segunda-feira, 29 de maio de 2017

Lição 10 — Profecia e as Escrituras



Para 27 de maio 3 de junho de 2017

Para muitos cristãos fracos, a segunda vinda de Jesus está se afastando cada vez mais para o pano de fundo. Para eles o retorno de Jesus está sendo eclipsado pela escuridão do mundo.
O apóstolo Pedro apresenta duas razões profundas pelas quais "a virtude (*o poder) e a vinda de nosso Senhor" não são "fábulas artificalmente compostas” (2ª Pedro 1:16, a KJV diz: “inventadas com astúcia"). A confirmação a Pedro sobre a vinda de Cristo veio quando Deus falou no Monte da Transfiguração: "Este é o Meu amado Filho, em quem Me comprazo" (Mateus 17: 5). Este foi um prenúncio da vinda de Cristo na glória de Seu Pai. Na transfiguração os apóstolos viram com seus olhos em miniatura, e ouviram com seus ouvidos, uma previsão profética da vinda de Cristo. "A transfiguração representa para nós, como aconteceu com os apóstolos, uma promessa segura da segunda vinda de Cristo em poder e grande glória. ..."1
Mas há outra evidência da vinda de Cristo, e essa é a "mui firme palavra dos profetas" (*2ª Pedro 1:19) porque é falada pelo Espírito de Deus. "É possível que os olhos ou ouvidos de uma pessoa o enganem, mas não há possibilidade de dúvida em relação à profecia. E por que não? Porque não veio ‘por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo’ (*2ª Pedro 1:21). A profecia, portanto, é tão confiável como Deus mesmo. Há muito poucas coisas nesta vida sobre as quais podemos depender implicitamente; quão alegremente, então, devemos receber esta palavra certa, e quão ansiosamente devemos procurá-la".2
Pedro usa a analogia de uma luz que brilha em um lugar escuro; estamos na escuridão até o dia amanhecer. Mas não podemos entender a "a firme palavra da profecia" (*2ª Pedro 1: 19) até que ela penetre em nossos corações como o amanhecer do dia em que a estrela da manhã deve surgir em nossos corações e iluminar o caráter de glória de Deus para nós.
A era atual é chamada de noite. Paulo diz: "A noite é passada, o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz" (Romanos 13:12). E isso ele diz em vista do fato de que é tempo de despertar do sono, porque nossa salvação está próxima. "A aurora do dia e o nascimento da Estrela da manhã, referem-se à vinda de Cristo, que é "a resplandecente Estrela da Manhã" (Apocalipse 22:16)."3
Logo antes da vinda do Senhor, Sua Palavra deve ser proclamada, e Sua vida deve ser manifestada, até certo ponto e com um poder nunca antes conhecido. Este será o brilho da Estrela da Manhã, que dará início ao dia perfeito, quando "o Sol da Justiça" (*Mal. 4:2) brilhará sobre toda a terra, e "a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Isaías 11: 9).
Cristo não pode vir até que o poder e o amor de Deus tenham sido demonstrados na vida de Seus seguidores no mesmo grau que em Sua própria vida. Deus mostrará por meio da igreja, isto é, todos os verdadeiros crentes em Jesus, Seu poder de operar a perfeita justiça nos mortais pecadores, realizando assim uma obra ainda maior do que a que Satanás se propôs a derrubar.
Em seu capítulo 60, Isaías está muito feliz por escrever sobre o tempo em que a terra será saturada com uma "luz" especial da "verdade do evangelho". Ele diz ao povo de Deus: "Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti" (v. 1). Geralmente pensamos nisso como o momento em que teremos mais estações de rádio e televisão, maior tecnologia para aumentar o volume, então todas as pessos no mundo vão finalmente ouvir o que tem sido a nossa compreensão tradicional da mensagem.4
Há uma "grande voz" idêntica em Apocalipse 14:9 (* “voz do céu”) 18:1-4 que caracteriza o último ministério ganhador de almas de todos os tempos. Será um nível de ruído maior que vai chamar a atenção do mundo? Conversamos, oramos e cantamos sobre ele por gerações. Assumimos que será um sucesso glorioso e triunfante para a igreja, para validar todos os nossos labores passados? Milhões de pessoas que "dormem em Jesus" (*1ª Tess. 4:14) sonharam em viver naqueles dias imponentes quando a terra será "iluminada com a Sua Glória" (*Apoc. 18:1).
                                             
Mas espere um pouco: a Bíblia não está falando de um aumento do nível de ruído, mas de uma "luz" aumentada. Deve ser uma compreensão mais clara do que Paulo repetidamente chama de "a verdade do evangelho" (Gálatas 2: 5, 14) . Jesus disse: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32). Maior luz na compreensão do evangelho da justiça pela fé traz essa liberdade.
Mas se alguém se sentir "rico sou, e estou enrriquecido” (*Apoc. 3:17, *a KJV diz: “aumentado com bens") em sua compreensão da mensagem, poderia significar que ele não tenha "fome e sede de justiça" (veja Mateus 5: 6). O emocionalismo pode ser facilmente confundido com a verdade. A "glória" mencionada em Isaías 60:2 e Apocalipse 18:1-4 será uma compreensão mais clara da justificação pela fé. Nós não queremos ser cegos à luz quando o Senhor a envia como os judeus eram cegos para o seu Messias quando Ele veio. Você pode "seguir" a Jesus somente se "tomar" a sua cruz diariamente (Lucas 9:23) "para ser" “crucificado com Ele" (Gálatas 2:20).
A Escritura profetiza uma proclamação mundial da pura verdade do evangelho. Nós a conhecemos como a mensagem de 1888. "A terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Hab. 2:14). "Sairão de Jerusalém águas vivas" (Zac. 14: 8). "Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti. Porque eis que as trevas cobriram a terra, e ... os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu" (Isaías 60: 1-3). "Nos últimos dias, ... diz Deus, ... do Meu Espírito derramarei sobre os Meus servos e as Minhas servas naqueles dias" (Atos 2:17, 18). "Vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória” (Apocalipse 18: 1). Esta é uma grande boa nova!

Paul E. Penno

________________________
Notas finais                                                                                                   
1) E. J. Waggoner, “Prophetic Lights” (Luzes Proféticas) (1888), pág 30.

2) E. J. Waggoner, “The Sure Word” (A Mui Firme Palavra) The Signs of the Times (15 de Fev. de 1883), pág. 77.

3) E. J. Waggoner, “Testimony of the Centuries. The Sure Word,” (Testemunhos para os Séculos. A Mui Firme Palavra) The Present Truth (20 de Dez. de 1894), pág. 803.
*Cuidado com Isaias 14:12. No original nos é dito: “Como caíste desde o céu, ó Lucifer ...” Mas de alguma forma alguns tradutores foram levados e empregar, em lugar do nome Lúcifer, a expressão “Estrela da manhã”, que, como vimos, é um dos nomes de Cristo, nunca de Satanás.

4) Nota do tradutor: Veja http://dialdailybread.blogspot.com.br/2015/02/dial-daily-bread-last-soul-winning.html?m=0 O artigo “O Último ministério de Ganhar Almas de Todos os Tempos” de Robert J. Wieland, da série "Dial Daily Bread" Pão diário 19 de Junho de 2004.
________________________

Notas:                                                                    
Veja, em inglês, o vídeo desta 10ª lição do 2º trimestre de 2017, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/Nzt2RcIi6Mc

Esta lição está na internet, em inglês, no sitio: 1888message.org/sst.htm
________________________
Paulo Penno foi pastor evangelista da igreja adventista na cidade de Hayward, na Califórnia, EUA, da Associação Norte Californiana da IASD, localizada no endereço 26400, Gading Road, Hayward, Telefone: 001 XX (510) 782-3422. Ele foi ordenado ao ministério há 38 anos. Após o curso de teologia ele fez mestrado na Universidade de Andrews. Recentemente ele preparou uma extensiva antologia dos escritos de Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, a qual está incluída na Compreensiva Pesquisa dos Escritos de Ellen G. White. Recentemente também ele escreveu o livro “O Calvário no Sinai: A Lei e os Concertos na História da Igreja Adventista do 7º Dia,” e, ao longo dos anos, escreveu muitos artigos sobre vários conceitos da mensagem de 1888. Ele foi jubilado em julho de 2016. O pai dele, Paul Penno foi também pastor da igreja adventista, assim nós usualmente escrevemos seu nome: Paul E. Penno Junior. Ele foi o principal orador do seminário “Elias, convertendo corações”, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, realizado na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia.
Atenção, asteriscos (*…) indicam acréscimos do tradutor.
________________________