Cristo, o filho divino de Deus, ‘Cristo em vós, a esperança da glória’, é o grande tema do evangelho”.6
A. T. Jones: “Paulo escreveu aos gálatas que se haviam distanciado de Cristo: Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós’ (Gál. 4:19). O Cristo formado no interior é o que eles haviam perdido. Para a experiência de Cristo no interior eles devem ser restaurados, ou se perderiam. E isso é simplesmente o evangelho, o que, em si mesmo, é ‘Cristo em vós, a esperança da glória’” (Col. 1:27).7
E. J. Waggoner: “A questão para todos é: ‘Você sabe se Cristo vive em você? Você se uniu a Ele?’ Há muitos que são obreiros para Ele professadamente, que não ousariam dizer que Cristo vive neles, eles não sabem que Cristo é um com eles.”8
 “Por que vida somos salvos? —Pela vida de Cristo, e Ele tem apenas uma. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre” (Heb. 13:8). É por Sua vida presente que nós somos salvos, isto é, pela Sua vida em nós dia a dia. Mas a vida que Ele vive agora é a mesma vida que Ele viveu na Judeia mil e oitocentos anos atrás. Ele tomou de novo a mesma vida que havia deixado. Pense o que ocorria na vida de Cristo, como temos o registro no Novo Testamento, e vamos saber como deveriam ser nossas vidas agora. Se permitimos que Ele habite em nós, Ele vai viver assim como o fez então. Se ocorrer em nossas vidas o que não estava na Sua, então podemos estar certos de que Ele não está vivendo em nós agora.9
Os termos: “a proximidade de Cristo”, “Sua proximidade” e “Sua atração a nós” tudo significa que Cristo está em nós — que é a Sua proximidade de nós.
introdução às lições deste trimestre, o autor usa uma ilustração de estudantes de teologia que cortaram todas as passagens tratando de justiça, pobreza, riqueza e opressão. Isso deixou a Bíblia destroçada (Pág. 2 do nosso guia de estudos).
Que não haja mais corte de Bíblias; deixemos a Palavra de Deus intacta como Ele a concedeu; afastemos os ensinamentos do Velho Concerto fora de nossas publicações; e deixemos que Cristo esteja em nós, pois Ele nos pediu para segui-Lo.

Daniel Peters

Notas:
1) E. J. Waggoner, The Glad Tidings, (Boas Novas) pág. 189 (1900, Pacific Press);
2) E. J. Waggoner, The Everlasting Covenant, (O Concerto Eterno), Capítulo 1;
3) E. J. Waggoner, The Cross and Crosses, (A cruz e cruzes) The Present Truth, 22 de february de 1894;
4) Materiais de Ellen G. White sobre 1888, vol. 1, pág. 403.
5) Ellen G. White, My Life Today (Minha Consagração Hoje) pág. 26.
6) Ellen G. White, Christian Experience and Teaching (Ensinamento e Experiência Cristãos), pág. 246.
7) A. T. Jones, Until Christ Is Formed in You, (Até que Cristo seja formado em você), pág. 246.
8) E. J. Waggoner, The Cross and Crosses, (A cruz e cruzes) The Present Truth, 22 de february de 1894;
9) E. J. Waggoner, By What Life, (Por qual vida) The Present Truth, 30 de julho de 1896.

O irmão Daniel Peters e sua esposa Linda, vivem na parte leste da cidade de Los Angeles, Estado da Califórnia, EUA. Ele trabalha como conselheiro oficial antidrogas e álcool para mães e mulheres grávidas. O seu coração foi sensivelmente tocado pela “mui preciosa mensagem” (Test. p/ Ministros, págs . 91 e 92) e sua vida tem sido apaixonadamente dedicada a esta mensagem que Deus outorgou à Sua igreja em 1888. Ele e sua família são membros da igreja adventista do sétimo dia de Whittier, uma cidade a 19 kms ao sul de Los Angeles, localizada no nº 8841 na Calmada Avenue, Whittier, Ca. 90605, EUA. Ele é tataraneto de Ellet J. Waggoner. O irmão Daniel é um ardoroso estudante da Bíblia e do Espírito de Profecia e de toda literatura relativa à mensagem de 1888. Ele foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, realizado em 21 e 22 de maio de 2010) na Igreja Adv. Do 7º Dia da cidade de Reno, estado de Nevada, localizada na 7125 Weest 4th Street.

 Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
_______________________________________