quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Lição 6 — Marcas de um mordomo, por Arlene Hill



Para 3 a 10 de fevereiro de 2018 

A soberania de Deus significa que Ele possui tudo. Os seres humanos só têm como custódia o que Deus propiciou. A característica principal dos mordomos é que entendem claramente isso e agem segundo isso. Este é um conceito simples, mas o orgulho humano o perverteu quase além de reconhecimento para a maioria das pessoas que vive hoje. Independentemente do que pensemos da soberania de Deus, Ele é soberano e nossas percepções não mudam isso. Podemos entender a Deus em algum nível, mas temos que recorrer à Sua palavra e deixar nossas ideias preconcebidas sobre Ele.  
É fácil cair na armadilha egocêntrica que naturalmente se apresenta aos seres humanos. Sempre queremos possuir, seja coisas materiais ou intangíveis tal como poder e influência. Esforçar-se por ter qualquer coisa pertencente a este mundo nos leva ao ponto em que os dons de Deus agora tomam o lugar de Deus. A marca de um bom mordomo é que ele ou ela nunca esquece que nada pode tomar o lugar de Deus.
"Jesus disse aos Seus discípulos: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-Me. Porque ... quem perder a vida por amor de Mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa de sua alma?" (Mateus 16: 24-26). É aí que a maioria dos descrentes erra; pensam que têm algo a oferecer em troca de suas almas.
O que significa carregar nossa cruz? Muitos pensam que a nossa cruz consiste nas várias tribulações que nos sobrevêm. Frequentemente, ouvimos os pais suspirando que a sua cruz é algo que seu filho ou filha está ou não está fazendo. Isso desnecessariamente causa a culpa da criança, porque se torna mais sobre o pai controlando o comportamento do filho ou filha. Na realidade, foi-nos dito "tende grande gozo" (*Tiago 1:2) quando as provações nos acometem, é a maneira de como Deus refina o nosso caráter. Talvez Deus esteja tentando ensinar aos pais que eles somente receberam a supervisão da criança, e Ele cuidará de Seus filhos no Seu caminho e tempo. Nossa cruz é a mesma que Jesus teve. Ele disse: "Na verdade, na verdade, vos digo, que o Filho por Si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não o vir fazer o Pai; porque tudo quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente" (João 5:19). Nossa cruz, como a da cruz de Jesus, consiste em dar tudo a Deus sem reservas.
A pessoa que perdeu completamente a confiança na carne, na conquista de coisas deste mundo, entende o que significa ser pobre, como Jesus usava essa palavra. Os abençoados que têm o Reino de Deus são aqueles que se desapegaram de tudo e vieram a compreender que não podem possuir nada. Eles se tornam como um mendigo comum, que aceitou o fato de que ele ou ela não tem esperança de possuir coisa alguma. Que lugar maravilhoso de se estar, onde Jesus prometeu suprir todas as nossas necessidades. Mordomia significa que você não deve ser o comandante sobre o que é mordomo. Seu único trabalho é proteger, cuidar e gerenciar de forma responsável o que recebeu.
Isso se aplica às lições que Deus nos deu e nos ensinou no passado. A responsabilidade mais importante que um mordomo possa ter é receber uma mensagem do evangelho que seja "mui preciosa", como nossa Igreja recebeu "por intermádio dos pastores Waggoner e Jones".1 Nós alteramos, ignoramos ou desprezamos tal mensagem com perigo para as nossas almas, especialmente para aqueles que tiveram a oportunidade especial de estudar a mensagem de justificação pela fé dada a nossa igreja em 1888. Isso foi há muitos anos, ainda assim, ouvimos pessoas que mal entendem a mensagem e discutem se a devemos estudar.

Tiago pergunta: "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerream? ... Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (4: 1, 4).
Em nossa querida Igreja, ainda há muitas pessoas sinceras que estão em conflito com a mensagem da justificação pela fé, e discutem sobre o que é, muitas vezes sem um estudo adequado. Tiago diz que a fonte dessas brigas e conflitos são vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam”
No versículo 4, ele conta o que estes "prazeres" podem ser. O adultério só pode ser cometido por pessoas casadas. Se você não é casado, pode cometer fornicação, mas não adultério. Tiago está tentando dizer aos crentes que se tornaram parte da noiva de Cristo, e qualquer amizade com o mundo é deslealdade e infidelidade para com o marido. Uma esposa que não aprecia seu relacionamento com seu marido, Cristo, está cometendo adultério espiritual.
Uma citação da lição da semana passada também é apropriada para esta semana: "O mordomo identifica-se com o patrão. Aceita as responsabilidades de um mordomo, e age em lugar do dono da casa, fazendo o que ele faria se estivesse presidindo. Os interesses do senhor se tornam seus. A posição do mordomo é de dignidade, porque o patrão confia nele. Se, de algum modo, ele atua egoísticamente, e reverte em proveito próprio as vantagens obtidas pela negociação com os bens de seu senhor, trai a confiança nele depositada.” Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, vol. 9, pág. 246."2
As pessoas que querem ser a noiva de Cristo, "morreram todas em Cristo". Waggoner explica isso: "Agora vemos como é que estamos mortos para a lei. Morremos em Cristo e fomos criados nEle. Agora que a união com Cristo foi efetuada, servimos em novidade de espírito e não na velhice da lei. No casamento, a mulher deve se sujeitar ao marido. Portanto, quando estávamos unidos ao pecado, estávamos em todas as coisas sujeitos ao pecado. Por um tempo, era serviço voluntário; mas quando vimos o Senhor, e fomos atraídos a Ele, o serviço tornou-se irritante. Tentamos guardar a lei de Deus, mas estávamos presos e não podíamos. Mas agora estamos livres. O pecado já não nos impede, e nosso serviço é liberdade. Prestamos a Cristo todo o serviço que a lei exige de nós. Realizamos esse serviço por causa da perfeita união entre nós. Sua vida é nossa, já que fomos criados somente pelo poder de Sua vida. Portanto, nossa obediência é simplesmente Sua lealdade e fidelidade por nós ".3
As marcas de um mordomo são lealdade, fidelidade, confiabilidade e obediência; tudo o que é impossível sem a morte para si mesmo e ressurreição em Cristo. Nosso Noivo, Jesus, demonstrou todos esses traços em relação à Sua igreja e Ele nos dará os mesmos traços se estivermos dispostos a recebê-los.
--Arlene Hill
_____________________________________

Notas finais:                                                                                               

1)Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 91.
2) Guia de estudos das lições da Escola Sabatina deste trimestre, edição do professor, pág. 56
3) Ellet J. Waggoner, Waggoner sobre Romanos, Glad Tidings ed. (Edição Boas Novas,1997), págs. 119, 120.
_____________________________________
Notas:                                                               
Veja, em inglês, o vídeo desta 6ª lição do 1º trimestre de 2018, exposta pelo Pr. Paulo Penno, na internet, no sitio: https://youtu.be/0_nSpNRSrBE
Esta lição em inglês está na internet no sitio: 1888message.org/sst.htm
_____________________________________

Biografia da autora:

A irmã Arlene Hill é uma advogada aposentada da Califórnia, EUA. Ela agora mora na cidade de Reno, estado de Nevada, onde é professora da Escola Sabatina na igreja adventista local. Ela foi um dos principais oradores no seminário “É a Justiça Pela Fé, Relevante Hoje?”, que se realizou na sua igreja em maio de 2010, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no endereço: 7125 Weest 4th Street, Reno, Nevada, USA, Telefone  001 XX (775) 327-4545; 001 XX (775) 322-9642. Ela também foi oradora do seminário “Elias, convertendo corações”, realizado nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015, na igreja adventista Valley Center Seventh-day Adventist Church localizada no endereço: 14919 Fruitvale Road, Valley Center, Califórnia, telefone: +001 XX 760-749-9524

Nota: Asteriscos (*) indicam acréscimos feitos pelo tradutor.
_____________________________________