segunda-feira, 15 de maio de 2017

Lição 8 — Jesus nos escritos de Pedro



Para 13 a 20 de maio de 2017

           As cartas de Pedro expressam o evangelho em maneiras ricas e poderosas. Traçam implicações e desafios interessantes para a vida cristã cotidiana, incluindo como Deus busca alcançar neste mundo doente e decadente pelo pecado, a humanidade caída. Deus está buscando e constantemente batendo em cada coração, incluindo a alma perdida, para salvar "o que se havia perdido" (Lucas 19:10).
Olhe quem é Pedro: "apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersados no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia" (1ª Pedro 1:1). Esses estranhos podiam ser crentes em Cristo. De todos os lugares que Paulo viajou e pregou às igrejas na Ásia Menor, nas províncias romanas e na Turquia, parece que Pedro está falando diretamente a essas mesmas igrejas paulinas.
Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, é também uma referência a Simão Pedro, filho de Jonas, e um líder da igreja da primeira geração. Ele também é conhecido como um pescador. Pedro passou três anos na escola de Jesus, e algumas das lições com que Pedro teve de lidar foram as grandes doutrinas de eleição, presciência, santificação, obediência, o sangue de Cristo, a Divindade, a graça de Deus, a salvação, a revelação, glória, fé e esperança.
Vemos uma vida mudada em Pedro, tendo sido impetuoso, mas agora paciente. Aqui aprendemos que o nome de Pedro significa "pedra". Nosso Senhor lhe disse, com efeito:
"Você é um homem muito fraco agora, mas vou fazer de você um Petros, um “homem-pedra”. E edificarás sobre o fundamento de Jesus Cristo, que é a Rocha sobre a qual a igreja é edificada ". Ele enfatiza que todos os crentes em Cristo são pequenas rochas também: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual" (1ª Pedro 2: 5). Na verdade, isso significa que cada crente é um Pedro. Por favor note que Simão Pedro nunca se exalta em qualquer posição, além de se referir como um apóstolo, escolhido pelo Senhor para pregar o primeiro sermão no Dia de Pentecostes. Ele não se sentia exaltado acima dos outros. Pedro enfrenta e sofre o martírio através de sua experiência em ser um representante de Cristo.
Pedro explica Cristo como nosso sacrifício através de Sua morte na cruz como o Redentor e Salvador para nós em 1ª Pedro 1:18, 19: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata e ouro, ... Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado."
Que incrível amor derramado por Deus ao enviar Seu Filho para revelar o plano de salvação. Pedro dirige-se a Jesus como o Messias se lê Mateus 16:16: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (Em grego, a palavra Cristo é “Christos,” que significa "ungido,”  o "Messias").
Então chegamos à divindade de Jesus no relacionamento com Deus, como um só. Vamos dar uma olhada em alguns dos escritos do evangelho de Ellet J. Waggoner, um dos (*dois) "mensageiros" de 1888 e Ellen White:
"O novo nascimento substitui completamente o antigo: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que tudo se fez novo, e tudo isso provem de Deus’ (2ª Cor. 5: 17:18). Quem toma a Deus como a porção de sua herança, tem um poder operando nele para justiça, muito mais forte do que o poder das tendências herdadas para o mal, como nosso Pai celestial é maior do que nossos pais terrenos" (Ellet J. Waggoner, O Concerto Eterno, pág. 66, edição de 1900).1
"Não precisamos tentar melhorar as Escrituras e dizer que a bondade de Deus tende a conduzir os homens ao arrependimento." A Bíblia diz que os leva ao arrependimento, e podemos ter certeza de que assim é. Todos os homens são levados ao arrependimento, tão certo quanto Deus é bom; mas nem todos se arrependem. Por quê? Porque desprezam as riquezas da bondade, da tolerância e da longanimidade de Deus, e rompem com a conduta misericordiosa do Senhor, mas quem não resiste ao Senhor, certamente será levado ao arrependimento e à salvação" (Ellet J. Waggoner, em Romanos, pág. 42).2
"Permanecendo no Espírito, andando no Espírito, a carne com suas concupiscências não têm mais poder sobre nós do que se estivéssemos realmente mortos e em nossas sepulturas ... A carne ainda é corruptível, ainda cheia de concupiscências, ainda pronta para rebelar-se contra o Espírito, mas enquanto cedermos as nossas vontades a Deus, o Espírito mantém a carne sob controle ... Este Espírito de vida em Cristo — a vida de Cristo — é dado gratuitamente a todos. Que tome de graça da água da vida’" (Apocalipse 22:17)." (Ellet J. Waggoner, em Boas Novas, pág. 123, edição de 2016).3
"Graças a Deus pela bem-aventurada esperança, a bênção veio sobre todos os homens, ‘pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para a justificação de vida’ (Romanos 5:18). Deus, que não faz acepção de pessoas, "nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Efésios 1: 3). O dom é nosso para ser mantido. Se alguém não tem esta bênção, é porque não reconheceu o dom, ou deliberadamente o jogou fora" (idem, pág. 66).
"Ao Cristo atraí-los a olharem para a Sua cruz, a contemplarem Aquele a quem os seus pecados transpassaram, ... começam a compreender alguma coisa da justiça de Cristo ... O pecador pode resistir a este amor, pode recusar ser atraído Cristo, mas se não resistir, será atraído a Jesus, o conhecimento do plano de salvação o conduzirá ao pé da cruz em arrependimento pelos seus pecados, que causaram os sofrimentos do querido Filho de Deus" (Ellen G White, Caminho a Cristo, pág. 27).
Há um hino antigo, "Maravilhosa Graça", onde a mensagem da Escritura destaca claramente que não importa o quão grande a sua culpa, o perdão de Deus é maior. As palavras dizem tudo.

Maravilhosa graça

Maravilhosa Graça,
Maior do que o meu pecar;
Como poder cantá-la,
Como hei de começar?!
Trouxe-me alívio à alma,
E vivo em toda a calma;
Pela maravilhosa graça de Jesus!

Refrão:
Graça! Quão maravilhosa gaça!
Como o firmamento é sem fim!;
É maravilhosa, é tão gloriosa,
Tão sublime e doce para mim!
É maior do que a minha vida inútil!
Mais profunda que o imenso mar,
A Cristo vamos pois louvores dar!
A Deus honrar!

Maravilhosa graça! Quão ricas bençãos traz!
Por ela Deus salvou-me, deu-me perdão e paz!,
Salvo, sim, em verdade, por toda a eternidade,
Pela maravilhosa graça de Jesus
Tornando-o filho querido de Deus,
Comprando paz e céu por toda a eternidade--
E a maravilhosa graça de Jesus chega até mim.

[Autor: Haldor Lillenas, 1885-1959;
Para o hino completo ver Hinário Adventista do Sétimo dia, hino 204]

            Havia uma mãe muito querida adotada como figura para mim que tem sido uma amiga decicada durante a minha carreira de enfermagem. Apenas alguns dias antes do dia das mães, ela faleceu enquanto dormia. Ela tinha 99 anos. Ela adorava orar por cada pessoa que encontrava. Ela me alcançou através de um ministério telefônico, e o relacionamento cresceu onde eu me tornei parte de sua vida e família.
Assim é quando você está na Família de Deus — nunca estará só na caminhada aa novidade de uma vida convertida nEle. E pense apenas, no "dia da sua morte" de deixar este mundo de conflitos, para que no seu diploma se possa ler, "Receba Vida Eterna!" Que a experiência do apóstolo Pedro nos fale da sua tremenda experiência em transmitir o evangelho da esperança e da graça.
Mary Chun
________________________

Notas do tradutor:                                                                   
1) Você pode ler este livro, “O Concerto Eterno,” de Ellet J. Waggoner, em português, completo, em nosso blog, Ágape Edições, no ano de 2010: No mês de agosto (apresentação, prefácio e os capítulos 1 a 43), e em setembro do mesmo ano os capítulos 44 a 47. Na coluna da direita abaixe o cursor até o ano indicado e depois clique na seta do mes de agosto;
2) Você pode ler este livro, Romanos, de Ellet J. Waggoner, em português, completo (introdução e os capítulos 1 a 16), em nosso blog, Ágape Edições, no ano de 2010 no mês de julho. Siga as instruções da nota anterior mudando o mês;
3) Você pode ler este livro, Boas Novas, de Ellet J. Waggoner, em português, completo (prefácio, introdução e os 6 capítulos), em nosso blog, Ágape Edições, no ano de 2011 no mês de outubro. Idem, mudando para 2011 e outubro
________________________
Notas finais:                                                                           
Veja, em inglês, o vídeo desta 8ª lição do 2º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/3aywZCt20tA
Esta lição está na internet, em inglês, no sitio: 1888message.org/sst.htm
________________________

A irmã Maria Chun é uma enfermeira padrão (com as graduações: RN e BSN), graduada pela Universidade Adventista Andrews, e vive na área de Loma Linda. Ela é membro ativo da igreja da Universidade de Loma Linda, e é a diretora do ministério de Saúde da Universidade de Loma Linda — CHIP = Coronary Health Improvement Project    (Projeto de Melhora da Saúde Coronária). Maria cresceu no sul da California, em cultura chinesa de crenças místicas, mas converteu-se ao adventismo do sétimo dia e agora gosta de estudar a "mui preciosa mensagem" da Justiça de Cristo.

Asteriscos (*) indicam acréscimos do tradutor.
________________________